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Em São Paulo, Usuários reclamam de poucos coletivos no corredor de ônibus da Cupecê

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Nesta segunda-feira (2/7), a empregada doméstica Isabel Cristina Ferreira de Camargo chegou às 7 horas da manhã na parada de ônibus Washington Luis – situada no corredor da Av. Cupecê/Vicente Rao, na zona sul da capital paulistana. Eram 8h30 quando a reportagem da Rede Nossa São Paulo chegou ao local e ela ainda estava lá, sem conseguir entrar nos superlotados coletivos municipais que passavam pela via. Grande parte dos veículos sequer parava e nos que paravam não havia como entrar.

“Aqui é um corredor de ônibus e o transporte deveria ser melhor. O que falta são mais ônibus”, reclamou Isabel, que esperava veículos das linhas Terminal Bandeira ou Princesa Isabel para ir ao trabalho, próximo da Igreja de Moema. “Hoje estou para lá de atrasada”, lamentou ela, acrescentando: “Todos os dias são assim, para conseguir pegar o ônibus menos vazio, tenho que chegar aqui antes das 7 horas da manhã”.

Revoltada com a situação, Isabel criticou a falta de fiscalização por parte da SP Trans e sentenciou: “O transporte público está uma droga”.

Outras pessoas ouvidas pela reportagem apresentaram reclamações semelhantes. Raphael Lins Alves, estagiário de marketing, relatou que aguardava o ônibus há cerca de 20 minutos. Como trabalha próximo à Av. Santo Amaro, poderia utilizar diversas linhas que servem o local. Entretanto, três veículos já tinham passado e ele não conseguiu embarcar. “Normalmente, nem param [de tão lotados]”, registrou.

Alves relata que diariamente pega o ônibus ali e sempre se depara com a mesma situação. “Quando consigo entrar, vou naquele aperto. Prendi o pé na porta uma vez”, detalha. Questionado se o corredor de ônibus funciona, ele responde: “Não vejo nenhum problema no corredor, mas deveria aumentar a frota de ônibus”.

A assistente comercial Gisele Santos concorda que “todo dia é a mesma dificuldade”. Segundo ela, para não chegar atrasada no trabalho, teria que sair muito mais cedo de casa.

Gisele também trabalha próximo da Av. Santo Amaro e não estava conseguindo entrar nos ônibus que poderiam lhe servir.

Se ônibus intermunicipais aceitassem o Bilhete Único, já ajudaria 

Outro usuário que vivencia o mesmo problema é Caio Toschi, estagiário da área jurídica. “Até agora passaram quatro ônibus e não consegui entrar.” Ele explica que mesmo quando consegue embarcar no coletivo, vai para o trabalho apertado e “sem conforto nenhum”.

Toschi reforça a opinião dos usuários do sistema de transporte coletivo da região, de que tem poucos ônibus municipais que servem o corredor da Av. Cupecê. “Segunda e sexta são os piores dias”, informa.

Como utiliza a linha Shopping Morumbi – onde há uma interligação com os trens da Linha 9 Esmeralda da CPTM –, ele lamenta o fato de não poder utilizar o Bilhete Único nos ônibus intermunicipais originários da região do ABC, que são mais confortáveis, em maior número e fazem o mesmo trajeto até o seu destino. “Se eu pudesse usar [o Bilhete Único], ajudaria”, afirma o estagiário, ecoando umas das demandas dos moradores da região.

Eram 9 horas quando a reportagem da Rede Nossa São Paulo deixou o local e a cidadã Isabel Cristina Ferreira de Camargo – aquela que chegou ao ponto de ônibus às 7 horas da manhã – ainda não havia conseguido embarcar em um coletivo rumo ao seu trabalho.

