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Em Santos, Primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus registra 49 multas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

No primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus, em Santos, 49 motoristas foram multados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Cidade identificou irregularidades como estacionamento em local proibido e circulação indevida na faixa.

No período das 6 às 9 horas, dos aproximadamente 3.400 veículos que transitam pela Avenida  Ana Costa (praia/Centro), 12 foram notificados por estacionamento em local proibido e nenhum por circulação indevida na faixa.

Já no período das 17 às 20 horas, 16 foram notificados por estacionamento irregular 8 por circularem na faixa preferencial. De acordo com a CET, cerca de 4.200 veículos passam pela Avenida nesse horário.

Nos corredores da Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), das 17 às 20 horas, a circulação na faixa é permitida, portanto, não há multas neste aspecto. No entanto, 4 foram notificados por estacionamento irregular.

Na Avenida Bernardino de Campos (Centro/praia), dos cerca de 3 mil veículos que trafegam no período das 17 às 20 horas, 9 foram notificados por estacionar em local indevido, de acordo com a CET. Não há multa por circulação no local.

Atenção

Quem insistir em trafegar nas duas faixas exclusivas da Avenida Ana Costa pode receber uma multa de R$ 53,20. O tráfego de automóveis e motos fica proibido no sentido praias-Centro, das 6 às 9 horas, e na direção oposta, das 17 às 20 horas,

Já os corredores das avenidas Bernardino de Campos e Conselheiro Nébias contam com faixas preferenciais, das 17 às 20 horas. Veículos que forem flagrados estacionados no dois locais poderão receber autuações no valor de R$ 85,13.

Fonte: A Tribuna


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São Paulo: Donos de vans protestam e fazem reivindicações ao Governo

O Sindicato das Empresas de Transportes, Locação e Fretamento de Micro-ônibus do Estado de São Paulo (Setlofemesp) realizou nesta quarta-feira um movimento contra a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Uma carreata formada por vans partiu da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6) rumo à Capital. O trabalhadores represaram o trânsito na Rodovia dos Imigrantes, reduzindo a velocidade dos veículos.

A categoria afirma que a intenção é obter uma resposta do governador Geraldo Alckmin e acusa a Artesp de criar um 'monopólio' que os limita a trafegar na Baixada Santista. O diretor financeiro do Setlofemesp, Edson Rocha, afirma que a medida da Artesp impede o transporte intermunicipal e não é coerente.

“Nós podemos realizar o transporte de estudantes, por exemplo, porque o Governo permite. Mas, não podemos transportar passageiros que queiram ir à uma balada em São Paulo. A Artesp também é do Governo. Para uma finalidade pode e para outra, não. Não há lógica”.

Rocha ainda destaca que as vans possuem licença estadual e federal e estão totalmente regularizadas. “Nós pagamos impostos, empregamos pessoas, temos o registro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo''.

O sindicalista diz que a categoria está cansada de ser considerada clandestina quando sobe a Serra. “Nós queremos circular pelas rodovias e passar por fiscalização da Artesp. Não por proibição".

Em São Paulo, o grupo não foi recebido pelo governador, mas entregou as reivindicações à subsecretária de Assuntos Parlamentares do Palácio do Governo e a um diretor da Artesp.

Não oficial
A Artesp informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Setlofemesp não é considerado um sindicato oficial pelo Ministério do Trabalho.

Em nota oficial, a agência diz agir de acordo com um decreto de 1989, que regulamenta o transporte de passageiros. ''A legislação vigente no Estado de São Paulo não permite que vans operem no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros. A exceção se faz exclusivamente para o transporte de estudante, que possui legislação específica''.

A nota diz ainda que o Setlofemesp compareceu à Artesp em novembro de 2011 e recebeu orientação para o cadastro e regularização de seus veículos para operar, exclusivamente, nessa modalidade (transporte de estudantes).
“Contudo, não houve solicitação para cadastro nessa modalidade em que legalmente seus veículos do tipo van podem operar".

A agência rebate as acusações de ‘perseguição’ e 'monopólio' e afirma que “na verdade, o que a Artesp persegue é assegurar que o transporte intermunicipal seja exercido dentro das leis que regulamentam a atividade”.

Fonte: A Tribuna


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No Recife, Obras no Terminal do Jordão Alto estão Atrasadas

Passageiros estão sendo prejudicados com a demora na reforma do terminal de ônibus do Jordão Alto, o terminal estava com suas estruturas totalmente danificadas e com a parte elétrica e hidráulica totalmente defasadas, porém os moradores não se conformam com a demora das obras.
Além da reforma, o terminal apresenta iluminação precária durante a noite deixando uma sensação de insegurança.
O Terminal já está com pintura nova e boa parte dos serviços já foram realizados, porém ainda falta alguns ajustes para que ele seja entregue a população.
O GRCT informou a reportagem do NE TV que o terminal estará pronto no inicio de fevereiro e que as obras só não terminaram no prazo devido ao terminal ficar em funcionamento durante as obras.
Informações: G1 PE e Blog Meu Transporte



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Rodoviários de Porto Alegre farão protestos nesta quinta-feira

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os 8,5 mil rodoviários de Porto Alegre, dos quais cerca de 5 mil são motoristas de ônibus, decidiram permanecer em estado de greve. Em assembleia realizada durante a noite, a categoria avaliou e rejeitou os 4% de reajuste salarial oferecidos pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). “Vamos protestar nas ruas nesta quinta-feira”, adiantou, sem dar possíveis roteiros, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano e de Passageiros de Porto Alegre, Júlio Gamaliel.
Os rodoviários, cuja data base do dissídio salarial é 1º de fevereiro, pedem 22% de reajuste salarial mais 5,14% de variação da inflação. “As empresas nos oferecem somente 4% e R$ 0,50 a mais sobre o vale-refeição de R$ 13. Isso é um deboche”, desabafou Gamaiel.

