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Funcionários da CPTM não votam greve e decidem aguardar decisão do TRT

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em duas assembleias realizadas no início da noite desta terça-feira (14), funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) filiados a três sindicatos decidiram esperar a audiência com a companhia no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região), agendada para amanhã (15), às 15h30, em São Paulo, antes de tomar qualquer decisão sobre uma eventual volta à greve nos trens.
Na reunião de amanhã, será julgado o dissídio da categoria. Em outra audiência realizada no mesmo tribunal na última sexta, os sindicatos propuseram reajuste salarial considerando a variação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no período de 1º de janeiro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011, além de aumento real por produtividade de 5% no mesmo período, o que totaliza 13,26% de variação salarial.
A CPTM ofereceu reajuste de 1,75%, considerando o índice IPC dos meses de janeiro e fevereiro de 2011, além de aumento real de produtividade de 1,5% --3,27%, no total. As partes também não entraram em acordo sobre o valor do vale-refeição. Os sindicatos pleiteiam o auxílio de R$ 19, e aumento de 22 para 24 unidades por mês; a CPTM apresentou o valor de R$ 18, para 22 unidades.
A categoria chegou a paralisar nos dias 1º e 2 de junho, mas o trabalho foi retomado após o TRT decidir multar os sindicatos pela greve. De acordo com o presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Eluiz Alves de Matos, a categoria “atendeu o pedido do TRT” de não paralisação dos trabalhos, mas “está revoltada” com a falta de avanços nas negociações.

Decisões

A entidade representa os funcionários das linhas 7 - Rubi (Jundiaí - Luz) e a 10 - Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra). Juntas, ambas movimentam diariamente cerca de 800 mil passageiros e respondem por cerca de 2.800 trabalhadores. Na assembleia de hoje, realizada na sede do sindicato, cerca de 200 ferroviários decidiram se reunir na porta do TRT durante a audiência de amanhã.
Os trabalhadores filiados ao Sindicato da Zona Sorocabana e ao Sindicato da Central do Brasil se reuniram em assembleia unificada na noite de hoje. Os ferroviários dos dois sindicatos trabalham nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa --Zona Sorocabana-- e nas linhas 11-Coral e 12-Safira --Central do Brasil. Os trabalhadores decidiram aguardar a decisão do TRT e marcaram nova assembleia para amanhã, às 18h, na estação Julio Prestes.
Na última audiência, o TRT alertou que, até o julgamento final, ainda vale a liminar concedida semana retrasada que determinou a manutenção da frota de trens da CPTM para o atendimento com efetivo de 90% dos serviços no horário de pico (das 5h30 às 10h e das 15h30 às 21h) e de 70% nos demais horários. O descumprimento implica em multa diária de R$ 200 mil.



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Em Campinas, Poder Público, empresas e universidade constróem projeto para ônibus híbrido

Com a participação da iniciativa privada (empresas de chassi e carroceria), do poder público, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC –, e, ainda, com o  apoio de uma universidade, Campinas está desenvolvendo, neste momento,  um projeto para ônibus híbridos comum (midiônibus) e articulados.

Trata-se de uma iniciativa inédita, uma vez que não existe chassi semelhante produzido no Brasil.

Os estudos para essa nova tecnologia veicular tiveram início há um ano, com a parceria entre a EMDEC e a FACAMP – Faculdades de Campinas. Sob supervisão da EMDEC, estagiários da FACAMP participaram da construção de um projeto interno (novo layout) para os veículos. “A proposta foi garantir o máximo de conforto e acessibilidade aos usuários, oferecendo um protótipo ergométrico para os assentos e todo espaço interno dos ônibus”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura Viária, Maurício Thesin.

Ele conta que o projeto para o novo layout interno dos veículos repensou a posição e tamanho dos bancos (respeitando os diferentes usuários: obesos e pessoas com necessidades especiais, a altura interna (considerando usuários mais altos) e toda a questão da acessibilidade e conforto (garantindo-se espaço para acomodação de bolsas e mochilas, por exemplo).

Segundo Thesin, os trabalhos avançaram nos últimos dois meses, com a intensificação de reuniões com as empresas de carroceria e chassi.
Além do conforto e acessibilidade, os veículos híbridos apresentam vantagens do ponto de vista ambiental. “A emissão de poluentes é 70% menor que a registrada nos veículos com outros motores. Esse tipo de veículo, ainda, se destaca no consumo de combustível. O ônibus híbrido economiza 35% de diesel, uma vez que funciona com dois motores, a diesel e à eletricidade”, acrescenta.

