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Corredor de ônibus no DF é “questão de justiça”, diz especialista

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Começou a funcionar no dia 27 de dezembro o primeiro corredor de ônibus de Brasília (DF). A faixa exclusiva abrange 8 quilômetros da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), indo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga até a entrada do viaduto da Candangolândia, nos dois sentidos e em todos os horários.

Segundo o site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DF Trans), a obra beneficia uma região com cerca de 415 mil habitantes (Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante), além dos que usam a via oriundos de Taguatinga Sul, Park Way, Arniqueiras e Águas Claras.
Foto: Pedro Ventura
Para o professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília Paulo Cesar Marques da Silva, a medida é acertada, mas insuficiente. “A criação da faixa exclusiva é, acima de tudo, uma questão de justiça. É uma maneira correta de tirar os ônibus do congestionamento, que é provocado por excesso de automóveis, não de ônibus. Os passageiros do transporte coletivo não devem ser penalizados por isso”, argumenta.

Segundo dados divulgados pela DFTrans, automóveis e caminhões particulares representam 94,26% dos veículos que trafegam na EPNB, mas levam apenas 29,29% das pessoas que passam pela via. Enquanto isso, os ônibus representam 5,74% do total de veículos, mas levam 70,31% dos passageiros.

“Cada automóvel carrega, em média, 1,2 pessoas, enquanto nos horários de pico um ônibus leva cerca de 80 pessoas. A infraestrutura viária precisa ser compartilhada de maneira equânime entre os usuários, não entre os veículos”, completa.

Dados preliminares da DFTrans dão conta de uma diminuição de 10 minutos no tempo de viagem no trecho entre o Recanto das Emas e a Rodoviária do Plano Piloto. Antes realizada em 1h05, a viagem de ônibus entre os dois pontos passou a ser feita em 55 minutos em média após a inauguração da faixa exclusiva. A redução representa uma economia de 15% do tempo utilizado antes.

“É uma redução bastante significativa, especialmente se considerarmos que o trajeto inclui trechos que não possuem faixa exclusiva. Ou seja, essa redução no tempo total se deu com uma intervenção em apenas 8 km da estrada”, avalia. Segundo pesquisa no Google Maps, o trecho total é de 35,7 km.

Segundo a DFTrans, está em estudo a ampliação da faixa exclusiva da EPNB até o viaduto Camargo Corrêa, passando pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e Estrada Parque Guará (EPGU).

Ao todo, a faixa teria cerca de 12 quilômetros de extensão. Além disso, há planejamento para outras sete faixas exclusivas:
1- BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da ponte do Bragueto (dois sentidos).
2- BR-040, entre o viaduto de Santa Maria e o viaduto da Candangolândia (dois sentidos).
3- Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto (dois sentidos).
4- Hélio Prates, entre o Centro/Feira de Ceilândia e o antigo Buritinga (dois sentidos).
5- DF-085, entre o Estádio e até o Centro de Taguatinga.
6- Via Estrutural, entre a Cidade do Automóvel e a entrada do viaduto Ayrton Senna (pico da manhã).
7- Via Estrutural, entre o posto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e o viaduto do Pistão Norte (pico da tarde).
Segundo Paulo Cesar Marques, os trechos citados são normalmente sujeitos a congestionamentos e a implantação dos corredores pode ajudar a diminuir o trânsito. “É onde acontece a saturação do trânsito, é justo que haja a faixa exclusiva. Mas é preciso tomar medidas que afetem o sistema como um todo, como a integração das viagens, que reduziria o gasto dos passageiros”, completa.
“O corredor por si só não vai fazer as pessoas que andam de carro passarem a utilizar ônibus. É preciso investimento no sistema, como aumentar o número de veículos para diminuir a lotação nos horários de pico e dar maior conforto, aumentar a confiabilidade no cumprimento dos horários, melhorar a qualidade dos veículos para diminuir o número de carros quebrados, entre outros”, destaca.




