Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

No Recife, Haja paciência para carregar o VEM Estudante

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O VEM Estudante que era para ser um serviço rápido e eficiente, vem deixando a vida de pais e alunos um transtorno devido as enormes filas que começam antes de entrar no posto de carregamento, alunos reclamam da demora e da falta de organização, eles relatam que dentro a desorganização é maior ainda, pois os alunos saem de uma fila e vão para outra de maneira desorganizada, o tempo perdido chega a quase 01 hora. Isso sem falar nos alunos que desistem de carregar seus cartões só de verem a fila, fazendo-os pagarem passagem inteira e consequentemente perdendo seus direitos.

Falta de descentralização do carregamento faz com que haja essa superlotação, pois é apenas um posto para atender a todos os estudantes.

Nota da Urbana-PE
Desde a semana passada, há filas em alguns horários por conta da atualização da carteira de estudantes secundarista, que demora, em média, cinco vezes mais tempo do que a recarga de créditos.

Para reduzir as filas nos postos de atendimento, a Urbana-PE criou o serviço de recarga online através do site www.vemgranderecife.com.br que possibilita comodidade para os estudantes e trabalhadores e rapidez na recarga. Apesar das facilidades, apenas 4% das recargas são realizadas via site. A maioria dos estudantes ainda prefere se dirigir aos postos de atendimento.

A Urbana-PE também tem um projeto com o uso de máquinas de autoatendimento que vai facilitar ainda mais as recargas. O processo já foi inciado com a implatação da descentralização. Serão 600 pontos até final do ano.

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Cuiabá parada: Poucos agentes deixam trânsito caótico

Paciência e tolerância. Desde que as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 começaram, a população residente em Cuiabá se viu obrigada a desenvolver, ainda mais, essas duas virtudes. Porém, para o tenente-coronel Wilson Batista, responsável pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tais adjetivos terão que ser trabalhados ainda mais pelos motoristas da Capital.
Nos primeiros dias em que a Avenida Miguel Sutil foi parcialmente interditada, o que os motoristas mais sentiram foi a falta de agentes de trânsito ou policiais militares a orientar o tráfego nos cruzamentos, sobre tudo no centro de Cuiabá.

Atualmente, o Batalhão de Trânsito da PM trabalha com 80 homens nas ruas de Cuiabá. Ainda este ano, 2.000 vagas serão preenchidas na PM; deste total, ainda não se sabe quantas vão ser destinadas ao tráfego. O intuito é que 300 novos policiais estejam aptos a atuar nesta área até 2014.

“Mesmo assim, todos sabem que é impossível colocar policiais na cidade inteira, isso não acontece nem na Europa. Estamos fazendo nossa parte, mas também temos que contar com a colaboração do motorista”, diz Batista. Ao contrário do que muitos pensavam, o “caos” não se instalou nos pontos exatos das obras e sim no centro da cidade, principalmente nas avenidas Prainha, Isaac Póvoas e Getúlio Vargas (o que automaticamente inclui dezenas de ruas do entorno). O tumulto se deu devido às poucas alternativas que os motoristas têm para fugir do tráfego pesado.

Conforme o diretor de trânsito da Secretária Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Jackson Messias, a situação se agrava por conta dos percalços que ocorrem nas vias. “Em horário de pico, cerca de cinco mil carros passam pela Avenida Miguel Sutil; esses veículos estão optando agora por transitar na Lava Pés e descerem a Isaac Póvoas e, quando há algum acidente, por exemplo, a circulação fica ainda mais lenta”, explica.

Ele ainda diz que parte da vagarosidade acontece porque os condutores não respeitam os cruzamentos ou passam no sinal verde mesmo quando a fila de carros não permite passagem, “trancando” as ruas. Para sanar o problema, multas serão aplicadas e uma campanha será lançada com o objetivo de conscientizar o condutor para que não haja mais fechamentos.

A SMTU atua com 50 agentes de trânsito divididos em dois turnos (matutino/vespertino). No próximo dia 21, mais 200 agentes serão postos nas ruas; eles já foram empossados em seus cargos, resultado do último concurso público e neste momento recebem treinamento.

Por Jéssica Benitez / Diário de Cuiabá

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Na Grande Belém, Rodoviários de Ananindeua e Marituba também declaram greve de ônibus

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Com mais de 715 mil usuários sem transporte público em Belém (PA), a greve dos rodoviários também é decretada nos municípios de Ananindeua e Marituba. O número de pessoas sem ônibus agora passa de 1,2 milhão, de acordo com a Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel). Em nenhum dos dois casos há previsão de retorno dos veículos às ruas.

