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Transporte público de Brasília, Novas promessas para 2012

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O automóvel foi um dos grandes privilegiados na construção de Brasília. Pode-se constatar isso quando se observam o comprimento e a largura de suas avenidas. No entanto, o Distrito Federal tem demonstrado estar chegando ao seu limite. O caos provocado pela frota de 1,3 milhão de carros particulares em circulação não escolhe classe social. Pobres e ricos perdem muito tempo se deslocando de um ponto a outro da capital e pagam um preço alto pelo descontrole do trânsito, que tira vidas e polui o meio ambiente.

Mas o trabalho desenvolvido ao longo desse ano pela Secretaria de Transportes do GDF criou bases para uma profunda transformação, e os primeiros sinais deverão ser sentidos já no começo de 2012. Quem nos explica isso, entre um chimarrão e outro, é o secretário de Transportes do Distrito Federal, o gaúcho José Walter Vazquez. Ele faz um balanço deste primeiro ano de governo, fala sobre o projeto que cria um novo modelo de mobilidade urbana para a cidade e antecipa como será a mudança estratégica que vai priorizar o transporte coletivo no lugar do particular.


Qual o principal ponto atacado pelo governo na nova política de transportes do DF?
Quando o atual governo assumiu, fazia mais de três décadas que Brasília não tinha um Plano Diretor de Transporte. Havia milhares de linhas e um emaranhado de 75% dos contratos vencidos, porque não existia uma visão de longo prazo. Não houve preocupação com isso. Sempre se achou que, porque Brasília era uma cidade planejada, com avenidas longas e largas, nós nunca iríamos ter problemas. O que aconteceu? Fomos fazendo tudo no improviso. Então, o primeiro ponto que este governo atacou foi enviar à Câmara Legislativa do Distrito Federal o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU). Esse Plano Diretor foi aprovado com esforço, colaboração e aprimoramento da Câmara, e nós pudemos ter uma visão de um prazo mais longo.

Como o PDTU ajudou na elaboração de um novo modelo de transporte para a capital?
Encontramos o transporte público nas mãos de um consórcio de empresários que controlava o Sistema de Bilhetagem, por meio da empresa Fácil. Eles tinham a competência operacional para implantar e controlar as linhas, e ainda geravam todas as informações. Dessa maneira, não era possível planejar, porque os dados primários já vinham tratados por eles. Essas informações eram, portanto, de confiabilidade duvidosa para o governo. Em junho, nós retomamos a Fácil e tanto a bilhetagem como o sistema de informações saiu das mãos dos empresários e veio para o GDF. Isso nos permitiu, de um lado, ter uma visão clara de que precisaríamos de uma transformação estrutural do sistema de transporte e, de outro, que não adiantaria fazer remendos.

A licitação de uma nova frota de ônibus faz parte dessa transformação?
Sim. Nós realizamos uma audiência pública no dia 14 de dezembro e anunciamos à população como nós iríamos tratar o Transporte dali para frente. Temos até o final de fevereiro para apresentar o edital de licitação de todos os contratos que não têm cobertura, o que representa cerca de 75% da frota. Essa licitação vai mudar todo o sistema e aí nós começaremos a ter realmente a transformação para o usuário. Por enquanto, nós estamos plantando as bases.

O que vai ser exigido das empresas vencedoras da licitação, em termos de qualidade?
Vamos exigir a troca, a contratação e a colocação de uma frota de ônibus novos. A expectativa é de que, até o final de 2012, nós não tenhamos nenhum ônibus com mais de sete anos de uso rodando no DF.

Como vai funcionar o sistema integrado de transportes coletivos? Haverá bilhete único?
A partir do julgamento da nova licitação, vamos implantar o sistema de integração, ou seja, todas as diferentes modalidades de transporte coletivo como ônibus, metrô, VLP* (que é como o BRT** está sendo chamado) e o VLT*** serão integradas. O usuário que tiver o cartão da passagem vai poder pegar, dentro de um tempo limitado, mais de um transporte coletivo sem precisar pagar a mais pela viagem, por meio do bilhete único. No entanto, estamos estudando a manutenção das tarifas menores para os deslocamentos regionais, como, por exemplo, de um ponto de Taguatinga para outro, também em Taguatinga. O sistema tem que ser compensador para quem utiliza várias modalidades de transporte para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa, mas sem onerar com a mesma tarifa quem faz pequenas viagens.

