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Paralisação parcial de ônibus em Osasco afetou 250 mil pessoas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cerca de 250 mil moradores de Osasco, município da Grande São Paulo, ficaram sem transporte na manhã desta quinta (24). Os motoristas da Viação Osasco, empresa responsável por linhas de ônibus que ligam a cidade à capital e a municípios da região, entraram em greve. Nenhum dos 550 ônibus da empresa saiu das garagens.

Aproximadamente 10% dos funcionários da empresa Urubupungá, que também atende à região, chegaram a aderir a greve, no final da madrugada, mas em uma assembleia realizada por volta das 8h, no Sindicato dos Condutores de Osasco e Região, decidiram retornar às atividades. Neste momento, já trabalham normalmente. Funcionários de outras empresas responsáveis por linhas que atendem à região de Osasco também participaram da assembleia e optaram por não aderir à greve.

Segundo o presidente do sindicato, Antônio Alves, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) havia determinado que não ocorresse a paralisação total e que fossem mantidos 100% do efetivo operando nos horários de pico, além de 80% no restante do dia. O TRT determinou multa de R$ 80 mil por dia em caso de descumprimento da decisão. Uma audiência de conciliação está marcada para hoje às 14h no tribunal.

Os trabalhadores reivindicam um aumento de 15%, vale-refeição de R$ 18 e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 1,2 mil. “A empresa ofereceu apenas 7% de aumento, uma PLR de R$ 550 e um aumento no vale-refeição de R$ 1”, informou Alves.

Informações: Rede Bom Dia

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Na Grande Florianópolis, Motoristas e cobradores decidem entrar em greve a partir de segunda-feira

Os trabalhadores do transporte coletivo da Grande Florianópolis decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da 0h próxima segunda-feira, após se reunirem em três assembleias, nesta quarta-feira.

Ao todo, serão cerca de 5 mil cobradores e motoristas parados. Um comunicado será entregue nesta quinta-feira à prefeitura pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano (Sintraturb), para oficializar o aviso de greve com 72h de antecedência, conforme prevê a lei.

Diante do alerta, a prefeitura assegurou que vai acionar imediatamente a Justiça do Trabalho para garantir que um contingente mínimo de ônibus continue a circular na cidade — 30% nos horários normais e 70% nas horas de pico.

O motivo da greve é o impasse entre trabalhadores e empresários nas negociações por redução da jornada de trabalho e aumento salarial, que são as principais reivindicações na pauta deste ano.

Na segunda assembleia realizada nesta quarta-feira no Terminal de Integração do Centro (Ticen), em Florianópolis, trabalhadores do transporte coletivo da Grande Florianópolis decidiram novamente por entrar em greve.

No primeiro encontro, pela manhã, a categoria já havia decidido pela paralisação, com decisão unânime dos cerca de 600 profissionais que compareceram, segundo o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano (Sintraturb), Antônio Carlos Martins.
Impasse com empresas de ônibus:
Na última segunda-feira, a rodada de negociações entre trabalhadores e empresas de ônibus terminou sem avanços. Na ocasião, a categoria já havia anunciado a possibilidade de greve.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes, argumentou que as propostas para jornada de trabalho e aumento salarial são impraticáveis.

— Se eles entrarem em greve, vamos deixar a Justiça decidir — alega o presidente, que descarta a possibilidade de greve esta semana, já que a categoria precisa alertar a sociedade 72h antes, conforme prevê a legislação.

Principais reivindicações
:: Aumento salarial com base no INPC e mais 5%.
:: Redução da jornada de trabalho de 6h40min para 6h.

O que diz o Setuf
:: A redução da carga horária é inviável, pois exigiria a contratação de mais funcionários e as empresas não podem arcar com o custo.
:: A prefeitura já sinalizou que não vai mais autorizar aumento de tarifa.


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No Recife, Prazo de validade da Carteira de Estudante 2011 vence em junho

Os alunos da rede de Educação Infantil; ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a RMR, que desejam receber a Carteira de Estudante deste ano antes do vencimento da versão 2011, em 30 de junho, devem emitir e pagar o boleto até o dia 30 de maio. Isso porque o Grande Recife precisa de 30 dias corridos para confeccionar o documento de 2012, cuja responsabilidade de entrega cabe às escolas.

