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Em Curitiba, Câmeras são instaladas dentro de ônibus coletivo

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alguns ônibus do transporte coletivo de Curitiba receberam câmeras que vão monitorar a movimentação de passageiros. O equipamento será testado por 60 dias e visa dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo. Terminais urbanos e estações tubo também devem receber o equipamento, que é pequeno e fica no canto dos veículos.

Os custos dos equipamentos e do acompanhamento das imagens serão arcados pela Urbanização de Curitiba (Urbs) em parceria com as empresas que operam no transporte coletivo da cidade.

A movimentação dos usuários vai ser monitorada via internet por uma central. Tudo será gravado para que em caso de roubos, assaltos ou vandalismo seja possível identificar os responsáveis. De acordo o diretor de planejamento da Urbs, Fabiano Braga Cortes, as imagens ficarão armazenadas por uma semana. “A ideia é que qualquer usuário que tenha sofrido qualquer tipo de ação dentro do sistema possa entrar em contato com a central e ter acesso a essas imagens”, explicou Cortes.

A quantidade de câmeras por veículo ainda será estipulada. Mas a previsão é de que os 2.500 ônibus que rodam pela capital paranaense recebam o equipamento. A instalação será gradual, a partir do primeiro trimestre de 2012, e as primeiras linhas beneficiadas são as Norte-Sul e as do Interbairros.

Esta fase de teste serve para aprimorar o sistema. Como nos primeiros dias usuários mexeram nas câmeras, as próximas vieram com uma proteção.


Fonte: G1 Paraná

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Em Florianópolis, Temporada de praia terá reforço de ônibus

Até 25 de dezembro os quadros de horário do transporte coletivo de Florianópolis permanecerão os mesmos. A mudança ocorre a partir do dia 26 estendendo-se até o final da temporada de verão.

Para melhor atender aos usuários, as linhas de praia e as linhas da madrugada (os populares “Madrugadões”) receberão reforços. Em ambos os períodos a fiscalização estará autorizada a liberar viagens extras, caso haja demanda.



Informações: Portal da Ilha





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Terminais rodoviários de SP devem receber quase 900 mil passageiros no feriado de Natal

Aproximadamente 894 mil pessoas devem embarcar nos terminais rodoviários da capital paulista entre os dias 22 e 27 de dezembro, época do feriado de Natal. A estimativa foi feita pela Socicam - empresa que, sob concessão do Metrô, administra os terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara.Segundo empresa, cerca de 221 mil pessoas deverão deixar a cidade de São Paulo por meio dos terminais rodoviários, entre sexta-feira (23) e sábado (24). O dia com a maior concentração de passageiros deve ser sexta-feira (23), quando 122 mil pessoas embarcam nos terminais rodoviários.

As cidades mais procuradas neste feriado são: Florianópolis, sul de Minas, Angra dos Reis, Salvador e Curitiba.

Para quem pretende deixar a cidade utilizando os terminais, a Socicam recomenda: adquirir sua passagem de forma antecipada; chegar ao terminal uma hora antes do embarque; identificar as bagagens; não descuidar das crianças; trazer documentos de todos os passageiros e procurar sempre um funcionário ou segurança devidamente identificado, ou ainda, dirigir-se ao balcão de informações para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

A Socicam realizará operações especiais na época. Por isso, os terminais contarão com um aumento de 15% no quadro de funcionários das áreas de operação, limpeza, manutenção e segurança.

Veja mais informações sobre os terminais:

Terminal Tietê - Linhas para regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país, interior de São Paulo, litoral norte, litoral capixaba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e linhas internacionais para o Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru.

Terminal Barra Funda - Linhas para cidades paranaenses, região de Sorocaba e Vale do Ribeira, oeste de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Porto Velho (RO).

Terminal Jabaquara - Linhas para Santos, São Vicente, Guarujá e demais cidades do litoral sul de São Paulo.

Fonte: R7.com

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Integração de ônibus vai cobrar R$ 3,15 dos usuários do transporte coletivo em Teresina

A integração das linhas dos ônibus coletivos de Teresina começará no dia 02 de janeiro. Junto com a mudança, a passagem do transporte passará dos R$ 1,90 para R$ 2,10, conforme a planilha de custos de 2011.

