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Ônibus de Ribeirão Preto terão sinalização eletrônica para deficientes visuais

sábado, 9 de julho de 2011

Sistema já foi aprovado em Catanduva e Jaú
Os ônibus de Ribeirão terão sinalização eletrônica para deficientes visuais. A medida, proposta pela vereadora Silva Resende (PSDB), foi aprovada na sessão da Câmara desta quinta-feira (7). A próxima licitação para o transporte urbano coletivo deve adotar o sistema.

Vai ser implantado o dispositivo eletrônico “DPS 2000”, desenvolvido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Esse sistema permite que pessoas com deficiência visual solicitem o embarque ao ônibus sem a ajuda de terceiros.

A identificação é possível devido a um aparelho receptor instalado no ônibus. O deficiente visual vai ter um transmissor, onde deve gravar o código da linha que precisa pegar. Assim, o transmissor emite ondas de baixa frequência e o motorista recebe um sinal luminoso e sonoro indicando que deve parar. Quando o ônibus chega ao ponto, o passageiro ouve uma gravação com o número da linha.



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Em Porto Velho, Funcionários das empresas de transporte coletivo paralisam 100% dos ônibus

Representantes dos funcionários das empresas de transporte coletivo urbano da capital realizaram uma reunião às 11h00 desta sexta-feira (8) na sede da SEMTRAM (Secretaria Municipal de Trânsito), onde definiram a paralisação dos 180 ônibus coletivos de Porto Velho.
De acordo com o vice-presidente do SITETUPERON (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Urbano de Rondônia), Edilson Pereira da Silva, uma das principais causas da paralisação geral deflagrada nesta sexta-feira foi o não comparecimento dos empresários do transporte coletivo na mesa de reunião que aconteceria esta manhã. Segundo Edilson apenas o corpo jurídico compareceu ao local.
“Os funcionários das empresas de transporte coletivo da capital exigem a presença dos empresários para que possamos negociar as melhorias salariais da categoria de forma urgente”, afirmou Edilson Pereira.
Enquanto isso, o transporte coletivo ficará paralisado em sua totalidade. Uma nova reunião foi marcada para hoje às 15h00, apenas um posicionamento favorável as reivindicações dos trabalhadores poderá dar fim ao movimento grevista.

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Em Criciúma, Ônibus Expressinho circulará pelo centro de 20 em 20 minutos com tarifa à R$ 1

O Expressinho, nova opção de transporte coletivo de Criciúma, foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira. Ele circulará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelas ruas centrais da cidade. O custo da tarifa é de R$ 1, mas hoje as viagens serão gratuitas.
O ônibus executivo vai passar pelas ruas do Anel Viário Central, das faixas azuis, e também percorrerá as vias próximas ao Hospital São José, que são Hercílio Luz, Felipe Schmidt, Antônio De Luca, João Cechinel, Coronel Pedro Benedet, retornando ao Anel Viário Central.
Esse percurso leva de 20 a 23 minutos. O veículo vai circular durante todo o dia, levando usuários do Hospital São José ao Colégio Michel e vice-versa. Quem desejar percorrer um trajeto mais curto, também pode pegar o ônibus próximo ao Camelódromo e ir até o Banco HSBC. Todos os principais pontos centrais da cidade serão percorridos pelo novo meio de transporte.
De acordo com o presidente da ASTC (Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma), Mauro Sônego, o projeto trará outra experiência positiva para a cidade. “A tirar pelo rotativo, pelas novas sinalizações indicativas e pelo curso de mecânica para mulheres, esta com certeza será uma iniciativa que facilitará a vida dos criciumenses. O Expressinho dará mais mobilidade urbana à cidade”, comenta.
Mais economia, menos trânsito 
Mobilidade urbana e economia. Esses são dois objetivos traçados pelo Governo para o novo projeto, que pretende desafogar o trânsito no centro de Criciúma. “Estamos fazendo tudo para facilitar a vida do cidadão, dando melhor qualidade de vida a todos. Com o Expressinho, as pessoas poderão se deslocar de um local a outro com mais agilidade e facilidade”, destaca o prefeito Clésio Salvaro.
A meta é incutir a ideia à sociedade. “Tudo é uma questão cultural. As pessoas têm que começar a usar e perceber os benefícios, só assim vão conseguir avaliar melhor esta nova opção”, diz Salvaro. Os cartões de transporte podem ser usados para o pagamento da tarifa. Durante 12 meses, o Expressinho transitará em caráter experimental por Criciúma.



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Em São Paulo, Requalificação do corredor Campo Limpo - Rebouças - Centro chega à Av. Eusébio Matoso

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Secretaria Municipal de Transportes inicia às 10h deste sábado, 9 de julho, a etapa da Av. Eusébio Matoso das obras de requalificação do corredor Campo Limpo – Rebouças – Centro. O piso do corredor entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Avenida Faria Lima será trocado por concreto. A previsão de conclusão da intervenção deste trecho é de 50 dias.