Das 244 mil carteiras solicitadas até o momento, 184 mil já foram entregues às instituições de ensino. Outras 25 mil já estão prontas aguardando o resgate; e 35 mil estão em fase de confecção. O número de boletos emitidos e não pagos é de 40 mil. Portanto, o Consórcio reforça aos alunos e responsáveis que fiquem atentos com os prazos e cobrem das escolas o resgate dos documentos.

Em fevereiro de 2012, os estudantes ganharam a possibilidade de solicitar a Carteira de Estudante pela internet, através do sistema Carteira Fácil. A ferramenta tem como objetivos agilizar o processo de produção do documento. O Grande Recife informatizou o processo, antes feito de forma manual. A mudança acarretou uma economia de tempo e redução da burocracia na emissão da carteira.
SOLICITAÇÃO – Para solicitar a Carteira, os estudantes devem acessar o site www.granderecife.pe.gov.br, e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe (não obrigatório) e data de nascimento. Caso o cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além d a foto que seguirá anexada.

Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos. A taxa é de R$ 9,00.

Dúvidas e reclamações podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158. Caso necessário, os alunos também podem dirigir-se a Gerencia Comercial do Consórcio, na Avenida Agamenon Magalhães, 143, das 8h às 16h.

Dados:
•Carteiras Solicitadas – 244 mil
•Carteiras entregues – 184 mil
•Carteiras aguardando resgate das escolas – 25 mil
•Carteiras em confecção – 35 mil
•Boletos emitidos e não pagos – 40 mil

Informações: GRCT

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Greve de ônibus continua em 100% em Salvador e São Luís

Duas capitais do País continuam sem transporte rodoviário por causa da greve dos trabalhadores. Em São Luís, no Maranhão, e Salvador, na Bahia, a paralisação é de 100%.

A greve em Salvador começou nesta quarta-feira. Além da capital, o movimento atinge todo o Estado baiano. Na sessão de conciliação desta quinta-feira ficou definido que os dissídios de greve envolvendo os rodoviários intermunicipais e de Salvador serão julgados conjuntamente nessa sexta-feira, às 14h, na sala de sessões plenárias, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRT), em Nazaré. A relatora é a desembargadora Graça Boness e a reunião das ações foi determinada em audiência em razão da similaridade das matérias.

Foto: Gildo Lima/Futura Press

Desde o início da paralisação, a Polícia Militar da Bahia montou um esquema especial com efetivos na porta das 18 garagens instaladas na capital e região metropolitana para garantir a segurança da frota de ônibus que venha a circular. Até o momento, segundo a assessoria de imprensa do órgão, não foi registrado incidente. A operação cumpre decisão judicial dada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Estado.

Na segunda-feira, uma liminar judicial determinou que os trabalhadores de Salvador mantivessem rodando 60% do efetivo de ônibus nos horários de 5h às 8h e 17h às 20h. No restante do tempo, deveria ter 40% do efetivo de transporte público. Em caso de descumprimento da medida, seria aplicada multa diária de R$ 50 mil.

Os funcionários querem 13,8%, entre 8% de ganho real e o restante de acumulados da inflação desde o último aumento. Também pedem o retorno do pagamento aos funcionários das empresas a cada 15 dias, fim da terceirização do trabalho de motoristas e cobradores e também a redução da jornada de trabalho de 7h para 6h. Por fim, os rodoviários querem que o plano de saúde Mastermed seja substituído.

São Luís: 4º dia sem ônibus
Em São Luís, a população enfrenta o seu 4º dia sem transporte rodoviário. A greve começou no dia 15, com metade da frota de ônibus circulando pelas ruas. Desde segunda-feira, a paralisação passou a ser de 100%.

No início da semana, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) declarou a ilegalidade e abusividade da greve. Também determinou a aplicação de multa diária de R$ 40 mil contra o sindicato da categoria e autorizou os empresários a demitirem os grevistas por justa causa e contratarem outros trabalhadores.

Na mesma decisão, a desembargadora Ilka Araújo solicitou, junto à Polícia Federal, a instauração de inquérito para apuração do crime de desobediência à ordem judicial e perturbação da ordem pública.