“É bom lembrar que não está havendo reajuste. O que está acontecendo, é voltando ao valor que foi proposto para iniciar em setembro”, disse durante entrevista a um canal de televisão superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Os usuários que possuem bilhete eletrônico irão pagar apenas meia passagem na segunda viagem se utilizarem este segundo ônibus no período de uma hora. Os estudantes pagarão, respectivamente, meia e ¼ de passagem.

“O que o nosso prefeito está dando hoje na integração, é fazendo com que você que está pagando duas passagens, no término das duas passagens, com o sistema de integração temporal, só vai ser pago R$ 3,15, que equivale uma passagem e meia”, disse Alzenir explicando ainda que o estudante vai pagar meia da meia.

Alzenir Porto esclareceu durante entrevista que a prefeitura de Teresina fez sua parte e chamou atenção para o governo do estadual.

“Quem adentrou com a outra meia foi a prefeitura de Teresina através da desoneração fiscal. O governo do Estado pode nos ajudar no que tange a questão do ICMS, óleo diesel, IPA, e outros impostos a exemplo de Fortaleza. A gente pretende em um curto espaço de tempo chegar à passagem única. Vai depender exclusivamente da colaboração daqueles podem desonerar sua parte. Estamos fazendo a parte da prefeitura e a prefeitura conseguiu tirar a meia passagem, que é uma grande economia”, explicou a superintendente do Strans.


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No Rio, Ônibus intermunicipais não param no BRS do Centro

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os passageiros de ônibus intermunicipais que passam pelo Centro devem ficar atentos. Começou no sábado, nas avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março, o sistema de tráfego rápido BRS. Com ele, 55 linhas que vêm de outras cidades não vão mais parar nestas duas vias, e pontos de embarque e desembarque mudaram.

Quarenta mil passageiros usam diariamente 14 linhas intermunicipais que circulam pelo corredor BRS, mas ainda há falta de informação sobre ele. O problema é resultado do desentendimento entre a prefeitura e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro).

Para pegar ônibus, alguns vão ter que andar cerca de 1,5 quilômetro do antigo ponto ao atual. Problema que não devem ter, no entanto, os passageiros das 71 linhas municipais que circulam na região. Há mais de 20 dias, estão sendo distribuídos no Centro panfletos informando sobre as alterações.

Os pontos de parada foram reagrupados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4 e BRS 5. O corredor estará em operação das 6h às 21h em dias de semana e das 6h às 14h aos sábados. Nesse horário, na faixa exclusiva, carros só poderão circular por um quarteirão, para dobrar à direita.

Para o BRS do Centro, foram reduzidos 15% da frota de ônibus municipais que passam pelo local. Isso deve traduzir-se, a longo prazo, em redução de tempo de viagem em até 30%.

O próximo corredor exclusivo será adotado na Avenida Rio Branco, da Candelária à Cinelândia, no próximo dia 27. “Em janeiro faremos o BRS da Avenida Presidente Vargas. E então vamos partir para a implementação na Zona Norte”, prometeu o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

O presidente da Fetranspor, Edmundo Fornasari, disse acreditar no sucesso do corredor exclusivo no Centro do Rio. “Mais de 70% da população urbana que usa transporte público utilizam o ônibus. Em Copacabana, houve um aumento de 5% de passageiros nos ônibus porque as pessoas notaram que ganham tempo. A gente não pode virar uma São Paulo”, alerta Edmundo Fornasari.




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Sistema de transporte coletivo urbano que será implantado em Ribeirão Preto terá padrão de metrópole

O sistema de transporte coletivo urbano que será implantado em Ribeirão Preto após a nova licitação entrar em vigor é semelhante ao adotado em municípios brasileiros com mais de um milhão de habitantes.

É o que afirmam especialistas ouvidos pelo A Cidade, que consideram o modelo "audacioso" para o porte do município.

Foto: matheus urenha
Pela nova proposta, serão criadas linhas diametrais, circulares e perimetrais. Esses sistemas permitem a interligação de algumas regiões sem que os ônibus passem obrigatoriamente pelo Centro. A licitação da nova rede será aberta nos próximos dias.
O especialista de transporte da Unicamp, Carlos Alberto Bandeira de Guimarães, avalia que a proposta é consistente. "É uma surpresa a adoção de um padrão significativo para uma cidade do porte de Ribeirão. A iniciativa demonstra que a Transerp desenvolveu a rede com apoio de pesquisas de origem e destino", diz.

