Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Viale BRT é um trunfo da Marcopolo para os sistemas modernos de ônibus

domingo, 27 de maio de 2012

Entre os projetos para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e para os municípios contemplados pelo PAC da Mobilidade 2, que financia obras de transportes para cidades com 700 mil habitantes ou mais, estão diversos corredores de ônibus.
Estes corredores, por oferecerem pavimento de melhor qualidade, estações em vez de pontos de ônibus, que apresentam painéis de informações aos passageiros como aeroporto, proteção do sol e da chuva, embarque com acessibilidade e tudo o que há de moderno em operação de transporte coletivo sobre pneus. Para atender a este sistema não serve qualquer tipo de ônibus urbano. Normalmente os veículos são de maior porte, como articulados ou biarticulados, oferecem mais conforto aos passageiros e são dotados de maior tecnologia que vão desde aparelhos de ar condicionados mais avançados, poltronas mais ergonômicas, iluminação de LED até sistema de gerenciamento e informações on line sobre o desempenho do veículo e a forma de condução do motorista.
Estes ônibus são de maior valor agregado, o que deve trazer um retorno financeiro paras as fabricantes.
A Marcopolo mesmo possui um modelo específico para sistemas de corredores: o Viale BRT, que apresenta todas estas características além de um design bem mais moderno em comparação aos ônibus urbanos tradicionais da marca.
“A questão da qualidade dos transportes, da mobilidade, deve ser pensadoanão somente para a Copa do Mundo. Os times se vão e a população fica. Mas é inegável que a Copa do Mundo foi a motivadora para obras e projetos que não saíam. Neste contexto vejo o ônibus como ele é apresentado hoje, com produtos de alta tecnologia e conforto, como solução moderna sim e ideal para as cidades. A implantação dos corredores é rápida e de baixo custo com resultado semelhantes a outros modais como os VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos. Além disso, a flexibilidade do corredor é muito grande. É mais fácil criar um ramal de BRT, de acordo com a mudança da demanda com o tempo, pois temos de pensar além da Copa, do que fazer isso com estruturas mais complexas” – defende Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo do Brasil.

Informações: Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus


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No Recife, Obras do Corredor Leste-Oeste já sofrem com atrasos, governo já estuda novo prazo de entrega

A construção de dois dos mais importantes corredores de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, o Leste-Oeste e o Norte-Sul, está em ritmo lento, o que poderá comprometer a conclusão das obras até o mundial e gerar atropelos, obstáculos e, principalmente, aditivos. Os trabalhos ainda deverão estar em execução, inclusive, na Copa das Confederações, em junho de 2013. A inclusão do Recife como cidade-sede da competição foi confirmada esta semana pela Fifa. A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que ligará o Centro da capital à Camaragibe, na Região Metropolitana. Em obras desde dezembro de 2011, tem 2% dos trabalhos concluídos até agora. O ritmo do Norte-Sul, que ligará o sul do Grande Recife ao Centro, está mais adiantado, com 20% das intervenções realizadas.

O maior problema da Secretaria das Cidades tem sido o Leste-Oeste. Embora tenha metade da extensão do Norte-Sul – são 12,5 quilômetros entre a Praça do Derby, área central da capital, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe – as interferências são muito maiores e frequentes. À frente dos projetos, o secretário-executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, admite o problema e diz que o Estado já está trabalhando com novo prazo de conclusão.

“Nós dividimos o projeto em duas etapas e a primeira delas estava prevista para ficar pronta em julho de 2013. Mas já vimos que não dará tempo e pensamos num novo cronograma para dezembro de 2013. Nosso principal problema está sendo a desapropriação dos terrenos para construção dos dois novos terminais. Vale ressaltar, entretanto, que esse prazo de julho de 2013 foi estipulado pelo governo porque, pelo certo, seria só em 2014”, explica Flávio Figueiredo. Os dois TIs citados pelo secretário serão instalados no cruzamento da Avenida Caxangá com a Segunda Perimetral (imediações do Hospital Getúlio Vargas) e com a Quarta Perimetral (BR-101).

A primeira etapa a que se refere Flávio Figueiredo são todas as 22 estações, a pavimentação e troca das placas, em toda a extensão do corredor, e os dois terminais integrados. A segunda etapa compreende os dois viadutos que serão construídos nas imediações do Engenho do Meio e da UPA da Caxangá e o túnel da Rua Benfica. O projeto original não previa, mas a Secretaria das Cidades estuda a possibilidade de incluir a construção de um segundo túnel na altura da Estrada dos Remédios.


