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Transporte coletivo de Marília não vai ter mais a Viação Circular

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Prefeitura publicou no Diário Oficial de ontem (29), análise das planilhas de preços da licitação do transporte coletivo. As duas empresas vencedoras, Transporte Coletivo Grande Bauru, responsável pelo lote norte (1) e Viação Cidade Sorriso do lote sul (2) foram consideradas habilitadas para realizar os serviços.
Fim da Era Circular

Com a entrada das novas empresas o monopólio de mais de 20 anos da Circular chega ao fim. A medida faz com que os altos preços das passagens da cidade atualmente em R$ 2,30 baixem. A empresa Grande Bauru mantém o valor de R$ 2,13 e Cidade Sorriso, R$ 2,15.

O diretor executivo da Grande Bauru José Antonio Jacomelli afirma que a empresa está com grande expectativa de iniciar os trabalhos em Marília.

A vencedora do lote sul, Viação Cidade Sorriso de Curitiba está no ramo do transporte há mais de 60 anos.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Licitação, secretário municipal de Administração, José Carlos da Silva, após a publicação do julgamento das propostas as outras empresas poderão apresentar recursos e contrarrazões no prazo de cinco dias cada.

Se tudo correr dentro do previsto as novas empresas assinam contrato ainda esse ano e terão 180 dias para iniciar operação.

FUNCIONÁRIOS

Com a entrada de duas novas empresas, os 750 funcionários da Circular ficam sem garantia de emprego. Segundo o presidente do sindicato dos Motoristas, Moacir Baldicera, foi assinado documento com todas as concorrentes para que as empresas busquem recontratar os empregados, porém nada foi definido. “Após a assinatura dos contratos, conversaremos com elas para encaixar os trabalhadores na medida do possível, além de dar todo apoio necessário”.

Concorrência agrada usuários do transporte coletivo

A dona de casa, Eva Aparecida Marinho, 46, esperava ontem ônibus no centro da cidade para ir até zona sul e reclamava dos serviços. Ela diz que não está satisfeita com a demora dos ônibus.

Eva acredita que a entrada de duas novas empresas possa melhorar as condições do transporte público. “Já estava na hora de entrar outras empresas, nós temos altas tarifas e péssimo serviço. Concorrência sempre é positivo”.





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Em Cuiabá, Empresas querem aumentar a passagem de coletivo

Os proprietários de empresas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande já estão se articulando no sentido de reinvindicar um novo reajuste no preço da passagem de ônibus nas duas cidades. O setor já enviou às prefeituras das duas cidades, há quase um mês, uma planilha de gastos para justificar um novo aumento, que deve acontecer ainda neste ano.

De acordo com a assessoria do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano, a alta nos custos dos coletivos é de, pelo menos 6%, devido ao aumento salarial concedido a motoristas e cobradores. Além disso, teve aumento dos combustíveis, pneus, considerado uma gama de alta nos custos.

Ainda não se sabe quanto deverá custar a passagem de ônibus. O último reajuste ocorreu em novembro de 2010, quando o valor saltou de R$ 2,30 para R$ 2,50, na Capital. No intermunicipal e em Várzea Grande, o preço atual da passagem é de R$ 2,40.

O trâmite ocorre da seguinte forma: após a entrega da planilha, o Conselho dos Transportes, presidido pelo próprio secretário municipal, Josemar Araújo, se reúne para fazer um balanço e definir o novo valor.

A partir daí, cabe ao prefeito sancionar o reajuste. Ainda não há previsão para a próxima reunião do Conselho, mas a tarifa só deve aumentar mesmo no final de dezembro, segundo a assessoria de imprensa do sindicato.

O aumento da tarifa é concedido anualmente, com o intuito de manter o equilíbrio financeiro do sistema. A planilha leva em consideração ainda o número de gratuidades, quilômetros rodados dos veículos e o número da frota. Apenas na Capital, entre ônibus e microônibus, circulam cerca de 450 veículos.

De acordo com o sindicato, tanto em Várzea Grande como em Cuiabá, os empresários investiram na renovação da frota nesses últimos dozes meses. Em 2011, foram adquiridos 65 novos ônibus na Capital, segundo o órgão.


Fonte: Midia News

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Novo Hamburgo: Corredor de ônibus ligará Centro ao bairro Canudos

A solução para dois problemas de mobilidade urbana em Novo Hamburgo começou a tomar na semana passada.
O Ministério das Cidades confirmou a inclusão de um corredor de ônibus no município entre as obras que serão financiadas pelo PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades, o que deve contribuir para a melhora do transporte coletivo e do trânsito, avalia o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT). O investimento total será de R$ 34,8 milhões, dos quais R$ 3,4 milhões são de responsabilidade da prefeitura.