O piso atual dos motoristas é de R$ 1,6 mil, e o dos cobradores, R$ 971. Na assembleia, muitos defenderam greve geral por tempo indeterminado, mas a continuidade das negociações venceu.

Se decidissem pela greve, os rodoviários precisariam manter 30% da frota de 1.679 coletivos de Porto Alegre em operação para evitar a decretação de ilegalidade do movimento, caso essa medida fosse solicitada judicialmente. A ATP não se pronuncia sob a argumentação de que o período é de negociações com os rodoviários. Não há uma agenda sobre nova reunião com a associação.

Fonte: Correio do Povo


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Confira como são os sistemas de integrações nas 09 Capitais do Nordeste

Além de Teresina, somente Salvador, na Bahia, cobra o segundo trecho da passagem na integração das linhas de ônibus coletivo na região Nordeste. A informação é da TV Clube, afiliada Globo na capital piauiense, que apresentou em reportagem um levantamento sobre o funcionamento de todos os sistemas de integração de transporte urbano entre as nove capitais nordestinas.

Na capital baiana, também é cobrado meia passagem no transporte coletivo, durante a integração, a um custo de R$ 1,25. Lá o preço único da passagem é R$ 2,50. Entretanto, em Salvador o tempo máximo para que o usuário do sistema venha pegar um outro coletivo, e pagar a metade do valor, é de duas horas. Em Teresina, o tempo da integração é de 1h30.

Em todas as outras capitais, o segundo não trecho não é cobrado. A diferença entre eles, conforme o pesquisa realizada pela reportagem, aparece no tempo para a integração ou no valor da tarifa. Em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Natal (RN), por exemplo, o tempo de integração é bem menor que o registrado em Teresina. Nas duas primeiras capitais o tempo é de 30 minutos. Já na capital potiguar, o prazo limite é de uma hora.

Quanto ao valor das passagens, nas capitais potiguar e paraibana o custo é de R$ 2,20. Em Fortaleza, onde o sistema de integração já existe há quase uma década, a passagem custa R$ 2. No caso de Maceió (AL), as características do sistema de transporte coletivo são idênticas às implantadas em Teresina. A única diferença é que na capital alagoana não se cobra pelo 2º trecho. O tempo para integração e a tarifa são os mesmos: 1h30 e R$ 2,10, respectivamente.
Em Recife, O Usuário paga apenas a 1ª passagem
Já em Recife (PE), São Luis (MA) e Aracaju (SE), além de não se cobrar o segundo trecho da passagem, o tempo para que o usuário do sistema possa se utilizar para a integração é ilimitado. Porém, o passageiro não pode sair dos terminais de integração para poder fazer uso da integração. No que se refere às tarifas, em São Luis o valor é de R$ 2,10, na capital sergipana R$ 2,25 e em Recife o preço varia de R$ 1,30 a R4 2,10, dependendo do trecho.

Integração em Teresina

Em Teresina, há duas semanas que a Prefeitura implantou o processo de integração das linhas de ônibus coletivos na cidade, aumentando ao mesmo tempo o preço da tarifa de R$ 1,90 para R$ 2,10. O sistema, bem como mo aumento da tarifa, foi questionado por estudantes que integram o Fórum de Defesa ao Transporte Coletivo de Teresina, que promovem desde então várias manifestações nas principais vias públicas da capital.




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Em São Paulo, CPTM lança editais para o Expresso ABC

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fornece neste mês os primeiros passos para que o Expresso ABC, no município de São Paulo, deixe de ser um projeto engavetado desde 2007.

A companhia lança a partir da próxima segunda-feira os editais para modernização das estações de trem que atendem a região. Serão R$ 11,7 milhões em investimento para elaboração dos projetos.

As paradas passarão a contar com escadas rolantes, itens de acessibilidade, como elevadores e piso e rota táteis, e banheiro público. As primeiras estações da Linha 10 - Turquesa a terem editais lançados serão Ipiranga, na capital, e Utinga e Prefeito Saladino, em Santo André.

A CPTM afirma que o material para concorrência será publicado na próxima segunda-feira, orçado em R$ 4,3 milhões. A entrega dos projetos deve durar oito meses, a contar da data de assinatura da Ordem de Serviço. No dia 24, será a vez das esta ções Guapituba, em Mauá, e Ribeirão Pires, no valor de R$ 2,8 milhões e seis meses de prazo para elaboração.

Os últimos editais serão para Brás, na capital, e São Caetano, previsto para o dia 9 de fevereiro com verba de R$ 4,6 milhões e prazo de 12 meses.

O Expresso ABC será uma linha rápida de ligação entre a região e a capital que utilizará a mesma rota feita hoje pelos trens, mas com menos paradas. A previsão é que esteja em funcionamento em 2014. O investimento inicial de R$ 1,2 bilhão foi revisto para R$ 1,5 bilhão.

Fonte: Band



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