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Reajuste nas tarifas de ônibus da Grande Vitória só deve acontecer em 2012

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, adiou para janeiro do ano que vem o estudo para reajuste nas tarifas de ônibus da Grande Vitória, que antes aconteciam no final do ano. Dessa forma, não haverá aumento do preço das passagens em 2011, mas nada impede que o reajuste aconteça em 2012.

Dois meses depois dos protestos contra o aumento tarifário, em Vitória, os estudantes e representantes do Movimento Contra o Aumento Tarifário (MCA) conseguiram agendar uma conversa com o governador e apresentar suas reivindicações, na noite desta quinta-feira (18).  Sete pontos que já estavam em pauta foram discutidos.

Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas do estado, Fábio Damasceno, uma das promessas do governo é reativar o Terminal Aquaviário, mas nenhuma data foi definida ainda. Outra solicitação dos estudantes que foi atendida pelo governo é a extinção do Conselho Tarifário (COTAR). No lugar dele, será criado o Conselho do Transporte Público, que contará com maior participação popular.

"O Governo não se comprometeu com o fim do reajuste anual. O que foi feito, em termos de compromisso, foram sete pautas que foram acordadas e que já vinham sendo conversadas com os membros de movimentos estudantis. Fechamos esses sete ítens, dente eles o Conselho, a questão do Aquaviário, dos corredores exclusivos de ônibus, os estudos para a readequação de faltas, Conferência Estadual e que iríamos reavaliar todo o custo do sistema em janeiro de 2012, o que está assinado no termo de compromisso", afirma o secretário.

Segundo o secretário, o governo também se comprometeu a aumentar o passe livre para estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal (Ifes), utilizando o critério social.

Segundo o estudante de Direito e Diretor de Articulação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Raphael Sodré, o compromisso firmado pelo governo é uma conquista, mas ainda é pouco.

"Para o movimento ainda é muito pouco, mas é uma vitória conquistada com muita luta. E vamos continuar lutando para ter participação no Conselho do Transporte Público", afirma.

Pontos discutidos
1) Convocação pelo Poder Executivo da 1ª Conferência Estadual de Mobilidade Urbana cuja comissão organizadora será composta por representantes do governo e da sociedade civil em partes iguais. O processo de convocação iniciar-se-á no começo de 2012;

2) Elaboração e remessa de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa criando o Conselho Estadual de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana cuja composição se dará de forma tripartite e igualitária com representações do governo, das entidades representativas dos empresários do setor e da sociedade civil;

3) Viabilização dos estudos necessários para reativação do aquaviário e implantação do corredor exclusivo para ônibus (BRT). A reativação do aquaviário deverá ocorrer até o ano de 2012;

4) Viabilização de estudos de dimensionamento de frota;

5) Realização de campanhas, a serem veiculadas a partir no mês de outubro de 2011, para divulgação dos horários e itinerários das linhas de ônibus em horários de exceção, especialmente o denominado “bacurau” e as linhas do serviço 3º Pico;

6) Ampliar a discussão para definição de critérios para ampliação do “passe livre” para alunos de instituições de ensino superior e técnico matriculados na rede pública de ensino (UFES e IFES) e também dos alunos bolsistas beneficiados por programas Estaduais e Federais (PROUNI e NOSSA BOLSA), segundo critérios sociais previamente estabelecidos;

7) A reunião do Conselho Tarifário para discussão dos custos do sistema de transporte somente ocorrerá em janeiro de 2012.


Fonte: G1.com.br

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Em Criciúma, Movimento nos terminais urbanos é intenso

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em todo o Brasil apontou que o meio de transporte mais utilizado pela população é o ônibus. Segundo os dados, 34% dos brasileiros costumam usar o transporte coletivo todos os dias. Em segundo lugar, com 24%, vem a caminhada, e só em terceiro o carro particular, com 16% de usuários por dia.

A pesquisa se reflete também em Criciúma. No centro da cidade, é possível ver centenas de pessoas caminhando para ir ao trabalho ou realizar alguma atividade, e o movimento nos terminais urbanos é intenso o dia todo.

Segundo Gustavo Araujo, 23 anos, auxiliar de escritório, o serviço de ônibus oferecido facilita. “Eu costumo andar de ônibus, por ser mais em conta pra mim. O serviço que está sendo prestado por enquanto está me agradando”, conta.

Os valores mais altos para outros meios é o que causa essa crescente no transporte público, acredita Eduardo da Silva, 28 anos, vendedor. “Eu uso o meu carro para trabalhar, por isso fico o dia todo andando com ele, mas fui obrigado a botar no gás, pois a gasolina está muito cara”, diz Eduardo.

Mas muitas pessoas ainda preferem ir trabalhar caminhando. Segundo Karoline Inácio, 21 anos, comerciante, a praticidade vem em primeiro lugar. “Pro trabalho eu venho caminhando, mas quando vou pra faculdade, uso o ônibus. Só é ruim por sempre estar muito cheio no horário que eu uso”, explica.