As obras serão divididas em duas frentes, enquanto os trabalhos continuam na Av. Prof. Francisco Morato, onde o trecho entre as ruas Aparaó e Edmundo Scanapieco foi liberado ao tráfego no dia 29 de junho. As obras continuam no sentido centro a partir do trecho liberado.

Requalificação

Durante as obras de requalificação, o piso do corredor será trocado de asfalto para concreto, pavimento de melhor qualidade e maior vida útil, de baixa manutenção, o que proporcionará o aumento da velocidade dos ônibus que trafegam pelo corredor e maior conforto e segurança aos usuários. A SMT, através da SPTrans, está empenhada em aumentar a velocidade média dos coletivos entre 10% e 15%, o que equivale ao acréscimo de 1.500 a 2.250 ônibus no sistema. A requalificação de todo o corredor tem conclusão prevista para maio de 2012 com um investimento total de R$ 22,9 milhões.

Alterações de trânsito e transporte

A partir deste sábado, às 10h, será interditada a faixa da esquerda da Av. Eusébio Matoso, entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Avenida Faria Lima. Os ônibus de 22 linhas que circulam pelo trecho passarão a transitar pela faixa da direita. A parada Eldorado, no sentido Centro, será desativada temporariamente e os passageiros embarcarão em um ponto provisório instalado no lado direito da via.

Na Parada Jorge de Lima, os ônibus das 22 linhas que operam com direção à região central da Cidade, via Viaduto Bernardo Goldfarb, passarão a operar em um ponto provisório instalado à direita da via. Já os veículos de 14 linhas que seguem sentido Pinheiros continuarão operando normalmente.

Rotas alternativas e desvios

•    As faixas de rolamento destinadas ao tráfego de veículos serão compartilhadas com a circulação dos ônibus nos trechos interditados.

•    Os veículos provenientes das avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Eliseu de Almeida, Francisco Morato e da Rodovia Raposo Tavares devem utilizar as pontes Cidade Jardim e Cidade Universitária, evitando a Ponte Eusébio Matoso.
•    Os veículos que circulam na Avenida Rebouças, no sentido Bairro, e na Avenida Brigadeiro Faria Lima devem utilizar a Rua Cardeal Arcoverde para acessarem a Avenida Eusébio Matoso, evitando o trecho em obras.

Alteração de pontos de parada


- Linhas que utilizarão a Parada Vital Brasil:

6206/21 Jd. D'Abril - Pinheiros
6206/41 Jd. D'Abril - Hosp. das Clínicas
6245/10 Vila Sônia - Hosp. das Clínicas
6250/10 Jd. Jaqueline - Term. Bandeira
6250/21 Jd. Jaqueline - Pinheiros
701T/10 Jd. Paulo VI - Center Norte
714C/10 COHAB Educandário - Lgo. da Pólvora
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo
724A/10 Cidade Universitária - Aclimação
7458/10 Jd. Boa Vista - Estação da Luz
778J/41 COHAB Raposo Tavares - Metrô Barra Funda
809C/10 Term. Campo Limpo - Hospital das Clínicas
809P/10 Term. Campo Limpo - Pinheiros
857A/10 Term. Campo Limpo - Metrô Santa Cruz

- Linhas que utilizarão os pontos provisórios da faixa da direita nas paradas Vital Brasil e Eldorado:

577T/10 Jd. Mirian – Vila Gomes
6206/10 Jd. D'Abril - Term. Bandeira
702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
702U/10 Butantã/USP – Term. Pq. D. Pedro II
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora
7411/10 Cid. Universitária – Praça da Sé
7454/10 COHAB Educandário - Term. Princesa Isabel
7458/21 Metrô Butantã - Estação da Luz
7545/10 Jd. João XXIII - Pça. Ramos de Azevedo
7545/21 CDHU Butantã - Pça. Ramos de Azevedo
7598/10 Pq. Continental – Anhangabaú
7598/41 Rio Pequeno – Anhangabaú
775P/10 Jd. Guarau - Metrô Ana Rosa
778R/10 COHAB Raposo Tavares – Term. Princ.Isabel
778R/21 COHAB Raposo Tavares – Term. Princ.Isabel
7903/10 Jd.João XXIII/Educ. - Pça.Ramos de Azevedo
857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
857P/21 Campo Limpo - Paraíso
857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Term. Campo Limpo - Pça.Ramos de Azevedo
8700/21 Largo do Taboão - Pça. Ramos de Azevedo
8700/51 Term. Campo Limpo - Estação da Luz



 Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Em Goiânia, Metrobus promete novos ônibus para agosto

A Metrobus, estatal que tem a concessão do Eixo Anhanguera, vai abrir no próximo dia 14 as propostas técnicas para a compra de 90 ônibus para a renovação da frota do Eixo Anhanguera. O edital do pregão presencial foi lançado na última segunda-feira. A empresa optou por esse tipo de modalidade de licitação, explica seu presidente, Carlos Maranhão, por ser mais rápido. "Essa modalidade também tem a figura do pregoeiro, que pode negociar com os participantes, aumentando as vantagens para o Estado", diz Maranhão.

