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VLT de Maceió pode começar a operar em três meses

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Três meses. É essa a previsão atual para que o polêmico Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) comece a funcionar em Maceió. Apesar de todos os contratempos que atrasaram em mais de um ano a implantação do projeto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem esperanças, ainda que cautelosas, de que as metas de prazo para conclusão das obras entrem, por fim, na linha.

Embora as informações iniciais, ainda em meados de 2009, tenham entusiasmado os maceioenses, sob anúncios de que o Veículo Leve percorreria toda a cidade de Maceió, quem pretende utilizar o VLT para ir ao shopping, em Mangabeiras, ou para pegar uma praia na Pajuçara, terá que esperar ainda um pouco mais.

De acordo com a companhia, até o momento as previsões do veículo só incluem a passagem pela linha férrea já construída – a mesma por onde o trem passa atualmente – que deve percorrer as 15 estações, até Lourenço de Albuquerque. Ao todo, são esperados oito composições de três vagões nos meses de abril ou maio para que, até o final do ano, o novo veículo esteja em pleno funcionamento.

Mais imprevistos ainda podem surgir

Em meio aos constantes questionamentos de “vai sair ou não vai?”, os dirigentes da CBTU cansaram de falar à imprensa, e decidiram nessa semana divulgar informações apenas por meio de assessoria. A opção é por não revelar mais datas e, das vagas previsões que anunciam, sempre as ligam a alguma palavra de cautela, que não descarte possibilidades de imprevistos.

A expectativa pelas mudanças de mobilidade no transporte público acabou se transformando até em descrença durante alguns meses, e após tantos adiamentos, lançamentos e prazos, apenas a observância das obras por todas as imediações do Centro, Mercado e Bebedouro.

Projeto esbarra em várias dificuldades para implantação

A situação foi levada no banho-maria até o mês de março, quando o presidente nacional da CBTU, Elionaldo Magalhães, cobrou agilidade na desocupação dos feirantes, sob ameaça de que a bagatela de R$ 150 milhões retornasse aos cofres federais. A pressão parecia ter surtido efeito e, em maio de 2009, a licitação para início da obra foi anunciada, durante solenidade que contou com a presença do ministro das Cidades, Marcio Fortes. Não foi a primeira vez em que Fortes desembarcou em Maceió pelo mesmo motivo.

À época, o secretário de Abastecimento, Carlos Ronalsa, estabeleceu que, até outubro daquele mesmo ano, toda a área estaria desocupada. Mais um engano. Apenas em julho de 2009, prefeitura e Estado firmaram acordo para disponibilização da antiga Ceasa para os ambulantes e lojistas da Feira do Passarinho. Local decidido, em agosto de 2009, a força-tarefa pôde, por fim, o deslocamento para o local.

Fonte: Gazetaweb

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Recife: Deputado pede reforço na segurança dos ônibus durante o carnaval

No último final de semana, 150 ônibus foram depredados na Região Metropolitana do Recife durante as prévias carnavalescas. A informação é do deputado Antônio Moraes, do PSDB. O parlamentar fez um alerta, nesta terça (22 de fevereiro), às autoridades públicas, para que a Polícia Militar tome providências rigorosas durante o período de Carnaval. De acordo com o deputado, milhares de usuários da rede de transporte coletivo tiveram dificuldade para ir ao trabalho na última segunda (21) porque os ônibus não puderam circular. Em vários terminais, houve protestos e intervenção da Polícia. Para Moraes, o custo do serviço de manutenção dos ônibus vai ser repassado ao usuário. Por isso, bandidos misturados aos foliões devem ser levados às delegacias.

Fonte: AOSS

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No Rio, Saiba quais linhas de ônibus que trafegam na Av. Nossa Senhora de Copacabana

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Prefeitura do Rio implantou na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul da cidade, o primeiro Bus Rapid Service (BRS), sistema que cria faixa exclusiva para ônibus com o objetivo de ordenador o trânsito no local. A novidade abrenge outras mudanças, mudança no número de algumas linhas, itinerário, ordenação dos pontos de ônibus e limitações para veículos. Veja as mudanças relativas às linhas de ônibus.

