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Curitiba: Motoristas e cobradores podem entrar em greve na terça-feira

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região, Sindimoc, definiu nesta quinta-feira (17) que a categoria pode entrar em greve na próxima terça-feira (22). A decisão foi tomada após reunião com o sindicato patronal na tarde desta quinta-feira, na qual os empregadores recusaram a proposta dos sindicalistas de 38% de aumento salarial.
Além do aumento exigido pelos trabalhadores, a categoria reivindica a troca da cesta básica pelo vale alimentação e também plano de saúde. Nesta sexta-feira (18) o Sindimoc irá se reunir com o patronal às 14h na Delegacia Regional do Trabalho para definir se a categoria fará ou não a paralisação.

A negociação dos trabalhadores com o patronal iniciou no dia 21 de janeiro. A contraproposta dos patrões é de reajuste salarial de 8% sobre o salário, já incluso a atualização do INPC.
Tarifa de ônibus
Dependendo da negociação do patronal com os motoristas e cobradores, a Urbanização de Curitiba S/A, Urbs, poderá alterar o valor da tarifa de ônibus em Curitiba. De acordo com a assessoria da Urbs um novo valor da passagem do transporte coletivo não foi definido, pois este valor depende da negociação salarial entre os motoristas e cobradores com as empresas de transporte.
No começo da tarde desta quinta-feira cerca de 150 manifestantes protestaram em frente à Câmara Municipal contra o possível aumento da tarifa do transporte. Os protestantes cogitam que o preço da passagem deva mudar de R$ 2,20 para R$ 2,50 ou R$ 2,90. A Urbs afirma que não há valor definido para o aumento do preço.


Fonte: Gazeta do Povo

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No Rio, Corredor exclusivo para ônibus será divulgado através de folhetos

A secretaria municipal de Transportes decidiu liberar o uso da faixa exclusiva para ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana para táxis adaptados aos portadores de necessidades especiais e veículos destinados ao transporte escolar. A utilização será restrita a embarque e desembarque de passageiros. Com a implantação do BRS de Copacabana, foram criadas 21 linhas a partir do seccionamento das antigas. Câmeras de fiscalização eletrônica estão sendo colocadas no bairro para flagrar motoristas que burlarem as regras.
Os passageiros devem ficar atentos porque parte das linhas antigas também terão sua circulação limitada por horários. É o caso de: 441 (Caju - Lido, via Sao Cristóvão); 442 (Mare - Copacabana, via Praça Mauá); 443 (Mare - Leblon, via Central); 444 (Mare - Copacabana, via Túnel Santa Barbara); 445 (Morro do Alemão - Copacabana, via Túnel Santa Barbara); SP455 (Engenho Novo - Copacabana, via Parque do Flamengo); SPA 484 (Bonsucesso - Copacabana); SPB 484 (Parque Oswaldo Cruz - Copacabana).

Dois mil folhetos, inclusive bilíngues, serão distribuídos no bairro explicando as novas rotas e os pontos de parada. A alteração na regra da faixa exclusiva não vale para táxis comuns. Eles só poderão embarcar ou desembarcar passageiros no lado esquerdo das vias ou nas ruas transversais. O corredor de Copacabana terá duas faixas exclusivas para coletivos. As linhas foram dividas em três grupos, que terão 15 pontos.

CARTAZES

Prevendo confusões entre os passageiros, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) mudou a comunicação visual dentro dos ônibus. Cartazes de alerta e de utilidade pública também serão afixados. Um deles é uma nova versão para um aviso bem conhecido: “Este motorista foi treinado a não parar fora do ponto. Fale apenas o necessário”.

Para os moradores de Copacabana, o corredor é bem-vindo. “É uma mistura muito grande. Com a faixa só para ônibus vai dar uma organizada no trânsito. Aqui, no bairro, tem excesso de ônibus. Essa diminuição deixará o trânsito fluir melhor”, antecipa a dentista Dionísia Cataldo, de 55 anos.


