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Em abril, entrará em vigor lei que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana

sábado, 7 de abril de 2012

Na primeira quinzena de abril de 2012, entrará em vigor Lei nº 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada pelo Congresso no final de 2011, sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff em 3 de janeiro de 2012, e publicada no Diário Oficial da União em 4 de janeiro.
O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, afirmou que a lei tem a condição de influenciar decisivamente, de forma positiva, a qualidade do transporte público nas cidades brasileiras. Ele informou que a primeira versão do texto do projeto mais antigo que deu origem à nova lei foi apresentada no 10º Congresso da ANTP, em São Paulo, em 1995. E disse que a ANTP está preparando um documento sobre a nova legislação.
CONHECER A NOVA LEI
A Lei nº 12.587 está estruturada em sete capítulos. No primeiro, de Disposições Gerais, em que são definidos o Sistema de Mobilidade Urbana e os elementos que o compõe: os modos de transporte, os serviços e as infraestruturas de mobilidade urbana. É ainda nesta parte inicial do texto que se encontram definições importantes como os princípios, as diretrizes e os objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Os outros capítulos focalizam as diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público coletivo, dos direitos dos usuários, as atribuições, as diretrizes para o planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade urbana, os instrumentos de apoio à mobilidade urbana.
No início de novembro de 2011, quando de sua 50ª Reunião, em Bertioga, o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Público e Trânsito, recomendou que autoridades e técnicos do setor lessem atentamente o projeto de lei para compreender a profundidade do alcance de vários de seus dispositivos. Agora que o projeto se transformou em lei e que está próximo de entrar em vigor, a recomendação é certamente ainda mais útil.
VIRTUDES
Ainda quando da tramitação no Congresso, o secretário-executivo da Frente Parlamentar do Transporte Público, Ivo Palmeira, apontava algumas das principais virtudes do projeto que se transformou na lei que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Algumas dessas virtudes foram mantidas e outras foram barradas em razão dos vetos presidenciais.
Entre as virtudes mantidas, está o fato de tratar da regulação dos serviços de transporte público coletivo, disciplinando a concessão de benefícios e subsídios tarifários. Outro aspecto que Ivo Palmeira destacava e que está presente na lei é a possibilidade de as operadoras poderem oferecer descontos nas tarifas aos usuários, inclusive em caráter sazonal.
O projeto estabelece, ainda, prioridade para o transporte público sobre o individual no sistema viário urbano, o que, se efetivamente aplicado – com faixas de rolamento exclusivas para ônibus ou a implantação de corredores totalmente segregados, como os BRTs (Bus Rapid Transit) – deve contribuir para melhorar o desempenho dos transportes em pontos como velocidade comercial e redução do consumo energético. E considera o transporte público coletivo como elemento capaz de estruturar e induzir o desenvolvimento urbano integrado, favorecendo ainda aspectos como a utilização de combustíveis menos poluentes e a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida.
A lei determina que o poder público combata o transporte ilegal. E estabelece que a política de mobilidade urbana deva ser estruturada de modo a reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, favorecendo a equidade de oportunidades, além de apontar a acessibilidade universal como um dos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Informações da ANTP
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Usuários do transporte coletivo de Uberlândia devem trocar os cartões de embarque

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Usuários do transporte coletivo em Uberlândia já podem trocar os cartões de embarque para que sejam validados nas novas catracas, de cor azul, que foram instaladas nos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves dos Santos, os novos validadores estão em funcionamento em toda a frota uberlandense, que possui 404 carros. “A troca do cartão antigo pelo novo deve ser feita na loja do SIT, no Terminal Central. A mudança dos cartões vai modernizar e agilizar o acesso dos passageiros”, disse.

As linhas do transporte coletivo de Uberlândia são operadas pelas empresas Autotrans Transportes Urbanos e Rodoviários, Viação Cidade Sorriso de Minas e Viação São Miguel de Resende. O secretário afirmou que o usuário que não tiver o novo cartão poderá continuar a utilizar o transporte coletivo com o pagamento em dinheiro.

Divonei Gonçalves disse ainda que o novo sistema de bilhetagem eletrônica visa à segurança de motoristas, trocadores e passageiros. A mudança não tem uma data limite, pois faz parte do planejamento da Prefeitura de Uberlândia a realização gradativa das trocas pelos novos cartões. “Ao evitarmos a circulação de muitas moedas e dinheiro, prezamos pela segurança de quem utiliza o transporte coletivo. E, futuramente, o cartão poderá ser carregado via internet”.

Novo sistema eletrônico

Embora o secretário Divonei Gonçalves tenha afirmado que todos os usuários devem fazer as trocas dos cartões “de forma tranquila”, ainda existe o desconhecimento da maioria dos passageiros em relação ao novo sistema de bilhetagem eletrônica. O fato foi constatado pela reportagem do CORREIO, que esteve nos terminais Central e Umuarama durante esta semana.

O gráfico Fausto Pinheiro de Melo disse que reparou os novos validadores azuis, mas não foi orientado a trocar seu cartão. “Meu vale-transporte é da empresa onde trabalho. E ela não me explicou até hoje como trocar o cartão pelo novo”. A universitária Camila Silva Borges também não tem informações sobre a mudança. “Uso meu passe escolar e não vi cartazes ou avisos, aqui no Terminal Umuarama ou em outro local, com orientações sobre essa mudança”, disse.