- Parte da frota de 21 linhas ou variantes não circulará pelo corredor, ou seja, não fará parte do BRS. Esses ônibus ganharão um número e se transformarão em linhas.

- Conforme a linha, os veículos retornarão da Avenida Prado Júnior, em Copacabana, e em pontos de Botafogo, da Gávea e do Leblon.

- Passarão a ser circulares as linhas 121 (Central-Copacabana), 126 (Rodoviária-Copacabana, via Túnel Santa Bárbara) e a 127 (Rodoviária-Copacabana).

- Passarão a circular pelo BRS da Avenida Nossa Senhora de Copacabana a 177 (Praça Mauá-São Conrado); a 314 (antigo serviço da 175, que liga a Central ao Recreio, via Copacabana e Avenida das Américas); a 382 (Carioca-Piaba, via Avenida Benvindo de Novaes); a 387 (Marambaia-Carioca, via Barra); a 557 (Rio das Pedras-Copacabana); e a 360 (antiga S020, que liga Carioca e Recreio).

- Confira as linhas clicando AQUI.

- Seis das 19 linhas que trafegam pela Avenida Atlântica migraram para o BRS.


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Em São Paulo, Corredor ABD será todo eletrificado para os Trolebus

O Corredor Metropolitano ABD (linha do trólebus) será totalmente eletrificado até o fim deste ano, garantiu ontem o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Para isso, falta a assinatura de contrato com a AES Eletropaulo, repassando a manutenção da eletrificação do trecho para empresa terceirizada. O secretário anunciou que o edital para contratação será publicado dentro de duas semanas.

A empresa que vencer a licitação vai ficar responsável pela manutenção de toda a malha de 33 quilômetros, entre os terminais São Matheus e Jabaquara. O percurso entre os terminais Piraporinha e Jabaquara ainda não está pronto para os veículos elétricos. A nova responsável pela manutenção elétrica também vai garantir a conclusão das instalações. Contudo, mesmo com a eletrificação, o traçado não será exclusivo para ônibus elétricos.

A previsão do Estado é retirar gradualmente a frota de combustão das linhas. "Queremos concluir essa mudança até o fim do mandato. Mas a eletrificação deve estar pronta até meados deste ano", disse Fernandes.

Atualmente, a Eletropaulo é responsável pela manutenção elétrica de todo o Corredor ABD. O passageiro do Grande ABC passa por transtornos nas linhas de trólebus em dias de temporais.
Com a interrupção do fornecimento de energia, os usuários da linha eletrificada são obrigados a desembarcar e aguardar um veículo movido a diesel.

CORREDOR BROOKLIN
O governo do Estado desistiu de instalar a rede para ônibus totalmente elétricos no corredor Diadema-São Paulo (antigo Brooklin).
O secretário argumentou que o projeto não é mais viável, uma vez que linhas municipais de São Paulo também dependem do traçado de 12 quilômetros. "Muitas linhas da cidade de São Paulo são operadas por veículos movidos a diesel", sustentou Jurandir Fernandes.
O corredor foi inaugurado no ano passado, após mais de 20 anos de atraso.

Novos ônibus reforçam trólebus a partir de hoje
A partir de hoje, 26 novos ônibus circulam pelas linhas do Corredor Metropolitano ABD. Ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou de cerimônia de entrega dos veículos, que aos poucos vão substituir ônibus mais antigos da frota, com 230 carros.
São 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 de menor porte - para 99 pessoas.

Em todo o trecho do Corredor ABD, mais de 250 mil passageiros são transportados por dia.
Os novos ônibus possuem ar-condicionado. "Pela primeira vez o trecho entre os terminais Jabaquara e Ferrazópolis terá 100% dos ônibus com ar-condicionado", disse o governador. Os veículos entregues possuem também área para acomodar cães-guia.