O corredor exclusivo para ônibus terá quatro quilômetros, da avenida Frederico Linck, no Centro, à Praça Centenário, no bairro Canudos, passando pelas avenidas Nações Unidas, Nicolau Becker (foto) e Victor Hugo Kunz. Segundo Zimmermann, as alterações que a obra provocará no sistema público motivarão uma readequação dos itinerários e a criação de linhas trocais, ligando os bairros. “Não queremos mais que todas as linhas circulem pelo Centro. Isso vai melhorar o trânsito e facilitará o deslocamento de quem anda de ônibus”, justifica o prefeito.
Ainda não há previsão de início dos trabalhos, mas o projeto básico já está pronto. Com a confirmação dos recursos pelo Ministério das Cidades, a próxima etapa será a contratação do projeto executivo. Os ônibus que chegarem dos bairros ao Centro pelo corredor farão conexão no terminal multimodal que será construído junto com a Estação Novo Hamburgo da Transurb, ao lado do Bourbon Shopping, integrando os modais.

PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades

O PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades contempla a região metropolitana, incluindo Porto Alegre, com R$ 353 milhões, no total. Para o Eixo Norte, que compreende Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio, são R$ 129 milhões. O corredor de ônibus leopoldense terá 4,7 quilômetros e serão investidos R$ 60,4 milhões, sendo que R$ 6,04 milhões sairão dos cofres municipais. “O que fizemos foi unir vários municípios para que a região pudesse buscar esses recursos”, explica Tarcísio Zimmermann.



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Projeto Pedala BH amplia vagas para estacionamento de bicicletas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A população de várias regiões de Belo Horizonte ganha um reforço no estímulo ao uso da bicicleta. É que foram implantados 52 paraciclos (dispositivos para estacionamento de bicicletas) na cidade, entre os meses de setembro e novembro de 2011.

Os paraciclos estão inseridos no programa Pedala BH que tem como objetivo promover o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Com esses dispositivos foram criadas 104 vagas de estacionamento para bicicletas na regiões da Savassi, Hospitalar, Central, Nordeste, Barreiro, Noroeste e Leste.


Eles funcionam como um complemento do sistema cicloviário da capital, que já  inaugurou quatro ciclovias no segundo semestre deste ano e com previsão de mais uma até o fim de 2011 – a rota cicloviária Barreiro.

Cada dispositivo tem a capacidade para estacionamento para duas bicicletas e estão localizados nos seguintes locais:

- na Avenida Professor Morais com Rua Antônio de Albuquerque
- na Avenida Professor Morais com Avenida Getúlio Vargas (ao lado da sorveteria São Domingos)
- na Avenida Bernardo Monteiro com Avenida Carandaí (na Praça em frente ao Colégio Arnaldo)
- no Restaurante Popular do Barreiro
- Avenida Américo Vespúcio com Rua dos Pinheiros
- na Avenida Elísio de Brito com Avenida Itaituba
- na Avenida Amazonas com Rua dos Goitacazes (Mercado Central),
- na Rua Rio de Janeiro, entre Rua Tamoios e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- na Rua Rio de Janeiro, entre Rua Tupinambás e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- na Rua Carijós, entre Rua São Paulo e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- na Rua Carijós, entre Rua Espírito Santo e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- na Avenida Risoleta Neves junto ao Centro de Cultura (Bairro Aarão Reis/Região Norte)

Antes dessas vias, a Avenida Otacílio Negrão de Lima, ao lado do Parque Guanabara, na Pampulha, a Rua Pernambuco, na Savassi, e a Rua Ceará com Avenida Francisco Sales (Restaurante Popular) já contavam com paraciclos.


Diversificação dos meios de transportes na melhoria da mobilidade urbana

O Planejamento estratégico da BHTRANS definido para os próximos anos, definiu ações para melhoria da Mobilidade Urbana da capital, entre elas a implementação de infraestrutura e o estímulo a modos diferenciados de locomoção. As ciclovias, então, entram nesse cenário, criando a oportunidade para o uso das bicicletas, contribuindo para a qualidade ambiental e tornando a facilidade de deslocamento um fator de inclusão social.