Qual é o desafio do GDF, em matéria de transportes, para a Copa do Mundo e para os grandes eventos esportivos que se aproximam?
O nosso desafio é bem diferente de outros centros urbanos: tirar o turista do aeroporto e levá-lo até o Setor Hoteleiro. Os outros eixos vão estar consolidados, como o metrô, que levará passageiros para todos os lados. O turista vai ficar nos hotéis estará a, no máximo, 1,5 mil metros do estádio. Além disso, a Copa do Mundo ocorrerá na época da seca – o que permitirá às pessoas irem ao evento esportivo a pé ou de bicicleta. Então, vai ser uma copa extremamente funcional no sentido do deslocamento das pessoas, tanto para as festas que vão acontecer na Esplanada, como no deslocamento para o estádio. Existia uma demanda muito grande para a implantação de um sistema de ônibus executivo para o aeroporto. Mais que isso, esse sistema do ônibus executivo deveria ser um teste para que, amanhã ou depois, pudéssemos criar outras linhas. Isso já foi implantando.

Qual vai ser a primeira grande obra para agilizar o transporte de passageiros para o Plano Piloto?
Vamos fazer o primeiro BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido) de Brasília, o BRT Sul, que vai do Gama ao Plano Piloto e que deverá diminuir significativamente o tempo de deslocamento do trabalhador que mora nessas regiões. Paralelamente, assinamos o contrato para trocar todos os elevadores e todas as escadas rolantes da Rodoviária do Plano Piloto, que hoje se encontram parados. Os tapumes das obras vão começar a ser instalados em uma semana.

Como vai funcionar a parceria com o governo federal, por meio do PAC da Mobilidade Urbana?
Esse talvez seja o grande legado que essa gestão possa deixar na área de Infraestrutura de Transporte Urbano e de Mobilidade, que são os quatro pleitos que foram feitos ao governo federal: a Linha Amarela; os BRTs Sul, que liga a Saída Sul (Gama) ao Plano Piloto, e Norte, no corredor da Saída Norte (Planaltina) até o Plano Piloto; a conclusão da Linha verde, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que conta com apenas um terço das obras prontas, e o corredor que liga Ceilândia ao Plano Piloto. Além disso, tem a expansão do metrô. Queremos ampliar o número de estações chegando até o final da Asa Norte. Queremos ainda aumentar o número de viagens de 150 para 350 mil por dia.

Qual é o montante de investimentos para essas obras?
Os investimentos totais são da ordem de R$ 2,8 bilhões em financiamentos que virão da Caixa Econômica e do Banco Nacional de Desenvolvimento [BNDES]; do fundo perdido, que é um tipo de doação feita pelo governo federal, e ainda da contrapartida financeira do GDF, tirada do orçamento, ou seja, do imposto que a população paga. Isso foi o que o GDF pediu. Agora, temos que esperar para ver o que o governo federal vai autorizar. Isso ainda não foi divulgado. Eu tenho a expectativa muito boa de que a gente possa chegar muito perto dos 100%, mas vai depender, é claro, da conjuntura econômica federal. Até porque, como nós tínhamos um plano diretor aprovado, as nossas propostas foram consideradas, tecnicamente, as mais integradas pelo Ministério das Cidades, que é quem avalia os pleitos.

As medidas vão resolver o problema crônico do transporte no DF?
Não temos ilusão de que as coisas se transformam apenas pela boa vontade, mas temos a certeza que estamos saindo de um círculo vicioso para entrar em um círculo virtuoso. Vamos ter ônibus novos, tecnologia própria, corredores exclusivos e possibilidade de termos mais velocidade. Algumas questões ainda precisam ser resolvidas, mas isso vai se equacionar. Uma coisa é você criar condições para o transporte funcionar e outra é fazer a gestão do dia a dia.

A partir de quando os efeitos das mudanças começarão a ser sentidos?
Os primeiros efeitos a gente vai começar a sentir, agora, com os testes da primeira faixa exclusiva na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), mas as maiores transformações nós só vamos ver por volta de setembro de 2012. Os pontos mais importantes a serem melhorados são a qualidade e a pontualidade e isso vai acontecer com os novos contratos, que contam com exigências de qualidade e de prazos.



Carlos Rezende, da Agência Brasília


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No Rio, Ônibus articulados serão chamados de Ligeirões

O resultado da enquete promovida pelo EXTRA nas últimas semanas foi surpreendente, você não acha? Ligeirão começou devagar quase parando no quadrangular final. Amargava a quarta posição, no dia 7 deste mês, três dias após iniciado um disputado segundo turno. Mas coração de carioca tem dessas coisas. Surpreende. Depois da eliminação, há dois dias, do nome Expresso Carioca (já existe uma empresa em Minas Gerais chamada assim), Ligeirão — então fazendo jus à fama — passou Cariocão, ostentando inesperados 60.118 votos. Cariocão ficou com 6.876 e Papa-Léguas, com 3.237.