Para o professor, a mudança vai permitir agilidade maior no transporte público, com queda no tempo das viagens, tornando-se assim mais atrativo para uma parcela da população que usa apenas carro de passeio para se deslocar.

Com o corredor diametral Norte/Sul 1, duas importantes regiões de Ribeirão serão interligadas sem passar pelo quadrilátero central. Assim, o tempo de viagem reduzir em 50% para quem vai da avenida Brasil (zona Norte) até o RibeirãoShopping (zona Sul).
No modelo atual a viagem leva, em média, uma hora e meia. Isso porque exige-se integração no Centro, já que a rede atual é do tipo radial - os ônibus operam as linhas bairro/Centro e com destino inverso.

Já o especialista em transporte e trânsito da USP de São Carlos, Coca Ferraz, afirma que a proposta da Transerp é adequada para Ribeirão, caso esteja fundamentada em pesquisa de origem e destino.

"A mudança abre caminho para possíveis melhorias no trânsito. Com a retirada de ônibus do quadrilátero central, mesmo que em número pequeno, haverá um impacto positivo", diz.

O líder de uma comissão de motoristas de ônibus em Ribeirão, José Carlos da Silva, avalia que a nova rede trará avanços significativos para os usuários. "Ribeirão Preto passará a ser uma referência. O transporte público terá uma agilidade maior", diz.
Projeto ‘completo’ em 2014A empresa ou consórcio que vencer a licitação da nova rede do transporte público de Ribeirão Preto terá prazo de dois anos e meio após a assinatura do contrato, para concluir todos os investimentos. Como a previsão da Transerp é concluir a licitação na metade de 2012, as melhorias devem ser todas realizadas até o fim de 2014.

O valor previsto pelo edital é de R$ 131 milhões. Serão construídas duas estações no Centro. Uma delas, a da Catedral será modular, assim como as existentes em Curitiba. Além disso, haverá oito terminais em várias regiões da cidade.

Os dados foram divulgados durante a última semana. O diretor de Transportes da Transerp, José Mauro de Araújo, explicou que o novo modelo busca tornar o transporte coletivo mais atrativo para a população. "Se disponibilizarmos um serviço de qualidade, conseguimos atrair novos usuários do transporte coletivo", diz.

Fonte:  A Cidade


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No Recife, Muitas Queimas de Paradas e Poucas Reclamações

Se quem precisa usar o transporte coletivo todos os dias precisa passar por muitos obstáculos, está agora se deparando com o grande número de queimas de paradas dos motoristas de ônibus, são situações em que os usuários se sentem constrangidos e revoltados com esses atos tomados pelos chamados maus motoristas, a situação é tão revoltante que as vezes em muitas paradas que não tem sequer abrigo, passageiros que já esperam grandes intervalos para chegada do ônibus se deparam com está situação.


Porém, o que vem chamando atenção, é que a maioria das pessoas prejudicadas pela queima de parada não registram suas reclamações, fazendo com que esses motoristas circulem e continuem desrespeitando os passageiros, segundo o GRCT, as reclamações para o 0800 081 0158 são de fundamental importância, pois só assim os maus motoristas podem ser advertidos e persistindo os maus atos, retirados do sistema de transporte coletivo.

As justificativas de alguns motoristas são totalmente irrelevantes se comparados a deixar o usuário plantado no sol ou na chuva esperando o próximo coletivo a passar, muitos relatam atraso nas viagens e pressão no cumprimento de horários.

Porém o Blog Meu Transporte presenciou queima de paradas absurdas nestes últimos dias, teve um cidadão que foi queimado por três ônibus da mesma linha seguidos num intervalo de 10 minutos, ou seja, ficou um motorista deixando para o outro e acabou que nenhum dos três levou o passageiro, semana passada o ônibus que ia para o Cabo, queimou várias pessoas na parada ao lado do GRCT ao meio dia, deixando os usuários naquele sol. Já em outros pontos, foi possível notar varias queimas de paradas como na Av. Agamenon Magalhães, Av. Beberibe entre outras.

Respostas do GRCT
Todos os meses o Grande Recife, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, registra entre 1.100 e 1.200 reclamações sobre todos os assuntos. Desse total, em média 436 queixas são relativas a queimas de parada.

A média tem se mantido estável durante todo o ano, com alterações sazonais. Em meses de férias, com a demanda reduzida, a quantidade de reclamações cai. Da mesma forma, em meses de muito movimento de usuários o número de reclamações tende a subir. Em janeiro, por exemplo, foram registradas 307 queixas, já em agosto foram contabilizadas 609 denúncias.

