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Em Fortaleza, População é quem vai decidir aonde deve ter faixas de ônibus

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Uma consulta pública dará a possibilidade da sociedade escolher em qual trecho será implantado, inicialmente, faixas prioritárias para transporte público em Fortaleza. Serão distribuídos, a partir do sábado, dia 25, formulários de votação em todos os terminais de ônibus da Capital. A iniciativa segue até o dia 4.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) promete, com as faixas prioritárias, que as viagens de ônibus fiquem mais rápidas. Serão destinadas faixas para o transporte público, aumentando, assim, a quantidade de viagens e diminuindo o tempo de espera dos passageiros. Trata-se da implantação, segundo o presidente da Etufor, Ademar Gondim, de novo sistema de tráfego - Serviço Rápido de Ônibus (BRS) - um corredor expresso em que serão estabelecidas trechos de circulação.

A Etufor estima que a tal medida poderá aumentar a velocidade operacional dos ônibus de Fortaleza, possibilitando maior fluidez no deslocamento, além de permitir a redução de combustíveis e de emissões de poluentes nos vários corredores viários.

Na votação, a população poderá escolher entre os vários trechos, o que será inicialmente implantado pela gestão: são cinco, como o Antônio Bezerra/Centro, Antônio Bezerra/Messejana, Lagoa/Centro, Messejana/Centro e Leste-Oeste/Centro. A consulta pública acontecerá também na internet, no site da Etufor, no endereço virtual oficial: http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor.

O presidente da Etufor, Ademar Gondim, espera por uma ampla participação da população e acredita que, com essa votação, sociedade poderá tirar suas dúvidas sobre as faixas prioritárias e conhecer mais o projeto.

"É uma forma também de trabalharmos a nova lei da mobilidade urbana, que valoriza muito a participação popular nas decisões dos gestores. Muitas pessoas ainda confundem muito a faixa prioritária com a faixa exclusiva. Vamos distribuir folder 24 horas por dias nos pontos reservados em todos os terminais de Fortaleza. A ideia é que a prefeita, Luizianne Lins, acate o desejo da maioria e a ação comece onde o povo mais precisa", ressalta Ademar Gondim.

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Em Manaus, Frota de ônibus novos ainda está incompleta


As empresas que venceram a licitação para realizar o transporte coletivo em Manaus estão devendo a entrada de 77 ônibus novos no sistema.

Elas tinham prazo de 120 dias, encerrado em novembro do ano passado, para colocar 858 novos veículos, mas só conseguiram trazer 781 conforme a Superintendência Municipal dos Transportes Urbanos (SMTU). O prazo de 120 dias para a renovação da frota está previsto no edital elaborado pela Prefeitura de Manaus.

Num primeiro momento, as empresas teriam um prazo de 60 dias contar do início da operação no sistema - que ocorreu em julho de 2011 - para trazer a primeira metade dos novos ônibus e posteriormente mais 60 dias para entregarem a segunda metade.

Neste caso, todos os 858 ônibus novos já deveriam estar circulando desde novembro do ano passado. A SMTU não esclareceu o motivo para que os prazos previstos no edital não tenham sido cumpridos pelas dez empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo em Manaus.

Por meio de sua assessoria informou apenas que até o final do mês de março todos os 858 novos ônibus garantidos pela prefeitura estarão em circulação. De acordo com a SMTU, somente no próximo dia 10 março, sete articulados sairão da fábrica e devem completar a nova frota do transporte público na capital amazonense.

Tarifa maior

Em março de 2011, a Prefeitura de Manaus preferiu adotar o novo valor da tarifa - de R$ 2,25 para R$ 2,75 - somente após a chegada dos ônibus da nova frota que, na época, estavam sendo aguardados para os meses de junho e julho do mesmo ano.

Já no mês de outubro, apenas 450 ônibus fabricados em 2011 estavam circulando em Manaus e correspondiam a um pouco mais da metade da meta de renovação da frota imposta para as dez concessionárias pelo edital de licitação elaborado pela prefeitura.

