Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Ponto de ônibus gera transtorno na Zona Centro-Sul de Manaus

sábado, 4 de junho de 2011

Hora de embarque e desembarque é sempre tumultuado para usuários e motoristas que trafegam na avenida Djalma Batista (Michael Dantas )
Os transtornos causados pela aglomeração de veículos em um ponto de ônibus na avenida Djalma Batista já viraram rotina para usuários do transporte coletivo, motoristas e clientes do Manaus Plaza Shopping, na Zona Centro-Sul.
O ponto de ônibus foi instalado sem recuo para o embarque e desembarque de passageiros e tem causado congestionamentos na avenida.
Veículos em fila dupla, embarque e desembarque de passageiros fora do ponto e obstrução de garagem estão entre as principais irregularidades flagradas diariamente no local.
Sem fiscalização, motoristas de ônibus e micro-ônibus param em qualquer lugar enquanto causam retenção na avenida e um verdadeiro buzinaço de veículos de passeio que tentam seguir em frente.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, a via tem três faixas e espaço suficiente para que três veículos transitem lado a lado.
No entanto, com o tumulto e a fila dupla no ponto de ônibus, a capacidade da via é reduzida para uma faixa. O congestionamento se intensifica em horários de pico e se estende até o início da avenida Djalma Batista.
Um motorista de micro-ônibus da linha 826, que preferiu não se identificar, contou que a prioridade é pegar o maior número de passageiros. Segundo ele, é comum os motoristas de transporte coletivo pararem no trecho que compreende desde o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) até a extremidade do shopping para pegar passageiros.
Ele reconhece que a prática é irregular, já que o ponto de ônibus fica localizado a alguns metros de distância, mas atribui a culpa ao centro comercial que não construiu o recuo para os veículos.
“Sei que estou errado, mas o que posso fazer? É bom porque não tem fiscalização. Se o shopping tivesse feito o recuo na calçada para que pudéssemos parar deixando a avenida livre, como o Amazonas Shopping fez, a situação seria diferente”, disse.
O empresário Francisco Almeida, 39, reclama da desorganização no local.
“Tudo está errado a começar pelo shopping que foi construído quase no limite da avenida. A entrada do shopping fica praticamente na rua e apesar de a calçada ser grande, não fizeram recuo para a parada de ônibus. Os motoristas de ônibus, por terem veículos maiores, param onde querem sem pensar em quem vem atrás e o trânsito fica parado por causa de um único ponto”, disse.
O próprio shopping reconhece que o ponto de ônibus é problemático. Todos os dias a direção do centro comercial recebe, em média, de cinco a dez reclamações de clientes descontentes com os transtornos causados pelo ponto de ônibus.
A assessoria de marketing do shopping informou que já pediu para que a prefeitura retire ou transfira a parada de ônibus para outro local, mas até o momento não houve resposta.
O centro comercial também informou que o pré-projeto de ampliação do prédio previa o recuo do ponto de ônibus, mas isso não aconteceu.
Manaustrans utiliza cones e agentes
Segundo Walter Cruz, diariamente o instituto tenta reduzir a retenção no local deslocando agentes e instalando cones na via.
Cruz explica que os cones servem para disciplinar os condutores a usarem apenas um das faixas disponíveis. Após falar com a reportagem, Cruz prometeu reforçar a fiscalização na área a partir da 16h.
O coronel ressalta que o problema se intensifica por conta dos pedestres que insistem em atravessar na avenida, sendo que existem duas passarelas próximas ao centro comercial.
“Os pedestres têm um faixa antes do Plaza e outra em frente ao Amazonas Shopping, mas atravessam na avenida. Isso faz com que o motorista reduza a velocidade e contribua para a retenção na via”, disse Walter Cruz.
Saiba mais
Propostas
Walter Cruz aponta que a uma das propostas para solucionar o congestionamento na área é a reduzir o número de linhas de ônibus que param em frente ao shopping. A medida está sendo estudada pelo Manaustrans e pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
A segunda proposta, apontada por ele como definitiva, é retirar a parada de ônibus do local. Caso a proposta seja aprovada, o ponto de ônibus localizado em frente ao Centro Integrado de Educação Cristã (Ciec) será o mais próximo do shopping.