Os Ligeirões vão circular por quatro corredores expressos — vias que fazem parte do sistema integrado de transporte público para as Olimpíadas de 2016. Para o batismo simbólico, ontem, Paes posou, a convite do EXTRA, ao lado de um desses 724 veículos articulados que vão rodar pela Cidade Maravilhosa. As fotos tiveram direito a champagne e laçarote vermelho, na estação Novo Leblon, já prontinha na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Por ali, os coletivos vão propiciar redução de metade do tempo para o trajeto entre a Barra e Campo Grande ou Santa Crruz. Então, vida longa aos Ligeirões.


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Grande Recife altera parada de 14 linhas na Av. Caxangá

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A partir da próxima segunda-feira (26), às 10h, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá desativar a Estação 13 da Avenida Caxangá, ponto de embarque e desembarque de 14 linhas. A mudança, acontecerá em virtude do início das obras de implantação do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste-Oeste.

Com a mudança, as 14 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe, passarão a ter ponto de embarque e desembarque em frente ao Caxangá Golf e Country Club. Já as 13 linhas que atendem à Estação 13, saindo de Camaragibe em direção á Recife, passarão a utilizar a parada em frente à Praça Engenheiro Poe, ao lodo do galpão Shalon. Ambas as paradas provisórias estão instaladas nas calçadas de cada lado da via, próximas ao local atual (veja detalhamento a baixo).

A obra do Corredor Leste-Oeste será executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix e terá inicio com a construção da primeira estação em nível do corredor, que abrigará todos os passageiros que circularão no local e substituirá as paradas de ônibus de toda a Avenida Caxangá. A estação terá 35 metros de comprimento e 3,6 metros de largura.

A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste-Oeste estiver concluído.
Detalhamento das mudanças de parada:
Sentido: Camaragibe/Recife
...Av. Caxangá, Av. Caxangá (pista local, por trás da Praça Eng. Poe) (parada provisória - ao lado do galpão Shalon, esquina com a Rua Pedro Lund), Av. Caxangá...

Linhas:
020-Candeias/Dois Irmãos
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
437-Caxangá (Conde da Boa Vista)
442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445-Tabatinga
446-UR-07
448-Jardim Petrópolis
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459-Loteamento Santos Cosme e Damião
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
480-Camaragibe/Derby
481-Timbi/Derby

Sentido: Recife/Camaragibe
...Av. Caxangá, Av. Caxangá (parada provisória - ao lado do posto de concreto Nº31744/Em frente ao Caxangá Golf e Country Club), Av. Caxangá...

Linhas:
020-Candeias/Dois Irmãos
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
433-Brasilit
437-Caxangá (Conde da Boa Vista)
442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445-Tabatinga
446-UR-07
448-Jardim Petrópolis
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459-Loteamento Santos Cosme e Damião
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
480-Camaragibe/Derby
481-Timbi/Derby

Detalhes do projeto do Corredor Leste-Oeste: Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. Com uma demanda de 126 mil passageiros/dia, a obra tem um valor estimado de R$ 145 milhões. Estima-se que a obra tenha duração de 18 meses.

Informações: O Consórcio está informando as mudanças aos usuários através de cartazes fixados nas paradas desativadas. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site http://www.granderecife.pe.gov.br/.

Fonte: GRCT

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Música em ônibus poderá render multa em Porto Alegre

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na manhã desta quinta-feira projeto de lei que prevê multa a usuários que utilizarem de forma inadequada equipamentos de som no interior de veículos de transporte coletivo. A proposta, de autoria do vereador Mário Fraga (PDT-RS), proíbe que equipamentos como rádios, celulares e tocadores de música do tipo MP3 e MP4 sejam usados sem fones de ouvidos.

O passageiro que desobedecer à determinação ficará sujeito a multa que pode variar de 16,63 a 83,15 UFMs (R$ 43,00 a R$ 216,00 em valores de hoje). A lei necessita da sanção do prefeito José Fortunati para entrar em vigor.

O projeto prevê uma campanha permanente de conscientização da população sobre a necessidade de uso de fones de ouvido em caso de utilização de aparelhos sonoros no interior dos veículos de transporte coletivo. De acordo com a proposta, "as concessionárias das linhas de transporte coletivo de passageiros deverão afixar cartazes educativos no interior dos veículos".

