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Em Suzano, Horários de ônibus são disponibilizados no site da Prefeitura

sábado, 26 de maio de 2012

Nesta semana, a Prefeitura de Suzano disponibilizou em sua página na internet (http://www.radialtransporte.com.br/#!-suzano/cnd0) os horários de partida de ônibus das 17 linhas municipais, com destaque para a indicação dos horários dos veículos adaptados que estão distribuídos em dez itinerários atendendo todas das regiões da cidade.

Para baixar ou visualizar as tabelas é preciso clicar no link “Itinerários e horários dos ônibus municipais”, que está no menu à esquerda da tela. Ao abrir a página seguinte com os itinerários basta clicar sobre o nome da linha.

Os horários estabelecidos levaram em consideração as demandas existentes em cada linha, inclusive este também foi o critério para a definição dos trajetos que contam com ônibus adaptados para transporte de cadeirantes. Confira abaixo relação das linhas.

Com a nova frota, em circulação desde o dia 28 de abril, o município agora conta com 80 veículos em operação de segunda a sexta-feira (exceto feriados) realizando, segundo apontamento da Secretaria Municipal de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana (Setrans), mais de 750 viagens por dia. Deste total são 17 ônibus adaptados que fazem 120 viagens.

Pedido de informações, elogios, reclamações ou denúncias sobre o transporte coletivo municipal podem e devem ser feitos diretamente à Setrans pelo telefone 0800 773 9300 ou pelo e-mail setrans@suzano.sp.gov.br. É importante sempre informar o prefixo ou placa do veículo, linha e horário.

Linha / nº de ônibus adaptado / nº viagens (dias úteis)
01-TR Cidade Edson – Sesc / 2 / 10
02-TR Miguel Badra – Colorado / 2 / 16
04-TR Jardim São José – Vila Barros / 2 / 16
05-TR Jardim Gardênia – Santa Casa / 1 / 9
06-TR Jardim Varan – Terminal / 2 / 15
10-TR Vila Fátima – Terminal / 2 / 13
11-TR Divisa de Ouro Fino – Terminal / 2 / 17
12-TR Palmeiras Duchem (via Jardim Dora) – Terminal / 1 / 8
13-TR Palmeiras Duchem (via Jardim Brasil) – Terminal / 1 / 8
16-TR Palmeiras (via Vila Cunha) – Cia. Suzano / 2 / 8
TOTAL / 17 / 120

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Ribeirão Preto deve ter greve no transporte coletivo na segunda-feira

Os motoristas e condutores de ônibus urbanos de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deverão entrar em greve na próxima segunda-feira. A decisão de cruzar os braços foi tomada em assembléia realizada nesta sexta-feira (25) pela manhã. O objetivo é que a paralisação atinja 100% da frota.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Seturp), Alcides Lopes, uma nova assembleia deverá ser realizada na tarde desta sexta-feira, da qual participarão os funcionários que trabalham no período da tarde.

Lopes afirmou ao estadao.com.br que a greve pode ser recusada na reunião desta tarde. Como, no entanto, parte dos trabalhadores já recusou a proposta do governo, é provável que uma nova recusa seja feita nessa segunda reunião.

A primeira proposta das empresas Transcorp e Turbe foi feita no último dia 21. As companhias ofereceram à categoria reajuste salarial de 5%. Os trabalhadores querem, no entanto, 15%. Na tarde da última quinta-feira, em uma segunda negociação, a Prefeitura de Ribeirão Preto, em perceria com as empresas responsáveis pela categoria, elevaram a oferta para 6,3%. Mas o Seturp recusou a proposta nesta sexta-feira.

Fonte: jcnet.com.br

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Fortaleza deve ganhar 15 mil carros nos próximos 03 meses mais devido a redução do IPI

Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros, Fortaleza deve receber cerca de 15 mil novos veículos até o dia 31 de agosto, segundo o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave), Raimundo Brasileiro. Isso representa um número de 3 mil carros a mais do que a previsão sem a redução do imposto.

A medida faz parte de um pacote anunciado na segunda-feira (21) pelo governo federal e publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União.
Expectativa de vendas

Ainda de acordo com Raimundo Brasileiro, a expectativa é que as vendas registrem um aumento de 17%. No entanto, descontada a queda de 7% na comercialização dos veículos no último mês de abril, o real crescimento será de 10%.

De acordo com os dados da Fenabrave, no mês de abril de 2012 foram emplacados 3.845 novos carros em Fortaleza. Já no mês de março foram registrados 4.290 novos veículos rodando nas ruas da capital.

Descontos
Com a redução do principal  impostode 37% para 30% em cima do veículo, um carro até 1.000 cilindradas terá o preço reduzido para o consumidor final.
“Um carro popular que atualmente custa cerca de R$ 32,00 mil, com o desconto do IPI , ele passa a custar em torno de R$ 28.400. Uma redução de R$ 3.500 que já ajuda no pagamento do seguro”, explica Raimundo. A medida é válida até 31 de agosto deste ano.

