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Prefeitura de Porto Alegre estuda implantação de bicicletas para uso público

quarta-feira, 28 de março de 2012

Como alternativa de transporte e lazer, a prefeitura de Porto Alegre estuda a implantação de bicicletas para o uso público, como ocorre em grandes centros urbanos da Europa. Nesta segunda-feira (26), o prefeito José Fortunati assistiu à proposta apresentada pelos representantes da empresa Samba Transportes Sustentáveis.

A intenção é realizar uma parceria público privada que viabilize a instalação dos equipamentos. Fortunati ponderou a necessidade das bicicletas como mais um meio de transporte público. Além disso, objetivo é conseguir executar o projeto com fabricação, instalação e desenvolvimento de sistema, logística e atendimento com tecnologia nacional. A partir desta segunda, técnicos da EPTC começam um estudo para levantar pontos de alto fluxo de pessoas.

“Estamos buscando alternativas para a população se deslocar. Além de ser um meio que não polui, é uma atividade saudável”, afirmou Fortunati em nota divulgada pela assessoria de imprensa. O prefeito ressaltou, ainda, o empenho da prefeitura para estimular o uso da bicicleta como a construção de ciclovias e campanhas para educação no trânsito.
Fonte: Jornal do Comércio

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Maior ônibus do Mundo já está em teste na cidade de Porto Alegre

A partir desta terça-feira, 27, a Companhia Carris Porto-alegrense faz testes com um ônibus biarticulado. A capacidade do veículo é para 53 passageiros sentados e 110 em pé, com 27 metros de comprimento e duas articulações sanfonadas.

“Estaremos realizando testes para atender a crescente demanda dos usuários. E, se efetivamente, houver possibilidade de rodar nas nossas linhas sem problemas para o trânsito ou para sua operação, a Carris trabalhará para adquirir ônibus biarticulados para nossa frota”, afirmou o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.

O veículo é um modelo Volvo com piso rebaixado, acessibilidade e motor lateral. Este tipo de ônibus opera em outras grandes capitais do Brasil, como Curitiba e São Paulo.

O ônibus biarticulado corresponde a todos os requisitos técnicos estabelecidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que vistoriou os veículos. “Agora vamos monitorar o ônibus e verificar como ele se comporta no trânsito. Se a resposta for positiva, utilizaremos esse tipo de veículo nas linhas onde há mais demanda de usuários, com o objetivo de qualificar o atendimento”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.


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No Ceará, Obra do metrô de Sobral será paralisada

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE), por meio do juiz Hyldon Masters Cavalcante Costa, suspendeu, nesta segunda-feira (26), a licença para a construção do metrô de Sobral. O município está sujeito a uma multa diária de R$ 50 mil, caso a obra não seja interrompida no prazo de até 24 horas.

O pedido de paralisação partiu do Ministério Público do Ceará (MP/CE), que ingressou com ação civil contra a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o Estado do Ceará e o Município de Sobral. O MP alegou que a construção do metrô causa degradação ao meio ambiente e viola o Plano Diretor da cidade. Sustentou também que a obra gera transtornos à população, pois está sendo realizada sem planejamento urbano e estudo ambiental.

Ainda de acordo com o Ministério Público, os moradores atingidos sofrerão impacto financeiro em virtude da desvalorização dos imóveis. As partes foram notificadas, mas somente o Município de Sobral se manifestou.

Contraponto
Na contestação, sustentou que não é diretamente responsável pela construção, tendo a função de fiscalizar se Plano Diretor está sendo respeitado. Defendeu que a obra recebeu parecer técnico da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e que não fere à diretriz geral do desenvolvimento urbano, pois passou pelo crivo do Conselho Municipal do Plano Diretor.

Ao analisar o caso, o juiz, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Sobral, suspendeu a licença. O magistrado ressaltou que é preciso considerar a magnitude da obra, bem como a necessidade de estudo prévio de impacto ambiental.

Conforme Hyldon Masters, a dispensa do estudo contraria a Constituição Federal, o Plano Diretor de Sobral e uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). "A obra do VLT de Sobral, ao menos da forma como está sendo executada, já que sobre o projeto não houve Estudo nem Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), apresenta um empreendimento com potencial efeito negativo sobre o meio ambiente artificial, na medida em que impõe a construção de linha férrea e estações com destruição ou diminuição de pontos urbanos, inclusive alguns atinentes à mobilidade urbana, como ruas e avenidas".

