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Ônibus dos corredores exclusivos já rodam pela Grande Vitória

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pelas ruas da cidade é possível encontrar os ônibus com portas instaladas do lado esquerdo sendo utilizado pela população. Os coletivos já estão sendo fabricados dessa forma para serem utilizados nos futuros corredores exclusivos para ônibus, que serão implantados nas principais vias da Grande Vitória.
Na Grande Vitória, já são 86 ônibus utilizados e, segundo a assessoria de comunicação da Ceturb, até o final de 2011, mais 147 ônibus com portas instaladas do lado esquerdo estarão rodando no Estado.
As portas à esquerda do ônibus porque as faixas segregadas para coletivos ficarão à esquerda das pistas de rolamento e as estações de embarque, localizadas ao longo dos canteiros centrais das vias.
O que também muda é a forma de pagamento. A tarifa será efetuada nas estações, possibilitando que os usuários embarquem sem subir degraus, já que as portas à esquerda se abrirão na altura do corredor interno dos ônibus, que ficará no mesmo nível do piso das estações. A intenção é agilizar o processo e oferecer mais conforto ao usuário, principalmente aos cadeirantes.
Para a diarista Márcia Carla da Silva, 34, a novidade poderá ajudar bastante na vida dos trabalhadores que fazem uso dos coletivos todos os dias. "Eu estava vendo essas portas de um lado diferente e não tava sabendo o porquê delas. Se esse corredor exclusivo funcionar como estou sabendo, será muito bom. Será mais rápido e acho que não terá tanto atraso de ônibus", opinou.
O estudante Eduardo Macedo, 19, também gosta da ideia dos novos ônibus para a utilização nos corredores exclusivos. "Em Curitiba o sistema funciona com o corredor exclusivo. Se o Espírito Santo fizer igual, será muito bom. Tomara mesmo que dê certo. Temos mesmo que sempre fazer uso de boas ideias".
Até que sejam instalados os corredores, os ônibus vão rodar com as portas à esquerda vedadas e com assentos instalados no espaço em frente, que não precisa ser utilizado para circulação de pessoas em um primeiro momento.
Os ônibus passarão a abrir as portas à esquerda quando trafegarem pelos corredores exclusivos, mas quando passarem por trechos sem faixas especiais, serão utilizadas as portas à direita, com embarque pela dianteira, pagamento de tarifa e passagem pela roleta, e desembarque pelas portas do meio e traseira.

Fonte: ES Hoje

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Em Santos, CET lança campanha no corredor de ônibus da Ana Costa

Para alertar o motorista que estacionou o veículo no corredor de ônibus da Avenida Ana Costa, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está lançando uma campanha em parceria com estabelecimentos comerciais e de saúde, como hospitais, prontos-socorros e centros clínicos.

A partir de terça-feira (1º), uma equipe da empresa vai percorrer toda a extensão da avenida, para afixar o cartaz alusivo à proibição de parada e estacionamentos na faixa de transporte coletivo.

Intitulada ‘Onde você estacionou seu veículo?’, a campanha mostra os horários de proibição para circulação e estacionamento na via: das 6h às 9h, no sentido praia/Centro; e das 17h às 20h, na direção oposta.

“A faixa da Ana Costa não foi criada para punir, mas para reservar um espaço da via exclusivamente ao transporte público e, com isso, incentivar o seu uso. Um carro estacionado irregularmente atrapalha a circulação dos coletivos”, disse Luciane Beck, diretora de Planejamento e Projetos da CET.


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Jardim Botânico: faixa seletiva inibiria ultrapassagem

A partir da implantação da faixa preferencial para ônibus em toda a extensão da Rua Jardim Botânico, ultrapassagens não serão mais permitidas na principal via do bairro, segundo Richele Cabral, diretora de mobilidade urbana da Federação das Empresas de Transportes do Rio de Janeiro (Fetranspor). Pelo sistema em estudo, tanto os coletivos quantos os carros particulares e táxis não poderão mais trocar de faixa. As filas indianas serão fiscalizadas por câmeras e radares. De acordo com a prefeitura, a implantação da faixa preferencial para ônibus na Rua Jardim Botânico será colocada em prática ainda no primeiro semestre deste ano.