De acordo com Thesin, o projeto para o híbrido comum ou básico vem sendo discutido com as empresas Agrale e Siemens. Esse veículo menor deverá ser utilizado na área central, com capacidade para até 50 pessoas sentadas e de pé. Já o híbrido articulado é um projeto em andamento com as empresas Neobus e Volvo.

Segundo o diretor, os veículos adotarão trilho virtual, o que significa que operarão por sistema ótico de guiagem, permitindo no embarque/desembarque proximidade dos veículos às plataformas, o que amplia a segurança dos usuários no acesso e descida dos ônibus.

Thesin conta, também, que o híbrido comum, desenvolvido em parceria com a  Agrale e Siemens, poderá começar a circular na cidade dentro de dois meses. Essa seria uma etapa de testes, comenta, para avaliação da performance da tecnologia híbrida, em campos como a potência do motor na subida e com carga máxima (lotação de usuários); o consumo de combustível; e o funcionamento das rampas de acesso. O teste seria por um período de um mês.

Já os veículos articulados demandariam um tempo maior para irem às ruas. A expectativa é de que possam circular entre 2013 e 2014, nos corredores Ouro Verde e Campo Grande.

Entenda a tecnologia
Os dois motores do ônibus, a diesel e elétrico, funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também atua como gerador de energia durante as frenagens (energia de desaceleração).

O motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, ele permanece desligado.

Estudos da Volvo demonstram que o tempo durante o qual o ônibus fica inerte pode representar até 50% do período total de operação, ou seja, não há emissões de poluentes em “metade da viagem”, quando o motor a diesel se apaga completamente.

Funções auxiliares, como compressor de ar e bomba hidráulica, são alimentadas pelo motor elétrico.

O sistema híbrido atenua não somente as emissões de CO2 (gás carbônico, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa), mas também as de NOx (óxidos de nitrogênio, responsável por alergias e ardência nos olhos, por exemplo) e de materiais particulados.

Fonte: EMDEC

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Grande Recife lança campanha com foco no usuário idoso

O Grande Recife Consórcio de Transporte lança, amanhã – Dia Nacional do Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa - uma campanha educativa voltada para o respeito aos assentos reservados e ao tratamento destinado aos idosos, gestantes e portadores de deficiência. O lançamento da campanha “Gentileza Faz a Diferença” acontecerá no Terminal da PE-15, a partir das 15h, durante cerimônia conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), que também estará desenvolvendo ações voltadas aos idosos.

Em paralelo a cerimônia, outros cinco terminais de ônibus da RMR serão palco do cronograma de atividades montado pelo Consórcio e SEDSDH. Os terminais do Cais de Santa Rita, Caxangá, Pelópidas Silveira, em Paulista, Rio Doce, em Olinda e, por fim, de Camaragibe, receberão um grupo de 10 idosos, padronizados com a camisa da campanha, que farão a distribuição de panfletos informativos, alertando sobre a relevância do tema. Também estão agendadas atividades culturais, para interagir com o público.

A campanha “Gentileza Faz a Diferença” contará com peças de divulgação, de caráter educativo (cartazes, outbus, inbus, abrigos de ônibus); ações de multiplicação, feitas por artistas educadores que atuam nos Terminais de Integração em toda a Região Metropolitana do Recife, além de uma campanha especialmente elaborada para a disseminação nas mídias digitais e sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Blogs, etc).

Para o presidente do Grande Recife, Manoel Marinho, a campanha “Gentileza faz a diferença” irá auxiliar muito na conscientização dos usuários e operadores sobre o respeito aos idosos - e demais públicos com mobilidade reduzida que utilizam o STPP/RMR. “Precisamos trabalhar a questão da cordialidade. Os idosos precisam ter respeitados os seus direitos, como portadores de gratuidade do sistema. Também estamos trabalhando, junto às empresas operadoras, para aprimorar cada vez mais a capacitação dos operadores, visando atender dignamente não só os idosos, mas todos aqueles que necessitam de uma prestação de serviço diferenciada”, enfatizou.

Seqüência – A “Gentileza faz a diferença” é a segunda campanha lançada pelo Grande Recife, este ano, com foco na melhoria do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. No mês passado, a campanha “Curta Seu Som Legal. Use Fone de Ouvido”, que tem como foco o estímulo ao uso de fones de ouvido como forma de evitar que o som propagado pelos equipamentos incomode os demais usuários, teve uma ótima repercussão entre os usuários, que participaram ativamente da divulgação, através das mídias sociais.