Fonte: Diário do Nordeste

 
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Ônibus do transporte público de São José dos Campos terão bagageiros

Fazer compras, geralmente, é algo prazeroso. Carregá-las, entretanto, é um problema para muitos que dependem do transporte público. Para tentar solucionar esta dificuldade, a prefeitura de São José dos Campos aprovou uma lei que obriga as empresas que operam na cidade a instalar bagageiros nos ônibus.

A lei, que começa a valer a partir desta segunda-feira (27), prevê que o bagageiro seja instalado dentro dos veículos, logo depois da catraca. A estrutura será como uma prateleira fixada no teto e aberta, para que os passageiros possam visualizar as bagagens.

“A primeira reclamação que recebemos é o excesso de passageiros no ônibus. Consequentemente, também o excesso de bagagens”, diz o vereador Dilermando Dié, autor do projeto. “Como os carros hoje são fabricados de forma muito compacta, as pessoas, principalmente as grávidas e os idosos, encontram dificuldades para andar no corredor”.
Segundo o parlamentar, o valor da passagem não deve sofrer reajustes por causa do bagageiro. Cada empresa que poderá escolher o material deste novo equipamento nos ônibus.

Usuários
Esta nova lei divide opiniões entre os joseenses. A pensionista Maria Aparecida Camargo é uma das que aprovam a medida. Segundo ela, os bagageiros devem facilitar a vida de quem carrega compras nos ônibus.

“Geralmente nós andamos com bolsas e caixas”, diz Camargo. “Agora que os supermercados não podem dar sacolinhas plásticas, temos que andar com caixas e levar de algum jeito”.

O cobrador de ônibus Altamir Alves Moraes não é otimista como Maria Camargo. Ele prefere ver a lei na prática para dizer se ela é eficiente:

“Vai gastar muito tempo para colocar e tirar a bagagem. Isso é algo que pode melhorar, mas que também pode piorar a situação.”

Fonte: VNews

 
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Motoristas fazem paralisação e deixa 60 mil sem ônibus em Hortolândia

terça-feira, 27 de março de 2012

A paralisação de funcionários da empresa Boa Vista, em solidariedade pela demissão de quatro funcionários, por justa causa, identificados como participantes da fraude no transporte coletivo entre as cidades de Campinas (SP) e Hortolândia (SP), atinge pelo menos 60 mil usuários do serviço nesta terça-feira (27), segundo o diretor de comunicação da empresa, Paulo Barddal.

"A paralisação é de 100% dos empregados. Ela atinge 147 ônibus que fazem as linhas Monte Mor-Campinas e Hortolândia-Campinas, além de 33 ônibus do transporte urbano de Hortolândia. Muita gente está sendo prejudicada", explica. Barddal informou que representantes da empresa já estão em busca de acordo com os funcionários. A paralisação teve início às 11h.


EMTU
 Por outro lado, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, às 17h, que 45 ônibus metropolitanos estão estacionados e comprometendo seis linhas que operam o eixo Hortolândia – Campinas, além dos veículos que operam as linhas municipais. "A Viação Boa Vista está adotando as medidas administrativas e jurídicas para o imediato restabelecimento da normalidade da operação", informa a nota.

No comunicado, a EMTU afirma que convocou operadores do serviço Operador Regional de Coletivo Autônomo (Orca) e 95 micro-ônibus para suprir as ligações comprometidas para minimizar os transtornos aos usuários.

"Em relação à denúncia, esta empresa notificou a Viação Boa Vista para que intensifique a fiscalização em relação ao comportamento dos operadores das linhas e está enviando um ofício à Delegacia Seccional de Polícia de Campinas comunicando as irregularidades", informa a empresa.

O diretor do sindicato de condutores, Carlos Pereira Gomes, reiterou que a categoria não apoia a paralisação. "Achamos isso errado e não vamos participar", resume.

Fraude
 Segundo a denúncia, passageiros e funcionários da empresa participam de um esquema de pagamento menor da tarifa, que custa R$ 3,05 nas viagens entre Hortolândia, Monte Mor e Campinas. O passageiro entra pela porta de trás do veículo e paga R$ 2, para passagem, que não é computada pela catraca.