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Em Belém, Sistema de Transporte BRT já vai dando o que falar

A desembargadora Dahil Paraense de Souza, que ficou apenas um dia no plantão judiciário, cassou na sexta-feira, 30, a liminar da juíza Margui Gaspar Bittencourt, concedida no dia de Natal a uma empresa de engenharia, e que determinava a suspensão da divulgação do resultado da concorrência pública internacional da Prefeitura de Belém, que tem projeto de R$ 430 milhões para implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), que ligará Icoaraci ao bairro de São Braz, num percurso de 20 quilômetros. A juíza Margui observou que havia irregularidades, como ausências de fonte de recursos e apresentação da prova de capacidade técnica dos profissionais e das empresas concorrentes.
Foto: Agência Pará
Ao deferir um agravo de instrumento em favor do Município de Belém, contra a decisão da juíza, Dahil Paraense, que é também corregedora de Justiça das Comarcas de Belém e Região Metropolitana, manteve para hoje, a partir das 9h, a audiência de recebimento e abertura das propostas com o nome da empresa vencedora. “Não se configuram as supostas irregularidades apontadas, tendo em vista que a cláusula segunda do edital indica o recurso orçamentário da obra a ser realizada e caso não houvesse fonte de custeio da obra sequer poderia ser realizado o procedimento licitatório”, afirma a desembargadora na decisão - o DIÁRIO teve acesso à íntegra, de quatro laudas.

Dahil Paraense diz ainda que, caso sejam constatadas irregularidades, poderá a licitação ser anulada durante o julgamento do mérito, “sem qualquer prejuízo à parte impetrante, que poderá participar de nova licitação sem qualquer prejuízo, prestigiando-se assim o interesse público sobre o particular”. Para a juíza, não ficou comprovado que as exigências técnico-operacionais do edital seriam excessivamente abusivas.

Quanto ao argumento de que não haveria no edital apresentação da prova de capacidade técnica dos profissionais e das empresas concorrentes, a desembargadora salienta que a matéria exige apresentação de provas, o que não caberia em mandado de segurança. Caso aceitasse a alegação, ela diz que estaria invadindo a esfera da administração pública “para regulamentar ou reduzir as exigências” do edital.

Projeto se superpõe a outros já no papel e mexe com várias áreas

No projeto de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) da prefeitura de Belém, nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, estão previstos terminais de passageiros cujas localizações implicarão em desapropriações de diversas áreas onde estão instalados comércios, hotéis, creches, empreendimentos com financiamento da Caixa Econômica - cujas unidades estão em negociação - e ainda, uma área destinada ao Estádio Olímpico Mangueirão.

Na Augusto Montenegro, por exemplo, um dos terminais se localiza na confluência dessa avenida com a Estrada da Maracacuera (Outeiro), chamado Terminal de Icoaraci. Nesse local está sendo construído o Residencial Vila Pinheiro, da construtora Ckom Engenharia, além do futuro Supermercado Armazém Auto Serviço.

MANGUEIRÃO

Outro terminal seria localizado em área do Estado, sem anuência e conhecimento por parte do governo, na área do estádio Mangueirão, onde está prevista a construção do ginásio poliesportivo contido no projeto “Parque de Esporte e Lazer do Estado do Pará”, compromisso já divulgado na agenda mínima do governo .

Em São Braz, o projeto prevê mais um terminal, em área de 16.500 metros quadrados, abrangendo a área onde hoje se localizam a Praça do Operário, o estacionamento do Terminal Rodoviário, o asilo e a creche Lar de Maria, além de lojas contíguas ao prédio pela avenida Almirante Barroso e pela rua Cipriano Santos. A entrada dessa rua seria desviada para favorecer o projeto de Duciomar Costa.

SILÊNCIO

Embora o projeto da prefeitura para implantação do ônibus de trânsito rápido sobre canaletas seja igual ao do governo do Estado em parceria com a Agência de Coperação Internacional do Japão (Jica) -com a diferença significativa de que o primeiro, avaliado em R$ 430 milhões, engloba apenas a rodovia Augusto Montenegro e avenida Almirante Barroso, enquanto o segundo, com recursos previstos de R$ 730 milhões, alcançará toda a região metropolitana de Belém, indo até o centro da cidade-, é estranho que até o momento a Procuradoria-Geral do Estado mantenha um silêncio sepulcral sobre o assunto.