Fonte: CGRT

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SPTrans troca ônibus por trólebus na região central para recape de via

A SPTrans informa que em função do recapeamento da Praça Dr. João Mendes será feito o desligamento da rede de alimentação do sistema de trólebus em toda a extensão do Viaduto Maria Paula. Assim, os trólebus das linhas 2002/10 Term. Pq. D. Pedro II – Term. Bandeira, 2291/10 Term. São Mateus – Pça. da República (Noturna), 408A/10 Machado de Assis – Cardoso de Almeida e 4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República serão substituídos por veículos movidos a diesel do início da operação às 22h do dia 18/06 até o término às 5h do dia 20/06 e algumas linhas sofrerão alteração no itinerário.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

4112/10 Santa Margarida Maria – Pça. da República
Paralisação operacional das 21h20 do sábado (18/06/2011) até as 05h00 de segunda-feira (19/06/2011).
Itinerário sobreposto ao da linha 4113/10 Gentil de Moura – Pça da República

2002/10 Term. Pq. D. Pedro II – Term. Bandeira
2291/10 Term. São Mateus – Pça. da República (Noturna)
408A/10 Machado de Assis – Cardoso de Almeida
4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República

Substituição dos veículos trólebus por movidos a diesel, das 22h00 do sábado (18/06/2011) até as 05h00 de segunda-feira (19/06/2011)

2290/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
Ida:
Normal até a Rua do Gasômetro, Viaduto Diário Popular, Terminal Parque D. Pedro II.
Volta: Sem alteração.

2100/10 Terminal Vila Carrão – Praça da Sé
Sentido Único:
Normal até a Av. Alcântara Machado, Rua da Figueira, Viaduto Diário Popular, Terminal Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, Viaduto 25 de Março, Av. Rangel Pestana, prosseguindo normal.inhas que circulam pelo local não terão alteração.

As demais linhas que circulam pelo local não terão alteração.

Fonte: SPTrans

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Recife vai ter greve de ônibus amanhã

terça-feira, 14 de junho de 2011

Motoristas e cobradores de ônibus decidiram, em assembleia no fim da tarde desta terça-feira (14), fazer uma greve de advertência de 24 horas. A paralisação acontece a partir da meia-noite desta quarta-feira (15) e vai até 0h de quinta-feira.
A paralisação acontece porque os manifestantes querem 22% de aumento, mas os patrões ofereceram apenas 5%. Nesse instante, eles estão em passeata pela Avenida Agamenon Magalhães, em direção à Avenida Guararapes para alertar para a população e a categoria sobre a paralisação. Um grande congestionamento acontece na Agamenon.
A categoria vive um dilema. Enquanto parte dos manifestantes quer que, nesta quarta, os motoristas saiam das garagens e abandonem os carros no meio da rua, outros são contrários à medida. Eles terão uma nova assembleia na Avenida Guararapes para decidir o que fazer.
Diariamente, o fluxo de pessoas que utilizam ônibus no Grande Recife é de aproximadamente 1,8 milhão pessoas.
Ainda está indefinida a quantidade mínima exigida por lei de ônibus para circularem pela cidade, mas nos entornos das negociações, fala-se que apenas 30% da frota circularão nesta quarta-feira.

Meu Transporte

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Em São Paulo, Começam as desapropriações para construir monotrilho

Apesar de todo o projeto ainda estar parado na Justiça, o Metrô de São Paulo começou a desapropriar os terrenos para a construção da futura Linha 17-Ouro - monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi. Inicialmente, foram declarados de utilidade pública 65 imóveis nos bairros da Saúde e do Campo Belo, ambos localizados na zona sul da cidade.

O primeiro dos três decretos previstos para a desapropriação de imóveis foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial do Estado. O texto prevê a utilização de uma área de aproximadamente 21,3 mil quilômetros quadrados - o equivalente a três campos de futebol se estivessem juntos.

O chamado monotrilho do Morumbi terá 17,9 quilômetros de extensão, entre a Estação Jabaquara (Linha 1-Azul) e a futura São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). As composições vão circular a uma altura de 15 metros e passar por bairros nobres, como Brooklin, Granja Julieta, Campo Belo e Morumbi.

O primeiro decreto, no entanto, prevê desapropriação de terrenos no trecho entre a Estação São Joaquim e a Marginal do Pinheiros. Ficará para depois a definição dos imóveis que serão utilizados na região do Panamby, o ponto mais polêmico do projeto.

O projeto para a futura Linha 17-Ouro está parado na Justiça devido a uma liminar concedida em dezembro, que impede a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. A Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah) entrou com ação contra o projeto, alegando que ele não tem estudos de impacto ambiental e na vizinhança, nem seu traçado detalhado. O Metrô recorreu, mas, em março, a Justiça manteve a proibição. A liminar que está barrando a Linha 17-Ouro do Metrô deve ser analisada ainda nesta semana pelo Tribunal de Justiça.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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