- Não vai ter ultrapassagem. É um problema sério. Para funcionar bem, teria que ser igual à faixa preferencial de Copacabana. Mas, na Rua Jardim Botânico, não será possível. O objetivo da implantação do Bus Rapid Service (BRS) é ganhar velocidade com a prioridade do sistema de ônibus. No BRS do Jardim Botânico, esse objetivo não será totalmente alcançado - diz Richele, que participa dos estudos.

Redução da frota depende de velocidade
A diretora de mobilidade urbana da Fetranspor disse que não é possível estimar a redução da frota na Rua Jardim Botânico, porque ainda não se sabe o ganho de velocidade que a implantação da faixa preferencial proporcionará:
- O estudo para a implantação do BRS do Jardim Botânico ainda está muito incipiente. No projeto funcional, não há espaço físico para alargar a pista. Toda priorização dos ônibus é válida. Será melhor do que atual tráfego misto.  

O estudo da prefeitura para a implantação das faixas preferenciais para ônibus está sendo feito em parceria com a Fetranspor. Richele diz que não sabe como serão as paradas para táxis na Rua Jardim Botânico. Carga e descarga só serão permitidas em tranversais. Ela acrescenta que, na via, todos os ônibus poderão parar em todos os pontos. Ou seja: mesmo que determinado coletivo não tenha passageiros para embarcar ou desembarcar em determinado local, terá que esperar o ônibus da frente dar a partida.

- Onde não houver recuo não haverá nenhum tipo de ultrapassagem. Se não tiver a baia, o ônibus de trás vai ter que parar e esperar. Os carros particulares só poderão trafegar na faixa destinada aos ônibus quando forem entrar numa transversal. Se a placa do carro foi lida duas vezes pelo radar na pista da direita, o veículo será multado - explica Richele.

Apesar das informações passadas pela Fetranspor, a Secretaria municipal de Transportes informou que o modelo para a implantação da faixa preferencial para ônibus na Rua Jardim Botânico ainda não está definido. A fórmula encontrada pelos técnicos da secretaria e pela CET-Rio para dar prioridade e maior eficiência ao transporte público em Copacabana não será exatamente a mesma em outros bairros. As particularidades de cada corredor serão levadas em consideração na elaboração de seus respectivos projetos, de acordo com a secretaria.

Os projetos de racionalização das viagens por ônibus no município estão em andamento. A prioridade da prefeitura, no momento, é viabilizar a implantação das faixas preferenciais para ônibus nos dois principais corredores viários de Copacabana. A prefeitura já fixou prazos para a implantação das faixas que serão usadas pelo sistema BRS, nas zonas Sul e Norte da cidade. A primeira será implantada dia 19 de fevereiro, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Em março, será a vez da Rua Barata Ribeiro. No primeiro semestre, além do Jardim Botânico, o sistema será implantado em Botafogo.


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Metrobus quer começar a renovar frota neste ano

A Metrobus pretende renovar, até 2012, toda a frota de ônibus que atende o Eixo Anhanguera, além de adquirir outros 30 veículos para a implantação da extensão da linha. A promessa é do presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, que sinaliza que um acordo para a renovação da concessão à empresa já está costurado entre o governador Marconi Perillo e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.

Maranhão anunciou a renovação da frota em resposta à reportagem publicada ontem, pelo POPULAR, sobre as condições (críticas) da maior linha de transporte coletivo da capital. “Os investimentos na prestação do serviço são exigências para renovação do contrato de concessão à Metrobus e devem ser objeto de acordo assinado com a Prefeitura de Goiânia, estabelecendo esse compromisso do governo do Estado”, destaca o presidente da Metrobus. “Estamos convencidos de que há um acerto entre o prefeito e o governador para que essa renovação da concessão seja firmada”, acrescenta.

Fonte: O Popular
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Rodoviária de Salvador acumula problemas e é desafio até a Copa de 2014