Na semana passada, o TRT-MA concedeu, em sede de antecipação de tutela, reajuste salarial de 7% aos rodoviários e determinou a suspensão imediata da greve. A categoria, que pleiteia 16% de reajuste, recusou o valor.

Transporte ferroviário
Outras cinco capitais - Natal, Maceió, Recife, Belo Horizonte e João Pessoa - enfrentam problemas há nove dias com a greve dos funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O serviço está sendo feito com 30% da capacidade e em horários especiais nos momentos de maior movimento.

Fonte: Terra Notícias

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Distrito Federal: Mobilidade urbana à beira de um colapso

A dois anos da Copa, as discussões sobre as ações necessárias para melhorar a mobilidade urbana nas cidades-sede não param de crescer. No Distrito Federal, quarta região mais populosa do país, os desafios são muitos. Como reduzir o caos instalado nas principais vias de acesso a Brasília, cada vez mais próximas da saturação? Como diminuir os transtornos à população? Como oferecer transporte coletivo de qualidade e diminuir os engarrafamentos?

Essas são perguntas que devem ser respondidas antes que o Distrito Federal entre em colapso no quesito mobilidade urbana. Um exemplo alarmante: um estudo encomendado pela Secretaria de Transportes, realizado no âmbito do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do DF e Entorno (PDTU), aponta que, até 2020, as principais ruas e avenidas de Brasília estarão tomadas por um número de carros superior àquele que as vias conseguem comportar.

Segundo o mapa (veja abaixo), que compara o sistema de transporte da capital em 2010 e 2020, as vias destacadas com a cor vermelha apresentam entre 80% e 100% de saturação. Dez anos depois, essa cor dá lugar ao preto e mostra que a maior parte das vias – Estrutural, Eixo Monumental e BR-040, por exemplo - estarão operando acima do limite de 100%, ou seja, o número de carros, ônibus, vans e motos no DF terá superado completamente a capacidade de absorção das ruas.

“O problema é resultado da forma como a cidade foi concebida, nos anos 50. A ocupação dos espaços obedeceu a uma concepção rodoviarista, de motorização”, explica à Agência CNT de Notícias o professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília (UnB), Paulo César Silva. Segundo o especialista, apesar de a população ter se acostumado à dependência do automóvel, a mobilidade não pode ser baseada em soluções individuais. “As grandes cidades que adotaram o uso intensivo dos carros estão revendo essa possibilidade”, destaca.

De acordo com Silva, o maior problema do DF é ausência prolongada do estado no seu papel de administrador do sistema. “O caminho para buscar uma solução passa pela retomada do poder de gestão do estado, tanto no planejamento como no controle da operação. É preciso implantar sistemas de transporte coletivo eficientes, integrados e com tecnologia adequada a cada região, adaptados a cada tipo de demanda”, indica o professor.

E, se depender do governo federal, o caminho para diminuir o caos no trânsito pode ser mais difícil. Nesta terça-feira (22), entram em vigor as medidas de estímulo à economia adotadas pelo Ministério da Fazenda. Carros populares, modelos mais potentes e utilitários tiveram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido. A medida, cuja intenção é retirar dos pátios das montadoras 360 mil veículos, vale até o final de agosto.


Transporte público coletivo
Diante do quadro preocupante, o subsecretário de Políticas de Transporte do DF, Luiz Fernando Messina, garante que o governo está adotando ações voltadas à modernização da estrutura viária e à melhoria do sistema de transporte. A principal delas, destaca, é um novo sistema de transporte público coletivo, cujo início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2013. Mas aí reside outro impasse: o processo licitatório está suspenso, desde a semana passada, pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

"O pedido não decorre de nenhuma irregularidade, são recomendações de caráter técnico. O Tribunal determinou que ajustássemos ou apresentássemos justificativas consistentes a alguns questionamentos”, afirma Messina. Segundo ele, a paralisação não vai acarretar mudanças significativas no novo modelo – ao invés das atuais linhas, será dividido por áreas de atuação -, que promete minimizar os transtornos dos passageiros e reduzir o número de automóveis em circulação.

