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Em Porto Alegre, Sistema ineficiente, ônibus vazio: tarifa cara

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A tarifa de ônibus de Porto Alegre de R$ 2,85 - que entrou em vigor esta semana -, tornou-se uma das mais caras dentre as capitais, só sendo inferior a São Paulo. No Rio de Janeiro, por exemplo, a tarifa subiu em janeiro para R$ 2,75. Este reajuste na Capital gaúcha - contestado e criticado por entidades do movimento comunitário e estudantil -, mantém o preço da passagem num patamar extremamente elevado.
Se tomarmos como parâmetro o IPCA, de julho de 1994 até janeiro deste ano, o aumento acumulado dos preços atingiu 281,6%. Já a tarifa de ônibus da Capital subiu 691,6%, ou seja, praticamente dobrou em termos reais. É evidente que todo cidadão porto-alegrense atento exige uma explicação: por que paga hoje quase duas vezes mais do que pagava em meados dos anos 1990? Como o poder público não trata o tema com a transparência necessária, resta apenas a alguns setores da sociedade – os que mais sofrem os efeitos negativos – a mobilização e o protesto.
Desde meados dos anos 1990, o Índice de Passageiro por Quilômetro (IPK) diminuiu quase 40%, pressionando o aumento da tarifa. Em 2011 o fato se repetiu. Vale dizer: se os ônibus andarem com menos passageiros, cada usuário vai pagar mais. A questão é: por que os ônibus da cidade estão cada vez mais vazios? A resposta é simples, o serviço prestado é cada vez pior e os ônibus estão cada vez mais lentos.
O governo Fortunati tem boa parte da culpa. Há quatro anos promete implantar o sistema rápido de transporte nos corredores, projeto conhecido por BRT, e até o momento não aplicou um centavo. No orçamento de 2011, previa-se R$ 44 milhões para as obras que não foram realizadas. A outra questão é o modelo do cálculo tarifário, aliás, defendido pelo prefeito. Questionado sobre o os supostos lucros excessivos dos empresários, que defende a manutenção de atual taxa de lucro de 12%, extremamente elevado. Conclui-se que um sistema ineficiente combinado com uma elevada taxa de lucros resulta numa passagem de ônibus que lesa diretamente o usuário.
Fonte: Jornal do Comércio
   
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Governo do Pará assinou acordo que viabilizará BRT


O governo do Pará assinou ontem acordo para empréstimo de R$ 320 milhões para obras de mobilidade urbana que vão beneficiar toda a Região Metropolitana de Belém. O acordo firmado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) vai garantir a construção do corredor viário entre o município de Marituba e o mercado do Ver-o-Peso, no centro de Belém. As obras terão início em 2014 com conclusão prevista para 2015. O governo estadual vai apresentar contrapartida de R$ 160 milhões.

Com a conclusão da segunda etapa do projeto Ação Metrópole, pode ser resolvido um dos mais graves problemas de trânsito entre as capitais do país, que é o estrangulamento do tráfego de veículos no acesso à cidade, no trecho que envolve a rodovia BR-316, o Entroncamento e a avenida Almirante Barroso, que faz a ligação com o centro da capital. A construção de um corredor de transportes de ônibus exclusivo vai desafogar o trânsito em todo o entorno da RMB.

O acordo foi assinado em Brasília e contou com as presenças do diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira; do coordenador do projeto Ação Metrópole, Paulo Ribeiro; da coordenadora técnica do projeto, Marilena Mácola e do representante sênior da Jica no Brasil, Masayouki Eguchi.

APROVAÇÃO

O próximo passo para a viabilização do projeto é a aprovação do Ministério da Fazenda. Técnicos do MF participaram esta semana das reuniões de avaliação do documento que permite o empréstimo. Em seguida, o projeto será enviado para a Casa Civil da Presidência da República e depois para o Senado Federal, onde deverá ser analisado e votado.

Nos próximos dois meses deverão estar concluídos os editais para licitação das empresas interessadas na construção da obra. Segundo Paulo Ribeiro, as obras do Ação Metrópole devem começar em janeiro de 2014. No final de 2015, o Bus Rapid Transit (BRT) deve entrar em operação.

O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade, com serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT apresenta o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos a um custo muito inferior.

Apesar de o BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais dos coletivos. Com mais de 160 sistemas operando atualmente ou em construção, o BRT tem se tornado a melhor escolha para melhorar a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes.

Na Região Metropolitana de Belém, o BRT terá capacidade para 180 passageiros por veículo. Interligando a Alça Viária ao centro de Belém, terá estações de integração ao longo do itinerário, sendo duas já definidas: em Marituba e no Conjunto Júlia Seffer.

Falando sobre o acordo assinado nesta quinta, Masayouki Eguchi disse que o governo do Japão se sente realizado com o investimento na melhoria da qualidade de vida em uma das cidades mais importantes da Amazônia, uma região de grande valor para o mundo. “A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades e nós, com esse acordo, estamos promovendo isso”, ressaltou Eguchi.

Para Meira, o projeto é um dos principais compromissos do governo Simão Jatene, fazendo parte da Agenda Mínima. “O problema de mobilidade urbana na entrada de Belém já se arrasta há 20 anos e agora, com esse acordo, damos um passo importante para resolvê-lo”, afirmou Meira. “Não é apenas um projeto para o trânsito. É um projeto para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu o diretor. 

