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Plano de Mobilidade de Aracaju já está sendo elaborado

sábado, 14 de janeiro de 2012

No final da tarde desta quarta-feira, 12, o prefeito Edvaldo Nogueira promoveu a primeira reunião com a equipe do instituto Rua Viva, que venceu a licitação para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju. O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, acompanhado do consultor do instituto, Ricardo Mendanha, foi ao gabinete do prefeito para a definição da data de apresentação dos primeiros estudos técnicos à sociedade aracajuana.

“Na parte da manhã eles sobrevoaram a cidade de helicóptero para observação e estudo do trânsito, onde fizeram análises preliminares. Já posso adiantar que no próximo dia 02 de fevereiro iremos conceder entrevista coletiva para apresentar à imprensa o planejamento que está sendo elaborado pelo instituto Rua Viva. Ainda no dia 02, à noite, iremos realizar um grande seminário com a sociedade para que possamos discutir as primeiras idéias do Plano de Mobilidade”, informou o prefeito.

O superintendente Antônio Samarone se disse entusiasmado com o andamento dos trabalhos. “A equipe da Rua Viva já está ouvindo a sociedade e no dia 02 estaremos apresentado todo o cronograma do Plano. Nesta sexta-feira, 13, iremos ouvir os membros da sociedade Semear. Em breve também iremos nos reunir com especialistas da Universidade Tiradentes e com técnicos do DER para o diagnóstico do trânsito da capital”, destacou.

Samarone adiantou que a participação de toda a sociedade é fundamental para o sucesso da elaboração do plano. “Queremos ouvir os órgãos e entidades competentes, especialistas e a população em geral. Iremos abrir canais de diálogo para que todos possam dar sua sugestão. Iremos, inclusive, abrir canais de diálogo na Internet para que esse público também possa contribuir”, disse o superintendente.

Também participaram da reunião com o prefeito de Aracaju, a chefe de Gabinete, Fabiana Pinho; a diretora de transporte público, Shirley Barbosa e o diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Fernando Nunes.

Fonte: FAXAJU



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No DF, Queixas contra o transporte público no Entorno aumentaram 67% em 2011

A cada dia, uma média de oito passageiros reclamam do transporte público oferecido no Entorno. As queixas feitas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aumentaram 67,47% no ano passado.

Foram 3.182 registros contra 1,9 mil em 2010 (leia quadro). Superlotação, veículos em más condições, sem documentação e equipamentos obrigatórios de segurança são infrações recorrentes.

Todas as empresas que ligam o Entorno a Brasília apresentaram mais de 50% de aumento nas denúncias. Em 2011, elas receberam pelo menos mil multas da agência.

A reportagem flagrou ontem casos de desrespeito com os passageiros. Ônibus lotados, com pneus carecas, sujos e que circulam fora do itinerário fazem parte da rotina dos moradores do Entorno, que, em geral, acordam antes mesmo das 5h para ir ao trabalho.

Cheios, os primeiros veículos passam direto nas últimas paradas e os passageiros são obrigados a esperar o próximo carro.

Não bastasse o descaso, a população ainda sofre com a sujeira dos coletivos e a pressa dos motoristas, preocupados em chegar ao destino no horário marcado.

Em Águas Lindas de Goiás, os passageiros esperam muito tempo por um coletivo. É o caso da diarista Sandra Souza Silva, 44 anos.
Moradora do Jardim V, ela aguardou uma hora até passar o ônibus que fazia a linha Plano Piloto/Eixo. “É muito ruim. Já cheguei atrasada ao emprego por causa disso. Quando perdemos um ônibus ficamos sem saber que horas o outro passa”, disse.

O porteiro Marcos Antônio Pereira, 45 anos, afirma que é comum os ônibus do município quebrarem. “Alguns têm mais de 10 anos e continuam trafegando. Os bancos são soltos e os ferros das cadeiras enferrujados, mas aqui não tem fiscalização e fica por isso mesmo. Ninguém resolve”, destacou.
Quando chove, o problema é ainda pior. Em muitos carros, as borrachas de vedação das janelas estão danificadas e a água molha quem está sentado.

