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Novos ônibus são adquiridos para o transporte coletivo em Rio Branco

sábado, 29 de janeiro de 2011

Na tarde de sexta-feira (28/01), as empresas apresentaram  os novos veículos que serão utilizados para suprir os bairros que eram operados pela empresa São Roque. No total, são 30 novos ônibus, 15 semi-novos e quatro veículos reserva. Todos os ônibus estão dentro das normas de segurança e apresentam rampa para deficientes físicos.
“Nós estamos trabalhando para melhorar a qualidade do nosso trânsito. Sabemos que ainda temos problemas, mas é tudo muito recente e novo. Estamos trabalhando para garantir melhorias. Nos últimos cinco anos nós temos mantido uma relação de diálogo e isso tem garantido mudanças importantes no sistema”, destacou Eduardo Farias.

Todas as linhas com pelo menos um ônibus para portador de necessidades especiais

Agora, em 100% das linhas, haverá ao menos um ônibus adequado para portadores de necessidades especiais –e nas linhas mais movimentadas, três veículos com essas características estarão prontos para atender  à cadeirantes, deficientes visuais e demais portadores de limitações físicas. “Uso ônibus cinco ou seis vezes por semana para trabalhar, resolver problema em banco, e passava até mais de uma hora esperando o ônibus. Acredito que com os novos ônibus esse tempo irá reduzir para quinze minutos”, disse Cleildo Pimentel, que há treze anos sofreu um acidente e perdeu os movimentos das pernas, passando a utilizar cadeira de rodas para se locomover. 
O serviço de van que atende a deficientes físicos em casa para levar  será mantido com atendimento prioritário para tratamento de saúde, até que toda a frota tenha efetivas condições de  transportar portadores de necessidades especiais. A integração desse público com o sistema regular é fundamental na política de acessbilidade.


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Curitiba: Novo Terminal de São José dos Pinhais entra em funcionamento dia 30

O novo Terminal Central de São José dos Pinhais entra em funcionamento neste domingo, dia 30. A grande novidade é a utilização de um sistema de bilhetagem eletrônica, que vai facilitar a vida de quem usa a rede de transporte público municipal e cortar pela metade o preço da segunda passagem para quem vier até o centro e quiser se deslocar para outra região da cidade. Os usuários que tiverem o Cartão VEM Cidadão e VEM VT não serão obrigados a desembarcar no Terminal Central para trocar de ônibus e receber o desconto. Eles poderão descer em qualquer ponto no Centro da cidade ganhando 60 minutos para embarcar em um novo ônibus com direção ao seu destino final. Este sistema é um dos mais modernos do mundo e bastante comum em cidades européias que dispensam o uso de terminais fechados para que os passageiros possam usufruir do benefício de desconto nas passagens.
“O nosso objetivo é propiciar ao cidadão um transporte coletivo moderno, confortável e seguro. A frota de veículos cresceu 11% em São José, um dos maiores aumentos no Paraná, precisamos pensar no futuro e para incentivar o uso do transporte coletivo, temos a obrigação de propiciar o melhor”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues.
O novo sistema de bilhetagem vai acontecer através do uso do cartão eletrônico VEM, equipado com um chip onde constam informações do usuário e créditos para utilização no transporte coletivo de São José dos Pinhais. Sua aquisição é gratuita, ele é recarregável e substitui valores de papel diminuindo o risco de roubos dentro dos ônibus. Somente de posse do cartão, os passageiros receberão o desconto na segunda passagem e poderão, em alguns casos, utilizar a nova Linha Centro gratuitamente.
Na região Sul da cidade, mais uma inovação. Um ponto de integração será colocado em funcionamento na região do bairro São Marcos e servirá como uma espécie de terminal. Assim, quem se deslocar da área rural no Sul em direção ao bairro ou quiser usar os ônibus para trajetos dentro da região pagará apenas R$ 1,30 pela passagem. Caso queiram seguir, rumo ao Centro de São José, completarão a passagem com o pagamento de mais R$ 0,50, fechando a tarifa base de R$ 1,80. Se o passageiro ainda quiser seguir em direção ao Norte da cidade (sentido Afonso Pena) pagará apenas metade da tarifa: R$ 0,90.
O objetivo, segundo o secretário de Urbanismo, Luis Scarpin, é estimular o desenvolvimento da região Sul e facilitar a vida do usuário, que poderá resolver suas coisas dentro do próprio bairro sem a necessidade de ir ao Centro. “Com a implantação deste ponto serão criadas linhas alimentadoras que irão aumentar a freqüência dos ônibus nas zonas rurais e dar mais agilidade para quem vai do São Marcos ao centro”, completa o secretário.
Na região Norte da cidade, onde há o Terminal Afonso Pena, os usuários da região rural pagam R$ 1,80 para ir até o terminal e não desembolsam nenhum centavo a mais para que venham até o Centro da cidade. Da mesma maneira, se quiserem ir até o São Marcos pagam apenas metade da tarifa. Todos os que usam o Cartão terão 60 minutos depois que desembarcam para que possam pegar o novo ônibus, sendo beneficiados pelo desconto de 50%.  Isso significa que quem antes pagava R$ 3,60 (R$ 1,80 + R$1,80), passará a desembolsar R$ 2,70 (R$1,80 + R$ 0,90) para atravessar toda a cidade.
Outra boa novidade é a criação da nova Linha Centro que irá atender deslocamentos na área central da cidade. O preço para esta linha será de R$ 0,90. Entretanto, ela será gratuita para os usuários que vêm das regiões Norte e Sul e já tenham pagado a tarifa base de R$ 1,80.
“Esta novidade é mais um conforto que oferecemos para os passageiros que poderão ir diretamente e de maneira mais rápida para os principais pontos do anel central sem que precise caminhar ou pagar nova tarifa”, explica Scarpin.
Mudanças no trânsito - Para que o novo terminal entrasse em funcionamento, diversas alterações no sistema viário precisaram ser feitas. Todas as mudanças seguiram diretrizes dadas pelo Ministério das Cidades para a estruturação do transporte público nas cidades brasileiras. Dentre elas, mudanças essenciais, como calçadas melhores, pavimento adequado, guia rebaixada e sinalização, que auxiliam o trânsito de pedestres. E ainda mudanças de sentido e revitalização em algumas vias, e a implantação de binários. De acordo com o secretário de Urbanismo, Luis Scarpin, essas obras trazem maior fluidez do tráfego na região central da cidade.
“Algumas ruas concentravam excessiva carga de itinerários urbanos e rurais, conseqüência da localização do antigo terminal central. Ao mesmo tempo, grande parte do tráfego de automóveis se utiliza dessas mesmas vias, causando conflitos com o transporte coletivo. Portanto, as mudanças que fizemos irão desafogar o congestionamento e ainda expandir o comércio, já que o itinerário de alguns ônibus mudaram”, explica Scarpin.
O antigo terminal central da cidade será desativado no mesmo momento em que o novo entrar em funcionamento e dará espaço para o projeto de revitalização do Centro da cidade, trazendo mais comodidade e segurança a todos os cidadãos. O novo terminal Central de São José dos Pinhais fica no cruzamento da Avenida das Américas com a Rua Claudino dos Santos.
Fonte: Bem Paraná
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Tarifa de ônibus em Aracajú vai custar R$ 2,25