Fonte: Agência Pará




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Frota de Coletivos de Porto Velho recebe mais 10 ônibus

Mais dez ônibus foram entregues ao prefeito, Roberto Sobrinho, para a ampliação da frota de coletivos que circulam em Porto Velho. A entrega foi feita pela empresa Rio Madeira, na quinta-feira, 09/02, como parte do acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Porto Velho e o Sindicato das Empresas de Transportes de Porto Velho-SET, onde ficou pactuado que em contrapartida ao último reajuste tarifário as empresas aumentariam a frota de ônibus circular em mais 20 (vinte) unidades. Outros dez ônibus já haviam sido entregues em dezembro pela empresa Três Marias.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte explicou que houve um atraso na entrega devido à grande demanda que surgiu na Mercedes, fabricante dos veículos. “O importante agora é destinar estes veículos para as linhas que mais necessitam e melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo”, disse.

O prefeito fez questão em ressaltar que os novos ônibus somarão aos atuais. “Eles não substituirão outros ônibus, vão ampliar a frota. Assim linhas que precisam de mais veículos poderão oferecer um melhor serviço. Terão mais ônibus circulando e isso traz mais conforto ao usuário que ainda ficará menos tempo esperando nos pontos. Esta é apenas uma das medidas que estamos adotando para melhorar a qualidade deste serviço, que tem uma importância muito grande na cidade. Grande parte da população necessita deste transporte para se locomover, seja para trabalhar, seja para ir para casa ou demais destinos. Serão instalados em breve os aparelhos de GPS dessa forma vamos ter como melhorar o monitoramento, sabendo em tempo real qual itinerário ele está fazendo e se está cumprindo ou não o horário estabelecido pela prefeitura”, disse Sobrinho.

O prefeito destacou ainda que todos os coletivos estão adaptados com elevador para o embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais. “O que mostra que também estamos trabalhando em prol da acessibilidade”, disse.

Informações: Prefeitura de Porto Velho
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Em Niterói, Usuários têm outras opções de atendimento para Bilhete Único

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Para desafogar o fluxo de clientes no posto de atendimento do RioCard, no Terminal Rodoviário João Goulart, a Barcas S/A disponibilizou um contêiner para atender a quem pretende aderir ao Bilhete Único. A estrutura ficará localizada na Praça Araribóia, no centro de Niterói, pelo prazo inicial de dois meses. Para finalizar a operação, basta os clientes levarem a carteira de identidade, CPF e R$ 3,10 para adquirir o cartão. O posto de atendimento no Terminal também estava atendendo os usuários.
Pela manhã, cerca de 20 pessoas já haviam feito o cadastro. As filas estavam pequenas, embora a demora chegasse a quase 30 minutos. A bancária Jaqueline Guimarães mora em Niterói e trabalha no centro do Rio de Janeiro. Para ela, a economia é relevante, embora o aumento da passagem seja abusivo. “Apesar de atendimento estar demorando aqui e desse aumento ser absurdo, pelo menos vai valer a pena o Bilhete Único, pois fica muito mais barato a ida e a volta”, disse.
O vendedor João Luiz Vieira Silva Jr, de 28 anos, está no novo emprego há dois meses e aproveitou o dia para cadastrar seu novo Bilhete Único. “Fui transferido para o Rio e agora preciso fazer o recadastramento. Agora que a passagem aumentou, com o Bilhete Único faço uma economia”, afirmou.
A coordenadora do Rio Card, Sheila Cruz, disse que o movimento foi tranquilo e que os funcionários ficarão diariamente das 8h às 20h no contêiner para atender a demanda. “Hoje o dia teve um bom movimento. Atendemos umas 20 pessoas até agora. Pretendemos ficar aqui, por pelo menos dois meses, para facilitar a vida do usuário das barcas, que não tem tempo de ir até o Terminal”, ressaltou.

Fonte: O Fluminense


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Pernambuco: Empresa Itamaracá faz campanha contra depredação de ônibus no carnaval

Devido aos atos de vandalismo que infelizmente mancham o carnaval de Pernambuco, fez com que a empresa Itamaracá de transportes começa-se uma campanha na qual visa coibir e conscientizar a população da importância de se brincar e preservar o ônibus.
Com a frase, Não jogue Pedra, Jogue Confete, arte educadores estão nos terminais fazendo este trabalho para tentar diminuir o número de ônibus quebrados que infelizmente só acaba prejudicando a população.
No carnaval de 2011 por exemplo, foram depredados mais de 500 ônibus foram danificados pelo vandalismo, deixando a população prejudicada por vários dias.
Blog Meu Transporte

   


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Metrô-DF promete colocar 20 trens para rodar em horário de pico

Após o metrô apresentar problemas pelo quarto dia consecutivo e os metroviários ameaçarem a paralisar os serviços novamente, a direção do órgão divulgou uma nota informando que já estão sendo tomadas medidas para prejudicar os usuários o mmenos possível. O comunicado afirma que após intervenção das equipes de manutenção da empresa o sistema voltou a operar com velocidade normal às 16h15. Além disso, os responsáveis se comprometeram a aumentar o número de vagões disponíveis nos horários de pico. "Estarão disponíveis 20 trens para operar no horário de pico, das 17h às 19h. Para compensar a diminuição da capacidade de transporte de passageiros para as áreas atendidas pelo Metrô-DF e visando minimizar os transtornos causados, o GDF acionou o DFTrans para disponibilizar ônibus extras para as cidades de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Guará", diz a nota.
Falhas recorrentes
Pelo quarto dia consecutivo o metrô apresentou problemas. A viagem que costuma demorar entre 10 e 15 minutos durou cerca de uma hora e vinte minutos. Nesta sexta-feira (10/2) todos eles pararam de funcionar devido a uma falha na sinalização. A central que coordena a velocidade e a distância entre os trens entrou em pane por toda a extensão ferroviária.

Fonte: Correio Braziliense

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