Veículos rodando em Fortaleza
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), há 12 anos havia 353.620 veículos rodando na capital e 280.251 no interior. Em dezembro de 2010 esses números dobraram na capital, com 707. 731 veículos, e triplicaram no interior, com 998.630 automóveis registrados.
Já em 2012, a frota de veículos na Capital chega a 1.972.480.  O maior aumento notado foi no interior, onde a número de veículos aumentou 225,44%. De 363.620 carros em 2002 para 1.183.357 em 2012.

Mobilidade urbana
Os efeitos do aumento da frota de veículos na Capital poderá ser reduzido com alguma migração de veículospara cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, desafogando a Metrópole, segundo o Arquiteto Urbanístico, Euller Muniz.

De acordo com Euller, com a intensificação dos congestionamentos em Fortaleza em todos os horários, além de outras dificuldades como a falta de espaço para pedestres, o investimento em transporte público de qualidade ainda é a melhor saída para melhorar a mobilidade urbana.

Fonte: Jangadeiro Online

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Conheça a história do transporte público de Teresina

Dentre as várias histórias contadas no Especial "Vida e Trabalho", os telespectadores foram conduzidos a uma viagem na história da evolução do transporte público de Teresina. Confira agora os detalhes dessa história.
Década de 20


Nesta década através de registros fotográficos é possível observar a implantação na antiga rua Grande, hoje conhecida como Álvaro Mendes, do primeiro transporte público da capital. As usinas existentes não tinham capacidade de suprir a demanda de energia elétrica provenientes do trem elétrico.

A Intendência Municipal providenciou então a compra de um motor para que fosse adaptado ao bonde que circularia entre o cais de Parnaíba até a Estação Ferroviária na avenida Miguel Rosa. Já havia carros de aluguel que ficavam na praça Uruguaiana atual praça Rio Branco.

Carros maiores eram utilizados para viagens ao interior, onde os passageiros se aventuravam em cima desses veículos sem nenhum conforto ou segurança. Tinham os chamados transportes mistos onde as pessoas tinham lugar separado durante as viagens.

Transportes apelidados de enxutos eram os únicos na época que protegiam os passageiros da chuva e do sol. Uma viagem para a cidade de União, por exemplo, chegava a durar um dia inteiro.

Década de 30

Já na década seguinte o poder público começava a regulamentar o trânsito. Os proprietários de transportes como automóveis de carga ou passageiros e até de carroças começavam a ser multados caso transitassem sem estarem emplacados.

Em 1941 do total de 40 ônibus existes no Piauí 20 eram destinados apenas para a capital, onde após um decreto foi definido o valor da passagem em 400 réis.

Ponto de táxi

Próximo à Agência dos Correios havia um telefone que era utilizado para chamar esses veículos que ficavam enfileirados na praça Aquidabã. O taxímetro também não existia a cobrança era feita de acordo com cada freguês.

Depois a cobrança passou a ser feita por meio uma tabela que vigorou até o final da década de 60 quando apareceu esse modelo conhecido como capelinha.
Evolução


Aos poucos os veículos foram se tornando mais acessíveis ao público. O passo seguinte foi à evolução na urbanização da cidade com largas e movimentas vias como era o caso da avenida Maranhão, onde o transporte público era um símbolo de modernidade.

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)




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Conselho aprova crédito de R$ 12 milhões para obras de mobilidade urbana do PAC 2

O Conselho Monetário Nacional (CMN) criou uma linha de crédito de R$ 12,2 bilhões para obras de mobilidade urbana inscritas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O dinheiro virá do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e será emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Caixa Econômica Federal.

Os recursos fazem parte do pacote de investimentos de R$ 32,7 bilhões em empreendimentos de mobilidade urbana anunciados no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. Desse total, R$ 10,3 bilhões vêm diretamente do Orçamento Geral da União; R$ 10,2 bilhões, das contrapartidas de prefeituras e governos estaduais. O restante dos recursos será financiado pela linha de crédito criada pelo conselho.

Os financiamentos beneficiarão cerca de 40 empreendimentos de mobilidade urbana aprovados em abril, pelo comitê gestor do PAC.

De acordo com o assessor econômico do Tesouro Nacional, Mathias Lenz, as obras não estão necessariamente vinculadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, de acordo com o pacote lançado no ano passado, a maioria das ações está relacionada aos dois eventos.

Fonte: Portal Brasil

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Greve de ônibus continua na Bahia; Rodoviários recusam aumento de 7,5%

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Acabou o julgamento dos dissídios coletivos de greve envolvendo tanto os trabalhadores rodoviários de Salvador, quanto os intermunicipais. A relatora dos dissídios, desembargadora Graça Boness, concedeu reajuste de 7,5% à categoria, além dos quinquênios, declarando a abusividade da greve, com a aplicação de multa de R$ 150 mil para o sindicato dos rodoviários e de R$ 75 mil para o patronal, valor que já foi bloqueado das contas dos dois sindicatos, pelo uso do sistema Bacen-Jud.

Em assembléia, realizada logo após o julgamento, os trabalhadores decidiram manter o movimento grevista.
No caso dos rodoviários não retornarem ao trabalho, será cobrada multa de R$ 50 mil diários do sindicato dos rodoviários e R$ 25 mil para o sindicato patronal.

Fonte: jornaldamidia.com.br


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