Penalidades
As queimas de parada registradas pela Central de Atendimento ao Cliente e comprovadas pela equipe de fiscalização estão sujeitas a multa de R$ 41,14 por infração. Esse valor poderá ser cobrado em dobro caso a empresa seja reincidente.

As reclamações também influem na avaliação das empresas operadoras, que é realizada trimestralmente e discutida individualmente com o representante de cada empresa. Quando o conceito é negativo, a operadora perde pontos, o que pode acarretar, dependendo do caso, a perda de privilégios, de linhas ou, em caso extremo, na exclusão de empresas do sistema.

Fiscalização
O Consórcio tem intensificado a fiscalização, principalmente sobre aquelas linhas e empresas que possuem maior índice de reclamações. Esses dados são registrados, geram multas nos casos de confirmação, e também servem como base para a avaliação do serviço prestado pelas empresas operadoras.


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No Rio, Terminais Rodoviários Menezes Cortes e Américo Fontenelle (ambos no centro do Rio), Nova Iguaçu e Nilópolis (estes na Baixada Fluminense), passarão à iniciativa privada

A partir de janeiro de 2012 os Terminais Rodoviários Menezes Cortes e Américo Fontenelle (ambos no centro do Rio), Nova Iguaçu e Nilópolis (estes na Baixada Fluminense), passarão à iniciativa privada, sendo administrados pelo Consórcio Rioterp S/A (Rio Terminais Rodoviários de Passageiros S/A), formado pelas empresas Fetranspor, Socicam Serviços e Socicam Administração e Projetos. A informação foi divulgada nesta sexta feira (16.12.11) pela Companhia de Desenvolvimento e Terminais Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – Coderte – estatal que continuará dona das unidades concedidas, sobre as quais agirá como órgão fiscalizador do governo estadual quanto aos aspectos operacionais e administrativos.

Foto: Luiz Antonio Doria
O novo gestor dos Terminais Rodoviários em questão foi apontado através de concorrência pública visando à concessão onerosa das rodoviárias da estatal; sistema através do qual o vencedor do certame torna-se responsável pelas rodoviárias concedidas, repassando à Coderte, representante do estado como poder concedente, parte da receita auferida com a exploração dos referidos Terminais durante 20 anos. Passado esse tempo, o Terminal Rodoviário volta à administração da Coderte, sendo todas as benfeitorias e equipamentos incorporados ao patrimônio da Companhia.

Segundo o diretor-presidente da Coderte, também a partir do próximo mês de janeiro, o Consórcio Rioterp terá 180 dias para apresentar ao governo do estado os projetos executivos das obras a serem realizadas em cada um dos Terminais Rodoviários concedidos. De acordo com Ronaldo Francisco as obras de reforma no Terminal Rodoviário de Nilópolis levarão até 48 meses para serem concluídas. A reforma do Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu levará até 36 meses. No Menezes Cortes as obras de reforma estarão concluídas em até 12 meses, enquanto no Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, que será inteiramente demolido e reconstruído, os trabalhos vão se estender por 24 meses.

Já o diretor técnico-operacional da estatal, Ricardo Edler, adiantou que as obras no conjunto das quatro rodoviárias têm previsão de investimentos da ordem de R$ 34 milhões 342 mil, bancados pela iniciativa privada. Ainda segundo Edler, as obras no Menezes Cortes custarão R$ 526 mil, no Américo Fontenelle, R$ 26 milhões e 500 mil, Nova Iguaçu, R$ 4 milhões 116 mil e Nilópolis, R$ 3 milhões e 200 mil.

Ronaldo Francisco e Ricardo Edler concordam que em todos os Terminais Rodoviários concedidos o ponto forte será a acessibilidade facilitada para portadores de necessidades especiais físicas, visuais e auditivas. Ambos afirmam que as rodoviárias concedidas ficarão iguais ou melhores que a Nova Rodoviária Novo Rio, onde a iniciativa privada recentemente investiu cerca de R$ 10 milhões, em obras exigidas para maior comodidade e segurança dos usuários, e de execução fiscalizada pela Coderte.

No conjunto, os quatro Terminais Rodoviários concedidos à iniciativa privada registram a movimentação média mensal de cerca de 180 mil ônibus em viagens de partidas e chegadas.



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