O tão esperado fim da novela sobre o aumento da passagem de ônibus foi concluído na manhã desta sexta-feira, 28, na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – Smtt – o valor estipulado do aumento foi de 7,14%, ou seja, a passagem que é de 2,10 vai para 2,25. Um valor abaixo do que estava sendo pleiteado pelos empresários do setor de transporte. O aumento passa a vigorar a partir do dia 31 de janeiro.
Em uma reunião a portas fechadas na Smtt, o superintendente do órgão Osvaldo Nascimento,  o secretario de finanças, Jeferson Passos,  o secretario de governo e presidente do Conselho de Administração da Smtt, Lucas Fialho, a presidente da Emsurb, Lucimara Passos e o presidente da Emurb, Paulo Melo, homologaram o reajuste tarifário do sistema de transporte coletivo da capital e região metropolitana.  
De acordo com Osvaldo Nascimento foi levado em consideração os custos sociais e o impacto do aumento para os trabalhadores. “O aumento teve como base os dados técnicos, foi visto a planilha de custos, observamos os gastos com insumos, compra de combustível, pneus e a compra de novos ônibus”, disse.
E mais, quando questionado sobre a deficiência da frota, o superintendente admitiu a necessidade de melhoria do transporte, mas enfatizou que no ano passado houve a mudança de 184 ônibus. “É preciso melhorar cada vez mais, entendemos as reclamações e procuramos melhorar o serviço. Não basta só colocar ônibus novos é preciso criar corredores de ônibus para assim possibilitar um fluxo melhor do transporte”, enfatiza.

Fonte: Cinform

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Velocidade média do Metrô-SP cai até 7% em um ano

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os usuários dos trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) estão demorando mais para chegar a seus destinos finais. Isso acontece porque a velocidade média caiu até 7% em apenas um ano - entre 2009 e 2010. Além disso, também houve aumento no intervalo entre a passagem de cada trem, o que significa que a espera nas plataformas está maior.

A queda na velocidade foi registrada em todas as linhas da rede. A maior redução foi na Linha 2-Verde, justamente a que já apresentava um desempenho inferior. Nesse ramal as estações são mais perto uma da outra e por isso o trem não consegue alcançar altas velocidades. A média, de 29,4 km/h em 2008, chegou a aumentar para 29,6 km/h no ano seguinte, mas caiu para 27,5 km/h em 2010, uma redução de 7%. A Linha 3-Vermelha foi a que teve a segunda maior redução na velocidade média. O índice passou de 34 4 km/h para 33,9 km/h e depois para 32,7 km/h, queda de 4%.