Quem percorre o traçado do futuro corredor pela Avenida Caxangá entende a angústia do secretário. Cinco meses depois de as obras terem início, somente duas das 22 estações ganharam forma. Outras duas frentes de trabalho, também para construção das paradas, começaram a ser abertas na quarta-feira da semana passada. Uma fica em frente ao Terminal Integrado da Caxangá, quase no limite do Recife com Camaragibe, e outra nas imediações do supermercado Extrabom, na altura do Cordeiro. Fora isso, não há mais nada. As paradas da Avenida Caxangá continuam danificadas. Até o Terminal Integrado de Camaragibe não há obras. Na Avenida Belmino Correia predomina a confusão de carros, ônibus, ciclistas e pedestres de sempre. Não há sinal de mudanças.

Partindo para o Corredor Norte-Sul, o cenário melhora. Embora os trabalhos tenham começado um mês depois do Leste-Oeste (em janeiro de 2012) e a extensão seja de 37,9 quilômetros, é possível ver a obra em execução. Entre o Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, e a cidade de Igarassu, ao norte da RMR, há sete frentes de trabalho. Os três viadutos do projeto também começaram a ser construídos – dois nos Bultrins e um em Ouro Preto, Olinda. Pelo menos dez quilômetros já estão com o pavimento recuperado com asfalto entre Igarassu e o Centro de Abreu e Lima e do entroncamento da BR-101 até o TI da PE-15.

Roberta Soares
Do Jornal do Commercio

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Tarifas de ônibus em Sorocaba sofrem reajuste, novo valor será um dos mais caros do Brasil

A Urbes, empresa pública que administra o trânsito e o transporte em Sorocaba, anunciou na quinta-feira (24) o aumento no preço das passagens de ônibus.
Foto: Fernando Rezende

Em nota oficial, a empresa informa que em razão do reajuste da planilha de custos operacionais do transporte coletivo urbano, face o aumento salarial e benefícios concedidos à respectiva categoria profissional, e ainda a reposição da variação de preços de insumos básicos que compõe a mencionada planilha, se obriga a reajustar a tarifa.“Isso se faz necessário para manter a qualidade, regularidade e melhoria dos serviços de transportes prestados.”

No quadro ao lado, está a relação dos aumentos de preços dos insumos básicos e outros componentes da planilha de custos usados pela Urbes para justificar o aumento dos preços nas passagens.

Portanto, conclui a nota, “a partir de sexta, 1º de junho de 2012, a Tarifa Social passará de R$ 2,85 para R$ 2,95. O Vale Transporte, de R$ 2,95 para R$ 3,15 e a Tarifa Estudante mantida em R$1,50”.

Os usuários poderão adquirir seus passes, aos preços atuais, até quinta-feira, dia 31 de maio, visto que a nova Tarifa passará a vigorar no dia 1º de junho.  Os créditos adquiridos pelos usuários até o dia 31 de maio de 2012 terão validade para uso por 180 dias.

Justificativa para o aumento
RUBRICAS                                        SISTEMA (Var.)
Custos com Salários e Benefícios                      7,91%
Custos com Combustíveis e lublificantes             1,16%
Custos de Material de  Rodagem                       1,61%
Custos de Capital Imobilizado em Veículos           0,62%

Custos despesas Adm. e Operacionais                1,75%

Corrida de táxi também sofre reajuste a partir de dia 1º
O preço da corrida de táxi também vai ter aumento em Sorocaba.
Em nota, a Urbes explicou: “Com base na solicitação do Sindicato dos Taxistas de Sorocaba e nos estudos da planilha de custos dos serviços de táxis do município e ainda considerando que o ultimo reajuste ocorreu em 1 de junho de 2011, o Poder Público se obriga a reajustar a tarifa do serviço de táxi”.

Ainda de acordo com a empresa, o reajuste da tarifa se faz necessário para manter a qualidade e melhoria dos serviços prestados. “Portanto, a partir de 1º de junho de 2012, as tarifas dos serviços de táxis, passarão a ter os valores: Bandeirada - R$ 4,50; Bandeira 1 - R$ 2,50; Hora Parada - R$ 20,90”, cita em nota.

