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Em Salvador, Greve de ônibus a partir de terça-feira vai deixar mais de 1 milhão de pessoas sem transporte

domingo, 22 de maio de 2011

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários  promete realizar uma greve de motoristas - que circulam em Salvador e Região Metropolitana - na próxima terça-feira (24), caso os empresários não ofereçam uma nova proposta, conforme assegurou o diretor do sindicato, Hélio Ferreira, nesta sexta-feira (20).
Mais de um milhão de pessoas na capital baiana dependem das frotas dos coletivos, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Seteps).
Em assembleia realizada na última segunda-feira (16), os rodoviários aprovaram estado de greve. Os participantes da reunião não aprovaram a proposta de reajuste apresentada pelos empresários, que ofereceram aumento salarial de 3,72%, contra os 18% reivindicados pelos trabalhadores.
No último dia 2, a categoria realizou um manifesto - impedindo a saída dos ônibus das garagens. Centenas de pessoas ficaram aguardando nas paradas de ônibus por coletivos. Alguns resolveram usar o táxi como alternativa, já outros preferiram a carona de vizinhos para não se atrasarem no início do expediente.


Fonte: Tribuna da Bahia

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Motoristas de ônibus de Natal vão entrar em greve amanhã por tempo indeterminado

Os motoristas e cobradores de ônibus de Natal entrarão em greve por tempo indeterminado, após a meia-noite deste domingo.  A decisão foi tomada na última quarta-feira, dia 18, após assembleia geral da categoria e  o “insucesso” nas negociações  entre  o Sindicato dos Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) e o sindicato patronal Seturn, iniciadas em abril. Os rodoviários reivindicam reajuste de 13,98% no salário-base. Atualmente as remunerações praticadas são de R$ 1.192,00 para motorista, por jornada diária de trabalho de 7h20min, e de R$ 715,00 para cobradores. A contrapartida apresentada pelos donos de empresa, de 6,30% referente ao IPC. “O percentual não representa ganho real, apenas a reposição da inflação no período”, ressalta o presidente do Sintro Nastagnan Batista.

Além, do aumento salarial, a categoria busca a unificação do vale-alimentação para R$ 300,00 – equivalente a R$ 10,00 por dia. A  implantação de plano de saúde, cesta básica e o retorno do quinquênio – abono de 5% uma aumento de 5% e a supressão da clausula de dupla função.

Na última quinta-feira, dia 18, a categoria promoveu paralisações de ônibus em três pontos da cidade: no Baldo, em frente ao sindicato da categoria (Sintro), onde era realizada a assembleia; na Bernardo Vieira; e também nas proximidades da Prefeitura de Natal.

A partir de amanhã,  o serviço  de transporte coletivo será feito por  frota emergencial, composta por 196 veículos distribuídos pelas empresas, o que segundo Aldilene Zuza, diretora do Departamento de fiscalização e Vistoria da Semob, obedece a lei de greve que exige  a manutenção de 30% da frota atual de 647 veículos. “A Secretaria fará a fiscalização tanto nas garagens das empresas, quanto nos pontos de ônibus para assegurar o cumprimento e a frequência dos serviços”, afirmou Aldilene Zuza.

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Greve de ônibus em São Luís esta mantida para amanhã

A greve dos rodoviários, em São Luís, está mantida para amanhã, a partir da 0h. Ontem pela manhã, uma demorada reunião entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Empresários e representantes da Justiça do Trabalho resolveram que a greve está mantida, mas que pelo menos 80% da frota deve circular.
A paralisação será por tempo indeterminado. Por isso, temendo mais confusão, o secretário Clodomir Paz informou que a SMTT solicitou apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal para resguardar a integridade física das pessoas e o patrimônio público e privado.
A decisão de manter 80% da frota veio por meio de uma medida cautelar (nº 435/2011) da Justiça do Trabalho. "O direito a greve foi garantido, mas temos que garantir também o direito do cidadão de ir e vir", disse o secretário.
Com a decisão da Justiça, a frota cai para 919 ônibus circulando. De acordo com informações da secretaria, em dias úteis normais, 1.108 ônibus circulam. Na reunião, ambos os sindicatos receberam a planilha produzida pela SMTT informando a distribuição de ônibus por empresa e linha.

Motivo

Na reunião de ontem não foi tratado os motivos da greve, apenas a garantia de circulação de 80% da frota. A discussão para acabar com o descontentamento dos trabalhadores no transporte coletivo ficou para outra oportunidade.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) exige aumento salarial de 16% e mais 30% de reajuste no tíquete-alimentação. A contraproposta foi bem abaixo, apenas 2% de aumento salarial e nada de reajuste no tíquete. Duas reuniões entre os sindicatos antecederam a decisão de paralisação.
O temor dos usuários de ônibus é que se houver reajuste, a passagem fique mais cara. Atualmente a maior tarifa no perímetro urbano é de R$ 2,10. Aos domingos e feriados, a passagem é reduzida pela metade para todos os usuários.

Fonte: O Imparcial

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Transalvador monta esquema para amenizar prejuízos com greve de ônibus

A Transalvador elaborou um plano para amenizar os transtornos que a paralisação dos rodoviários causará à população da capital baiana. Entre as medidas, está a liberação de vans de municípios vizinhos e 300 micro-ônibus do Sistema Complementar de Transporte (Stec) para atender às linhas que circulam até o centro da cidade. O superintendente do órgão, Alberto Gordilho, afirmou que aguardará a determinação da Justiça do Trabalho sobre a frota mínima a ser oferecida à população. Segundo o diretor de Transportes da Transalvador, Marcos Flores, o percentual de veículos que continuará em circulação deverá ser distribuído, principalmente, pela BR-324, Avenida Paralela, orla e Suburbana.


