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Prefeitura de Fortaleza dá início à licitação para construção de seis túneis

domingo, 9 de outubro de 2011

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, ontem, o processo de licitação para as obras municipais de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Dentre as intervenções, está prevista a construção de seis túneis em três vias: três na Via Expressa, dois na Dedé Brasil e um na Alberto Craveiro, principal acesso ao Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão. No dia 9 de novembro, as propostas das construtoras concorrentes devem ser recebidas.

A divulgação do resultado e contratação da vencedora estão previstas para o início de dezembro deste ano, com o começo das obras no fim do mesmo mês. A expectativa para o término das obras, segundo a Prefeitura, é em dezembro de 2013.

Cinco avenidas da Capital estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana: Via Expressa, Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Paulino Rocha. Todas dão acesso ao Castelão.

Na Avenida Via Expressa, por exemplo, a Prefeitura eliminará os cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Alberto Sá e Padre Antônio Thomaz para construir os túneis. Já o Governo do Estado do Ceará é responsável pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

As outras quatro avenidas receberão melhorias na malha viária, drenagem e iluminação pública. A única avenida que será alargada é a Alberto Craveiro. Todas, com exceção da Via Expressa, ganharão BRTs (Bus Rapid Transit), corredores exclusivos para os ônibus.

O valor para as obras da Copa que competem à Prefeitura é de R$ 211,5 milhões. Do total, R$ 206,6 milhões são da Caixa Econômica Federal e o restante, R$ 4,9 milhões, da Prefeitura.
Compromisso
Para o gerente das ações municipais para a Copa, Herbert Lima, o início da fase de licitação para as obras de mobilidade urbana representa o compromisso da Prefeitura para que todas as intervenções ocorram dentro do prazo previsto, considerando que o Município se comprometeu, junto ao Ministério do Esporte e ao Ministério das Cidades, a publicar o edital das obras no início de outubro deste ano.

Segundo Lima, as obras na Avenida Alberto Craveiro deve ganhar prioridade pelo fato de estar mais próxima ao Castelão e porque Fortaleza pretende também sediar a Copa das Confederações em 2013.

Nesta semana, a Prefeitura se reuniu com diversas concessionárias e apresentou o plano trabalho para a Copa. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e a operadora de telefonia móvel Oi foram algumas das que participaram do encontro.

De acordo com Herbert Lima, o objetivo foi solicitar que cada uma das instituições comecem a se adaptar às mudanças pelas quais a cidade passará. "As intervenções também vão gerar custos para algumas concessionárias. Por isso, o trabalho deve ser feito em conjunto e com muito diálogo", afirma.

A apresentação do plano de trabalho foi a primeira fase. Outras duas acontecerão. Na segunda fase, as concessionárias apresentarão seus orçamentos, apontando o que pode ser gasto por elas e no que a Prefeitura deve contribuir. A terceira etapa, na avaliação de Lima, é a mais importante, tendo em vista todas se reunirão mensalmente para acompanhar o andamento das obras. "Isso será feito para superar aquele problema de a Prefeitura realizar uma obra e, depois de tudo pronto, vir uma empresa e intervir no que foi feito", explica.

Todo o processo também será acompanhado pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor), pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado e pela Secretaria Especial da Copa (Secopa).
Transtornos
Sobre os possíveis transtornos causados pelas obras de mobilidade urbana, Herbert Lima garante que a Prefeitura fará o possível para diminuir os impactos nas comunidades que habitam no entorno dos locais que receberão as intervenções.

"Por mais que a gente tente uma ação conjunta, os transtornos sempre vão existir, mas vamos continuar conversando com a população e orientando a todos os moradores a respeito de todas as mudanças, como os desvios, por exemplo", comenta Lima, informando que a Prefeitura já promoveu audiências públicas em todas comunidades para falar sobre as intervenções. A aceitação do público, segundo fala, é positiva.

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Mais ônibus novos circulam no Eixo Anhanguera

Já somam 32 os novos ônibus articulados e biarticulados em circulação no Eixo Anhaguera, em Goiânia. Com investimentos de R$ 87 milhões, a meta da Metrobus é garantir que até a segunda quinzena de novembro toda a frota do eixo seja substituída. Este mês a estatal faz ainda licitação para reforma das plataformas de embarque e desembarque e troca do asfalto central da Avenida Anhanguera.