A Urbes também informou que por volume transportado, acima de 60 centímetros em extensão, permanece autorizado a cobrança de R$ 0,50. “No uso da Bandeira 2, admitida das 19h às 6h de segunda a sexta-feira, aos sábados a partir das 13h e integralmente aos domingos e feriados, permanece autorizado, na tarifa do quilômetro rodado [Bandeira 1], o acréscimo de 20%”, termina o comunicado.

Veja os preços das passagens de ônibus
Atual
Vale TransporteR$ 2,95
SocialR$ 2,85
EstudanteR$ 1,50
Nova (a partir de 01/06/2012)
Vale TransporteR$ 3,15
SocialR$ 2.95
EstudanteR$ 1,50
"Domingão"R$ 1,00Variação Média4,10%


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Audiência discute licitação de transporte coletivo em Natal

O processo de licitação do transporte coletivo de Natal foi discutido em audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Seturn, Sitoparn.

Na audiência foram apresentados estudos técnicos realizados pelo executivo traçando a real situação dos transportes públicos, com informações precisas das principais demandas em cada bairro, como o novo desenho das linhas e horários para o itinerário urbano.

Dentre as propostas apresentadas, está a licitação de dois lotes de linhas de ônibus: um na zona norte e outro na zona sul. As empresas poderão participar da licitação consociadas, cooperadas ou individualmente. O próximo passo será o lançamento do edital que ainda não tem data definida.
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Em Jundiaí, Tarifa de ônibus aumenta para R$ 3

Uma semana depois de o prefeito Miguel Haddad (PSDB) interferir diretamente nas negociações entre empresários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo em Jundiaí, o que proporcionou um acordo que pôs fim à ameaça de greve, a prefeitura anunciou que o preço da passagem de ônibus urbano passará de R$ 2,90 para R$ 3,00 a partir deste domingo.

O reajuste foi de 3,5%, índice bem inferior aos 10,9% aplicados em  maio do ano passado, quando  custava R$ 2,65.

Para calcular o reajuste, a prefeitura diz ter pontuado vários itens que fazem parte da cesta que tiveram aumento de preço no último ano: de combustível, peças de reposição,  aos salários de motoristas e cobradores, que ficou em 7%. 

A prefeitura informou que também buscou deixar o preço da tarifa em Jundiaí no mesmo patamar cobrado em cidades do mesmo porte ou da região, como Osasco, Itu, Vinhedo e Valinhos.

Para cobrar /Assim como fez no reajuste de tarifa do ano passado, a prefeitura informou que vai continuar o processo de renovação da frota em Jundiaí – até o fim de 2012, a meta é renovar 50 veículos e a média de idade dos ônibus, segundo informou a Secretaria de Transportes, caiu de 3,3 anos para 2,9 anos.

Fonte: Diário de SP

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RBTrans entrega oito novos ônibus em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito realizaram na manhã de ontem (24), a  entrega de oito novos ônibus que deverão reforçar a frota do transporte coletivo na capital. A solenidade aconteceu no pátio da Central de Abastecimento e Comercialização de Rio Branco (CEASA).

Os veículos são adaptados a deficientes visuais com inscrições em braile e possuem acesso facilitado a cadeirantes. Além disso, contam com dispositivo de monitoramento e controle de sua frota via GPS, que somado ao conforto, é considerada pelo RBTrans, um de seus principais diferenciais se comparados aos ônibus que já circulam em Rio Branco.

Segundo o Superintendente do RBTrans, Ricardo Torres, os novos carros estão em concordância com a norma brasileira de acessibilidade e possuem tecnologia menos poluente, bancos acolchoados que trarão maior qualidade para os usuários. Em contrapartida, possui espaço reservado à idosos e maior conforto também para o motorista e o cobrador. Um conforto que segundo Torres, desencadeará uma melhora na qualidade da prestação do serviço.

Quanto aos antigos ônibus, o superintendente informa que as empresas acabam por negociar a recuperação e venda desses carros para com outros Estados, muitos dos quais ainda não possuem um sistema de transporte coletivo, como ocorre segundo ele, em diversas cidades do interior do Estado.

