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No Recife, Governador promete tirar corredores de ônibus do papel

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou na manhã de ontem (3) que o edital de licitação que definirá a empresa responsável pelas obras de mobilidade urbana da Copa de 2014 será lançado até a próxima semana.

A declaração foi feita durante a visita do governador ao canteiro de obras do Terminal Integrado (TI) Tancredo Neves, na  zona sul do Recife.

Com investimento de R$ 476 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do PAC (governo federal), serão construídos as obras do TI Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife (RMR), além de três corredores de BRT (Bus Rapid Transit). São eles: norte-sul, ligando o município de Igarassu à estação central do metrô do Recife; leste-oeste, da praça do Derby até o TI de Camaragibe; e ramal da Copa, que interliga o município de Camaragibe com a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Campos adiantou que também na próxima semana será nomeada uma comissão especial para responder pela licitação das empresas interessadas em explorar as linhas de ônibus da RMR.

BRT integrado a terminal

As obras do terminal integrado Cosme e Damião custarão R$ 19 milhões e terão início até dezembro deste ano, garantiu o governador, informando que o projeto já foi analisado pelo Tribunal de Contas do Estado. Com área de 11 mil m², o equipamento se destaca pela concepção arquitetônica diferenciada, contando inclusive com sistema de captação e reaproveitamento das águas das chuvas. Este terminal também será adaptado ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), que permitirá o tráfego de ônibus comuns e especiais.

Até o final de 2012, o governo do estado também promete entregar outros dez equipamentos requalificados, entre eles o aeroporto e a rodoviária (Terminal Interestadual de Passageiros - TIP), com investimentos previstos de R$ 76 milhões.

Por fim, o governador também anunciou a criação de um fundo de manutenção dos terminais, com investimento do próprio estado, de R$ 4 milhões, para obras de reparos de instalações, alvenaria e pequenos consertos.
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Fonte: Portal Copa 2014

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Cerca de 56% dos alunos de universidades federais usam transporte público

Cerca de 56% dos alunos das universidades federais utilizam o transporte público para ir à aula. Pouco mais de 18% vão de bicicleta, a pé ou de carona e só 21% usam transporte próprio. Os dados fazem parte do estudo lançado ontem (3) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes. Os dados coletados em 2010 indicam que as mulheres ocupam a maioria das vagas (53,5%) e três quartos dos alunos têm até 24 anos.

Além de dados socioeconômicos, a pesquisa também traz informações sobre o comportamento e o modo de vida dos estudantes. A casa dos pais é a moradia da maioria (55,5%) dos alunos. Quase 10% vivem em repúblicas estudantis e menos de 7% moram sozinhos. O acesso à moradia estudantil na universidade ou custeada pela instituição ainda é restrito: apenas 2,5% conseguem o benefício.

A internet é a principal fonte de informação dos universitários de instituições federais: 70% utilizam a web para ter acesso às notícias. Menos de 3% leem jornal e 20% dizem que se informam pelos telejornais. Apenas um quarto participa com frequência de atividades artísticas e culturais e mais de 60% nunca participaram do movimento estudantil.

Quase 15% fazem uso frequente do álcool e do tabaco e apenas 6% se declararam usuários de drogas ilícitas. Mais de 47% relataram ter vivido "crises emocionais" no período de 12 meses anterior à coleta dos dados da pesquisa, que se referem a 2010. As dificuldades estão relacionadas, em grande parte, à ansiedade, insônia, depressão, timidez excessiva ou a outros problemas que afetam a motivação para o estudo.

Fonte: Portal o dia

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Painel 'denuncia' velocidade nos ônibus de São Paulo

A cidade de São Paulo registra, em média, quatro acidentes com ônibus por dia. Para tentar reduzir esse número, desde junho estão sendo instalados indicadores de velocidade voltados para os passageiros. Assim, os próprios usuários podem "fiscalizar" a quantos quilômetros por hora está o veículo, denunciando excessos dos motoristas.

 
Só nesta semana, ao menos 11 pessoas se machucaram em dois acidentes envolvendo coletivos municipais. Na segunda-feira, um ônibus descontrolado invadiu a calçada e bateu em duas lojas no Pari, região central, deixando nove feridos. Ontem, a roda de outro ônibus se soltou, atingindo duas pessoas no Tatuapé, na zona leste.


Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no ano passado, 20,5% dos veículos que causaram a morte de pedestres na capital eram ônibus. Para Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), ônibus devem circular a no máximo 40 km/h. "Essa já é uma velocidade média alta, pois os ônibus têm de parar muito para pegar passageiros."


A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que 150 coletivos já têm o painel digital instalado. Isso representa 1% da frota, mas até o fim do ano que vem todos devem ter o equipamento, segundo portaria publicada em janeiro pela Secretaria Municipal dos Transportes. As viações que desobedecerem a determinação estarão sujeitas a multa de R$ 180 por veículo.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.