O tempo é outro aliado de quem caminha, na opinião de Maria Conceição da Silva Pieri, 54 anos, também comerciante “Procuro sempre vir caminhando pro trabalho, pois é mais prático e rápido”, afirma.



Fonte: A Tribuna


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Operação do DFTrans apreende 29 ônibus irregulares

Uma operação realizada pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na manhã desta quinta-feira (18/8) apreendeu 29 ônibus que funcionavam de forma irregular em todo o DF. Os veículos estão detidos do depósito do DFTrans e só serão liberados após a regularização por parte das empresas.

Os ônibus, que circulavam sem a autorização do Governo do Distrito Federal (GDF) foram detectados por meio do Sistema de Bilhetagem Automático (SBA), utilizado pelos veículos que rodam no DF. Máquinas de bilhetagem eletrônica foram desviadas para os veículos irregulares. Com o desvio, o dinheiro arrecadado em passagens não era registrado pelo governo, o que isentava as empresas do pagamento de impostos. No momento da contabilidade do sistema, a falha foi detectada e os ônibus encontrados.

De acordo com a assessoria do DFTrans, as averiguações para detectar o transporte irregular na capital continuam em andamento. Os veículos estão no depósito do DFTrans. As empresas de transporte público serão acionadas para efetuar a regularização dos veículos e devem pagar multa, que pode chegar a R$ 1.080.


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Termina greve dos metroviários em Porto Alegre

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

No início da tarde de hoje, os metroviários e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) chegaram a um acordo. A categoria aceitou um reajuste salarial de 6,3% e, com isso, não precisará alterar as escalas de trabalho como queria a empresa. Após o acordo os trens voltaram a operar.

 
Os metroviários haviam entrado em greve a partir da zero hora de hoje, na região metropolitana de Porto Alegre. A categoria pedia a manutenção da carga horária e aumento salarial de 6,36%. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), todo os 1.186 funcionários paralisaram as atividades.


Com a paralisação, usuários que se deslocavam para o trabalho ou escola encontraram logo cedo estações fechadas ou desertas e tiveram de procurar ônibus, insuficientes para atender o aumento da procura, ou recorrer aos táxis e às caronas. Muitos desistiram da viagem ou chegaram atrasados aos seus compromissos. A BR-116, via rodoviária que passa pelas mesmas cidades, ficou congestionada, com trânsito lento, por quase toda a manhã.





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Movimento Passe Livre de São Paulo lança campanha pela TARIFA ZERO

No próximo dia 19 de agosto,  haverá o lançamento oficial da campanha pela implantação da tarifa zero no transporte coletivo da cidade de São Paulo. No evento, o Movimento Passe Livre  (MPL) apresentará um projeto de lei de iniciativa popular, como instrumento para a se chegar à tarifa zero. Ao todo serão necessárias cerca de 500 mil assinaturas para que o projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores.

O lançamento ocorrerá às 19h na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e, além do MPL-SP, terá a participação da Dep. Luiza Erundina (prefeita da cidade quando o projeto original pela tarifa zero foi proposto) e do Profº Mauro Zilbovicius (um dos elaboradores do antigo projeto) .




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Paralisação dos trens em Porto Alegre altera rotina de quem precisa do transporte público

A paralisação dos metroviários que aconteceu nesta quinta-feira (18) na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul alterou a rotina daqueles que precisavam fazer uso do transporte coletivo. Contrariando a liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) os funcionários da empresa Trensurb, responsável pelos trens de Porto Alegre, não compareceram ao trabalho e as estações ferroviárias permaneceram fechadas. Aqueles moradores que fazem uso dos trens precisaram então optar por outras formas de transporte, como ônibus ou até mesmo carros particulares.
Foto: Tiago da Rosa/GES
Devido ao aumento da frota de veículos ocasionada pela paralisação do metrô houve um congestionamento na BR-116, no sentido interior-Capital, além de lentidão nas principais vias que dão acesso a Porto Alegre. Durante a tarde de quinta-feira os metroviários realizaram uma assembléia para definir se retomam as atividades ou não. Segundo a empresa Trensurb, os funcionários que não apareceram devem ter os pontos descontados no salário.

O Sindicato dos Rodoviários afirma achar injusta a notificação do Ministério Público do Trabalho que multou a entidade em R$ 30 mil para cada horário de pico de funcionamento que ficou sem atividade durante a paralisação, a entidade falou que quem deveria receber uma multa era a empresa Trensurb e não o sindicato.

Os metroviários decidiram de maneira unanime pela paralisação na tarde desta quarta-feira (17). Os funcionários iram parar as atividades durante 24 horas na região metropolitana de Porto Alegre. Então, o Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação no TRT para que 100% dos grevistas trabalhassem pelo menos nos horários de pico.



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