Quem depende do transporte público também reclama do preço da passagem, que varia entre R$ 3 e R$ 4,50. “Sem contar que uma empresa não recebe vale-transporte de outra. A gente fica à mercê deles (dos empresários)”, reclamou a dona de casa Rosária Alves dos Santos, 32 anos.

Apenas uma empresa opera em Santo Antônio do Descoberto. São 93 ônibus para atender a população de mais de 60 mil habitantes. Sem opção, os coletivos andam lotados.

Idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas e mulheres com crianças de colo são os que mais sofrem com o transporte precário.

É comum ver jovens ocupando assentos preferenciais. O aposentado Pedro Alves, 73 anos, diz que costuma ceder o lugar para mulheres e grávidas.
“Estou acostumado e ainda aguento ir em pé. Empresa nenhuma quer colocar mais ônibus para circular porque seria menos dinheiro para eles (empresários)”, disse.

Sem autorização
Na manhã de ontem, um ônibus da empresa Rápido Planaltina placa JJF-0956/DF, com destino a Planaltina de Goiás, estava com um pneu traseiro liso.

A ANTT informou que o carro não tem autorização para circular e encaminhará o caso para a fiscalização. Quem anda em transporte desse tipo teme pela segurança.
“É sempre esse caos, sem contar que o carro quebra praticamente todo dia. Ontem (terça-feira) mesmo eu peguei um e quebrou na altura de Sobradinho”, contou a vendedora Antônia Souza, 35 anos, moradora do Setor Leste.
Outros ônibus da Viação Monte Alto também apresentaram problemas, como borrachas e letreiros com o número da linha danificados.

O carro número 2.020 já havia sido lacrado, mas voltou a operar por determinação judicial. Em outro carro da mesma empresa, para diminuir a quantidade de água, os passageiros colocaram sacolas plásticas e papel higiênico nas laterais.

A sujeira incomodava passageiros, mas sem opção de transporte eles preferiram não reclamar da situação. “Colocaram em maio ônibus para gente. Antes, a gente descia muito longe de casa. Pelo menos agora temos uma linha que passa no Setor Norte e está quebrando um galho”, comentou Reinilda Alves, 47 anos.

Em um ônibus da Viação Anapolina com destino a Luziânia, o suporte do retrovisor apresentava rachaduras nas duas pontas e ameaçava cair.

Mesmo assim, o motorista seguiu destino. “Eu já peguei ônibus mais velhos, mas esse aqui está bom e comigo quase não quebra. A dificuldade maior é mesmo a superlotação. De manhã, é tão cheio que o restante dos passageiros em outras paradas não entram”, contou a aposentada Anita Rodrigues da Silva, 65 anos.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Associação dos Empresários dos Transportes do Entorno,Carlos Alberto Medeiros, mas, até o fechamento desta edição, ele não havia retornado os recados deixados na caixa postal de seu celular.

Acidentes
Na última terça-feira, 39 pessoas ficaram feridas em três acidentes com ônibus. Dois casos — um na DF-128, perto de Planaltina, e outro na BR-040, na entrada de Luziânia (GO) — envolveram coletivos que atendem a população do Entorno.

O da Rápido Brasília, que colidiu na caçamba de um caminhão e envolveu outros dois veículos, tinha 15 anos de uso.

Fonte: Correio Braziliense, Por Mara Puljiz, Lucas Tolentino



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São Paulo: Viva Pinda anuncia aumento da tarifa

A empresa de transporte público Viva Pinda anunciou que, a partir da 00 hora do dia 16 de janeiro, a tarifa de R$ 2,55, dos ônibus urbanos, será reajustada para R$ 2,75, o que representa reajuste de 7,84%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro de 2010 a dezembro de 2011.