Fonte:  Goiás Agora

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Transporte Coletivo de Manaus terá tarifa de R$ 2,75

O transporte coletivo de Manaus terá a tarifa reajustada para R$ 2,75 já na próxima quarta-feira (12). A medida foi anunciada no decreto nº 1.286 divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) dessa sexta-feira (7). Já o valor do transporte Executivo passará de R$ 3 para R$ 5,5.

Outra mudança será a extinção da tarifa social, conhecida pela população amazonense como ‘domingueira’.

Na solenidade de entrega de 210 novos ônibus neste sábado (8), realizada na Avenida das Torres, Zona Norte, o prefeito Amazonino Mendes apenas sinalizou que anunciará o reajuste na próxima semana.

Contudo não falou em valores nem divulgou a data quando isto ocorrerá. Apenas se limitou a dizer que vai fazer “uma análise técnica”, e garantiu que acompanhará de perto o desenrolar da questão.

O reajuste da tarifa já vinha sido prometido desde agosto, quando o primeiro lote de novos ônibus foi entregue. (Joelma Muniz)


Fonte: A Critica

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Governo quer fusão entre Metro de Lisboa com a Carris

A fusão da Carris com o Metro de Lisboa, da Metro do Porto com a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e da Transtejo com a Soflusa foram medidas anunciadas e que fazem parte do Plano Estratégico de Transportes do Governo, que será aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira.

Da parte do Sindicato Nacional dos Motoristas, os trabalhadores vêm com preocupação a fusão entre os metros e as empresas de autocarros do Porto e de Lisboa, embora Jorge Costa, presidente do sindicato, admita que podem existir “vantagens” a nível administrativo e de gestão. No entanto, diz que as consequências a nível operacional apenas serão conhecidas depois de analisar o documento.

“O que conhecemos é muito vago e não sabemos qual a intenção, os objectivos, a definição e estratégia para o serviço”, disse o sindicalista.

Já os trabalhadores do grupo Transtejo querem mais esclarecimentos sobre a fusão com a Soflusa (responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo) e criticam o fim do prémio de assiduidade, que a confirmar-se pode levar a greves.

“A fusão entre a Transtejo e a Soflusa vai avançar, mas agora temos é que saber em que moldes, pois têm que ser defendidos os interesses dos trabalhadores. O que nos preocupa são os moldes em que a fusão vai ser feita”, disse Artur Toureiro, presidente do Sindicato dos Fluviais.

O sindicalista referiu que o anúncio do fim do pagamento do prémio de assiduidade pode originar greves nas ligações fluviais. “Foi anunciado o fim do prémio de assiduidade, que tem um grande peso no ordenado dos trabalhadores. São cerca de 25 por cento, mais em concreto 230 euros, e sem dúvida que a confirmar-se vai levar os trabalhadores para greves”, referiu.

A audição no Parlamento do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ficou marcada por protestos da oposição pela falta do Plano Estratégico dos Transportes (PET), que o governante deveria apresentar, mas que acabou substituído pelas linhas gerais para o sector.

Fonte: Publico

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Em Fortaleza, Licitação do VLT será aberta dia 8 de novembro

Em junho de 2013, a linha Parangaba-Mucuripe do Metrô de Fortaleza (Metrofor) deverá estar começando a operar utilizando trens do tipo Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A data foi confirmada pelo diretor de desenvolvimento tecnológico do Metrofor, Edílson Aragão. Segundo ele, a empresa que vencer a licitação aberta pelo Governo do Estado para a construção das obras terá de concluir os trabalhos previstos no projeto em 18 meses.

A abertura de propostas está marcada para o dia 8 de novembro, a partir das 9h30min, na Comissão Central de Concorrência da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Do tipo menor preço, a proposta governamental coloca como valor de referência para as empresas que se candidatarem o custo máximo de R$ 205.196.002,24.

O edital está disponível nos sites das secretarias da Infraestrutura (www.seinfra.ce.gov.br) e de Planejamento (www.seplag.ce.gov.br), e mediante a entrega de um CD virgem, na Comissão Central de Licitações, na sede da PGE.

Aragão afirmou que a partir da abertura das propostas, o Governo terá cerca de 20 dias para analisar os aspectos técnicos e financeiros propostos pelas empresas concorrentes para definir a vencedora. As obras deverão ser iniciadas até janeiro de 2012. (Rosa Sá)





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Em Curitiba, Passagem do metrô deve custar mesmo que ônibus

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A passagem do metrô de Curitiba vai custar o mesmo que a passagem de ônibus (hoje R$ 2,50), garante o prefeito da cidade, Luciano Ducci (PSB).

