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Dist. Federal terá sistema de transporte VLP que vai ligar Gama e Santa Maria ao Plano Piloto

terça-feira, 19 de abril de 2011

A Câmara Legislativa aprovou em sessão extraordinária nesta quarta-feira (13) o projeto de lei nº 278/2011, do Executivo, que altera o Plano Plurianual (PPA) 2008/2011 para incluir os recursos necessários à construção do sistema Veículo Leve sobre Pneus (VLP), transporte em via exclusiva para grande número de passageiros. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue agora à sanção do governador Agnelo Queiroz.

A votação foi feita em regime de urgência e contou com o apoio de todos os distritais, inclusive da oposição. A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) se reuniu extraordinariamente no próprio Plenário para acelerar a votação. O presidente da CEOF, deputado Agaciel Maia (PTC), enalteceu o comprometimento dos integrantes do colegiado.

De acordo com o projeto, em 2011 serão investidos R$ 203 milhões no VLP. O custo total de implantação do novo sistema é estimado em R$ 700 milhões. Uma parte dos recursos virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O novo sistema deverá ligar o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto e terá capacidade para transportar aproximadamente 20 mil passageiros por hora.

O deputado Chico Vigilante, líder do bloco PT-PRB, agradeceu o apoio da oposição e destacou que o novo transporte vai beneficiar a população mais pobre destas cidades.

Já a deputada Eliana Pedrosa (DEM) ressaltou que a oposição não se nega a apoiar quando o projeto é bom para a população.

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Fonte: Camara Legislativa DF

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BRT e monotrilho de Manaus não ficarão prontos para a Copa

As obras de mobilidade urbana planejadas para atender a cidade-sede de Manaus na Copa de 2014 não serão concluídas antes de 2014. No máximo alguns trechos do monotrilho e do Bus Rapid Transit (BRT) ficarão prontos para atender turistas e a população da cidade durante o mundial, de acordo com o coordenador da Unidade Gestora dos Projetos da Copa do Estado do Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango.

Em entrevista ao iG, Capobiango afirma que as obras de transporte não têm chance de serem finalizadas até 2014. “Parte da mobilidade urbana deve estar funcionando, mas nem tudo estará completo”, diz.

Para a UGP Copa, o atraso não é visto como um problema. “A mobilidade preocupa, mas não para a Copa. Mesmo sem essas obras a cidade teria capacidade de receber turistas porque entendemos que eles vão se locomover de outras maneiras, com pacotes fechados”, afirma Capobiango.

Por entender que os turistas chegarão ao estádio em ônibus turísticos, o Estado está investindo em um grande estacionamento para ônibus ao lado da Arena da Amazônia, onde acontecerão os jogos.

Já a população deve contar apenas com o sistema atual de transporte coletivo. Capobiango acredita que este sistema deve dar conta dos moradores de Manaus que queiram ir ao estádio para ver os jogos. “A área da Arena já sedia hoje os maiores eventos da cidade porque é próxima ao Sambódromo e à Vila Olímpica e tudo funciona bem”, afirma.

O coordenador do UGP Copa, diz ainda que o monotrilho e o BRT serão construídos independente de ficarem prontos para o mundial. “(O projeto de mobilidade urbana) é muito importante para a população, muito mais do que para a Copa”, afirma.

Supostas irregularidades e falta de financiamento impedem avanço das obras

Segundo o coordenador do UGP Copa, as obras de transporte em Manaus não avançam porque o Estado espera a liberação de recursos federais que serão obtidos por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal. O projeto básico foi finalizado e o próximo passo é desapropriar as áreas em que o BRT e o monotrilho devem passar.

O orçamento do projeto prevê até R$ 200 milhões de financiamento pela Caixa para o BRT e R$ 600 milhões para o monotrilho. Os valores correspondem a 78% e 42% do custo das obras, respectivamente. O restante é de responsabilidade do governo local.

A Caixa suspendeu o processo de financiamento por recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Ao analisar o projeto básico do monotrilho, o MPF teria constatado falta de detalhamento nos projeto arquitetônico, entre outros problemas.

O projeto do BRT também tem vários questionamentos do MPF. Entre eles estão supostas irregularidades orçamentárias, como a de uma planilha de gastos genérica que poderia prejudicar os cálculos do projeto e levar a superfaturamento.

“A etapa agora é de esclarecer estes questionamentos e destravar o financiamento da Caixa”, explica Capobiango.

Conheça os projetos

BRT – O projeto de Manaus prevê uma ligação de 23 km entre as regiões norte/leste e o centro da cidade. Deve passar pelo setor hoteleiro e formar um anel com o monotrilho. O custo total do projeto é de R$ 256 milhões.

Monotrilho – Os trens ligarão a região norte ao centro de Manaus. Serão 9 estações em 20,2 km. O percurso passa pela rodoviária, pelo setor hoteleiro e pelo estádio Arena da Amazônia, onde os jogos acontecem. O investimento é de R$ 1.433 milhões.
 



