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Monitoramento de ônibus por via satélite/ GPS em ônibus da capital sergipana começa a ser testado

domingo, 6 de maio de 2012

Esta é uma ótima notícia para os estudantes universitários que utilizam diariamente o transporte público coletivo e, às vezes, se aborrecem com os atrasos dos veículos. Está em processo de implantação em Aracaju um sistema que informa em tempo real o horário em que os ônibus passarão pelos pontos, local onde eles estudam. A tecnologia foi desenvolvida pelos estudantes do curso de Ciências da Computação da Faculdade  Estácio/Fase, em parceria com a empresa Infortele que já instalou um dispositivo (chip) controlado por via satélite/ GPS em ônibus, 30 linhas da capital sergipana. Serão monitorados 739 pontos de ônibus.
Segundo o engenheiro Pedro Vargas, diretor da Infortele, que executa o projeto com os acadêmicos Antônio Ubirajara e André Rafael Vieira, o sistema monitora veículos de três empresas sergipanas, favorecendo que o usuário saiba o horário previsto que a linha chegará ao ponto de ônibus. “O sistema identifica a hora, a velocidade, as coordenadas e o local onde está o veículo, o que permite que haja um controle das próprias empresas onde está a frota. O usuário será o maior beneficiado porque ele ganhará tempo e identificará onde está a linha que ele costuma  utilizar”, explica.
Neste primeiro momento do projeto de implantação, três pontos estão monitorados pelo sistema: dois na Avenida Hermes Fontes (próximo ao MC Donald´s e Restaurante Potyguar) e um na Avenida Nova Saneamento (próximo ao Casulo Bar).  O engenheiro explica ainda que o acesso à informação contribui para a programação pessoal e proporciona qualidade de vida aos usuários. O sistema faz com que o cidadão se desloque até o ponto de ônibus somente quando souber, de fato, quando o veículo estiver próximo.

Fonte: Correio de Sergipe

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Em Belém, Obras do BRT chegam ao principal corredor de trânsito da cidade

A partir da próxima terça-feira, as obras do sistema BRT avançam pelo principal corredor de trânsito Belém, a avenida Almirante Barroso. Para a realização dos serviços, uma nova intervenção na via será necessária, o que promete um trânsito ainda mais lento, pelo menos nos próximos 90 dias, data estipulada pela prefeitura para execução desta etapa. As alterações no trânsito começam no sentido Entroncamento - São Brás: apenas duas faixas estarão livres para fluxo de veículos.
Nesta fase do projeto, que consiste na retirada do asfalto e posterior “concretagem” do espaço dedicado ao BRT, a prioridade de circulação na Almirante Barroso será para o transporte público. Por isso, a recomendação da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) é que os condutores de outros veículos utilizem vias alternativas, como a Duque de Caxias, João Paulo II, Centenário e Júlio César.
Além da restrição de faixas, adequação da travessia de pedestres e entrada de máquinas pesadas na pista, haverá ainda alterações no tempo dos semáforos, que em horários de pico serão controlados manualmente. A CTBel garante, no entanto, que os principais cruzamentos, bem como a circulação na ciclovia, não sofrerão interrupções.
”Em nenhum momento o trânsito na ciclovia será interrompido. Em determinados instantes, ela ficará mais estreita, mas sempre funcionando durante toda a obra. Nos locais onde há travessia de pedestres, a partir do momento que a gente concretar, vamos colocar uma proteção de modo que o pedestre continue atravessando normalmente”, explicou Izaías Reis, diretor de Operações de Trânsito.

PREVISÃO
O trecho inicial da obra corresponde ao perímetro que vai do conjunto Costa e Silva até a Tavares Bastos. A previsão da CTBel é que em três dias a obra no local esteja concluída e avance para o quarteirão seguinte. Em quinze dias, a Companhia pretende chegar a São Brás. E no dia 21 de junho as máquinas já devem estar de volta ao trecho da Tavares Bastos, no sentido oposto. “Durante todo este período, a CTBel reforçará seu efetivo na área para trabalhar ao máximo e garantir o mínimo de transtorno possível”.