ALTERAÇÕES PARA O TRÂNSITO AUGUSTO MONTENEGRO

1- Ausência de retornos no trecho entre a Avenida Mario Covas e Icoaraci (6,3 km);

2- Desconsidera o cruzamento das vias estruturais, avenida Augusto Montenegro com a avenida Independência;

3- Estrangula a avenida Augusto Montenegro para duas faixas por sentido, ao lado das estações do BRT. Esta avenida possui, atualmente, três faixas por sentido, com capacidade no limite, na hora do pico;

ALMIRANTE BARROSO

1- Elimina a ciclovia no canteiro central;

2- Fecha o cruzamento da Mariz e Barros com a Almirante Barroso, obra recentemente inaugurada pela PMB com o objetivo de implantação de binário para estruturação do tráfego do Bairro da Pedreira;

3- Estrangula a Almirante Barroso para duas faixas por sentido, ao lado das estações de BRT. Esta via possui, atualmente, três faixas por sentido, com sua capacidade no limite, na hora do pico. Essa situação se agrava na Almirante Barroso pela presença das linhas de ônibus provenientes de outros municípios da RMB

LIMITAÇÕES

1- O sistema BRT proposto pela PMB vai só até São Brás (não alcança o centro de Belém). Na outra ponta, não chega a Icoaraci.



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Em Belo Horizonte, Obras do BRT: intervenções na Av. Cristiano Machado

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que desde quinta-feira, dia 29/12, devido às obras do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na Avenida Cristiano Machado, foi feita a interdição da pista exclusiva de ônibus (busway), entre a Avenida Silviano Brandão e Rua Pimenta da Veiga, no sentido Centro/Bairro, nos bairros Sagrada Família, Cidade Nova e União.

No trecho em obras circulam 67 linhas do transporte coletivo (55 do DER e 12 da BHTRANS). As obras são de preparação da via para operação do BRT, sendo executadas pela SUDECAP.

INTERVENÇÕES

- Com a interdição, os ônibus que trafegam na pista exclusiva e os pontos de embarque e desembarque, no sentido Centro/Bairro, foram transferidos para pista mista. Foram implantado faixas/cartazes para informar o remanejamento dos pontos aos usuários. No sentido Bairro/Centro da busway os ônibus continuam circulando normalmente;

- Em função da implantação de telas-tapume no trecho em obras, foi realizado estreitamento à esquerda da pista mista, no sentido Centro/Bairro;

- Será regulamentada proibição de estacionamento em toda extensão da Avenida Cristiano Machado, medida que será mantida após implantação do BRT;

TRANSPORTE COLETIVO

Os pontos de ônibus da busway foram transferidos:

Busway para Pista Mista

- Ponto de ônibus da Avenida Cristiano Machado 824 foi transferido para o número 1.310, próximo a Rua Geraldo Menezes Soares;

Linhas: 60, 61, 1505, 1505R, 2208, 4105, 4110, 4120, 4125, 4130, 4140, 4155, 4165, 4170, 4315, 4320, 4325, 4335, 4340, 4345, 4350, 4355, 4360, 4365, 4370, 4375, 4400, 4405, 4410, 4872, 4882, 4883, 4887, 4987, 5283, 5307, 5308, 5405, 5410, 5415, 5450, 5507, 5508, 5513, 5517, 5523A, 5534, 5582, 5605, 5615, 5670, 5680, 5710, 5783, 5788, 5810, 5815, 5830, 5835, 5887, 5992, 5997, 6200, 6210, 6220, 6230, 9503.

- Ponto de ônibus da Avenida Cristiano Machado 1.790 foi transferido para o número 1.794, próximo a Rua Jornalista Túlio Berti;

Linhas: 60, 61, 1505, 1505R, 2208, 2224A, 4105, 4110, 4120, 4125, 4130, 4140, 4155, 4165, 4170, 4315, 4320, 4325, 4335, 4340, 4345, 4350, 4355, 4360, 4365, 4370, 4375, 4400, 4405, 4410, 4872, 4882, 4883, 4887, 4987, 5283, 5307, 5308, 5405, 5410, 5415, 5450, 5507, 5508, 5513, 5517, 5523A, 5534, 5582, 5605, 5615, 5670, 5680, 5710, 5783, 5788, 5810, 5815, 5830, 5835, 5887, 5992, 5997, 6200, 6210, 6220, 6230, 9503