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Metrô de BH deve sair do papel, Plano é captar R$ 1,2 bilhão junto à iniciativa privada; Governo de Minas e prefeitura entrarão com R$ 600 milhões

A novela do metrô de Belo Horizonte deve, enfim, chegar ao fim com a liberação de R$ 1,7 bilhão do Governo federal para tirar do papel a Parceria Público Privada (PPP) que vai viabilizar a expansão e modernização do trem urbano. Depois de inúmeras reuniões, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), fechou acordo com a União para reeditar o projeto envolvendo empresas particulares. O sinal verde partiu da presidente Dilma Rousseff (PT) na semana passada.

Desde então, técnicos da administração municipal se debruçam sobre um modelo de PPP que terá que ser apresentado ao Governo federal até 4 de abril. A ideia é incluir o metrô da capital mineira no chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.

Clique para ampliar
“Belo Horizonte será contemplada com R$ 1,9 bilhão no PAC da Mobilidade. Deste total, R$ 1,7 será para ampliar e concluir o metrô de Belo Horizonte”, disse o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, após uma reunião com Marcio Lacerda. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) e pela assessoria do prefeito.

O acordo com o Palácio do Planalto já está fechado e engloba a modernização da linha 1, que vai da estação Vilarinho ao Eldorado, em Contagem, e a construção dos ramais 2 (Calafate- Barreiro) e 3 (Savassi - Lagoinha). Este último seria uma linha subterrânea. O metrô da capital precisa de pelo menos R$ 3,5 bilhões para ser concluído.

Além dos recursos da União, R$ 1,2 bilhão será captado junto à iniciativa privada. O governo estadual entraria, segundo o vice-prefeito, com contrapartida de R$ 400 milhões e a prefeitura com outros R$ 200 milhões. Concluída a obra, a exploração das linhas e demais serviços que poderiam ser oferecidos nas estações devem ficar a cargo da empresa que vencer a licitação para o acordo da PPP.

“Estamos dialogando com a coordenação do PAC. O sinal é positivo”, afirmou Roberto Carvalho. Segundo ele, com a modernização do ramal 1 e a construção dos outros dois, o metrô poderia atender aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia. Hoje, a média diária é de 170 mil usuários. A assessoria do prefeito Marcio Lacerda informou que o prefeito está “otimista” quanto à conclusão das negociações.

Fonte: Hoje em Dia

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No Recife, Bagunça nas paradas da Av. Dantas Barreto

Quem precisa pegar um ônibus na Av. Dantas Barreto, próximo a igreja do Carmo, precisa passar por muitas dificuldades, pois os passageiros além de não ter paradas com boa infra-estrutura, tem que esperar o ônibus no meio da rua devido ao comércio ambulante, para se ter uma idéia, são muitos ambulantes que invadiram as paradas tirando a visibilidade do passageiro em relação aos coletivos, a bagunça é tão grande que fica impossível o motorista parar o ônibus próximo a calçada, sem falar que não se consegue saber aonde para os ônibus, devido a falta de divulgações, o jeito é perguntar para não se complicar.
Se para os passageiros a situação está preocupante, o que se dizer das pessoas com deficiência, pois é impossível transitar nas calçadas.
Segundo o Consórcio Grande Recife, A Avenida Dantas Barreto é atendida por 132 linhas, sendo 36 realizando atendimento no percurso citado, que vai da Igreja de Santo Antônio a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. As quatro paradas seletivas localizadas nesse percurso estão devidamente sinalizadas com as linhas que param nas mesmas.
    Com relação ao comércio informal presente nas calçadas e paradas de ônibus da Avenida Dantas Barreto, o Grande Recife esclarece que não é de nossa responsabilidade realizar a fiscalização e possível remoção desse comércio, sendo de responsabilidade da Prefeitura da cidade do Recife. Cabe ao Consórcio fazer a manutenção e fiscalização da operação das linhas que trafegam na Avenida para melhor atender ao usuário.
Sobre as mudanças de paradas na via, por enquanto, não estão previstas modificações para aquela área.
Meu Transporte

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