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Greve de ônibus chega ao fim em Jundiaí

A greve dos motoristas e cobradores das empresas de ônibus chegou ao fim na manhã deste sábado, após eles aceitarem a proposta discutida entre o sindicato e os empresários do ramo.
Os funcionários receberão, segundo o acordo, um aumento de 10% e R$ 9,35 de auxílio alimentação, além da participação de renda de R$ 300. Trata-se da mesma proposta oferecida anteriormente pelos empresários, mas negada pelos trabalhadores na ocasião.
Depois de dois parcialmente parado e de ter afetado cerca de 130 mil usuários, a greve foi encerrada após uma madrugada de discussão entre sindicalistas e trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Laurindo Lopes, afirma que a luta, agora, é para fazer com que os trabalhadores que pararam não sejam lesados.

Fonte: Rede Bom Dia

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Conheça o sistema de BRT que será implantado no Rio

sábado, 21 de maio de 2011

BRT_Cidade_do_Mexico_1Melhorar o sistema de transporte, reduzindo os congestionamentos, o tempo das viagens e a emissão de gases e partículas poluentes na atmosfera, tem sido um dos maiores desafios das grandes cidades do século XXI. Uma das alternativas atuais para minimizar os problemas do setor é a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), sistema de ônibus articulados que têm os bilhetes vendidos antecipadamente, aos moldes dos trens e metrôs, e que trafegam em faixas segregadas dos demais veículos.
Implantado pioneiramente em Curitiba, em 1972, o sistema de BRT também passou a ser adotado por outras cidades como Paris, Quito, Bogotá, Pequim, Jacarta, Cidade do México, Istambul e Guadalajara. Em breve, o Rio de Janeiro integrará essa lista, com a implantação de quatro vias de  Bus Rapid Transit: a TransCarioca, a TransOeste, a TransOlímpica e a TransBrasil. As duas primeiras já estão com obras em andamento, mas a previsão é que todas sejam inauguradas antes do início das Olimpíadas de 2016.

Os corredores expressos de BRT do Rio de Janeiro prometem melhorar significativamente o deslocamento da população que mora ou trabalha na Zona Oeste, impactando o trânsito e o sistema de transportes de toda a cidade, pois serão integrados ao Metrô, à SuperVia e às linhas de ônibus convencionais, dentro da política de bilhete único.  Ainda está prevista a construção de ciclovias nas laterais das pistas e de bicicletários nas estações de BRT, a fim de facilitar a vida daqueles que moram no entorno dos terminais.
A construção dos corredores expressos de BRT aproveitará, em grande parte de sua extensão, o traçado de vias já existentes.  Pistas por onde passarão os ônibus articulados serão feitas nas laterais ou nos canteiros centrais de grandes avenidas. Contudo, trechos de novos traçados também serão abertos, inclusive com faixas específicas para os demais veículos. A abertura de novos túneis, o alargamento de avenidas e a construção de pontes, viadutos e mergulhões também ajudarão a reordenar o trânsito na Zona Oeste.

TransCarioca
Com custo previsto de R$ 1,3 bilhão, a TransCarioca ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Será o primeiro corredor de transporte de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Passará por diversos bairros da Zona Norte – como Madureira e Penha – e reduzirá em mais de 60% o tempo gasto no trajeto Barra-Ilha. Além da urbanização de áreas adjacentes, a obra inclui a construção de ciclovias, nove pontes, três mergulhões, dez viadutos e duplicação de várias pistas de avenidas já existentes. Ao todo serão 39 km de via, com 45 estações e três terminais de passageiros.A previsão é que o sistema integrado da TransCarioca atenda a cerca de 400 mil pessoas por dia.

  • Clique aqui para saber quais serão suas estações.
BRT-Estacao-1

TransOeste
A TransOeste terá 56 km de extensão e ligará o Jardim Oceânico a Campo Grande e Santa Cruz. Com custo estimado de R$ 800 milhões, vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre os bairros atendidos. A obra inclui a construção de um viaduto na Avenida das Américas, no cruzamento com a Avenida Salvador Allende, e a abertura do túnel da Grota Funda, que ligará a Estrada do Pontal ao Canal do Rio Portinho. Esse corredor de BRT terá linhas expressas e paradoras, 53 estações e se ligará à Linha 4 do Metrô, na estação Jardim Oceânico. Estima-se que atenderá de 100 mil a 220 mil pessoas  por dia.
  •  Clique aqui para saber quais serão as estações da TransOeste. 

TransOlímpica
A TransOlímpica terá 23 km de extensão e ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro. É uma das mais importantes obras dos encargos olímpicos da cidade, pois é ela que ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, no Riocentro, ao Parque Radical, que vai sediar as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e montainbike, em Deodoro. O destaque da obra é a ampliação da Avenida Salvador Allende, que passará de 30 para 80 metros de largura, com cinco faixas por sentido, sendo as duas centrais reservadas aos ônibus do sistema de BRT. Ainda está prevista a abertura de um túnel de 1,8 km no maciço da Pedra Branca e a construção de 12 pontes e viadutos. Estima-se que a TransOlímpica transportará cerca de 100 mil pessoas por dia. A obra ainda não está licitada, mas a previsão é que seu início ocorra no final de 2011. Não foi divulgada a previsão de custos, pois a Prefeitura está revendo a quantidade de estações para BRT que serão implantadas.

Fonte: Multi Rio

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