Contudo, em novembro do ano passado, o Waldemir José (PT) chegou a exigir a comprovação do alcance da meta de renovação da frota dentro do prazo, mas, na época, também não teve esclarecimentos da SMTU e nem do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), que reúne as empresas que operam o sistema.

Em números

781 ônibus novos estão circulando em Manaus. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 85 novos veículos estão na frota da empresa Rondônia, 72 são da Açaí, 67 estão na frota da empresa São Pedro, 67 são da Integração, 70 veículos são da Via Verde, mais 70 são da Expresso Coroado, o total de 168 estão circulando na frota da Global, 11 na empresa Transto, 52 circulam na Líder e 100.


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Transporte alternativo de Jaboatão-PE vai ser cadastrado



A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), inicia na próxima segunda-feira (27) o recadastramento do sistema de transporte público por veículo de pequeno porte (VPP). A ação será desenvolvida pela Secretaria Executiva de Trânsito e Transporte (SETT). Serão realizadas vistorias técnicas nos veículos e verificado se os profissionais (motoristas, cobradores e permissionários) encontram-se com as documentações em dia, permitindo o livre exercício da atividade.

Para a realização do recadastramento, será cobrada uma taxa de R$ 20 por veículo. Quem não se recadastrar poderá perder a permissão para atuar no município. De acordo com as informações da prefeitura, em caso de falecimento do permissionário, será permitida a transferência da permissão ao herdeiro, desde que munido de documento judicial que assim o habilite.

Para a realização do recadastramento, a SETT não aceitará procurações de permissionários, sejam públicas ou particulares.

As inscrições serão realizadas na sede da SETT, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 1.496, Piedade, das 8h às 13h. O atendimento será limitado a 30 veículos por dia. O cadastramento ocorrerá até o dia 30 de março.

Outras informações: Secretaria Executiva de Trânsito e Transporte (81) 3343.1741 ou acesse o
Diário Oficial do Município.

Informações: Pernambuco.com



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Metrô, CPTM e EMTU/SP vão operar uma hora a mais com o fim do horário de verão a 0h00 de domingo (26)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Com o fim do horário de verão neste fim de semana, Metrô, CPTM e ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) irão funcionar uma hora a mais de sábado (25/2) para domingo (26/2), ou seja, até a 1h00 do horário novo (2h00 no horário antigo). Vale lembrar que o término da operação comercial do sistema metroferroviário aos sábados ocorre à 1h00 de domingo.

O horário de verão termina a 0h00 de domingo, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Já as linhas de ônibus metropolitanos gerenciadas pela EMTU/SP que operam entre às 23 e 24h00 de sábado (25/2), realizarão novamente as partidas previstas para essa faixa horária.

Metrô
Os usuários do Metrô poderão contar com o serviço por uma hora a mais de sábado (25) para domingo (26). Com a ampliação do horário de circulação dos trens, o número de viagens ofertadas será maior. Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), serão 17 viagens a mais; na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 20; na Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda), 22; e na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), 24. Na Linha 4-Amarela (Luz-Butantã), operada pela ViaQuatro, serão realizadas 26 viagens a mais.

CPTM
As seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão operar uma hora a mais na madrugada de domingo (26). A operação será iniciada normalmente às 4h00 do novo horário no domingo (26).

EMTU
As linhas de ônibus metropolitanos gerenciadas pela EMTU/SP que operam entre 23 e 24 horas, realizarão novamente as partidas previstas para essa faixa horária.

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No Recife, Bloco dos vândalos danificou mais de 600 ônibus durante o carnaval

No Recife, 612 ônibus foram depredados durante o carnaval, de acordo com dados do Grande Recife Consórcio de Transporte. Algumas empresas de transporte da Região Metropolitana do Recife divulgaram nesta quinta-feira (23) imagens que flagram passageiros destruindo os ônibus durante o carnaval. Uma dessas empresas teve 140 veículos depredados.