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Transporte coletivo de Limeira terá mais 13 novos ônibus a partir de 2ª feira

sábado, 5 de maio de 2012

A Secretaria Municipal dos Transportes anunciou, na manhã de ontem, mais 13 novos veículos para o transporte coletivo. No dia 26 de abril foram apresentados sete ônibus, que já estão em pleno funcionamento. No total, somam 20 novos coletivos, que integram a frota de 153 carros das duas viações.

A Limeirense coloca em funcionamento, a partir da próxima semana, um veículo na linha 1, que faz o percurso dos bairros Campo Verde/Atacadão; um veículo na linha 3 - Nossa Senhora das Dores/Nova Limeira, um na linha 4 - Olga Veroni/Vanessa, um na linha 6 - Santa Adélia/José Cortez, dois na linha 11 - Santa Adélia/Nobreville, um na linha 11B - Lagoa Nova/Terminal, e dois na linha 105, Nossa Senhora das Dores/ Atacadão.

A Rápido Sudeste colocará um veículo na linha 102, Nossa Senhora das Dores/Parque Hipólito e três na linha 107, Atacadão/Odécio Degan.


Fonte: Gazeta de Limeira

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Em São Paulo, Especialista propõe até 400 Kms de faixas exclusivas, delimitadas, para dar rapidez aos ônibus

Em vez de projetar poucos corredores de ônibus que custam milhões e acabam não saindo do papel, o consultor em engenharia de transporte Horácio Augusto Figueira apresenta uma solução mais abrangente, barata, que pode ser implementada em pouco tempo.

Figueira propõe 400 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, sinalizadas com cones, nas principais vias públicas de São Paulo. Reversíveis, entrariam em operação nos horários de pico da manhã e da noite e seriam desmontadas nos períodos de menor demanda.
“A Prefeitura precisa decidir se quer transportar dez vezes mais pessoas por faixa de trânsito”, apontou Figueira, ao defender sua proposta. “A alternativa é o colapso na mobilidade da cidade”, acrescentou o especialista, crítico do transporte individual, considerado prioridade da administração municipal.

O especialista exemplifica com a Radial Leste, que liga o Centro da cidade à Zona Leste e é um dos principais corredores de São Paulo. Para aliviar as linhas do Metrô e da CPTM que correm paralelas à Radial Leste, lotadas nos horários de pico, Figueira defende uma faixa exclusiva à esquerda, com cones, para ônibus expressos que não param em pontos.
“Se tivermos 150 coletivos biarticulados por hora, por exemplo, levando 140 pessoas sentadas, com conforto, transportaríamos mais de 20 mil pessoas a cada 60 minutos”, calculou o técnico. “Isso reduziria a lotação do transporte sobre trilhos”, avaliou  Figueira.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já implanta, diariamente, 17 faixas reversíveis usando cones, em 33 quilômetros, mas apenas cinco voltadas à circulação de ônibus.

Vias públicas em toda a cidade poderiam receber faixas exclusivas reversíveis, segundo Figueira. Os grandes corredores, como as marginais Tietê e Pinheiros, bem como a Avenida 23 de Maio, teriam pistas delimitadas com cones à esquerda. “Seriam linhas expressas, para dar velocidade ao transporte coletivo”, opinou o especialista. “Com ônibus confortáveis e passagens diferenciadas”, disse.
O importante, assegurou o consultor, é dar rapidez aos deslocamentos. “O que adianta um ônibus vazio, rodando a 5 km por hora? Não serve para nada. O passageiro prefere ir de Metrô lotado, mas ciente de que chegará logo ao seu destino”, explicou o técnico.