Foto: Saulo Fernandes
 De acordo com a empresa Viva Pinda, o valor de R$ 2,75 é a menor tarifa de transporte municipal no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O transporte público de Pindamonhangaba conta com frota 100% com acessibilidade para atender os deficientes.

O último reajuste da tarifa do transporte público, em Pindamonhangaba, ocorreu em janeiro de 2011, quando o valor de R$ 2,40 foi alterado para R$ 2,55, representando reajuste de 6,25%, no período.

João Machado, gerente geral da empresa Viva Pinda, explica que o reajuste é correspondente à inflação do período. O aumento da tarifa é realizado anualmente.




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Cuiabá: Atualização cadastral do passe livre 2012 tem mudanças

Com a proximidade do início do ano letivo, estudantes que já utilizam o benefício do passe livre no transporte público devem fazer recadastramento na própria escola, sem a necessidade de comparecer na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Apenas os alunos que nunca fizeram o cartão deverão recorrer à agência da MTU, munidos dos documentos necessários (citados abaixo).

O sistema online diminui filas e facilita o recadastramento por necessitar apenas do login e senha do aluno, que serão informados pela escola no momento da matrícula. O diretor ou funcionário responsável da escola acessa o sistema, através do site da MTU: www.amtu.com.br e segue atualizando os dados dos alunos. Antes disso, o sistema solicitará a atualização dos dados da escola.
A partir daí, basta digitar o nome do aluno e atualizar os dados pessoais como nível de ensino (séries) e o período em que irá frequentar as aulas (matutino, vespertino ou noturno). Após este processo de atualização nas instituições de ensino, ainda são necessárias 72h para que essas informações cheguem ao ônibus.
Volta às aulas
No último dia letivo de 2011, ao validar o cartão estudantil na escola os alunos receberam um crédito para retornar à residência e um crédito para ir à escola no primeiro dia de aula do ano letivo de 2012. Caso o aluno tenha utilizado seu crédito indevidamente, o mesmo terá de pagar a passagem.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) reforça a necessidade de manter rigor nas providências para inibir o desperdício e o uso indevido do passe-livre. Para que este benefício não seja ameaçado por má gestão, estão sendo conclamados os diretores, coordenadores e secretários de escolas a adotarem providências no sentido de impedir a utilização do benefício por pessoas alheias à discência.
Estreia
Para os alunos que nunca foram usuários do passe livre é preciso imprimir e preencher o formulário disponível no site da MTU www.amtu.com.br, e levá-lo à escola para obter a assinatura e carimbo do diretor. 
Com os documentos exigidos (citados abaixo) e o formulário, o aluno deve procurar a agência da MTU na Rua Joaquim Murtinho (Centro) para o primeiro cadastro. No prazo de sete dias, o cartão do passe livre já estará disponível ao estudante na agência central.
Móvel 
Neste ano a MTU tem uma novidade, 10 instituições de ensino irão receber o MTU-Móvel que estará cadastrando alunos na própria escola de 16 de janeiro a 28 de janeiro, como descrito na tabela a seguir:
Escolas    Data do Projeto
Liceu Cuiabano    16 e 17/01
Presidente Médice    18 e 19/01
André Avelino    20 e 23/01
UNIRONDON    02 e 03/02
UNIVAG    06 e 07/02
Dione Augusta    08 e 09/02
UNIC    10 e 13/02
ICE    14 e 15/02
UFMT    27 e 28/02
Documentos necessários para cadastro do Passe Livre (alunos que não tem cadastro)
 - Cópia de RG
- Cópia do CPF ou Certidão de Nascimento
- Comprovante de Residência (conta de energia, água),
- Formulário assinado pelo diretor da escola
Informações para alunos e diretores: 0800- 646-2544 e 3313 -7600





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Transporte coletivo de Porto Velho será monitorado por GPS

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), começa a implantar os sistemas de modernização nos ônibus de transporte coletivo, visando melhor atender aos munícipes.