De julho a setembro deste ano de 2011, foram inauguradas quatro ciclovias na capital mineira: na Avenida Risoleta Neves (Via 240), na Rua Professor Morais (Savassi), seguindo pela Avenida Carandaí, Rua Piauí (Funcionários) até a sua conexão com a rota cicloviária leste (em implantação), na Avenida Américo Vespúcio (bairro Aparecida) e a do Boulevard Arrudas, entre a Rua Carijós e a Avenida Barbacena.
 
Bicicletários

Com uma estrutura maior e com mais capacidade, o bicicletário é um espaço – fechado ou não – delimitado exclusivamente para o estacionamento de bicicletas, sinalizado, contendo um conjunto de paraciclos. As estações de integração de ônibus BHBUS São Gabriel, Venda Nova e Barreiro já contam com bicicletários. Estes, existentes há mais tempo, vão passar por reformulação em 2012.

Para 2012,  também está prevista a instalação dessas estruturas para bicicletas nas estações BHBUS Diamante e Vilarinho e também em vias públicas e ambientes fechados. Nas estações de integração a serem construídas, a da Pampulha e a São José, na Avenida Dom Pedro II, também receberão bicicletários.

Como política de incrementar a criação de mais espaços de estacionamento das bicicletas, a BHTRANS já adota como diretriz das medidas minimizantes dos Relatórios de Impactos na Circulação, estabelecidos para grandes empreendimentos, a instalação de paraciclos ou bicicletários. A construção do Boulevard Shopping, por exemplo, atendeu a essa condicionante. Lá, os ciclistas contam com 20 vagas para suas “bikes”.


Fonte: BHTrans

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Em Teresina, Passagem de ônibus volta a ser R$2,10 a partir de janeiro

A superintendente da Strans, Alzenir Porto, declarou, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (30), que o valor da passagem do transporte coletivo urbano em Teresina passará a R$ 2,10 a partir de janeiro de 2012.

O aumento é baseado na análise das planilhas de custo do sistema, que foi concluída no mês de outubro deste ano após auditoria. Além da nova tarifa, dia 2 de janeiro começa a funcionar o Sistema de Integração do Transporte.

"Tecnicamente já está tudo pronto para o funcionamento, mas o prefeito Elmano Férrer quer que antes a população esteja bem informada. Ele determinou que em janeiro a integração começa a funcionar", afirmou Alzenir.

O sistema de integração teresinense será semelhante ao adotado no Estado do Rio de Janeiro. Técnicos já estão programando a plataforma que permitirá a troca de veículos utilizando um único passe.

"A parte técnica está fechada. Operadores e usuários estão trabalhando junto por determinação do prefeito. Também vamos trabalhar na ampla divulgação das regras a pedido do prefeito", disse a superintendente da Strans.

A tecnologia a ser instalada vai permitir o monitoramento do transporte público, assim como também dos semáforos. A plataforma será semelhante ao utilizado hoje pela Polícia Militar para monitirar as entradas e saídas da capital, além de pontos de grande movimento.

"Entretanto, é um sistema muito simples e muito fácil de ser utilizado. Vamos contratar, em caráter temporário, empresas para informar os usuários dentro e fora dos ônibus sobre as mudanças", explica a gestora da Strans.

A novo sistema também vai beneficiar os idosos que terão direito a gratuidade se identificados e quantificados. "Isso é necessário para que o sistema possa funcionar aqui como em qualquer outra capital. A SEMTCAS já está trabalhando e tomando providências", garante Alzenir Porto.



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Volvo acelera nacionalização do ônibus híbrido

A Volvo acerta os detalhes para iniciar a produção de seu modelo de ônibus híbrido na fábrica brasileira de Curitiba (PR) em junho do próximo ano. Luis Carlos Pimenta, presidente da divisão do ônibus da companhia para a América Latina, afirma que o projeto está dentro do cronograma e que os dois primeiros protótipos do chassi já saíram das linhas de montagem.

A empresa não especificou qual será o investimento para nacionalizar o modelo, mas afirma que o maior aporte é destinado a engenharia. “Apenas 10% do total será aplicado em manufatura. O restante é destinado às horas de engenharia, com equipes do Brasil e da Suécia”, explica pimenta.

O chassi é uma resposta da Volvo às demandas e projetos para reduzir as emissões de poluentes do transporte coletivo. O modelo trabalha com dois motores em paralelo, um a diesel e outro elétrico, e promete redução de até 35% no consumo de combustível e de 80% a 90% nas emissões.
Informações: Giovanna Riato, ab
De Curitiba

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