Troca dos novos cartões
Loja SIT no Terminal Central
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: 3210-5557

Fonte: Correio de Uberlândia

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Em Rio Preto, Região Norte ganha novas linhas de transporte coletivo

Duas linhas de transporte coletivo para usuários residentes na região Norte de São José do Rio Preto (SP), serão criadas neste mês. Serão linhas perimetrais que irão fazer trajeto direto bairro a bairro sem passar pelo terminal de ônibus do centro.

Uma das linhas sairá da região Norte com destino aos condomínios residenciais e será feita com sete mini-ônibus. A outra sairá da região Norte com destino ao Distrito Industrial utilizando três mini-ônibus e fará o trajeto contrário em ambas as linhas.

As novas linhas visam atender os trabalhadores que residem naquela região e diariamente tem que fazer o trajeto até o terminal e depois para o destino final. Essa alteração foi a primeira medida apontada após a avaliação inicial do sistema de transporte coletivo. As novas linhas tem previsão de entrar em funcionamento a partir da segunda quinzena de abril. Primeiro será feita a divulgação da mudança aos usuários para evitar transtornos.

Fonte: G1 SP

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Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciou nesta semana que o metrô estará em sua primeira fase de operações ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o alcaide, o cronograma foi acordado entre a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e a prefeitura. Até junho, a Linha 1 (Lapa- Acesso Norte) já transportará passageiros.

Em visita à sede da CBTU, no Rio de Janeiro, o presidente do órgão, Francisco Colombo, ratificou ao prefeito o prazo final de entrega da primeira etapa do sistema de transporte da capital baiana. “O metrô beneficiará já neste primeiro trecho dezenas de milhares de pessoas diariamente e na Copa do Mundo será uma importante via de acesso à Arena Fonte Nova”, comemorou o gestor. 

Fonte:  Bahia Notícias

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Lei proibe música alta nos ônibus de Florianópolis

Em trâmite desde agosto de 2011, a medida proíbe que usuários de transporte urbano escutem música alta dentro dos coletivos na Capital. Ou seja: música no ônibus, só com fones de ouvido.

Se for aprovada pelo prefeito, a lei deve entrar em vigor até o final do mês, a exemplo do que já ocorre em cidades como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).

Lei com caráter educacional
O texto prevê que a fiscalização fique a cargo dos fiscais de terminal da prefeitura, mas autoriza motoristas e cobradores a solicitarem aos passageiros com música alta que desliguem o aparelho ou utilizem fones de ouvido. Se o usuário resistir, será convidado a se retirar do ônibus.

Para o autor da proposta, vereador César Faria, a lei possui caráter educacional. Mais do que punir, visa conscientizar de que é preciso respeitar o espaço do outro.

- O projeto ainda precisa ser aperfeiçoado e pode ser modificado afirma, explicando que algumas questões não foram previstas na lei, como o caso de os próprios motoristas e cobradores escutarem música alta dentro dos ônibus.

Com o pé atrás
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setuf), Waldir Gomes, avalia que o projeto é delicado, pois pode provocar conflitos entre passageiros, motoristas e cobradores.

Outra questão é se o passageiro for menor de idade, pois não se pode expulsá-lo do ônibus. O órgão vai aguardar a lei ser sancionada para saber como proceder.

Saiba mais:

O que diz o texto?
- Proíbe o uso de aparelhos de telefonia celular ou similares com sistema de reprodução e amplificação de som no transporte coletivo de Florianópolis.

Quais as penalidades?
- Solicitação para que o passageiro desligue o aparelho sonoro.
- Havendo recusa, o condutor deverá solicitar a saída do passageiro infrator.
- O projeto não estabelece multa para os infratores.

O que falta para entrar em vigor?
- É preciso fazer uma versão final do texto na Comissão de Constituição e Justiça.
- Depois, segue para sanção do prefeito.

Diário Catarinense

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No Distrito Federal, Falta de estrutura emperra funcionamento do metrô e mobilidade urbana

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Única solução para resolver a sobrecarga do sistema viário do Distrito Federal, o transporte público ainda produz flagrantes da falta de planejamento, o que distancia a cidade de uma resposta para um dos problemas mais dramáticos enfrentados na capital do país. É nesse contexto que a dificuldade do metrô em operar em sua capacidade máxima agrava as limitações de mobilidade urbana. Dos 32 trens que a empresa pública comprou ao longo dos últimos 15 anos, 24, no máximo, podem rodar ao mesmo tempo. Isso ocorre porque não há energia suficiente para alimentar as composições, o que daria conforto e rapidez às viagens, especialmente nos horários de pico.

Do total de veículos comprados pelo GDF, três são, rotineiramente, reservados para a manutenção (seja em caráter preventivo ou para o caso de reposição). Ainda assim, das 32 composições existentes, restam 29. E o ideal é que todas pudessem entrar em atividade simultaneamente nos períodos de maior demanda. Cada trem tem quatro vagões com capacidade para transportar, em média, por dia, até 6.250 pessoas. A subutilização do sistema metroviário em sua máxima potência, além de desencorajar novos usuários (o que resolveria parte do inchaço de carros nas vias do DF), exige dos passageiros mais tempo de espera.



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