A partir da meia noite desta quarta-feira (9) os três mil rodoviários dos dois municípios irão parar de trabalhar. Em toda a Região Metropolitana de Belém (RMB) há 1.752 ônibus distribuídos em 135 linhas, segundo a CTBel.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram) se reuniu no final da tarde desta quarta-feira (9) e optou também por paralisar o serviço de trânsporte público.
Em 24h esta é a segunda greve de rodoviários decretada na Região Metropolitana de Belém. Na noite desta terça-feira (8) o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviários do Pará (Sttrepa) resolveu paralisar as atividades após recusa de órgãos de trânsito de reajustar os salários em pelo menos 10% e aumentar em R$ 140 reais o valor do ticket-refeição da categoria.
As reinvindicações são bem parecidas com a dos rodoviários de Belém: "A diferença é que nós reinvidicamos plano de saúde e não tivemos nenhum percentual de reajuste oferecido pelas empresas", ressalta Márcio Amaral, presidente do Sintram.
 O sindicato pratonal ofereceu 5% de reajuste no valor de todos os pontos solicitados pelos rodoviários de Ananindeua e Marituba. "Foi unânime. Os rodoviários recusaram a proposta por estar muito abaixo do que pedíamos", explicou Raimundo Cordeiro, diretor financeiro do Sintram.
Ainda pela manhã, os sindicalizados  se reuniram e, a tarde, voltaram a negociar com o Sindicato de Transportes de Pessageiros em Belém (Setransbel), mas sem ter as reinvindicações atendidas os trabalhadores optaram pela paralisação.

Do G1 PA

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Metrô de Salvador vai operar no segundo semestre só para testes

O governo do estado vai buscar R$ 32 milhões junto à União  para colocar em funcionamento a linha 1 do metrô (Lapa-Acesso Norte) no próximo semestre. Mas isso não significa que o metrô vai operar comercialmente, como quer a prefeitura.

“A posição do governo é que não é viável funcionar comercialmente só com os seis quilômetros. Mas, os equipamentos já ficaram parados tempo demais e precisam ter algum funcionamento para preservar o investimento. Só vale operar comercialmente quanto tiver pelo menos a conclusão da linha da Paralela. Não podemos fazer coisa de amador”, afirmou o secretário  da Casa Civil, Rui Costa, que participou ontem de uma reunião com o governador Jaques Wagner e o vice-prefeito Edvaldo Brito.

Segundo ele, a operação da linha 1 do metrô será feita de forma assistida. “Terá transporte de passageiro, mas não será contínua. Podemos operar três dias por semana, por exemplo, e depois quatro. Mas são os técnicos que vão dizer. A operação será para condicionar, para testar o equipamento”, disse Costa, referindo-se à revisão dos vagões e manutenção do sistema.

A previsão, diz ele, é que a operação assistida funcione até o final do ano. “Chegamos a um entendimento com o município. A perspectiva é que a operação assistida vá até o final do ano e, após o condicionamento, será entregue ao vencedor da PPP”.
Na reunião, ficou acertado que a complementação da linha 1, com 12 km de extensão, entre a Lapa e Pirajá, será incluída no projeto de implantação da linha 2, do Acesso Norte, em Salvador, a Lauro de Freitas, passando pela Paralela, através de Parceria Público-Privada (PPP).


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Em Pernambuco, Audiência publica detalha sistema viário em Olinda e paulista

A Secretaria das Cidades promoveu na manhã de quarta-feira (09/05/12), no auditório Pe Lebret, 1º andar, localizado na sede do órgão, uma audiência pública com o objetivo de apresentar e prestar esclarecimentos ao público em geral sobre o projeto da II Perimetral/Via Metropolitana Norte. O encontro foi presidido pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral e contou com a participação do Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes e do Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Nilton Mota.


O projeto, que recentemente teve os seus recursos garantidos pelo Governo Federal por meio do PAC da Mobilidade das Grandes Cidades, abrange os municípios de Olinda e Paulista, refletindo diretamente no cotidiano dos usuários do sistema de transporte das duas cidades. Serão, ao todo, 10,1 km de requalificação e construção de um corredor exclusivo de ônibus, ciclovia, novas paradas e pontes sobre o Rio Fragoso.

 A intervenção está orçada em R$ 400 milhões e prevê a construção de uma nova avenida, com 6,1 quilômetros de extensão, ligando as rodovias PE-15 e PE-01, no limite entre os bairros de Rio Doce (em Olinda) e Janga (em Paulista) e, funcionará como prolongamento da 2ª Perimetral (4 km), que será triplicada no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e a PE-15.

O prazo para a conclusão para a II Perimetral/Via Metropolitana Norte será de dois anos, a partir da ordem de serviço. A audiência publica é a primeira etapa do processo de licitação da obra. Após a audiência a Secretaria das Cidades terá 30 dias para analisar as observações e demandas solicitadas pelos presentes e incorporá-las, ou não, ao projeto. O edital de licitação deverá ser publicado ainda em junho. 

O projeto tem como objetivo conectar o território do litoral norte ao oeste e sul da RMR por meio do Sistema Estrutural Integrado (SEI), aliviando os corredores principais de Olinda, além de promover a proteção ambiental do Rio Fragoso.
           
            Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto tem como finalidade garantir uma mobilidade urbana sustentável, que seja inclusiva e competitiva para garantir a oportunidade das pessoas de se deslocarem e terem acesso ao trabalho com mais facilidade. “As obras tratam o transporte público coletivo como prioridade e integram várias estruturas viárias, facilitando o deslocamento dos moradores, principalmente os carentes, de Olinda e Paulista até o Recife, desafogando o trânsito em diversos pontos”, disse.

A Via Metropolitana Norte começará no entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista.

Com a implantação do Projeto, carros e ônibus poderão trafegar pela 2ª Perimetral para chegar à Zona Norte do Recife, facilitando o deslocamento dos moradores que saem de bairros como Maria Farinha, Janga (Paulista), Rio Doce e Jardim Atlântico (Olinda). A intervenção irá desafogar o tráfego das Avenidas Getúlio Vargas e Governador Carlos de Lima Cavalcanti, utilizadas como vias de passagem para se chegar ao Recife.

Ao longo da intervenção serão construídas sete pontes sobre o Rio Fragoso e 18 paradas de ônibus serão instaladas por sentido. A avenida também terá duas pistas marginais de cada lado do Rio, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus. Todo o percurso será margeado por uma ciclovia.

Fragoso I (Canal Bultrins/Fragoso)- Outro diferencial do projeto abrange a requalificação do canal Bultrins/Fragoso, que voltará a sua calha natural, entre 35 e 45 metros. Hoje, há trechos dele com apenas 50 centímetros. A requalificação do canal terá um impacto grande na drenagem da cidade de Olinda, acostumada a constantes alagamentos. A obra, que já está em andamento sob o gerenciamento da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), tem início nos Bultrins e segue até o rio Fragoso, em Olinda.
O projeto contempla, ainda, a construção de um conjunto habitacional na rua do Araçá, em Olinda. Serão construídas casas sobrepostas com 45m², dois quartos, sala, cozinha e banheiro, beneficiando 1.867 pessoas. A previsão é que a obra seja entregue em novembro de 2013. Serão investidos nesta etapa, R$ 34,6 milhões.

Rio Fragoso II (Rio Fragoso)– Já esta etapa do projeto, que está em licitação sob a gerência da CEHAB, contempla o revestimento de 2,3 km de extensão do rio com início próximo ao Terminal de Integração da PE-15 seguindo até o bairro de Casa Caiada. Além disso, o projeto contempla a construção de oito pontes e dois conjuntos habitacionais, sendo um no bairro de Jardim Fragoso e outro no Inocop, em Olinda. Serão construídas 840 casas, beneficiando 10.196 pessoas. Essa etapa levará 18 meses para ser concluída, a partir da ordem de serviço.

Fonte: Sec. das Cidades-PE



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Linha 6-Laranja do Metrô vai desapropriar 406 imóveis em São Paulo

O governo do Estado de São Paulo publicou um decretou nesta terça-feira (8) em que informa as áreas que serão desapropriadas na capital para a implantação da futura Linha 6-Laranja (Brasilândia – São Joaquim) do Metrô. Segundo o governo, as áreas somam 407.400 m² em desapropriações.

A nova linha vai ligar a zona norte, região da Vila Brasilândia, ao centro da cidade, passando por universidades da capital. Com 15,9 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja fará integrações com os trens da CPTM na estação Água Branca, com a Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis-Mackenzie, e com a 1-Azul do Metrô, na estação São Joaquim.

A contrução da Linha 6-Laranja causou polêmica após moradores de Higienópolis terem feito uma mobilização contra a construção de uma estação no bairro . O Metrô mudou a estação de local, mas afirmou que foi por uma decisão técnica .

O decreto declara de utilidade pública 406 imóveis nos bairros da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade. Desses imóveis, 52 são terrenos vagos, 214 residenciais e 140 comerciais.

De acordo com o Metrô, após o decreto publicado pelo governo, a próxima fase será o ajuizamento das desapropriações com oferta do valor de referência. Na fase seguinte, um juiz nomeia a perícia para fazer uma vistoria prévia nos imóveis para fins de fixação de um valor provisório, que deverá ser depositado pelo Metrô para que seja feita a imissão na posse do bem.

A partir daí, os proprietários dos imóveis terão que cumprir uma lista de exigências legais para receber 80% do valor depositado em juízo pelo Metrô. São elas: comprovação de propriedade, por certidão atualizada da matrícula do bem (obtida no Cartório de Registro de Imóveis em que estiver registrado o bem expropriado); comprovação de não ser devedor de tributos vinculados ao imóvel (certidões negativas obtidas pelo sítio eletrônico da Prefeitura); não haver oposição de terceiros a partir da publicação de editais para conhecimento de terceiros (de responsabilidade do Metrô).

A desocupação deverá ser agendada diretamente com o Metrô ou ser cumprida com a presença de um Oficial de Justiça. Em ambas as hipóteses, o Metrô se responsabiliza pela mudança dos moradores.

Fonte: Último Segundo

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