“O Metrô está operando no limite de sua capacidade. E um sistema no limite é prejudicado com o atraso no fechamento das portas, o que prolonga o tempo de viagem”, diz o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Pimentel Bicalho. “Houve também uma série de incidentes operacionais neste último ano e falhas que contribuíram para a queda na velocidade média.”

O Metrô afirma que a queda no desempenho dos ramais que têm trechos em superfície - principalmente as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha (que transportam 1,4 milhão de pessoas por dia cada) - deve-se ao aumento no número de dias chuvosos. A velocidade dos trens é automaticamente reduzida nesses casos por questões de segurança. Os dados da companhia apontam que houve um aumento de 137 para 143 dias com picos de chuva - entre 2008 e 2010.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Goiânia é modelo de transporte para Blumenau

O modelo de gestão e os serviços oferecidos pelo sistema de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana chamaram a atenção do prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinumbing (DEM), que participou de apresentações técnicas e fez visitas a estações e corredores.

Na estação Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, a comitiva conheceu a estrutura, a comunicação visual, sistema de segurança e observou a operação. Na sequência, os representantes catarinenses seguiram para a Metrobus para conhecer o atendimento feito por um corredor exclusivo.

João Paulo ficou atento a todas as explicações repassadas pela equipe técnica da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e citou que Blumenau está localizada no Sul de Santa Catarina na região do Vale do Itajaí, que é composta por mais 14 municípios. De olho em um melhor atendimento intermunicipal e urbano, o prefeito João Paulo tem buscado modelos de sucesso pelo Brasil. “Estivemos em Recife que também tem 14 municípios na mesma região e que opera de forma integrada. Em Goiânia, que possui 17 em seu entorno, vimos que a bilhetagem também está integrada, isso é bom”, diz o prefeito, também interessado no modelo de licitação e na forma que Goiânia administra o serviço.

Diferente da Capital goiana, Blumenau tem os serviços de trânsito e transporte em uma mesma pasta. O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb) tem sob a sua administração o atendimento feito por balsa, avião e rodoviário. “Queremos melhorar o serviço de ônibus intermunicipal e dentro da cidade. A integração desses municípios está sendo discutida com o governo do estado. Nas linhas que servem à cidade, buscamos experiências de sucesso. Goiânia tem os corredores exclusivos e semi-exclusivos, isso nos interessa”, afirma o responsável pelo Seterb.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

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Transporte caro prende 30% da população em casa

O último passeio que a auxiliar administrativa Viviane Anastácio, 28 anos, programou com os três filhos e a irmã para um parque de diversões na Zona Oeste da Capital foi por água abaixo. Isso porque as passagens de ônibus e trem somariam R$ 33,30, pouco menos que os R$ 36 do ingresso por pessoa.
A situação vivida pela mãe de família já acometeu 28,91% dos brasileiros. Levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que na região Norte a desistência da viagem por falta de dinheiro chegou a 48,12% dos entrevistados.
No Sudeste, o índice de usuários que abdicaram do passeio devido ao valor da passagem do transporte público é de 28,57%. Na região Nordeste o motivo é apontado por 29,64%, no Centro-Oeste por 23,62% e entre os sulistas, 18,95%.
Viviane lembra que a situação ocorrida no início do ano não foi a primeira. "Ultimamente o valor da passagem está pesando muito. Como meu filho mais velho tem 8 anos, isso representa uma condução a mais para eu pagar", reclama.
Segundo a pesquisa, a ausência de transporte também é um dos motivos pelos quais os brasileiros deixam de sair, com 35,30% das respostas. O fator é citado por 53,38% dos moradores do Norte do País.
GASTOS - No período de 2002 a 2009, o transporte público foi o grupo que mais abocanhou fatia das despesas dos brasileiros. Há nove anos, 18,7% da renda era destinada às tarifas de ônibus, metrô ou trem, enquanto que no ano passado este número subiu para 20,1%.
Para as famílias com renda entre cinco e dez salários-mínimos o peso do transporte no orçamento mensal caiu R$ 10,70. Nas que recebem acima de dez salários houve alta de R$ 15,40 no período.
Embora o transporte público ainda seja o principal meio de locomoção para 44,3% da população, o avanço nas vendas de veículos nos últimos anos agravou o problema da mobilidade urbana. A frota brasileira cresceu 83,5% nos últimos dez anos, saltando de 20 milhões para 36,7 milhões.
"A percepção é que o transporte público perde espaço para o carro. Deveria ser o contrário, mas os governos investem em viadutos para diminuir o trânsito enquanto o transporte de massa fica esquecido", avalia o técnico em planejamento e pesquisa do Ipea, Erivelton Pires Guedes.
A dona de casa Maria Roberto, 56, já precisou desmarcar consultas médicas por não ter dinheiro para custear o valor da passagem. A andreense reclama da alta de 9,4% na tarifa, que desde o início do mês custa R$ 2,90.

Fonte: Diário do Grande ABC

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