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No Recife, Interdição no Cais da Alfândega altera paradas e itinerários de 11 linhas

Em decorrência interdição do Cais da Alfândega  para montagem das estruturas do Carnaval 2011, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente, a partir do próximo sábado (19/02), os itinerários e pontos de embarque e desembarque de 11 linhas. A alteração de tráfego será realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Das 11 linhas envolvidas na operação, cinco terão apenas mudanças de itinerário e seis terão
mudanças de itinerário e de paradas (veja lista de detalhamento abaixo). Com a alteração, os
ônibus trafegarão pela Rua 1º de Março e seguindo pela Rua do Imperador Dom Pedro II.
Depois disto, poderão seguir para o Cais de Santa Rita ou pela Av. Nossa Senhora do Carmo até a Martins de Barros, dependendo do itinerário da linha.
A divulgação está sendo feita por meio de cartazes, nos ônibus das linhas envolvidas na operação e nos tapumes que irão cercar a área interditada. Outras informações sobre a alteração de itinerário e mudança de parada podem ser obtidas na Central de Atendimento ao
Cliente, através do telefone 0800 081 0158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
DETALHAMENTO DA OPERAÇÃO:
Listas de linhas que sofrerão apenas mudança de itinerário:
Linhas :
117–CIRCULAR (PREFEITURA)
612–MORRO DA CONCEIÇÃO
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da
Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita...

Linha: 333–TOTÓ (BACURAU)
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita, Terminal de   Passageiros Santa Rita...

Linhas:
136–UR-05 – VIA PCR
411–ESTRADA DOS REMÉDIOS
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da
Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita...
Listas de linhas que mudança de itinerário e de pontos de embarque/desembarque:

Linhas:
331–TOTÓ (JD. PLANALTO) - VIA PCR
622–VASCO DA GAMA (CABUGÁ)
642–GUABIRABA (CÓRREGO DO JENIPAPO)
722–CAMPINA DO BARRETO
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal

...Ponte Buarque de Macedo, Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros (Parada Provisória – Lado oposto ao Fórum Tomáz de Aquino)...

Linha:
611–ALTO JOSÉ DO PINHO
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Av.
Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros (Parada Provisória – Lado oposto ao Fórum Tomáz de Aquino)...

Linha:
133-TRÊS CARNEIROS (IMIP)
Alteração de itinerário
Sentido: Subúrbio/Centro/Subúrbio

...Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II  (parada provisória – Ao lado da Igreja do
Espírito Santo), Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Dantas Barreto, Av. Sul...

Fonte: CGRT 
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Motoristas não encontram vagas de estacionamento nas grandes cidades do Brasil

O descompasso entre o aumento do número de carros e a falta de espaço nas grandes cidades faz com que seja cada vez mais difícil conseguir um lugar para estacionar. O resultado se reflete diretamente no bolso dos motoristas. Se para andar na rua já não tem lugar, na hora de parar então aí é que fica mais difícil. É preciso circular muito antes de achar uma vaga.
“É complicado, muito complicado. Rodei meia hora para encontrar uma vaga, só agora consegui achar”, conta o vigia Luís Gustavo dos Santos Nascimento.
A dificuldade maior é mesmo nas vagas de rua, mais baratas. “Para quem tem dinheiro e pode pagar os estacionamentos fechados é fácil, agora, para quem não tem dinheiro,fica difícil”, lamenta o vendedor Sérgio de Souza.
“Você estaciona duas, três horinhas e paga R$ 20. Quem aguenta? É impossível”, reclama a autônoma Sônia Domingues.
Parece mesmo um contrassenso, mas em algumas das grandes cidades brasileiras atualmente já é mais barato ficar com o carro circulando do que parado no estacionamento.
Um carro popular, por exemplo, a 60km/h, pode gastar quatro litros de combustível durante uma hora. Isso é menos do que se ele ficar parado uma hora em um estacionamento no centro do Rio, que cobra R$ 14.
Segundo dados do IBGE, a inflação do estacionamento foi recorde no ano passado: chegou a 18,58% em Belo Horizonte e 14,48% no Rio. E, segundo o engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell, o estacionamento deve ficar ainda mais caro, porque a frota de carros cresce muito mais rapidamente do que a oferta de vagas.
“O que cresce? O preço para poder trabalhar com as vagas que tem. O que vai acontecer é que a tendência é dos automóveis irem ficando em casa e tendo que utilizar transporte de massa. E, por isso, o governo tem que realmente caprichar nesses investimentos de transporte de massa”, explica.
Enquanto isso não acontece, o motorista vai continuar se assustando na hora de pagar a conta.