Confusão, falta de equipamentos e de estrutura na rodoviária de Salvador. São várias as reclamações dos passageiros. Melhorar o terminal é um dos desafios até a 2014. Já são 30 anos de construção do terminal rodoviário de Salvador. O tempo foi passando, a estrutura não aumentou, mas os problemas se multiplicaram.
‘A situação é precária aqui. A rodoviária não dá conforto nenhum’.
‘Aqui é complicado. Os carros ficam estacionados e no horário de pico ainda piora’.
‘A gente sabe que tem como resolver. Uma rodoviária desse porte com embarque e desembarque tudo junto. Não existe isso’.
Um turista desembarcou de Goiânia à noite e teve que dormir na rodoviária, pois não há ônibus para o seu próximo destino. ‘Não tem outra coisa a fazer, a não ser esperar. Achei desorganizada, a rodoviária muito pequena. De manhã, apareceu gente parecendo formigueiro’, diz Vanilson da Silva.
Uma mulher chegou de São Paulo e tem que viajar em outro ônibus para Camaçari, na região metropolitana. Mas na hora de passar pelas catracas e seguir para o novo embarque, a surpresa. ‘Tenho que dar uma volta grande porque não pode passar aqui com o carrinho’.
A volta que ela dá é de 50 metros, até chegar ao setor de embarque. E este não é um caso isolado.
Uma outra reclamação muito comum na rodoviária de Salvador é a falta de carrinhos para o transporte de bagagens. O passageiro tem que sair do terminal para procurar onde encontrar algum carrinho vazio. ‘Ninguém nunca acha carro aqui não’, critica  o aposentado Nilton Ribeiro.
Pelo terminal rodoviário de Salvador, passam cerca de 11 mil pessoas, entre desembarque e o embarque. Elas viajam para várias partes do estado, vários estados também e até uma viagem internacional, para Assunção, no Paraguai. São 540 ônibus em dias úteis. O problema maior é quando o passageiro desembarca. Falta informação e estrutura.
São problemas muito graves enfrentados por quem chega para o embarque. Até nos horários em que o movimento não é dos maiores, dá para notar a confusão dos carros. É impressionante como as coisas são complicadas.
Ao longo dos anos, essa confusão toda só vem aumentando e nada tem sido feito para resolver questões que hoje são muito exigidas, como a acessibilidade. Um homem, que perdeu o braço esquerdo em um acidente, vai para Aracaju. Ele chega em um carro particular e a mulher dele não consegue  ajuda ou carrinho para transportar as bagagens.
‘É complicado isso aqui. Sempre é assim. Isso aqui precisa melhorar muito’.
Mas toda essa confusão, falta de estrutura e desinformação deve ter fim em breve. O atual terminal rodoviário de Salvador vai ser apenas ponto de apoio de ônibus que vão fazer a ligação com uma nova rodoviária. Até 2014, deve ser construída uma outra novinha em folha.
‘A primeira opção é Simões Filho porque isso integraria com o metrô, que a sua segunda etapa ligaria o Acesso Norte até a BR-324, liberando a região do Iguatemi para que o local seja, por exemplo, uma estação de transbordo’, afirma Ney Campello - secretário extraordinário da Copa.
O Jornal da Manhã conversou por telefone com o diretor da Sinart, Reinaldo de Góes, responsável pela administração da rodoviária, e ele disse que não vê necessidade de ampliar a estação. Disse ainda que a rodoviária de Salvador hoje recebe menos passageiros do que na década de 80. No ano passado, cerca de 4,3 milhões de pessoas passaram pela estação. Em 1986, esse número chegou a mais de seis milhões, segundo Reinaldo de Góes.
O diretor da Sinart disse ainda que o número de carrinhos para transportar a bagagem é suficiente. São cerca de 130. Só que, ainda de acordo com dados da Sinart, todos os dias circulam pela rodoviária de Salvador 35 mil passageiros.
Com relação à confusão no trânsito, o diretor disse que tudo passa pela falta de gentileza de quem utiliza a estação.
De qualquer forma, uma reunião entre a Sinart e representantes do Governo do Estado está programada para depois do Carnaval para analisar a situação de olho na Copa do Mundo.


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Detro apreende 15 ônibus nos terminais do Rio, Alcântara e Niterói

O Detro (Departamento de Transportes Rodoviários) apreendeu 15 ônibus e emitiu 23 multas durante a operação Legal tem que ser Legal para conferir as condições de tráfego dos veículos que integram a frota de transporte regular intermunicipal, nesta sexta-feira (28).

Os fiscais estiveram nos terminais de Alcântara, João Goulart (Niterói) e Américo Fontenele (Central).
As principais infrações são de alteração de características, quando o banco do trocador é substituído por dois assentos de passageiros sem a devida autorização do Detro, e falta de selo de vistoria.
As irregularidades e reclamações contra os ônibus e vans intermunicipais podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detro pelo telefone 021-xx- 2332-9535 ou pelo e-mail

Fonte: R7.com
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