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Em São Luís, Passageiros passam sufoco para usar transporte coletivo
terça-feira, 1 de novembro de 2011Quem depende do transporte público em São Luís enfrenta um enorme sufoco todos os dias. Nos terminais de Integração, filas desorganizadas e ônibus que já chegam superlotados. Problemas que parecem não ter fim. Assista à reportagem de Elbio Carvalho, da TV Mirante.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes reafirmou que 312 ônibus foram inseridos na frota da capital maranhense, que é de 1.072 coletivos, o que, segundo a SMTT, é suficiente para atender à demanda. Com relação ao fato de os novos ônibus estarem circulando sem placas, a Secretaria não se pronunciou.
Fonte: Imirante.com
Postado por Meu Transporte às 22:15 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Campanha sobre Lei do Assento chega a terminais de ônibus de Fortaleza
Ação de sensibilização sobre a Lei do Assento Preferencial (7811/95), que dispõe sobre o local reservado aos idosos, gestantes e pessoas conduzindo crianças de colo nos transportes coletivos, é promovida na próxima quinta-feira, 3, partir das 9h, no Terminal do Siqueira, em Fortaleza.
Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), a ação tem o objetivo de chamar a atenção de passageiros para a importância do cumprimento da lei. A mobilização conta com apresentação da peça teatral “Assento preferencial”, encenada por adolescentes do projeto Crescer com Arte Jangurussu, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci).
A Prefeitura de Fortaleza promete levar a ação ainda ao Terminal do Papicu e ao Terminal da Parangaba. As informações são da SDH.
Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), a ação tem o objetivo de chamar a atenção de passageiros para a importância do cumprimento da lei. A mobilização conta com apresentação da peça teatral “Assento preferencial”, encenada por adolescentes do projeto Crescer com Arte Jangurussu, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci).
A Prefeitura de Fortaleza promete levar a ação ainda ao Terminal do Papicu e ao Terminal da Parangaba. As informações são da SDH.
Postado por Meu Transporte às 22:08 1 comentários
Marcadores: Ceára
Em Campo Grande, Tarifa com cartão magnético já vale em 36% dos ônibus na Capital
Mais 17 linhas do transporte coletivo em Campo Grande, passam hoje, 1º a fazer parte do sistema, onde o pagamento só pode ser feito com cartão.
A obrigatoriedade do pagamento automatizado começou a valer em 26 de agosto, com os ônibus articulados. A previsão é que até janeiro de 2012 o sistema esteja valendo em todas as linhas.
Com a nova adesão, a regra passa a valer para 36% da frota de ônibus, segundo informou o presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur), João Rezende.
A venda de cartões dentro dos ônibus está prevista, valendo o acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), sendo que cada motorista deve ter 10 cartões. Outra regra é que o número permitido é de 4 vezes para pagamento com dinheiro para cada pessoa.
A partir de hoje, a obrigatoriedade do cartão passa a valer para as linhas 51, 61, 62, 64, 65, 70, 72, 73, 74, 75, 76, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89. Todas fazem o trajeto entre terminais, e são identificadas pela cor vermelha.
Fonte: A Critíca
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Postado por Meu Transporte às 22:04 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Usuários do transporte coletivo de Santos elogiam a implantação do corredor de ônibus
A implantação do corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), em Santos, foi bem aceita entre os usuários do transporte coletivo e até entre motoristas, de acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Iniciado na tarde de segunda-feira, o sistema funciona das 17h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, no sentido Centro/praia. Neste período, de acordo com a CET, cerca de 8 mil passageiros são transportados.
Desde esta segunda, por conta da nova intervenção, o estacionamento de veículos é proibido do lado direito, junto às edificações, e liberado do lado esquerdo, junto ao canal, exceto das 17h às 20 horas.
No primeiro dia de funcionamento, de acordo com o diretor técnico-operacional da CET, foi constatada a prioridade aos ônibus. “Observamos que os motoristas respeitaram a preferência ao transporte de massa. Ao longo de dois quilômetros de extensão, apenas três veículos permaneceram estacionados à esquerda da via e nenhum na faixa de ônibus. Também pouquíssimos carros compartilharam a faixa com os coletivos, mesmo ela sendo preferencial”.
Fonte: A Tribuna
Postado por Meu Transporte às 22:02 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
No Recife, Finalmente um projeto de lei para proibir música nos ônibus
Os Dj’s do busão, como são chamados os passageiros que costumam escutar música com volume alto e sem usar fones de ouvido nos veículos de transporte coletivo, estão com os dias contados. Um Projeto de Lei (PL) quer proibir a prática e determinar punições para quem teimar em descumprir a lei do silêncio nos ônibus. Pelo projeto, quem se arriscar a desobedecer a lei será convidado a descer do coletivo e ainda pode ser condenado ao pagamento de uma multa de até R$ 10 mil.
Fonte: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 17:40 3 comentários
Marcadores: Pernambuco
BRT está mais barato e melhor com novas tecnologias de construção civíl
Isso porque, os municípios que escolheram projetos de BRTs, – Bus Rapid Transit, que são corredores com pavimentação especial e que separam o transporte público do trânsito convencional, tumultuado pelos carros, esperam por conta deste privilégio ao transporte público um aumento da velocidade operacional.
É o caso de Fortaleza, que possui um projeto de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, e três de BRT, que vão receber ônibus biarticulados.