Os vândalos quebraram para-brisas, vidros, bancos e entrada de ar. “Esse ano nós tivemos 140 ônibus depredados com um valor de aproximadamente R$ 20 mil de prejuízo”, afirmou diretor de empresa de ônibus, Gibson Pereira. Sempre que um ônibus é atingido, ele sai de circulação e volta para a garagem. Até que ele seja reparado ou a substituído, as ruas ficam com um veículo a menos.


Imagens do circuito interno de TV mostraram como os vândalos se comportam. Um grupo forçou a porta e entrou sem pagar, enquanto outros seguiram viagem em cima do banco. Um rapaz que percebeu estar sendo filmado, resolveu tampar a câmera. Sem o registro, os companheiros dele quebraram as janelas do ônibus

O problema é ainda é maior quando faltam peças de reposição. Em uma das empresas, quase a metade dos ônibus que circularam no carnaval sofreu vandalismo e alguns ainda não estão em condição de voltar às ruas. “Isso representa um prejuízo financeiro para a empresa e um prejuízo moral para a população, que fica sem equipamento de uso cotidiano”, disse o diretor de empresa de ônibus, Almir Buonora.
 
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Na Grande Vitória, Projeto de corredor de ônibus (BRT) ficará pronto no final de 2013, diz governo

O projeto da primeira etapa do sistema Bus Transit Rapid (BRT), que vai criar corredores exclusivos para ônibus nas principais vias da Grande Vitória, tem estimativa para ficar pronto no final de 2013, segundo a secretária estadual dos Transportes e Obras Públicas em exercício, Luciene Becacici. O edital de licitação para a contratação do projeto foi publicado no Diário Oficial do dia 16 de fevereiro. O valor do projeto é de R$ 27 milhões.

Nos municípios de Vila Velha e Serra algumas obras viárias já estão sendo feitas nos moldes do BRT. "Em 18 meses após assinado o contrato estaremos prontos para licitar obras. Enquanto isso, já tem algumas obras acontecendo prevendo a vinda do BRT. Nas obras em que o estado é parceiro das prefeituras, já vem preparando as vias para a chegada do BRT. E também a Quarta Ponte, que já será contemplada com o BRT passando sobre ela", afirma a secretária em exercício.
A primeira etapa do sistema BRT Grande Vitória compreende um trecho de 32 quilômetros de extensão. "Essa primeira etapa contempla o trecho viário mais carregado, onde circula um maior volume de passageiros todos os dias. O trecho vai desde o Terminal de Carapina, na Serra, passando pelas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, em Vitória, seguindo para Vila Velha pela Cinco Pontes, interligando os terminais de São Torquato e Jardim América e passando pelo terminal do Ibes até chegar ao terminal de Vila Velha", explica Becacici.

Segundo a secretária em exercício, também está em estudo com a concessionária Rodosol que o trajeto passe pela Terceira Ponte, deixando uma faixa exclusiva para os ônibus, pelo menos nos horários de pico.

A proposta, segundo a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop), é integrar a rede metropolitana com um conjunto único de linhas. "Isso engloba os sistemas municipais. Será uma única rede gerenciada de forma integrada. As linhas serão revistas", afirmou a secretária.

De acordo com os estudos preliminares, as estações serão conjugadas, no canteiro central das vias. Excepcionalmente na área da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na Avenida Vitória, em Vitória, e na Avenida Carlos Lindenberg em Vila Velha, as estações serão alternadas.

Os ônibus serão articulados, com portas dos dois lados e com piso na altura das plataformas, para agilizar o embarque e desembarque dos passageiros. Segundo Luciene Becacici, o sistema vai contar com rastreamento por GPS e imagens de videomonitoramento. Nos ônibus, nos terminais e nas estações, a comunicação com os usuários será feita por painéis eletrônicos apresentando os horários de chegada dos veículos de cada linha. "Os usuários contarão também com informações pela internet e pelo celular", afirmou a secretária.
 
Fonte: G1 ES


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