- Ponto de ônibus da Avenida Cristiano Machado 2050 foi transferido para ao número 2.320, próximo a Rua Tabelião Ferreira de Carvalho;

Linhas: 60, 61, 1505, 1505R, 2208, 2224A, 4105, 4110, 4120, 4125, 4130, 4140, 4155, 4165, 4170, 4315, 4320, 4325, 4335, 4340, 4345, 4350, 4355, 4360, 4365, 4370, 4375, 4400, 4405, 4410, 4872, 4882, 4883, 4887, 4987, 5283, 5307, 5308, 5405, 5410, 5415, 5450, 5507, 5508, 5513, 5517, 5523A, 5534, 5582, 5605, 5615, 5670, 5680, 5710, 5783, 5788, 5810, 5815, 5830, 5835, 5887, 5992, 5997, 6200, 6210, 6220, 6230, 9503

Pista Mista para Pista Mista

- Ponto de ônibus da pista mista Avenida Cristiano Machado 1310 será transferido para ao número 1.366, próximo a Rua Geraldo Faria de Souza.
Linhas: 62, 66, 80, 3501, 3502, 3503A, 8102, 8106, 8108, 8207, 8501, 5502AB, 5502C, 5503A, 5503B, 5506B, 5506C, 5523A, 8150

TRAVESSIA DE PEDESTRES

No trecho em obras, nos bairros Sagrada Família, Cidade Nova e União foi preservada a travessia segura dos pedestres, por meio de sinalização.

Faixas de pano e sinalização de obra serão implantadas para orientar os motoristas e pedestres, para garantir maior segurança na região. A empresa alerta para a importância de os motoristas e pedestres redobrarem a atenção à sinalização implantada. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito monitoram o tráfego na região.


Fonte: BHTrans


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Em Taboão da Serra-SP, Tarifa dos ônibus circulares passa para R$ 3

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O taboanense que utiliza as linhas dos ônibus circulares tomou um susto no primeiro dia do ano. As passagens aumentaram 9,09%, passando de R$ 2,75 para R$ 3. O aumento foi autorizado pelo prefeito Evilásio Farias através de um decreto. Ninguém, nem mesmo a imprensa, foi avisado com antecedência.

Foto: Eduardo Toledo
Na manhã desta segunda-feira, dia 2, a revolta dos passageiros era grande. Nos pontos de ônibus, muita gente estava indignada. “Saio de casa com o dinheiro contado, vou ter que pedir pra patroa interar o dinheiro da passagem”, disse a diarista Maria José de Camargo, que mora no Jd. Salete e trabalho no Centro de Taboão da Serra.

O aumento da passagem dos ônibus circulares da cidade é feito anualmente, através de um contrato firmado com a prefeitura e a empresa Fervima, que é de propriedade da Viação Pirajuçara. O monopólio no transporte público de Taboão da Serra dura décadas e torna a tarifa municipal uma das mais caras do país.

A tarifa dos Circulares já havia sido reajustada no final de janeiro de 2011, a passagem havia subido de R$ 2,50 para R$ 2,75. Segundo informações que não foram confirmadas pela prefeitura, a empresa apresentou uma planilha de custos pedindo o reajuste. Os aumentos sempre são maiores do que a inflação. A previsão de inflação para o ano passado deve ficar em torno de 7%.

Outro lado

De acordo com o secretário de transporte e mobilidade urbana, Claudinei Pereira, o reajuste anual da tarifa municipal está prevista em contrato e percentual é baseado dentro de uma planilha de custos. “Esse ano houve um aumento grande no combustível e o dissídio trabalhista da categoria, que obrigou a um aumento de 9%”, disse.

Segundo Claudinei, a passagem de Taboão da Serra não é a mais cara do país. “Dos 39 municípios da Grande São Paulo, 14 já fixaram a tarifa em R$ 3. Em algumas cidades, está até mais caro, R$ 3,20”, garantiu.