Fonte: A Critica


READ MORE - Ponto de ônibus gera transtorno na Zona Centro-Sul de Manaus

Começa a integração entre CPTM e metrô na estação Pinheiros

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Começou na manhã desta sexta-feira a transferência gratuita entre a estação Pinheiros da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a estação Pinheiros da linha 4-amarela do Metrô.

A integração estava programada para começar ontem, mas foi adiada devido à greve que atingiu todas as linhas da CPTM. De acordo com o Metrô, a integração beneficiará 100 mil pessoas que utilizam estes sistemas de transporte pelas linhas Esmeralda e Amarela.

A transferência entre as linhas é feita através de uma passarela com 56,56 metros de extensão, construída por cima da marginal Pinheiros, com cobertura de telha termoacústica e fechamento lateral com vidro fixo temperado.

Na inauguração da estação Pinheiros do metrô, a companhia prometeu concluir a passarela até o fim deste semestre e afirmou que com a integração, a linha Amarela passaria a funcionar das 4h40 à meia-noite.

A expansão do horário de funcionamento ficou para o dia 30 de junho. Hoje, a linha funciona das 4h40 às 15h.

A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo ViaQuatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.

Foi durante a construção da estação Pinheiros que houve o desabamento do canteiro de obras, provocando a morte de sete pessoas em janeiro de 2007 e abrindo uma cratera no local.

O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.

Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações. A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.


Fonte: Folha.com

READ MORE - Começa a integração entre CPTM e metrô na estação Pinheiros

São Paulo: Metrô escolhe consórcio que fará linha entre Morumbi e Jabaquara

O Metrô de São Paulo selecionou a proposta do Consórcio Monotrilho Integração vencedora da licitação internacional para projeto, fabricação , fornecimento e implantação de um sistema monotrilho em São Paulo. A notícia foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial de São Paulo.

A Linha 17 - Ouro terá 17 km de extensão e 18 estações entre a estação Jabaquara da Linha 1 - Azul, passando pelo Aeroporto de Congonhas e ligando-se à estação São Paulo-Morumbi da linha 4 - Amarela. A obra ainda depende de solução para ações em trâmite no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça.

Cinco consórcios participavam da concorrência e apenas dois foram habilitados. O Integração venceu pelo critério de menor preço. Agora o vencedor da licitação terá de apresentar mais documentos antes de a escolha ser homologada.

O Monotrilho Integração é formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering (Malásia) e MPE.

Segundo a Scomi, o contrato é de 2,6 bilhões de ringgits (moeda malaia), que, com base na cotação do dólar, equivalem a aproximadamente US$ 860 milhões. O consórcio será responsável pelo design, manufatura, fornecimento e implantação do sistema.

A expectativa é começar o projeto em julho, com término previsto em 42 meses. Com base nessa previsão, o monotrilho não estará pronto antes da Copa do Mundo de 2014. Segundo a empresa malaia, o sistema deverá transportar 252 mil passageiros diariamente.

Apesar de o Morumbi não ser uma opção para a abertura da Copa (foi preterido em favor do estádio em construção em Itaquera), o Comitê Paulista ainda considera a obra uma das prioridades para a questão de mobilidade urbana na cidade durante a competição.


Fonte: Informações do Valor Online

READ MORE - São Paulo: Metrô escolhe consórcio que fará linha entre Morumbi e Jabaquara

No Dist. Federal, Metrô vai funcionar normalmente nos quatro domingos de junho

Por causa das recentes paralisações dos rodoviários, a direção do Metrô-DF resolveu nesta sexta-feira (3) suspender os trabalhos de manutenção nos trilhos previstos para os quatro domingos de junho. De acordo com Metrô, os trabalhos vão continuar nas madrugadas para evitar um prejuízo maior para a população que pode vir a ficar sem ônibus.