Outras avenidas que teriam condições de receber faixas exclusivas reversíveis, conforme Figueira, são a Bandeirantes, Ricardo Jafet, Braz Leme e Tiradentes/Santos Dumont. “E muitas outras, praticamente na cidade inteira.” Ele dá o exemplo da Rua Conselheiro Rodrigues Alves, na Zona Sul. “Existem muitas como essa. Nesses casos, não é preciso sinalizar com cones. Basta faixa horizontal, no asfalto, e placa alertando para os horários em que a pista da direita é exclusiva dos ônibus.”

O raciocínio de Figueira: “É melhor transportar numa faixa 35 passageiros em 30 ônibus numa hora, ou menos de uma pessoa e meia por carro, em 600 a 900 automóveis, nessa mesma hora?” Ele responde: “O número de transportados é mais ou menos o mesmo, mas é crime ambiental veículos particulares contaminarem a fluidez do transporte coletivo.” 



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Rodoviários já admitem decretar greve de ônibus em Salvador

Salvador – Não houve avanço nas negociações realizadas na tarde desta quinta-feira (3) entre o Sindicato dos Rodoviários e as empresas de ônibus, que não apresentaram proposta dentro das reivindicações da categoria. Com isso, os rodoviários decidiram manter o estado de greve, anunciado ontem. A próxima reunião está marcada para a próxima terça-feira, dia 8.
Depois disso, se novamente as negociações não avançarem, os rodoviários vão dar um prazo de 72 horas para que as empresas atendas as reivindicações da categoria ou faça alguma proposta.
A possibilidade de decretação de uma greve já começa a crescer entre os rodoviários. O diretor do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, admite uma paralisação geral dos ônibus.
“Se não tem proposta dos empresários, a única solução é a greve geral por tempo indeterminado”, avisou.
Entre as reivindicações estão a volta do quinquênio, o acréscimo salarial de cerca de 15%, ticket refeição de R$ 15, piso dos técnicos em manutenção de R$ 700, jornada de trabalho de 6h, folga aos sábados e domingos, fim da terceirização, além de plano de saúde familiar sem co-participação.

Fonte: Jornal da Mídia

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Motoristas são multados por invadirem corredores de ônibus em Joinville

No mês de abril a Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville), iniciou campanha para intensificar a fiscalização nos corredores de ônibus. De acordo com o setor de trânsito, no último ano (2011) foram 2100 infrações cometidas por uso indevido da faixa exclusiva para ônibus e veículos autorizados (ambulância, transporte escolar, táxi, polícia militar e civil). Neste ano, até março, o número já chegava a 1379. Nesse mês (abril), o número de infrações registradas foi de 304. Totalizando até o momento, 1683 infrações cometidas no ano de 2012.

Foto:Cleber Gomes

A diretoria de trânsito espera que a campanha obtenha o mesmo resultado que a campanha de fiscalização na faixa de pedestre. Segundo o diretor de trânsito, Marcelo Adriano Zgoda, nota-se uma mudança de comportamento dos motoristas na utilização e respeito as faixas exclusivas. “O órgão de trânsito deve se valer de todos os mecanismos legais a disposição para gerar mudança de comportamento nos motoristas. O primeiro é a educação para o trânsito, depois a engenharia de trânsito e o esforço legal”, comentou. Adriano explica que a intenção da campanha é continuar sem data específica de término. “A cada mês, é feita uma avaliação para verificar o progresso da campanha”, explicou.

Os 15 agentes disponibilizados para essa operação, estão divididos em 3 turnos de trabalho, dispostos nos corredores de ônibus localizados na rua João Colin, Avenida J.K, rua Blumenau, rua Nove de Março, Rua Aubé, Avenida Beira Rio, rua Santa Catarina e rua São Paulo. Todos os veículos autorizados a transitar na faixa devem estar sempre com a luz acesa. “Caso esses veículos estiverem de luz apagada e utilizando o corredor, serão notificados”, alerta o agente de trânsito Valdir da Silveira. É importante enfatizar que o corredor de ônibus da rua Santo Agostinho e da 9 de Março só pode ser utilizado pelos ônibus, já que está no contra fluxo da via.


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