Mais segurança ao dirigir - Há sete anos trabalhando como motorista de ônibus, Mara Gabriela se diz contente com a aquisição dos novos veículos. Além do conforto, Gabriela destaca que se sentirá mais segura ao dirigir um ônibus novo, pois já ficou “na mão” por muitas vezes com veículos antigos.
“Com os novos ônibus, vai melhorar tanto o nosso trabalho como a viagem do próprio usuário, porque vai trazer mais conforto e pra quem trabalha o dia todo sentado, diminui até o estresse e evita também dores na coluna e mais doenças. Uma máquina nova dá mais segurança, qualidade e confiança porque a gente sabe que é uma máquina nova e que não vai nos deixar na mão como muitas antigas já nos deixaram”, conta Mara.

A “roda independente” - Sobre o incidente ocorrido há cerca de uma semana em que a roda dianteira de um ônibus, que fazia a linha do bairro Floresta, se soltou e por pouco não causou um grave acidente,  o Superintendente do RB Trans alerta que a empresa foi acionada e verificou a falha.
“Segundo um informe inicial, o que houve nesse caso foi uma falha na manutenção do carro, por conta de um aperto de roda que não teria sido feito. A empresa agora está fazendo o monitoramento da frota, e esse monitoramento é permanente. Nós esperamos corrigir essa falha, e lembrando que todos os carros da linha foram revisados e a empresa foi orientada a fazer vistoria em todos os veículos”, Relatou Ricardo Torres.

Informações: oriobranco.net

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Cidade de Uberlândia precisa de um sistema VLT?

O VLT é o Veículo Leve sobre Trilhos, do inglês Light Rail, ou Metrô Leve, também chamado de metrô de superfície, é um tipo de trem urbano e suburbano de passageiros, cujo material rodante e estrutura é mais leve que aquela usada em sistemas de metrô, mas mais pesada que a do bonde.

Uberlândia hoje já ultrapassa os 600 mil habitantes e já se faz as contas de quando ela terá mais de um milhão de habitantes, quando se ultrapassa esta marca é preciso que o planejamento urbano esteja muitos anos à frente. Em recente reportagem deste diário, foi publicado que grande parcela de nossos trabalhadores gasta até meia hora em nossa cidade para chegar ao trabalho.

A exemplo das grandes cidades do Brasil, que já têm os seus projetos de VLTs, é preciso começar a pensar neste projeto de longo prazo para nossa cidade que, para ser efetivamente realizado, deverá contar com a colaboração de vários prefeitos e de vários partidos políticos. Que tal começarmos a pensar essa infraestrutura desde já. É preciso reunir para isso um grupo de especialistas em diversas áreas do conhecimento para se decidir sobre o melhor trajeto e o melhor equipamento para ser usado em nossa cidade.

Os projetos de VLTs no Brasil são inúmeros, alguns se encontram em fase de construção e outros ainda nem saíram do papel. O de Brasília já está em construção, bem como o de Maceió, Alagoas, já em fase de testes. Existem projetos no litoral paulista, no ABC paulista, em São Paulo, todos se interligando e complementando o Metrô de São Paulo. O Rio de Janeiro também tem um projeto de VLT para complementar o Metrô, existem ainda projetos em Macaé e Nova Friburgo, cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Existe também o projeto do VLT do Cariri, no Ceará, entre Juazeiro do Norte e Crato, naquele Estado.

É chegado o momento de se organizar grupo de trabalho que agregue especialistas em transporte público da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal de Uberlândia, especialistas em transporte eletrificado para reunir ideias sobre a melhor forma de implantar este tipo de transporte em Uberlândia. É sabido que este tipo de transporte possui uma série de vantagens e desvantagens. Sendo que as desvantagens poderiam ser minimizadas pela participação nos anteprojetos de especialistas com vasta experiência neste tipo de transporte de diversas partes do mundo.

Na Europa, já existem VLTs trafegando em cidades como Porto, em Portugal, Barcelona, Madri e Tenerife, na Espanha, Angers, Bordeaux, Grenoble, La Rochelle. Lê Mans, Lyon, Montpellier, Mulhouse, Nice, Orléans, Paris, Strasbourg, Toulouse e Valencienes, na França, e tantas outras.