Fonte: G1.com

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Metrô é alternativa para evitar trânsito em Nova York

Na porção mais valorizada de Nova York, a ilha de Manhattan, os custos fazem com que pouca gente opte por manter um carro. Mas lá existe uma das maiores redes de metrô do mundo.
Na ilha de Manhattan, espaço é luxo. Por isso, a cidade cresce na direção que dá. Já na parte de baixo, não tem jeito. As ruas são estreitas, há centenas de sinais de trânsito e a preferência é sempre dos milhares de pedestres que atravessam as ruas sem parar.
Em um fim de tarde, o motorista pode levar até uma hora e meia para cruzar os cinco quilômetros que separam o lado leste do oeste. É mais rápido usar uma das maiores redes de metrô do mundo, que corre por debaixo dos congestionamentos e que funciona dia e noite.
O morador não tem dúvidas: “Não vale a pena ter carro na cidade”, diz. “O metrô leva as pessoas para qualquer lugar”.
Ao todo, são 468 estações, 340 quilômetros de trilhos, 24 linhas e um sistema online que informa o tempo todo se há problema ou atraso nos trens e ainda indica alternativas. Por isso, não é surpresa descobrir que só um em cada três moradores da ilha usa o próprio veículo para ir para o trabalho.
Quem insiste, paga caro. Para se ter uma ideia do que é a falta de espaço para automóveis em Manhattan, em muitos estacionamentos, os carros ficam empilhados uns sobre os outros.
Midtown, onde fica a Times Square, é considerado o lugar mais caro dos Estados Unidos para se parar um carro. Uma vaguinha pode custar até US$ 31, cerca de R$ 53, por hora.
E quem é de fora precisa pôr a mão no bolso também na hora de entrar em Manhattan. Os pedágios nos túneis que dão acesso à ilha custam até US$ 13, mais ou menos R$ 22.
Satisfeito, o funcionário de um estacionamento revela: “Guardar carros em Nova York é uma mina de ouro”.


Fonte: G1.com

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EUA querem investir R$ 88,5 bi em alta velocidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está defendendo um programa de investimentos calculado em R$ 88,5 bilhões para projetos de alta velocidade. O programa faz parte dos esforços do governo americano de utilizar as infraestruturas de transporte para criar postos de trabalho. Obama pedirá inicialmente uma verba de R$ 18,2 bilhões no orçamento que será conhecido na semana que vem.

Se o dividido Congresso dos Estados Unidos aprovar o orçamento de Obama, as despesas iniciais com transporte ferroviário se concentrarão no desenvolvimento ou na melhoria das linhas para permitir uma velocidade de até 241 km/h e a interligação das linhas ferroviárias existentes com os novos projetos. É muito provável que os republicanos, que controlam a Câmara dos Deputados e são favoráveis aos cortes econômicos, se oponham a estas propostas. Os democratas possuem a minoria das cadeiras no Senado.

Três tipos de projetosO vice-presidente da Amtrak, Joe Biden, resumiu os três tipos de projetos do plano de investimentos. No item de projetos centrais se desenvolvem trens elétricos, aptos para atingir velocidades entre 200 e 300 km/h, que circularão em linhas exclusivas de passageiros.

Outro projeto será direcionado a serviços, especificamente regionais, com velocidades entre 145 km/hora e 200 km/hora. O terceiro projeto prevê serviços ferroviários confiáveis em zonas com pouca cobertura ferroviária, o que vai melhorar o acesso a mais extensa rede ferroviária intermunicipal nacional de passageiros.

Parcerias público-privadasTodos os programas ferroviários de alta velocidade e intercity serão unificados em dois novos itens para simplificar a aplicação do processo federal de financiamento. Ambos os itens receberão algo em torno de R$ 6,8 bilhões durante o primeiro ano.

Esses fundos serão utilizados para cobrir melhorias na rede, como a construção de novas infraestruturas, assim como a renovação e a manutenção. Está previsto que os projetos centrais sejam desenvolvidos por meio de parcerias público-privadas, nas quais participarão o Departamento de Transportes, os Estados, grupos que atuam no ramo de transportes ferroviários e outras empresas privadas do setor.

Fonte: Via Libre

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