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Em Olinda, Reforma no terminal de Rio Doce já dura um ano e passageiros reclamam

O terminal de ônibus de Rio Doce, em Olinda, passa por reformas há mais de um ano. Mas os passageiros reclamam que as obras – que afetam as viagens das 12 linhas de ônibus – são feitas em um ritmo muito lento. “Está faltando muita coisa para melhorar. Ajeita de um lado e outro fica aí, horrível”, diz a recepcionista Gabriela Rodrigues.

Logo na entrada, é possível encontrar pedras de paralelepípedos soltas, que dificultam a circulação dos ônibus. Mais adiante, uma tela isola a área que está sendo recuperada. A reforma obriga os motoristas a usarem apenas parte das plataformas.

Motoristas e cobradores dizem que um piso do terminal foi concluído há apenas quinze dias e, por incrível que pareça, já tem pedras se soltando. A reforma deveria incluir, também, a pintura do terminal, que está com paredes bem sujas.

A sujeira dos banheiros já começa pelo lado de fora. Dentro, as pias estão quebradas e a instalação elétrica é precária. Um dos banheiros está com uma madeira impedindo a passagem: é que a parede foi pintada, mas ele não pode ser usado.

Enquanto a reforma não é concluída, os passageiros sofrem com a demora dos ônibus. “Horrível. A gente passa uma hora aqui na parada. Quando o ônibus chega, lota. E aí tem mais duas horas de viagem”, lamenta o auxiliar de escritório Mauro Lima.

O Grande Recife Consórcio de Transporte explica que o atraso na obra é porque ela está sendo feita enquanto o terminal continua funcionando. Eles afirmam que o piso está sendo trocado e que também será feita a pintura e a troca da instalação elétrica e da encanação dos banheiros. Segundo o Consórcio, o serviço deve acabar até o fim de julho.




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Frota do transporte coletivo de Ribeirão Preto é aprovada em inspeção ambiental

A frota do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto conta com 85% de ônibus em conformidade com as normas de inspeção veicular ambiental. No total, foram feitas inspeções nos 301 veículos das empresas permissionárias Transcorp, Turb e Rápido D’Oeste pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Transerp e Associação Brasileira para Segurança Veicular (ABSV). Do total, 256 ônibus atenderam às normas.

Os dados serão repassados ao Programa Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, onde as cidades paulistas recebem pontuações por suas ações ambientais e se destacam em ranking. No ano passado, Ribeirão ficou em 56º lugar, com 85,99 pontos.

Fonte: EPTV



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Em Florianópolis, População se manifesta contra o aumento nas tarifas de ônibus

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O primeiro dia útil com as novas tarifas do transporte público coletivo de Florianópolis começou com um desentendimento entre os membros da Associação dos Usuários de Transportes Coletivos (Autranscol) e a Guarda Municipal, durante uma manifestação no Terminal do Centro (Ticen).

Os manifestantes criticam a Guarda Municipal por arrancarem as faixas e cartazes que eles haviam fixado no calçadão em frente ao Ticen. Segundo o presidente da associação, Cleocir Antônio Correia, o agentes esperaram que eles saíssem de perto do material para arrancá-lo e levá-lo.

O chefe operações da Guarda Municipal, Alex Silveira, explicou que os pedestres que passavam pelo local da manifestação reclamaram da poluição visual e do comprometimento do acesso ao terminal, e que, por isso retiraram o material da manifestação.

Alex falou ainda, que para fixar as faixas e cartazes, os manifestantes precisariam de autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, para onde o material foi encaminhado.

De acordo com Correia, a associação deve organizar uma nova manifestação para a semana que vem, mas dessa vez, contra a atitude da Guarda Municipal.



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DF: Para Secretário de Governo, Transporte Coletivo está uma Anarquia

Resolver os problemas do transporte coletivo do é um desafio para o novo governo do Dist. Federal, e nesses 100 primeiros dias do novo governo Agnelo Queiroz já se mostra com preocupação referente aos serviços mal prestados pelas empresas de ônibus, em entrevista ao globo comunidade o secretário de governo Paulo Tadeu disse que a licitação do transporte público do DF sai nos próximos 30 dias para abertura de licitação, pois a população não agüenta mais esperar os absurdos que aí estão, para se ter uma idéia as empresas de ônibus devem ao DFTrans mais de R$ 21 milhões em multas e maus serviços prestados, ônibus com mais de 15 anos de uso quando a média é de 08 anos, ônibus com baratas, pneus carecas e até com volantes remendados, ou seja, até o secretário de transporte reconheceu que o transporte público do DF está uma anarquia.
Segundo o secretário, é hora de acabar com os desmandos dos empresários, ou seja, é hora do governo retomar o controle do transporte público com investimentos em corredores de ônibus, ônibus melhores, além de VLP Gama, Planaltina e Sol Nascente até o plano piloto.
Além dessas possíveis mudanças, o secretário ainda reforçou sobre a implantação do Bilhete único, segundo o secretário, é intenção do governo integrar todo o estado em uma única tarifa.
Meu Transporte




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