Nos Estados Unidos, um país viciado em petróleo, é interessante observar quantas cidades implantam projetos de VLT. Alguns exemplos são: Salt Lake City, South Jersey, San Francisco, San Jose, San Diego, Tacoma, Oceanside, Seattle, Saint Louis, Saint Paul, Sacramento, River Line, Philadelphia, Pittsburg, Pasadena, Portland, Phoenix, Newark, Minneapolis, Baltimore, Los Angeles, Houston, Denver, Dallas, Charlotte, Bufallo, Boston, Austin etc.

Com toda essa quantidade de projetos no Brasil e no exterior não será difícil encontrar especialistas dispostos a pensar um projeto de longo prazo para o transporte com VLTs em nossa cidade. Discutindo com colegas sobre o assunto, descobri que estão dispostos a colaborar.

Prof. José Roberto Camacho
UFU – Engenharia Elétrica
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Fim da Greve de ônibus em Salvador, rodoviários aceitaram decisão do TRT

sábado, 26 de maio de 2012

Depois de quatro dias, a greve dos rodoviários chegou ao fim. Em assembleia na manhã deste sábado (26), no Sindicato dos Eletricitários, o sindicato da categoria decidiu aceitar o aumento concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no julgamento do dissídio coletivo.

Durante a assembleia, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Manoel Machado, determinou a volta imediata da categoria ao trabalho. Agora, os motoristas e cobradores estão se dirigindo para as garagens das empresas para retomar a circulação de ônibus nas ruas. Apesar da decisão, a frota ainda não foi normalizada - poucos ônibus circulam, alguns acompanhados por viaturas da Polícia Militar, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Existe resistência por parte dos rodoviários em retornar da greve.

No julgamento do dissídio, na sexta-feira, a desembargadora Maria das Graças Boness relatou que um conjunto formado por quatro desembargadores concedeu, após debate e votação, um aumento de 7,5% para a categoria, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além do aumento do tíquete-refeição, de R$ 10,60 para R$ 11,22, e o retorno do quinquênio - benefício concedido a cada cinco anos de trabalho na empresa.

Na avaliação do presidente do sindicato, neste sábado (26), a categoria pôde avaliar que a decisão do TRT representou um avanço. “Sem a pressão emocional da sexta-feira, quando a categoria deixou o Tribunal, após o julgamento do dissídio, decidida a continuar o movimento, hoje foi possível fazer uma análise com mais tranqüilidade do resultado da campanha e concluir que houve ganhos", diz o presidente em nota divulgada pelo sindicato.
 

O TRT considerou a greve abusiva e determinou que, se o Sindicato dos Rodoviários (Sintroba) não retomasse as atividades ontem, a categoria pagaria uma multa de R$ 150 mil, descontada diretamente da conta bancária da organização. Em seguida, a cada 24 horas seriam descontados mais R$ 50 mil, além de descontos dos dias parados.

O Sindicato das Empresas de Transporte  (Setps) também será penalizado. A desembargadora determinou que os patrões paguem uma multa de R$ 75 mil no primeiro dia e R$ 25 mil nos subsequentes da paralisação. A avaliação dos desembargadores é que não houve pró-atividade dos patrões para que os rodoviários que quisessem trabalhar conseguissem colocar os ônibus nas ruas.

Os rodoviários reivindicavam reajuste de 13,8% no salário-base; retorno do quinquênio, retirado em 2006; e 30 tíquetes por mês de R$ 12. Os empresários ofereciam reajuste dos salários em 4,98%; se negavam a conceder o quinquênio; e queriam manter os atuais 26 tíquetes por mês de R$ 10,60.

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) diz que o desfecho da assembleia resultou "no melhor para a população, com o término da greve dos rodoviários, devendo os coletivos voltarem à circular normalmente ainda nesta manhã de sábado”.

Ônibus no interior
De acordo com a TV Bahia, os ônibus intermunicipais já voltaram a circular nas cidades de Feira de Santana, Barreiras, e Vitória da Conquista. Em Juazeiro, as passagens começam a ser vendidas na tarde deste sábado (26).

Os ônibus que fazem linha para as cidades do interior da Bahia com origem na Rodoviária de Salvador também estão realizando viagens.

Durante a greve, os 540 horários oficiais de ônibus que saíam do terminal rodoviário de Salvador foram suspensos. Quem tinha passagem comprada e não conseguiu viajar tem o direito ao ressarcimento integral. O serviço tem de ser realizado nos guichês das companhias.

*Com informações do repórter Leo Barsan




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