As obras começam em 2012 e devem ser concluídas até 2016. A primeira linha terá 14km e 13 pontos de parada, entre o bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e a Estação das Flores, no Centro da cidade.

Uma empresa escolhida pela prefeitura vai administrar o metrô. A concessão será por 30 anos. Os cinco vagões terão capacidade para transportar 1.450 passageiros de uma vez – o equivalente a seis ônibus expressos.

O traçado do metrô é praticamente o mesmo que o de uma canaleta para ônibus biarticulados. Quando as obras estiverem concluídas, o espaço na superfície, hoje ocupado por veículos do transporte coletivo, vai se tornar ciclovia e pista para pedestres.


Fonte: G1.com.br

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Rio: Segundo BRS de Ipanema e Leblon começa neste sábado

A segunda etapa do BRS (Bus Rapid System) de Ipanema e Leblon será implantada amanhã, com o início do funcionamento de mais um corredor exclusivo para ônibus nos bairros, na rua Prudente de Morais e na avenida General San Martin.

No novo corredor vão circular 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais. As novas paradas terão um piso especial, em alto relevo, para facilitar a sua identificação por parte dos deficientes visuais.

Com o BRS, os carros de passeio e os táxis vazios só poderão invadir a pista exclusiva para ônibus, sempre à direita da via, por um quarteirão, para dobrar na rua seguinte.

O horário de funcionamento do corredor será o mesmo dos outros BRS: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados.

Por enquanto, ninguém será multado. Os primeiros dias serão só de orientação para motoristas e passageiros. Depois (data a ser definida), quem invadir a pista exclusiva será multado em R$ 53,20 e perderá três pontos na carteira.


Fonte: Band

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Prefeitura anuncia duplicação da BR-116 que liga a Linha Verde Sul na segunda-feira

Nesta segunda-feira (10) começam as obras de duplicação da BR 116 que levarão a Linha Verde Sul até o município Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana.

A intervenção na rodovia federal, sob a responsabilidade da Autopista Planalto Sul, da concessionária OHL, começa a partir de licença do Ibama, que vinha sendo aguardada desde o início do ano.

A intervenção no trecho da BR-116 para além dos limites de Curitiba prevê a reserva de área para a construção da pista exclusiva ao transporte (canaleta) num trecho de 11,8 quilômetros até Fazenda Rio Grande. A duplicação da rodovia seguirá ainda além até o município de Mandirituba.

A conclusão das obras de duplicação no trecho Curitiba - Fazenda Rio Grande está prevista para fevereiro de 2013, com investimentos de R$ 62, 4 milhões por parte da concessionária. No quilômetro 116 da BR será construído o viaduto do Distrito Industrial; no quilômetro 117 será feito o bolsão da Vila Pompéia e implantada ponte sobre o Rio Iguaçu no quilômetro 124 da rodovia.

No total, serão mais de 25 quilômetros de obras, desde Curitiba até Mandirituba, passando por Fazenda Rio Grande. O final dos trabalhos no trecho total está previsto para fevereiro de 2016.

A duplicação da BR 116 e a extensão da Linha Verde para a Região Metropolitana ao sul da Capital, marcam a continuidade de um convênio assinado com a ANTT e a OHL para a construção da trincheira em frente a Ceasa, obra orçada em R$ 29,5 milhões, na qual a Prefeitura responde pelo investimento de R$ 13,5 milhões na construção das alças de acesso à rodovia e a OHL por 15,8 milhões para a execução da trincheira.

Extensão da Linha Verde - Em Curitiba, as obras da Linha Verde no trecho entre o Terminal do Pinheirinho e a Rua Isaac Ferreira da Cruz devem começar no início de dezembro. Nessa etapa, as obras têm custo total de R$ 15,2 milhões. Numa extensão de 1,7 quilômetro o eixo da BR 476 se transformará numa via urbana com a implantação de 10 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.

No trecho, que vai da altura do terminal do Pinheirinho até a Issac Ferreira da Cruz haverá a estação Winston Churchill de integração do transporte coletivo.

Outro pedaço da Linha Verde já está sendo implantado no norte da cidade, entre o Jardim Botânico e avenida Vitor Ferreira do Amaral, no Tarumã.

As obras começaram em julho com a construção de 1,3 quilômetro de via marginal paralela à rodovia, entre o viaduto da avenida Afonso Camargo e a passarela sobre a BR 116, perto da sede regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte Terrestre (Dnit).

As equipes contratadas pela Prefeitura também trabalham pelo canteiro central da pista, onde serão construídas as canaletas, para uma nova linha do Ligeirão.



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