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, aconteceu no gabinete do secretário adjunto municipal de Transportes e Trânsito, João Marcos, uma reunião para tratar dos ajustes dos últimos detalhes para a implantação dos GPS´s, um sistema de monitoramento dos coletivos. Além do adjunto, participaram da reunião o coordenador municipal de Transportes, Rogério Viana, o representante das empresas de transportes Rio Madeira, 3 Marias e do Sindicato das Empresas de Transportes/SET, Carlos Baraúna e com Rafael Lagos, Gerente de Projetos da Transdata, empresa contratada para instalar os equipamentos.

Com a instalação dos GPS´s futuramente a população poderá acompanhar os horários e seus respectivos itinerários, tendo a certeza que naquele determinado ponto o ônibus irá passar, dando assim maior comodidade, agilidade e rapidez no percurso.As informações da localização dos ônibus serão transmitidas em tempo real para a Central. Com essas informações em tempo real, será possível ajustar os horários dos itinerários, evitando assim a demora nas paradas de ônibus.

Fonte: Semtran



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Operação do Detro termina com 37 veículos apreendidos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rio - A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheu 35 veículos que operavam irregularmente o transporte de passageiros em municípios da região Metropolitana e dos Lagos nesta sexta-feira. Equipes também estiveram no Passeio, na Capital, verificando a frota regular. Como resultado, dois ônibus da Viação Trel foram recolhidos a garagem por operar a linha Taquara x Praça Mauá sem autorização.
Foto: Site nilopolis online
Do total de apreensões de piratas, 26 destes foram flagrados em bairros do Rio, sendo oito vans e duas kombis na Taquara, um ônibus pirata, duas vans e quatro kombis em Santa Cruz, uma Zafira e uma kombi em Bangu, duas kombis na Pavuna, uma van e um carro particular no Centro. 

Já na Baixada Fluminense, os fiscais encaminharam para o depósito público seis kombis e um carro de passeio em Nova Iguaçu e mais um  particular em Magé. Em Niterói, duas vans e uma kombi foram retiradas de circulação. Na Região dos Lagos, em Cabo Frio, as equipes recolheram duas Zafiras. 

Todos os veículos apreendidos atuavam no transporte irregular de passageiros e foram encaminhados para depósitos públicos. A multa para este tipo de irregularidade é de R$ 2.018,30, valor este que dobra a cada caso de reincidência.



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Cidades espalhadas, entulhadas de automóveis tornam nossas vidas mais caras

Cidades espalhadas, entulhadas de automóveis tornando nossas vidas mais caras, com elevado tempo de viagem no transporte público ou pessoas presas nos congestionamentos dos automóveis, sem contar os acidentes e a poluição urbana. Esse é o cenário na maioria das nossas cidades grandes e médias e, principalmente, nas regiões metropolitanas. 

Para enfrentar o atual quadro, foi sancionada no dia 3 pela presidente Dilma Rousseff a nova Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, pois ela inverte uma lógica não escrita, mas praticada de que o uso de carro particular orienta políticas públicas em transportes. 

As novas regras priorizam os transportes público e coletivo sobre o individual, mas não entrarão em vigor até a Copa do Mundo de 2014, porque os municípios têm prazo até 2015 para se adequar à nova lei. 

A lei número 12.587, agora sancionada, exige que os municípios com população acima de 20 mil habitantes elaborem planos de mobilidade urbana, a serem revistos a cada dez anos. 

As cidades que não cumprirem essa determinação serão penalizadas com a suspensão dos repasses federais destinados às políticas de mobilidade urbana.

INOVAÇÕES
A nova lei que entra em vigor a partir de abril irá desestimular o uso de carros e tornará possível a captação de recursos a serem investidos prioritariamente em ônibus, metrô e trem. Ademais, os Estados e municípios poderão taxar a circulação de veículos em determinadas áreas, como fazem cidades como Londres e Estocolmo, por exemplo. Pela mesma razão - e também por motivos ambientais -, os Estados e as prefeituras estão autorizados a implementar rodízio de carros, como já ocorre na cidade de São Paulo.