Essa é a primeira vez que o
metrô do Distrito Federal passa por uma grande manutenção. Serão necessários quatro meses para recuperar os 42 quilômetros de trilhos. O reparo foi orçado em R$ 4,5 milhões.

Máquinas operam para corrigir imperfeições e reposicionar os trilhos para aumentar a aderência. A meta é estabilizar os vagões com o mesmo grau de segurança de 2001, quando o metrô foi inaugurado. Foi exatamente pela falta dessas medidas exatas que, por mais de um ano, os trens tiveram que reduzir a velocidade de 80 para 20 quilômetros por hora nas estações de Ceilândia.
O trabalho é feito durante a madrugada para garantir a segurança das cerca de 180 mil pessoas, que utilizam diariamente o metrô. “O passageiro vai sentir um rodar mais macio, com menos ruído. Essa manutenção é importante para aumentar a segurança da operação”, afirma o chefe do Departamento de Manutenção do Metrô-DF, Germano Blankenburg.
Para dar agilidade ao trabalho, durante os quatro domingos do mês de junho, o metrô não vai operar. Assim, as máquinas vão poder fazer a manutenção durante o dia, em áreas onde há residências.
 

Fonte: G1.com.br


READ MORE - No Dist. Federal, Metrô vai funcionar normalmente nos quatro domingos de junho

Acordo põe fim a greve no transporte público de Limeira

O acordo selado na manhã de sexta-feira (3/6) no TRT pôs fim à curta greve dos trabalhadores do transporte urbano de Limeira. A audiência, conduzida pelo desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, reuniu as empresas Viação Limeirense Ltda. e Rápido Sudeste Ltda., o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindittrul) e o Município de Limeira (como assistente), que discutiram ao longo de 2h30 sobre os itens do acordo.
Da parte dos trabalhadores, ficaram acordados a cessação da greve, bem como o retorno imediato (na própria sexta-feira) ao trabalho, com a garantia por parte das empresas de pagamento dos dias parados. As empresas se comprometeram a pagar o reajuste salarial de 12% retroativos a primeiro de maio de 2011, além do pagamento das horas extras com adicional de 75%. Também ficou acordado o reajuste de 6,30% tanto para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), quanto para o vale-alimentação e para o vale-refeição, que será pago, de agora em diante, para todos os trabalhadores da operação e da manutenção das empresas que participaram do acordo. O Município de Limeira se comprometeu a não aplicar a multa contratual decorrente da paralisação.

Fonte: TRT 15ª Região

READ MORE - Acordo põe fim a greve no transporte público de Limeira

Transporte público volta ao normal em Ribeirão Preto

A paralisação dos motoristas de ônibus do transporte coletivo de Ribeirão Preto acabou às 14h desta sexta-feira (3). O protesto dos motoristas, que reivindicam melhores salários, causou tumulto e engarrafamento no trânsito da região Central na manhã desta sexta-feira (3).
Alcides Lopes, vice-presidente do Seeturp (sindicato que representa os motoristas), disse que o sindicato se reuniu com os representantes da classe patronal e decidiram que o transporte iria voltar ao normal. Lopes ainda disse que uma nova reunião será feita às 16h de hoje para discutir um acordo sobre as reinvidicações dos motoristas. Caso os pedidos dos motoristas não sejam atendidos, uma nova paralisação será feita na segunda-feira (6).
Os motoristas reivindicam reajuste salarial de 66,5%. Atualmente eles recebem R$ 1,2 mil e com o reajuste eles passariam a ganhar R$ 2 mil. Eles também pedem aumento no vale-alimentação, de R$ 340 para R$ 500 e elevação do prêmio pago a cada motorista, de R$ 230 para R$ 500.
A Transerp (empresa que gerencia o trânsito e transporte público em Ribeirão), em nota, pede que "as negociações entre as empresas que atuam no transporte coletivo e o sindicato dos empregados da categoria sejam agilizadas e que tenham como prioridade a manutenção dos serviços do transporte coletivo para a população".