A vantagem do pagamento menor, que beneficia alguns passageiros e motoristas, traz prejuízos para a maioria dos usuários. Segundo a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), responsável pelo transporte intermunicipal, o desvio de parte do valor das passagens impede novos investimentos das empresas no aumento da frota, que possibilitaria ampliar os horários de atendimento à população.

Passageiros denunciam que os ônibus demoram muito para passar, que estão sempre lotados e que a passagem é cara pelo tipo de serviço oferecido.

A EMTU pedirá à polícia que investigue o golpe da passagem mais barata nos ônibus que fazem a linha entre as cidades de Campinas (SP) e Hortolândia (SP).

Fonte: G1 SP

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SET declara falência no sistema de transporte coletivo de São Luís

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís ( SET) declarou a falência no sistema de coletivos da capital maranhense em razão das prestadoras de serviços estarem em situação de colapso financeiro-operacional e sem condição alguma de manter a atual operação.

O anúncio foi feito pelo diretor jurídico do SET, José Gilson Caldas Neto. Ele adiantou que algumas empresas já deixaram de fornecer o ticket-alimentação e de pagar o plano de saúde dos funcionários por falta de recursos financeiros.
“Alguma medida deve ser tomada, urgentemente, para evitar um caos irreversível no sistema de transporte. Chegamos ao estrangulamento máximo da operação, podendo acarretar em um colapso total e na consequente paralisação dos ônibus de São Luís”, alertou o diretor.

De acordo com José Gilson, alguns problemas levaram à falência o sistema de transporte. Ele destacou os sucessivos congelamentos de tarifa (2004 a 2010 – dois anos sem reajustes, além dos últimos 27 meses entre 2010 até os dias atuais) e o excesso de gratuidades - todas sem qualquer subsídio do Município - agravado pelo alto índice de fraudes na utilização do benefício nos ônibus. Em São Luís, segundo ele, o índice de gratuidade no sistema de transporte chega a 26%, enquanto a média nacional é de 8%.

O diretor do SET observou ainda que em 2010 e 2011 ocorreram dois reajustes salariais dos motoristas que as empresas precisaram arcar mesmo sem reajuste de tarifa dos coletivos. Ele citou ainda o aumento do salário mínimo (2010, 2011 e 2012), somado aos reajustes de insumos do setor, como diesel, manutenção de veículos e compra de peças. “Para agravar ainda mais a situação, uma lei municipal decretou a "domingueira" (pagamento de meia-passagem para todos os usuários aos domingos), diminuindo pela metade a receita das empresas nesses dias, também sem qualquer subsídio”, disse.

Segundo José Gilson, mesmo sem nenhum reajuste em mais de dois anos e sem dinheiro em caixa as empresas prestadoras do serviço de transporte coletivo recorreram a financiamentos bancários para a aquisição de 350 ônibus entre fevereiro de 2010 e fevereiro deste ano, todos equipados com elevadores para portadores de necessidades especiais. “Só para se ter uma ideia da dimensão deste investimento, este quantitativo equivale a mais de um terço da frota total de ônibus de São Luís”, explicou o diretor jurídico do SET.

Tarifas - De acordo com dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos/NTU, São Luís tem, atualmente, a menor tarifa e também a mais defasada do país, no valor de R$ 1,98 (média das três tarifas). São Paulo, por exemplo, tem tarifas no valor de R$ 3,00. Já cidades do Norte, como Manaus, e do Nordeste, Salvador, que têm o Sistema Integrado de Transporte (assim como o de São Luís), operam com a tarifa média de R$ 2,75 e R$ 2,50 respectivamente.

O Sistema Integrado de Transporte existente em alguns municípios, como o de São Luís, permite que com apenas uma passagem o usuário possa percorrer toda a capital, Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
“Agora, com a entrada em vigor do novo piso para o salário mínimo [janeiro deste ano], ficou simplesmente insustentável a oferta do serviço de transporte coletivo sem um realinhamento dos custos”, afirmou José Gilson.

“Acredito que muitos usuários até concordariam em pagar uma tarifa um pouco maior por um serviço melhor”, afirmou o diretor do SET. Ele observou ainda que apenas 20% dos usuários pagam, de fato, a tarifa em dinheiro, já que 80% dos mesmos usufruem de benefícios, tais como vale-transporte (pagos pelas empresas contratantes), meia-passagem (para estudantes) e gratuidades (concedidas por leis municipais para determinados grupos).
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