Sobre as obras de infraestrutura para a Copa, o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, acredita que apenas o projeto do sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) ficará pronto no prazo. “No DF, uma das vantagens é que não há desapropriações a serem feitas, problema comum nas outras cidades”, explica. No caso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e da expansão do metrô, ele é mais pessimista: “os projetos de trilhos estão momentaneamente paralisados e, mesmo que sejam ativados, não vai dar tempo”.

Soluções
Na avaliação da NTU, devem ser implantadas faixas seletivas para ônibus em todas as grandes avenidas e corredores que dão acesso a Brasília, a exemplo da W3 Sul e Norte. “Os ônibus terão mais velocidade, farão mais viagens, e a oferta do serviço será maior. A outra questão é operar com veículos de maior capacidade, para resolver a questão do custo. Essa seria uma solução viável para o BRT. As pessoas deixariam o carro em casa para utilizá-lo”, acredita.
A solução desse tipo de gargalo é fundamental para resolver o que o especialista em trânsito Paulo Cesar Silva, da UnB, considera “um dos piores sistemas de transporte público do país, em termos de atendimento à população”. Segundo ele, à medida que o serviço oferecido é ruim, aumenta o número de automóveis nas vias – atualmente a taxa de ocupação é de 1,2 pessoas/veículo. O ideal, diz, é buscar melhorias para a cidade, para quem reside nela todos os dias, além de pensar apenas no evento esportivo de 2014.

O GDF garante que está fazendo o “dever de casa” para melhorar a mobilidade urbana dos mais de 2,6 milhões de habitantes do Distrito Federal. Os recursos de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, liberados recentemente pelo governo federal, serão aplicados, por exemplo, em expansão e modernização do metrô, melhorias no sistema de ônibus e construção de ciclovias e calçamentos para quem anda a pé.

Em relação aos pedestres, eles também devem ser prioridade quando o assunto é mobilidade, lembra Paulo Cesar. “A movimentação fica reduzida. Faltam calçadas e, no lugar onde elas existem, o caminho é irregular, descontinuado. Em um local onde prevalece o transporte motorizado, os percursos naturais do dia a dia são uma tortura”, afirma o professor da UnB.
Para os especialistas, as intervenções realizadas em função da Copa podem ser o incentivo que faltava para resolver os principais gargalos de mobilidade urbana do Distrito Federal nas próximas décadas. “Os investimentos que serão feitos começam a mudar essa regra. Faltavam projetos para a melhoria da mobilidade. Agora, nossa esperança é que eles sejam exitosos”, salienta Otávio Cunha, da NTU.

Fonte: Agência CNT de Notícias

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Salvador terá mil ônibus novos até a Copa, após licitação do setor de transporte

Há mais de 50 anos o sistema de transporte público de Salvador opera de forma irregular. O serviço não é regulamentado e não há contrato de concessão.

As empressas de ônibus são permissionárias. Ontem à tarde, durante entrevista coletiva, o secretário José Mattos, da Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), anunciou a consulta pública do edital de licitação para o sistema, que permitirá a cidade ter mil ônibus novos circulando até a Copa de 2014. 

“No momento em que nós publicarmos o edital, nós damos 45 dias de prazo para que as empresas possam preparar as suas propostas para apresentar para prefeitura. A partir daí nós vamos ter o julgamento e, se correr tudo bem, se não houver nenhum recurso por parte das empresas que venham participar, nós acreditamos que teremos tudo pronto em 90 a 120 dias.

Aí assinaremos um contrato formal com as empresas ganhadoras deste processo. Ainda este ano elas poderão vir a operar. A nossa ideia é que haja a renovação da frota e que até a Copa do Mundo nós tenhamos, aproximadamente, mil ônibus novos em Salvador”, declarou, na oportunidade, José Mattos.
 