Fonte: Portal Nossa São Paulo

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São José dos Pinhais renova quase 40% da frota de ônibus urbanos e metropolitanos


A frota de ônibus urbanos e metropolitanos de São José dos Pinhais foi renovada nesta terça-feira (03), com a entrega de 52 novos veículos pelas empresas Auto Viação Sanjotur e Auto Viação São José, que fazem o transporte coletivo na cidade. Os novos ônibus já estão em circulação na cidade e correspondem a 38% da frota de ônibus urbanos e metropolitanos de São José dos Pinhais, que totalizam 137 veículos em operação.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Giovani de Souza representou o prefeito Ivan Rodrigues no evento. Giovani afirmou o esforço da secretaria e da atual gestão da prefeitura para melhorar os equipamentos de trânsito e o transporte público no município. “Nosso objetivo é ter mais equipamentos e maior estrutura para atender à população”, afirma.
Dos novos veículos, a empresa Sanjotur entregou 9 ônibus urbanos e a São José entregou 43, sendo 20 urbanos e 23 metropolitanos. Todos os veículos entregues são equipados com elevador, para tornar acessível o transporte de passageiros com necessidades especiais de locomoção.
De acordo com Saulo Aversa, chefe da Divisão de Transporte da Secretaria de Transportes e Trânsito, a legislação que exigia a acessibilidade nos ônibus existe desde 2009. “Mesmo assim, com a renovação frequente das frotas, aos poucos teremos quase todos os ônibus com elevadores”, completa.
Dante Luiz Franceschi, diretor da Auto Viação São José, afirma que a frota de São José dos Pinhais possui o mesmo nível das melhores frotas do Brasil. “Estes ônibus servirão para melhorar o transporte público em São José dos Pinhais, trazendo mais conforto e qualidade para os nossos passageiros”, comentou. A Sanjotur esteve representada pelo diretor Jorge Brito, que comentou a recente modernização das empresas. “Nós renovamos 70% de toda a nossa frota nos últimos três anos”, afirmou Jorge.
Mobilidade em debate
Na próxima sexta-feira, o secretário de Transportes e Trânsito, Giovani de Souza participa do 1º Workshop sobre Mobilidade de São José dos Pinhais com o tema “Como Anda São José dos Pinhais”. O evento será direcionado às lideranças de diferentes segmentos da sociedade, abordando os temas sistema viário e de transporte e educação de mobilidade. “Até 2020, São José dos Pinhais poderá ter uma frota de 400 mil veículos circulando. Precisamos estar atentos e planejar a infraestrutura para toda essa demanda”, alerta Giovani.
Informações: Prefeitura de São José dos Pinhais
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Em Belo Horizonte, Pista exclusiva para ônibus é liberada na Barragem da Pampulha


A BHTrans liberou para circulação de ônibus e táxis uma pista exclusiva na Barragem da Pampulha na manhã desta terça (3). Motoristas que deixam a Pedro I em direção ao centro da capital podem utilizar a via, que gradativamente deve ligar o Complexo da Lagoinha à Vilarinho, em Venda Nova.
Segundo a assessoria de comunicação da BHTrans, a criação das pistas exclusivas para o transporte coletivo no trecho foi possível pela duplicação da avenida, já pensando no acesso necessário ao sistema BRT, que passará pelo local. Como a duplicação foi concluída no trecho, a BHTrans optou por liberar a via numa tentativa de desafogar o trânsito, principalmente nos horários de pico.
No sentido bairro, a pista exclusiva ainda não foi liberada e ainda não há prazo para o tráfego de ônibus e táxis ser desviado dos demais veículos.

Fonte: O Tempo

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Pernambuco: Olinda e Paulista também enfrentam greve de ônibus


A greve dos motoristas e cobradores de ônibus também complica a vida dos passageiros que estão em Olinda e Paulista, cidades da Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (04). Os coletivos estão passando com alguma regularidade e o movimento é pequeno nas paradas de ônibus nas avenidas, mas a circulação nos terminais - principalmente no Pelópidas Silveira, em Paulista, o maior da RMR - é complicada, principalmente na hora em que os veículos chegam.

No começo da manhã, um princípio de confusão foi registrado no Pelópidas Silveira: cerca de 50 pessoas esperavam havia cerca de uma hora, na parada de embarque da linha PE-15/Macaxeira, quando o veículo chegou. Houve empurra-empurra e uma pedra foi jogada no vidro do veículo, quebrando uma janela. Ninguém ficou ferido. Ao todo, 66 mil pessoas circulam diariamente no terminal.
Em Olinda, no terminal de Rio Doce, quatro das 11 não estão operando: Rio Doce/Circular, Rio Doce/Derby, Maria Farinha/Casa Caiada e Alameda Paulista/Rio Doce. Das outras linhas, poucos veículos estão circulando. Na Avenida Getúlio Vargas, bairro de Casa Caiada, poucas pessoas estão esperando nas paradas de ônibus.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, cerca de 53% da frota de ônibus que atende a Região Metropolitana do Recife (RMR) não está circulando. "Há uma grande dificuldade operacional, porque cerca de 1.200 ônibus estão circulando. Tivemos logo cedo um problema no terminal de Igarassu, aconteceu o fechamento do terminal, mas já está normalizado agora. Foram priorizados os terminais integrados e as linhas de maior demanda. Pedimos aos usuários que busquem informações sobre sua linha, saiam com antecedência de casa. Ainda que de forma precária, todas as linhas estão operando", diz a diretora de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira.
De acordo com Patrício Magalhães, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Pernambuco (STTRE-PE), ainda não é possível dizer quantos funcionários aderiram à greve.