No site da prefeitura de Taboão da Serra, a assessoria informa que a frota do Circular é composta por ônibus, vans e microônibus que totalizam 107 veículos, sendo que 55% da frota adaptada para o transporte de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Fonte: O Taboanense



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Idosos da Grande Cuiabá já podem garantir o Cartão da Melhor Idade

Os idosos de Cuiabá e Várzea Grande também poderão usar cartão transporte gratuito e passarem pelas catracas dos mais de 500 ônibus do transporte coletivo. O Cartão da Melhor Idade foi lançado no dia 28/12 numa solenidade realizada na agência central da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) numa parceria com a Prefeitura de Cuiabá. 
Os novos cartões são gratuitos, sem restrições de créditos e dão direito aos idosos de entrar pela porta da frente e passarem pela catraca como os demais usuários do transporte coletivo sem necessidade de apresentação de documentos. Este tipo de cartão vem atender uma reivindicação dos próprios idosos e está consignado em ata da Conferência Estadual da Melhor Idade que aconteceu em setembro/2011. Até agora, mais de 100 idosos já fizeram o cadastramento e obtiveram na hora o novo cartão.

Os Cartões da Melhor Idade já existem em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Teresina. Para obter o benefício, o idoso terá de fazer um cadastro que poderá ser feito na agência central da MTU, na Rua Joaquim Murtinho em local adequado e confortável preparado para os novos usuários do sistema.

A coordenadora de Bilhetagem e Tecnologia da MTU, Annelyse Candido informa que não existe prazo para fazer o cadastro e garantir o cartão, pois a apresentação de carteira de identidade continua valendo. Além disso, será divulgada uma programação de visitas da MTU Móvel em entidades, associações e eventos da Melhor Idade onde os idosos serão cadastrados e receberão o cartão imediatamente. “Estamos lançando o novo cartão pela praticidade que ele representa, pois o idoso agora é facilmente  identificado pelo motorista ou pelo fiscal, e isso facilita o embarque com segurança”, disse.

Uma das principais vantagens do Cartão da Melhor Idade é que o idoso terá acesso ao ônibus tanto na frente como na parte interior ao carro, entrando pela porta da frente, evitando assim acidentes que ocasionalmente ocorrem quando o embarque é feito pela porta do meio e do fundo. Esteve presente no lançamento o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Josemar de Araújo Sobrinho.




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No Rio, Passageiros têm dúvidas no corredor exclusivo da avenida Rio Branco

Os passageiros que circulam pelo centro do Rio ainda estão em dúvida sobre as novas paradas dos ônibus definidas após a implantação do corredor exclusivo na avenida Rio Branco. O BRS (Bus Rapid Service) da Rio Branco vai da Candelária até a Cinelândia.

Alexandre Vieira / Ag. O Dia

Após uma implantação tumultuada no último dia 29, a Secretaria Municipal de Transportes fez alguns reajustes no funcionamento do corredor, como a implantação de uma terceira pista entre a avenida Presidente Vargas até a rua da Assembleia.
Após esse trecho, os ônibus só podem circular nas duas pistas do lado direito. No primeiro dia de funcionamento, houve enormes engarrafamentos com reflexos nas principais vias do centro do Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, o trânsito fluiu sem problemas ao longo da manhã desta segunda (2).

As paradas estão distribuídas ao longo da Rio Branco divididas em BRS1, 3, 4 e 5, de acordo com a procedência dos coletivos.
Os ônibus que vão para a zona sul e fazem parte do BRS 1 e têm parada definida em três trechos: entre as ruas do Ouvidor e Sete de Setembro, entre as avenidas Nilo Peçanha e Almirante Barroso e na Cinelândia.

Já as linhas que se dirigem a Barra e Recreio (BRS 3) podem parar em dois pontos: entre as ruas do Ouvidor e Sete de Setembro, e entre as ruas Araújo Porto Alegre e Pedro Lessa.

Os coletivos que vão para a zona norte (BRS 4) param entre as ruas Sete de Setembro e Assembleia e na rua Pedro Lessa. Já os pontos dos ônibus que vão para outros bairros da zona oeste (BRS 5) ficam entre as ruas do Rosário e Ouvidor e entre as avenidas Nilo Peçanha e Almirante Barroso.

As linhas intermunicipais não podem mais parar na avenida Rio Branco. O esquema completo, com os novos pontos e mudanças no itinerário dos ônibus que vão para outros municípios, está disponível no site da Secretaria Municipal de Transportes.

Fonte: R7.com

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