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Sem cobradores, Ônibus de Campo Grande deixam de aceitar dinheiro

A partir do dia 26 de agosto, os ônibus do transporte coletivo de Campo Grande, gradativamente, deixarão de aceitar o pagamento feito com dinheiro pelos passageiros. A tarifa será cobrada apenas com o cartão eletrônico.
A iniciativa de tirar de circulação o dinheiro nos ônibus partiu dos motoristas, que alegaram estar sobrecarregados com a falta do cobrador e preocupados com a alta incidência de assaltos aos coletivos da Capital.
A partir desta reclamação, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande fez a proposta ao prefeito, Nelson Trad Filho.
Segundo o presidente do Sindicato, Demétrio Ferreira de Freitas, após a decisão da Câmara dos Vereadores de remanejar os cobradores, a solução encontrada foi tirar de circulação o dinheiro, para proteger tanto a vida dos motoristas, quanto aos usuários do transporte coletivo.
Então no dia 21 de julho, em reunião na prefeitura de Campo Grande, os representantes da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano), da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), da Polícia Militar e do Sindicato acordaram que, a partir de 26 de agosto de 2011, os ônibus de só aceitarão o cartão eletrônico, como pagamento da passagem.
Para a usuária dos coletivos da Capital, Irene Xavier, que já usava o cartão, é boa a iniciativa, já que dificulta a ação dos assaltantes. “Com o cartão, a gente não precisa ficar abrindo a bolsa procurando o dinheiro. Se tem algum mal intencionado, já fica olhando o que você tem na bolsa”, afirma ela.
O Coronel da PM (Polícia Militar), Carlos Alberto Davi dos Santos, diz que fato de não ter dinheiro circulando nos ônibus não fará com que diminua a fiscalização por parte da Polícia. Porém, a PM acredita que os assaltos a ônibus diminuam consideravelmente, como em outras capitais onde já foi banido o dinheiro.
“Com essa não circularização de dinheiro, acreditamos que vá diminuir a criminalidade, já que não trabalhamos com a hipótese de que os bandidos passarão a catraca para assaltar os passageiros. Mas a PM não deixará de fazer o trabalho de prevenção”, afirma o coronel.
A assessoria de comunicação da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano) comunicou que a conscientização da população, com cartazes, panfletos e banners, começa na segunda semana de agosto.
 
Inserção gradativa do cartão
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano da Capital, a partir do dia 26 agosto, os 45 ônibus articulados e as linhas 302 (Caiobá) e 319 (Dom Antônio Barbosa) não aceitarão dinheiro como forma de pagamento da passagem.
A partir do mês de setembro, as linhas “alimentadoras”, ou linhas azuis, com maiores índices de assalto entrarão na lista, como as linhas 411 (Santa Mônica) e 108 (Los Angeles). E a partir de janeiro de 2012, todos os ônibus do transporte coletivo de Campo Grande só aceitarão o passe eletrônico.
Em Campo Grande, cerca de 230 mil pessoas usam o transporte coletivo por dia. O preço da passagem, a R$ 2,70, é um dos mais caros do Brasil, perdendo apenas para São Paulo (R$ 3) e Florianópolis (R$2,95).


Fonte: Midiamax

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Em BH, BRT na Avenida Pedro II não será mais implantado

A Prefeitura de Belo Horizonte não vai mais construir a pista de bus rapid transit (BRT) na Avenida Pedro II, devido ao alto custos das desapropriações. As obras custariam R$ 146 milhões, que seriam disponibilizados pelo PAC da Copa do Mundo.

Como o dinheiro já foi repassado, a PBH vai usar R$ 21,8 milhões para implantar um corredor exclusivo de ônibus nos moldes da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Além disso, serão feitas melhorias no viaduto B da Lagoinha e construída a estação de integração São José, onde fica a Vila São José. O restante da verba será usado na melhorias dos BRTs da Cristiano Machado e da Antônio Carlos / Pedro I.

O BRT de Belo Horizonte terá um custo de R$ 1,2 bilhão, recurso liberado para a prefeitura pela Caixa Econômica Federal (CEF). A linha de crédito tem como finalidade bancar obras de mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa. O sistema estará em pleno funcionamento em 2013.

Sem o BRT na Pedro II, apenas duas pistas serão construídas. A linha Avenida Antônio Carlos / Pedro I terá extensão de 16 quilômetros e capacidade para transportar 25 mil passageiros por hora em cada sentido. As obras estão orçadas em R$ 588 milhões. Com custo de R$ 52,6 milhões, o corredor do BRT na Cristiano Machado terá seis quilômetros de extensão e carregará até 17 mil passageiros por hora em cada sentido.


Fonte: Estado de Minas

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Tarifa de ônibus vai custar R$ 2,90 em Mauá

A partir da 0h deste domingo (07/08), a tarifa dos ônibus municipais ficará mais cara em Mauá. O valor da passagem passará dos atuais R$ 2,50 para R$ 2,90 (reajuste de 8,6%). Ao contrário dos demais municípios do ABCD, que reajustaram as tarifas no início deste ano, Mauá não faz a majoração desde dezembro de 2008.

O edital de licitação das empresas que operam o sistema de ônibus permite que o reajuste seja feito apenas um ano após a concessão. Como a Prefeitura havia licitado uma nova concessão em 2009, havia entraves jurídicos que impediam o aumento conjunto de Mauá com o restante das cidades da Região.

De acordo com o secretario de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, a medida é inevitável tendo em vista todos os gastos das empresas que subiram nos últimos anos. “O que pesa mais nessa conta são os reajustes de combustível, como óleo diesel, mas há também aumento da folha de pagamento dos motoristas, cobradores, entre outros.”

Moreira afirmou ainda que é preciso discutir com o governo federal a desoneração de impostos para o setor de transporte público, o que poderia baratear as tarifas. “Vemos redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros nacionais, para o setor privado, mas para facilitar o transporte público isso ainda não acontece”, acrescentou. 


Fonte: Jornal ABCD Maior

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