Entenda a greve
A paralisação, decretada por tempo indeterminado na última terça-feira (03), atinge os dois milhões de pessoas usam o Sistema de Transporte de Passageiros no Grande Recife. Ao todo, 390 linhas operam na RMR, com três mil ônibus cadastrados, que fazem 26 mil viagens por dia. Dezoito empresas abastecem o sistema. Cerca de 18 mil funcionários fazem o transporte coletivo rodoviário na Região Metropolitana.
Motoristas, cobradores e fiscais de linha rejeitaram o reajuste de 7,5% oferecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Urbana-PE), em reunião na segunda-feira (03), mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A categoria quer um aumento de 30% e, na última quarta-feira (27), já tinha feito uma paralisação de advertência, durante 24 horas. O Urbana-PE disse que vai recorrer à Justiça, já que as negociações terminaram.

A proposta dos patrões reajusta os salários da seguinte maneira: de R$ 643, cobradores passam a receber R$ 690; fiscais e despachantes, de R$ 903 para R$ 970; motoristas, de R$
1.395 para R$ 1.500; o tíquete alimentação, de R$ 140 para R$ 160. Os funcionários não sindicalizados, como borracheiros e mecânicos, receberiam reajuste de 7%.

Na terça-feira, o STTRE-PE informou que apenas 30% da frota circularia durante a paralisação. O MPT, porém, já havia determinado que o sistema operasse com pelo menos 50% da frota, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A fiscalização da quantidade de ônibus nas ruas fica a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte. Caso o total seja menor que o estabelecido, o MPT vai pedir que a Justiça do Trabalho execute a ação contra o Sindicato.

Grande Recife
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que, para minimizar o impacto da paralisação junto aos passageiros, vai realizar a alternância de veículos, que serão retirados das linhas menos deficitárias e recolocados nas que apresentarem maior demanda.

As equipes de fiscalização e programação estão nas ruas desde o início da madrugada e permanecerão durante todo o dia. O esquema será mantido até o final da greve.

O Consórcio também disse que conta com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos motoristas, cobradores e fiscais que optarem por não aderir à greve e se apresentarem para trabalhar, além dos usuários que utilizam os coletivos.

Metrô
A CBTU-Metrorec informou que vai prolongar o horário de pico, que normalmente é das 5h às 8h e das16h às 20h, nas linhas Centro e Sul durante a paralisação, de acordo com a demanda de passageiros. Se houver necessidade, também vai disponibilizar mais trens.

Informações: G1 PE

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No Recife, Motoristas de ônibus fazem protesto e prejudicam usuários no centro da cidade

terça-feira, 3 de julho de 2012

A mobilização de motoristas e cobradores de ônibus, realizada no Centro do Recife, nesta terça-feira (03), travou o trânsito. Os manifestantes pararam os coletivos nas faixas da Avenida Conde da Boa Vista e Av.Guararapes, uns dos principais corredores da cidade, complicando o tráfego de veículos nas ruas ao seu entorno. Pneus de ônibus foram furados. Muitos passageiros continuaram o trajeto a pé. O trânsito ficou lento no início da noite.
Imagem: G1 PE
Porém o ponto negativo deste protesto foi atingir quem não tem nada haver com esta confusão, o usuário. Para se ter uma ideia, muitos usuários que pagaram suas passagens para irem para casa depois de um dia cansativo de trabalho foram simplesmente retirados de alguns coletivos, uma situação constrangedora e lamentável.
O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda não tem o balanço das avarias. A categoria informou que a greve, por tempo indeterminado, começa à meia-noite desta quarta-feira (04).
Os rodoviários que circulam no Estado decretaram greve na tarde desta terça-feira (03), em assembleia realizada pela categoria.
A região metropolitana do Recife é atendida diariamente por cerca de 3 mil ônibus e hoje são transportados mais de 2 milhões de usuários por dia.
Este ano, a pauta de reivindicações dos rodoviários é composta por 108 reivindicações, sendo o reajuste salarial a principal delas. Desta vez, a categoria quer um aumento de 27% do piso. Com isso, os motoristas passariam a receber R$ 2 mil e cobradores e fiscais teriam um aumento de 60% e 80%, respectivamente, em cima do valor oferecido aos motoristas.