A empresa vai adquirir 90 ônibus para a renovação completa da frota, dos quais 60 são articulados, semelhantes aos atuais, com capacidade para transportar 180 passageiros, e 30 biarticulados, que levam até 270 passageiros. O gasto estimado é de R$ 92 milhões com a aquisição dos veículos. Maranhão espera que os primeiros novos ônibus entrem em circulação no Eixo Anhanguera na segunda quinzena de agosto. "Até o fim de outubro, queremos já ter renovado 100% da frota", definiu Maranhão ao POPULAR.

O presidente adiantou que a Metrobus deve abrir na segunda quinzena deste mês a licitação para a reforma dos cinco terminais do Eixo Anhanguera - Padre Pelágio, Dergo, Praça A, Praça da Bíblia e Novo Mundo. Também será um pregão presencial e a estatal deverá investir R$ 7 milhões na reforma. Os primeiros serão os que, segundo levantamento da empresa, precisam de obras com maior urgência: Padre Pelágio e Praça da Bíblia. A previsão de Carlos Maranhão é de que até dezembro deste ano eles estarão completamente reformados.

Serão ampliadas as áreas de embarque e os banheiros, além de passar por reforma, terão o número duplicado. A Metrobus investirá R$ 3 milhões na estrutura de pista do Eixo.



Fonte: O Popular

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Primeira ciclovia do Pedala BH é inaugurada na região Norte

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, inaugurou neste sábado, dia 2, a primeira Rota Cicloviária do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que irá implantar seis novas ciclovias na cidade em 2011. A ciclovia da avenida Risoleta Neves liga a ciclovia da avenida Saramenha à Estação BHBus São Gabriel, tem 2,2 quilômetros de extensão e 2,4 metros de largura.

Implantada na calçada da avenida Risoleta Neves (Via 240), na região Norte, a ciclovia opera em mão dupla e foi pintada de verde ao longo do trajeto e de vermelho nas interseções. O investimento do projeto foi de R$ 300 mil. A Estação BHBus São Gabriel conta com um bicicletário no Setor Leste com vagas para 58 bicicletas.

O prefeito Marcio Lacerda destacou a importância do programa Pedala BH e falou sobre a utilização da ciclovia como um instrumento de transporte. “Este programa vai ter um impacto muito importante na qualidade de vida das pessoas, além da ciclovia agir como um importante instrumento de transporte. Estamos conectando as principais estações de embarque às ciclovias para que as pessoas possam usar as bicicletas como meio de se locomover para o trabalho e para outras atividades”, disse.

Na interseção das avenidas Risoleta Neves e Saramenha, foi implantada sinalização semafórica específica para ciclistas, permitindo aos usuários mais segurança nas travessias.

Pedala BH

O programa Pedala BH tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso, o programa propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e segurança no trânsito.

Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la com segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.

Para o ano de 2011, está prevista a implantação de aproximadamente 18 quilômetros de ciclovias, em seis rotas cicloviárias. Confira abaixo a lista completa das ciclovias que serão inauguradas até o final deste ano.

Em Belo Horizonte, existem atualmente 22 quilômetros de ciclovias. Onze ficam na avenida Otacílio Negrão de Lima, na orla da Lagoa da Pampulha, entre a Igreja São Francisco e o Museu de Artes. Os demais trechos são os da avenida Tereza Cristina, trecho próximo à Via Leste/Oeste até o final da própria avenida, avenida dos Andradas, com início na avenida Silviano Brandão até a avenida do Contorno, e avenidas Doutor Álvaro Camargo e Vilarinho, em Venda Nova.

A população ciclista conta também com paraciclos e bicicletários localizados na Savassi, na rua Pernambuco, que está temporariamente desativado em função das obras da Praça da Savassi, na Pamulha, em frente ao Parque Guanabara, na região hospitalar, próximo ao Restaurante Popular, e nas estações BHBus. Mais 33 quilômetros de ciclovias estão em fase de elaboração de projetos e outros 84 estão na etapa de seleção das empresas para a elaboração de projetos.

A BHTRANS ressalta os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos. Além de desafogar o trânsito, a bicicleta não polui, promove a melhoria da saúde de quem pedala, é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, e silencioso e flexível em seus deslocamentos.

Ciclovias do programa

• Rota Risoleta Neves - Inaugurada neste sábado
• Rota Savassi - Começa na rua Professor Moraes, no cruzamento com a rua Antônio de Albuquerque, segue pela avenida Bernardo Monteiro, avenida Carandaí, rua Piauí e avenida do Contorno, quando irá se conectar com a Ciclovia Andradas, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. As obras da Rota Savassi já estão em andamento.
• Rota avenida Américo Vespúcio - Entre avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Implantação em andamento.
• Rota Norte - Ligação da ciclovia da avenida Vilarinho à futura Estação Pampulha
• Rota Leste - Liga a região Leste à rota da Savassi pela avenida dos Andradas
• Rota Estação Barreiro


Fonte: BHTrans

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