O preço das passagens de transporte público, especialmente de ônibus, deverá sofrer impacto positivo com a nova lei, favorecendo os cidadãos. A empresa que opera as linhas municipais deverá ser escolhida pela prefeitura por licitação. Vencerá a concorrência que oferecer o menor preço. O estatuto também é de extrema importância para a bicicleta, pois a lei determina o uso desses recursos (tarifas por utilização da infraestrutura viária) para os transportes coletivos e não motorizados (bicicletas e pedestres).

OMISSÕES E VETOS
A lei também deveria prever fontes de financiamento estáveis e permanentes para investimento em transporte público. E, graças a uma decisão da presidente e, a pedido da equipe econômica do governo, a lei publicada erra ao não atacar o que seria uma distorção do sistema de transporte coletivo atualmente: quem usa e paga subsidia quem usa e não paga.

Embora o texto final da lei não tenha previsto a vinculação orçamentária para a mobilidade urbana, e também tenham sido vetados todos os dispositivos que faziam alguma referência a financiamento, a lei é um passo para frente, pois fornece embasamento legal para a criação de outras medidas e possibilita a resolução de antigas exigências dos ciclistas e de outros setores.

Os vetos mantiveram os usuários pagando as passagens dos correios e fiscais de Imposto de Renda e mantiveram a possibilidade de novas gratuidades serem pagas na tarifa, logo, pagas pelos usuários.

Mas no geral é uma grande vitória por tratar da mobilidade sustentável e não só dos transportes públicos, o que nos permitiu ter instrumento de luta contra a política de estado de universalizar o uso e a propriedade dos automóveis com recursos públicos.

Parabéns a todos nós por mais essa vitória! Vamos agora discutir as ações governamentais a partir desse novo quadro conjuntural na luta pelo direito ao transporte público de qualidade. Conheça a norma e cobre a sua aplicação.

Fonte: Diário do Grande ABC


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Trens chineses comprados pelo Estado desembarcam no Porto do Rio

O sistema ferroviário do Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um importante reforço. Três novos trens chineses desembarcaram na manhã desta quinta-feira (12) no Porto do Rio, para integrar a frota operada pela SuperVia. Os trens fazem parte do conjunto de 30 composições com ar condicionado compradas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Transportes.

Cada trem possui capacidade para 1.300 passageiros, e são equipados com circuito interno de TVs, câmeras de segurança, painéis de LED, amplo espaço interno, e um moderno sistema de comunicação entre o Centro de Controle da concessionária e os passageiros.

- As três novas composições, que chegaram hoje devem começam a operar em 45 dias. Nossa expectativa é que todos os 30 trens já estejam no Rio até julho, e a partir de setembro, todos deverão estar operando plenamente. O terceiro lote, com mais quatro trens já foi despachado da China para o Rio, e deverá chegar no final do mês de fevereiro – afirmou o secretário de Transportes Julio Lopes, acrescentando que até o início do próximo mês o primeiro trem chinês já estará circulando com passageiros nos ramais da SuperVia.

Do Porto, os trens seguirão para a oficina da SuperVia, em Deodoro, onde passarão por uma bateria de testes, desenvolvidos por técnicos e engenheiros estrangeiros e da Secretaria Estadual de Transportes.

Outros investimentos no setor ferroviário urbano

Os investimentos em toda a rede ferroviária somam R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão oriundos do Governo do Estado e R$ 1,2 bilhão vindos da concessionária. Além da aquisição dos 30 trens chineses, a Secretaria Estadual de Transportes já iniciou processo licitatório para compra de mais 60 novas composições, com ar condicionado. Em contrapartida, a concessionária também vai adquirir outros 30 novos trens, além de modernizar 73 composições da frota atual. Também fazem parte dos avanços a reforma das 98 estações e do Centro de Controle Operacional, já em execução.




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