Leia: Greve de ônibus é marcada para quarta-feira




Informações: Blog Meu Transporte e G1 PE



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Em Goiânia, Motorista em corredor de ônibus será multado

A Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTC) e a Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT) anunciaram modificações no trânsito do Corredor Universitário – da Praça Cívica ao Terminal de Integração Praça da Bíblia – que valem a partir de hoje. Com vistas à organização do alto tráfego de veículos e pedestres na região, a Prefeitura de Goiânia criou o corredor exclusivo para circulação de ônibus ao longo dos 2,5 quilômetros do Eixo Universitário.
Foto: Humberto Silva

Câmeras e sensores foram instalados pela AMT ao longo do trajeto para monitorar o uso da faixa preferencial no corredor dedicado ao transporte coletivo. A única circunstância em que os demais veículos poderão acessar a pista exclusiva é para conversão à direita imediatamente seguinte ou parada em garagem. Se o motorista se mantiver no corredor universitário por mais de uma quadra, será multado em 67 reais.

A fiscalização eletrônica terá caráter educativo pelo prazo de 30 dias para só depois entrar em vigor. A proposta é a de que os motoristas adiram à nova lógica de trânsito no Eixo Universitário para que outros 13 corredores sejam submetidos à mesma regra. Cento e dois quilômetros de vias arteriais da capital estão sendo tratadas para receber corredores exclusivos ao transporte coletivo.

A arquiteta e urbanista da CMTC, Ednei Bernardes, apresentou a cartilha ilustrada
 distribuída à população: o Guia da Mobilidade Legal. O guia presta esclarecimentos a pedestres, ciclistas e motoristas em geral e de ônibus. “A mobilidade urbana é prevista no Estatuto das Cidades. Cada município tem a responsabilidade de facilitar o deslocamento de pessoas no espaço urbano”, alerta Ednei, que prevê redução entre 40% e 50% no tempo das viagens dos transportes coletivos que fazem a linha do Eixo Universitário.

Estacionamento

Outra mudança de hábito do condutor diz respeito a estacionar na Praça Universitária. A permissão em estudo deverá impedir que, mesmo nos anéis internos da praça, o lado esquerdo seja ocupado como vaga. A reportagem encontrou a estudante de Nutrição Valéria Martins estacionando do lado esquerdo da pista de um dois anéis internos da Praça Universitária. Avisada do futuro impedimento para aquele tipo de parada, ela reprovou a mudança. “Não tem estacionamento para todo mundo. Se eles dificultarem, a gente não vai ter lugar. O estacionamento da faculdade não comporta todo mundo.”

Acerca da prioridade dada aos ônibus no novo modelo de trânsito do Eixo Universitário, a estudante de Nutrição contesta: “Nem os ônibus comportam todo mundo”.

Posição diferente têm as estudantes de Ciências da Computação Nathália Guimarães e Larissa Martins. Ambas usuárias do transporte coletivo, elas esperam que as mudanças signifiquem melhora no ir e vir de todos os dias, no trajeto de casa à faculdade. “Os ônibus são sempre lotados, tem vez que eles nem param e atrasam”, conta Nathália. “Quase todo dia a gente se atrasa por causa dos ônibus”, completa Larissa.

Obras

Cerca de 400 funcionários das áreas de obras, remoção de entulhos, parques e jardins e iluminação trabalham em rodízio para a conclusão das obras da Praça Universitária até a inauguração do Eixo Universitário, na noite desta quarta-feira. Na ocasião, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, deve anunciar qual e quando será o próximo lançamento de corredor exclusivo. Em seguida, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Goiânia faz apresentação.

Fonte: O Hoje
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