“Gradativamente, a cada ano, as empresas serão obrigadas a colocar ônibus novos, para que Salvador possa ter um equipamento de qualidade e conforto para a população”, acrescentou o secretário. A Licitação Pública do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador decorre da Audiência Pùblica ocorrida em 08/02/2012, conforme determinação/orientação do Ministério Público Estadual. Hoje são cerca de 2.600 ônibus rodando em Salvador. Com a regulamentação do setor, mil coletivos considerados velhos serão retirados de circulação e substituídos por novas unidades.
Conforme o secretário, a ação do Setps – Sindicato das Empresas de Transportes – que trâmita na Justiça há alguns anos, já foi julgada e não cabem mais recursos por parte da prefeitura. “Esta ação impedia que a licitação fosse aberta. Nós estamos buscando  entendimento com o Setps, pra fazer um acordo na Justiça e, com isso, a gente possa liberar a possibilidade de licitar o sistema de trasnsporte público de Salvador. Nós temos a convicção e a certeza que este entendimento será feito nos próximos dez dias e a licitação sairá ainda no mês de junho”,  ressaltou José Mattos.
 
Com o serviço de transporte público regulado, a cidade será dividida em três áreas para exploração por parte das empresas vencedoras da licitação: as regiões do subúrbio, orla e da Paralela. “Vamos fazer uma ampla reformulação do sistema de transporte público e implantar vias exclusivas, inclusive na Vasco da Gama, onde estamos fazendo uma obra de macrodrenagem e, no futuro breve, teremos o sistema BRT, ligando a Estação da Lapa até o Iguatemi”, adiantou.  
 
Quanto à greve dos rodoviários, o secretário José Mattos, fez um apelo à categoria para que não sejam radicais, no descumprimento de uma determinação judicial, para que 60% da frota seja mantida no horário de pico e 40% nos horários de menor movimento. “Isto está acontecendo e nos entristece.

Eles têm o direito de greve, fazer paralizações, reivindicar, mas não têm o direito de prejudicar a população e não cumprir uma determinação da Justiça. A prefeitura não pode intervir porque esta é uma relação privada, entre empregado e empregador.

A nós cabe tentar mostrar que esta situação é de um serviço público essencial, que não pode sofrer descontinuidade por que representa um prejuízo incalculável, não só para a população como para a economia. Que eles cumpram a determinação judicial e continuem reivindicando e esperando que a Justiça defina e medie este impasse entre eles e os empregadores”, concluiu.
Fonte: Tribuna da Bahia
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Após caos, linhas de Metrô e da CPTM voltam a funcionar em São Paulo

A circulação dos trens do metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está normal na manhã desta quinta-feira, um dia após o caos vivido pela população na manhã de ontem.
Governo considera 'nociva e inútil' greve dos metroviários
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Os trens voltaram a funcionar por volta das 18h40 desta quarta-feira (23), horas depois que os funcionários decidiram aceitar a proposta da companhia e decretar o fim da greve.
As estações foram reabertas gradativamente. A paralisação parcial do metrô provocou tumultos e prejudicou o trânsito --que atingiu recorde histórico de congestionamento. À noite, o índice de congestionamento ficou dentro da média. O pico de lentidão foi registrado às 19h, com 118 km de filas, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Os metroviários aceitaram a proposta de reajuste de 6,17% do Metrô apresentada durante a audiência. O Metrô de São Paulo se comprometeu a não descontar do salário dos grevistas as horas não trabalhadas.
Inicialmente, o Metrô tinha oferecido reajuste de 4,65%, enquanto o sindicato pedia 20,12%.
Greve no metrô em São Paulo
Os metroviários ainda pediram para que a Justiça reconsidere a multa de R$ 100 mil, já que eles descumpriram a ordem judicial. Na audiência de ontem, a desembargadora Anélia Li Chum decidiu que, em caso de greve, os funcionários deveriam manter 100% do efetivo nos horários de pico (das 5h às 9h e das 17h às 20h) e 85% nos demais horários.
O caso ainda será julgado -- não há data prevista-- e, se a Justiça aplicar a multa pelo descumprimento da ordem, o sindicato diz que vai recorrer da decisão.
Funcionários das linhas 11 e 12 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também decidiram, na noite desta quarta-feira, voltar ao trabalho após audiência na Justiça do Trabalho.
As linhas 11-coral e 12-safira da CPTM ligam o centro de São Paulo a cidades da região metropolitana, passando pela zona leste. A proposta da empresa estabelece reajuste de 6,63% para a categoria e valei-refeição de R$ 20 por dia, entre outros pontos.