"Para os usuários do transporte coletivo de passageiros de Porto Alegre, é notória a falta de educação de algumas pessoas, principalmente das mais jovens, no que se refere ao uso de equipamentos como rádios, tocadores de MP3 e MP4 e celulares, normalmente em volume muito alto", observa Fraga. "Nosso Código de Posturas, que tenta coibir tais abusos, infelizmente tem se mostrado ineficaz, pela impossibilidade de fiscalização", acrescenta o vereador.

Fonte: Terra

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Novo ônibus articulado vai atender população da Grande Florianópolis

Na manhã desta quinta-feira, 22/12/2011, o Prefeito Municipal de Biguaçu, José Castelo Deschamps, acompanhado do Vice-Prefeito, Ramon Wollinger, e do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Transportes, Arlindo Kleber Corrêa, reuniu-se com representantes da Empresa de Ônibus Biguaçu. O encontro, realizado em frente ao prédio da Prefeitura, teve por objetivo apresentar o novo ônibus articulado que integrará a frota da empresa, nas linhas para Florianópolis.

O novo ônibus é o primeiro dos nove que circularão em Biguaçu, sendo que a operação de reorganização do transporte e integração entre as linhas será iniciada em Fevereiro de 2012. O gerente de manutenção da empresa, Marcos Aurélio Panichi, explicou que o ônibus articulado oferece acessibilidade para portadores de deficiência, maior largura e altura, câmbio automático, freios ABS e semi-automático, três renovadores de ar e suspensão a ar.

Para o Secretário Kleber, esta é mais uma etapa do Plano de Governo cumprida pelo Prefeito Castelo. “Este novo ônibus polui menos que dois ônibus comuns, facilita a locomoção e oferece maior segurança aos passageiros”, destacou.

Segundo Castelo, os ônibus que transportavam 70 pessoas, agora, irão levar até 160 passageiros. “É mais que o dobro da capacidade de passageiros. Será mais confortável para os usuários. Este ônibus articulado vem somar ao nosso trabalho para a melhoria da mobilidade no município”, ressalta Castelo.

O diretor da Empresa, Carlos Henrique Perez, afirmou que “este primeiro ônibus irá atuar na linha Saudade – Biguaçu, a partir da próxima segunda-feira, 26/12/2011, e até o final de janeiro atuará nas linhas Praia João Rosa, Fundos, Bom Viver e Jardim Janaína”.

Também estavam presentes na apresentação o gerente de tráfego, Vilmar Izaias Zantonai e o supervisor de tráfego, Jair João Cantalice da empresa de ônibus Biguaçu, a Secretaria de Administração, Regina Evaldt, e o diretor da Secretaria de Agricultura, Aclici João de Campos (Pialo).

Fonte: Portal da Ilha

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Metrô de Salvador entra em teste e será entregue no segundo semestre de 2012

Em mais um capítulo da história do metrô de Salvador, o prefeito João Henrique anunciou que o transporte poderá ser utilizado pelos soteropolitanos no segundo semestre de 2012. O comunicado foi feito durante a coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (22) para fornecer maiores informações sobre os testes que vem sendo realizados no metrô.

O prefeito, junto com o chefe da Casa Civil, João Leão, e o secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos, realizaram a primeira viagem de teste dos trens entre a Estação da Lapa e a Estação Acesso-Norte.

“Valeu a pena o esforço, enfrentamos muitas dificuldades, houve muitas pedras no caminho, mas Salvador tem muito o que comemorar, afinal já no segundo semestre toda a população poderá desfrutar de mais um serviço de mobilidade urbana”, destacou o prefeito, depois de percorrer os seis quilômetros do trecho.
Além dos secretários, a nova mulher do prefeito, Tatiana Paraíso, que é subsecretária de saúde do Município também esteve presente ao evento.

As operações com o metrô foram iniciadas na última terça-feira e devem durar por cinco meses. Neste período, serão avaliados os sistemas estáticos e dinâmicos como segurança dos vagões (freio e tração) e das vias.  Até o momento, os trens se movimentam sem cargas. Logo após a verificação do sistema técnico, começará os testes com a movimentação - inspeção e preparo dos trens para os seguintes experimentos envolvendo cargas. Este procedimento é habitual e necessário para que o metrô possa ser liberado.

De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), as verificações com carga devem começar em janeiro de 2012. Depois disso, os cidadãos poderão fazer o trajeto no tempo médio de 15 minutos entre as duas estações.

Verbas
O funcionamento do metrô no primeiro ano terá investimento direto do Ministério das Cidades, com o emprego de um aporte de R$ 33 milhões. Este recurso permitirá subsidiar a passagem do metrô e as operações do sistema. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas façam o trajeto diariamente. Além disso, o sistema será interligado com as linhas de ônibus das estações Lapa, Brotas e Acesso Norte. 


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