Durante o IV Encontro de Qualidade e Tecnologia do Transporte Urbano, promovido pelo Governo do Estado do Ceará e pela prefeitura de Recife, foram apresentadas as vantagens na redução do tempo de viagem, da poluição e do número excessivo de carros de passeio nas ruas (o que provoca custos econômicos e baixa qualidade de vida) de políticas que privilegiam os cidadãos que optam por transportes coletivos.
Um dos maiores anseios desta população (e das pessoas que usam carros também) é que os deslocamentos sejam mais rápidos. Ninguém mais aguenta ficar preso em congestionamentos mesmo dentro da “zona de conforto” de seus veículos particulares.
Por isso, se os transportes públicos forem mais rápidos e confortáveis, sem superlotação, a tendência é que as pessoas deixem os carros em casa. Mas para que tal fato aconteça, os veículos de transporte público devem ter espaços exclusivos.
Como as soluções precisam ser tomadas de forma urgente, mas bem planejada e não de caráter paliativo, a opção adequada para corresponder a este desejo foi a implantação dos BRTs, de acordo com os técnicos e engenheiros que realizaram as palestras no Encontro.
Hoje a média de velocidade de ônibus da capital do Ceará é de 13 km/h. Com o BRT, a média de velocidade pode mais que dobrar e chegar a 30 km/h.
Além disso, a própria introdução de ônibus de grande porte vai ajudar a reduzir o tempo de viagem, uma vez que menos ônibus podem fazer mais viagens e atenderem a mais pessoas. Em vez de três ônibus, o biaticulado atende a mesma demanda. E quanto mais livre o corredor de ônibus, mais velocidade também.
O presidente de NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Cunha, afirmou que as cidades que optaram pelo BRT, como Curitiba, Goiânia e São Paulo não se arrependeram de suas obras.
Otávio Cunha falou sobre custos de implantação de BRT, em valores atualizados.
Por conta de novas técnicas de construção e o desenvolvimento da engenharia, agora é mais barato implantar um corredor de ônibus com toda a estrutura de BRT, como estações que possibilitam embarque no nível do assoalho do ônibus e pagamento antes da entrada no veículo, e pontos de ultrapassagem para evitar filas de ônibus nas paradas.
Agora é possível, segundo Otávio Cunha, implantar um BRT (e não somente um corredor convencional) com US$ 10 milhões por quilômetro se houver necessidade de obras de readequação urbana e desapropriações. “Sem desapropriações e com pouca intervenção, o quilômetro pode sair entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões” – disse.
O valor é muito vantajoso se for levado em conta que os outros modais, com exceção do metrô, não levam um número maior de pessoas em relação ao BRT que possa justificar diferenças de preços tão grandes.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, serão 45 quilômetros de corredores de ônibus ba cidade, em três sistemas de BRT. Os alargamentos das vias para receber da melhor forma estes espaços exclusivos para o transporte coletivo vão começar no entorno do Castelão, estádio público da cidade.
Segundo a prefeita, mesmo com vistas para a Copa de 2014, os corredores vão beneficiar a população em geral., mesmo depois do evento esportivo.
INTEGRAÇÃO:
Para a prefeita, não basta apenas oferecer estrutura para os transportes e os custos diretos para os trabalhadores e demais passageiros não forem compatíveis com a realidade econômica da população.
Fortaleza deve ter também uma linha de VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos.
O sistema dever ser integrado aos ônibus.
O VLT de Fortaleza terá 12,7 quilômetros de extensão (sendo 11,3 km em superfície e 1,4 em elevado) e vai ligar Mucuripe a Parangaba.
Os custos previstos para o VLT de Fortaleza, que deve transportar 90 mil passageiros por dia, serão de R$ 330,7 milhões, que representa R$ 26,03 milhões por quilômetro feito.
Mas os valores podem ser maiores ainda por conta da desapropriação de uma grande quantidade de imóveis que a obra vai exigir.
O impasse gira em torno de 2700 famílias que terão de ser removidas de suas casas. A maioria está na comunidade Aldacir Barbosa.
Segundo os moradores, os imóveis foram avaliados abaixo do valor de mercado e o local para onde seriam transferidos desagradou.
Os moradores seriam transferidos para imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida II, no conjunto José Walter, que fica mais distante do centro da cidade, das escolas onde estão matriculadas as crianças do caminho do VLT, e das demais atividades exercidas pelo moradores.
Além disso, criticam, que o VLT acaba indiretamente desvirtuando, no caso de Fortaleza, o objetivo do Programa Minha Casa Minha Vida que, em vez de oferecer moradia a quem não tem, acaba apenas substituindo os locais de habitação de quem já tem onde morar.
Mas os ganhos de transporte, segundo a prefeitura, devem ser grandes.
Os projetos de BRT são os seguintes:
- BRT Avenida Dedé Brasil: custo total de R$ 41,6 milhões
- BRT Avenida Alberto Craveiro: custo total de R$ 33,7 milhões
- BRT Avenida Paulino Rocha: custo total de R$ 34,6 milhões.
- BRT Avenida Alberto Craveiro: custo total de R$ 33,7 milhões
- BRT Avenida Paulino Rocha: custo total de R$ 34,6 milhões.
A prefeita Luizianne Lins também garantiu a integração destes sistemas com o metrô.
Segundo ela, por conta da implantação da tarifa social, que garante desconto na integração entre ônibus e metrô, a procura pelo transporte publicou teve um acréscimo de 20%.
Fonte: Mobilize
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