Fonte: Ribeirão Preto Online

READ MORE - Transporte público volta ao normal em Ribeirão Preto

Em São Paulo, Motoristas encerram greve de ônibus no ABC

Os trabalhadores do Sindicato dos Rodoviários do ABC encerraram a greve de ônibus nesta sexta-feira (3). Por volta das 10h40, os motoristas estavam retornando aos seus postos de trabalho.
A paralisação de três dias afetou cerca de 200 mil usuários das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, as negociações com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) devem continuar, mesmo com o fim da greve. Parte dos ônibus que estavam parados no ABC voltou a circular na manhã desta sexta-feira (3).

Na quarta-feira (1º), a Justiça tinha determinado que circulasse 80% da frota dos ônibus. No entanto, oficiais percorreram os terminais do ABC e constataram que das 227 partidas, apenas 74 ocorreram. Por isso, a promotoria pediu a apreensão de R$ 400 mil a título de multa da conta bancária do sindicato.

Em São Paulo, as 89 estações da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) voltaram a funcionar. Na quinta-feira (2), os trabalhadores fizeram uma rápida assembleia. No começo da tarde, os sindicalistas começaram uma reunião no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que não teve acordo.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRT, a desembargadora Sonia Maria Franzini, vice-presidente judicial do TRT da 2ª Região, determinou que seja mantida 80% da frota em funcionamento em todo o período, e não somente em horários de pico.

Fonte: R7.com

READ MORE - Em São Paulo, Motoristas encerram greve de ônibus no ABC

Sem acordo, greve de ônibus continua na Grande São Paulo

A audiência de negociação realizada nesta quinta-feira terminou sem acordo e os motoristas de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e demais empresas que atuam na Grande São Paulo continuam em greve até pelo menos a manhã desta sexta (3).
Na audiência, a juíza Sônia Franzini, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), elaborou proposta aceita pelo sindicato patronal --que representa as empresas de ônibus que atuam na região-- mas que deve ser discutida pelo Sindicato dos Rodoviários do ABC em assembleia marcada para as 9h de amanhã.
Na proposta da juíza, os trabalhadores receberiam 7,8% de reajuste no salário --correspondente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 6,3% mais 1,5% de ganho real--, mais 7,8% de aumento no vale-alimentação.
A proposta traz menos benefícios do que elaborada antes pelo sindicato patronal e que foi retirada devido à decisão dos trabalhadores pela greve. Nesta proposta inicial, o sindicato patronal oferecia reajuste de 8% nos salários e 10% no vale-alimentação, mais R$ 1.500 para os trabalhadores que exercem dupla função de motorista e cobrador.
Além dos 7,8%, Franzini modificou a decisão judicial sobre a circulação de ônibus durante a greve --antes, 80% da frota deveria circular no horário de pico. Agora, com a nova decisão, 80% dos ônibus devem estar em operação durante todo o dia.
O desembargador Celso Furtado de Oliveira foi sorteado como relator do processo e irá julgar a proposta da juíza.
Pela manhã, oficiais de Justiça percorreram os terminais e constataram que a decisão não foi respeitada. Segundo relatório da EMTU, das 222 partidas programadas, apenas 74 ocorreram --33%.
A Promotoria determinou que e a multa de R$ 200 mil, pelo descumprimento da decisão judicial sobre a circulação da frota, seja apreendida da conta bancaria do sindicato imediatamente. Como a greve começou ontem e, desde então, a liminar não foi respeitada, o sindicato já acumula R$ 400 mil em multas.
O advogado do sindicato disse que, caso isso aconteça, a instituição terá que ser fechada. O presidente da entidade, Francisco Mendes da Silva, conhecido como Chicão, afirmou que a orientação dada ontem, durante assembleia com os trabalhadores, foi de obedecer a ordem da Justiça e aceitar a proposta do sindicato patronal.
Ele afirmou que há pessoas "infiltradas" tumultuando o movimento de greve e disse que irá orientar novamente os trabalhadores, na assembleia de amanhã, a aceitarem a proposta e retornarem ao trabalho.


Fonte: Folha.com

READ MORE - Sem acordo, greve de ônibus continua na Grande São Paulo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960