Fonte: Folha.com

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No Rio, Transoeste vai mudar 26 linhas de ônibus comum

Passageiros de ônibus devem ficar atentos, pois com o corredor expresso de ônibus BRT Transoeste, que vai ligar Barra da Tijuca a santa Cruz e Campo Grande, 26 linhas municipais sofrerão alterações: cinco deixarão de existir e 21 terão o percurso reduzido, se transformando em 24 novas linhas alimentadores, que ligam diferentes trajetos às estações do BRT. Na primeira fase do projeto, que sairá do papel nas próximas semanas, só uma será extinta, outra adaptada e três itinerários novos, criados.

Folhetos com as novas regras e linhas já estão sendo distribuídos à população. A mudança será gradual. Mesmo com o corredor operando, antigos itinerários podem continuar por algumas semanas para que os passageiros se adaptem. Na primeira fase, deixa de existir a linha 882 (Santa Cruz-Barra). A atual 460S, que hoje sai de Itaguaí e vai até a Barra, só irá até Curral Falso, em Santa Cruz.

Motoristas continuam treinando o percurso da fase 1, entre Barra e Santa Cruz. Serão quatro fases, com aumento gradativo do trajeto, até chegar a Campo Grande. O ônibus BRT, com capacidade para 140 passageiros, quatro portas do lado esquerdo e sem roleta impressionou, até quem trabalha no projeto.

Carlos José Duarte, 23 anos, armador de ferragens da obra do Terminal Alvorada, ficou surpreso: “Nunca vi um ônibus desse, só na televisão”. O operário mora em Guaratiba e planeja usar o novo meio de transporte: “Não vejo a hora de sair de casa e poder vir para o trabalho de BRT, sem trânsito”.
Morador do Recreio, o estudante Bruno Álvares, 21, que também viu o novo ônibus passando pela Av. das Américas, ainda está na expectativa pelo novo serviço. “Prefiro esperar para elogiar. Espero que coloquem bastantes ônibus rodando”, torce.

Multas por trafegar em local proibido

Nesta terça-feira, primeiro dia de fiscalização para coibir o veículos pesados na pista central da Av. das Américas, entre a Av. Ayrton Senna e a Alceu Amoroso de Lima, 29 ônibus e caminhões foram multados em R$ 85,13. A proibição valerá para o Túnel da Grota Funda. Os limites de velocidade são: 70 km/h nas pistas laterais da Av. das Américas; 80 km/h nas centrais, entre o Canal de Marapendi e a Av. Alceu Amoroso Lima; e 80 km/h dali em diante.
Expectativa e orgulho de dirigir os veículos articulados
Quem está escalado para dirigir o novo ônibus não esconde o orgulho. O motorista Marcos Torres, 42 anos, está ansioso para começar a rodar de verdade. “É um marco na história do Rio. Vou contar a meus filhos e netos que fui uns dos primeiros a conduzir o ônibus. É preciso dirigir mais devagar”, explica ele. Os condutores terão microfone para comunicar emergências a um centro de controle e tela com a imagem de câmera externa que o ajudará a dar ré.

Motoristas de ônibus comuns estão com água na boca. “Dá vontade de dirigir. Fui motorista de articulado em São Paulo e fiquei com saudades”, admite Hélio Marcos Domingos, 49.

Confira como funciona o Ligeirão Transoeste clicando aqui.
MUDANÇAS IMEDIATAS
Na 1ª fase, uma linha será extinta, mas até a fase 4, cinco itinerários deixam de existir. São eles: 882 (Santa Cruz-Barra da Tijuca), 876 (Vila Kennedy-Alvorada), 877 (Campo Grande-Alvorada), 897 (Pingo D’Água-Alvorada) e SP870 (Praia do Cardo-Bangu).

PRÓXIMAS FASES
Outras 21 linhas de ônibus comum terão os seus trajetos reduzidos para se tornarem alimentadoras do sistema BRT. São elas: 857, 858, SV858, 870, SV870, 871, 872, 873, 883, 878, 891, 896, 387, 853, SV853, 854, SV854, 882, 460S, 855 e 879.

Fonte: O Dia Online

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