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Paulistanos desaprovam preço de transporte público e soluções para áreas de risco, diz pesquisa Ibope

sábado, 22 de janeiro de 2011

A tarifa do transporte público e as soluções para áreas de risco na capital paulista são motivos de insatisfação para a maioria dos 1.512 moradores de São Paulo ouvidos em pesquisa Ibope encomendada pela ONG Movimento Nossa São Paulo.
O preço das passagens, que incomodava 76% dos entrevistados em 2009, passou a ser desaprovado por 80% no levantamento feito entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro de 2010. No final do ano passado, pouco depois do período das entrevistas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3.
E a desaprovação não abrange apenas o custo da passagem. Segundo a pesquisa, que avalia a qualidade de vida do paulistano, os entrevistados se disseram muito insatisfeitos em quase todos os quesitos referentes ao transporte público na capital.
A restrição aos ônibus fretados, o tempo de espera nos pontos de coletivos e a pontualidade do serviço desagrada a cerca de 70% dos entrevistados em todas as áreas da cidade.

O tamanho da rede do metrô foi o item melhor avaliado: 21% dos entrevistados se disseram muito satisfeitos e 40% deram nota entre seis e oito, em escala que varia de um (muito insatisfeito) a dez (muito satisfeito). Apesar disso, 39% afirmaram estar muito insatisfeitos com a extensão das linhas.

Medo de alagamentos

Em meio à temporada de chuvas em São Paulo, quando até quarta-feira (19) 24 pessoas haviam morrido desde dezembro passado em todo o Estado, as soluções criadas para quem vive em área de risco foram desaprovadas pela maioria dos entrevistados (74%). Entretanto, o total de entrevistados insatisfeitos caiu de 78%, em 2009, para 74% no último levantamento. Apenas 5% dos entrevistados classificaram o item como muito satisfatório.
Segundo o levantamento, 23% se disseram com medo de alagamentos. Em comparação ao ano passado, no entanto, quando foi registrado 28%, o número caiu.
Ainda quanto à questão habitacional, políticas que permitem compra de casa própria, reurbanização de favelas e ofertas de planos de moradia para todas as faixas salariais também são alvo de insatisfação para a maioria dos 1.512 entrevistados.

O percentual de moradores da cidade que classificam a administração municipal como ótima ou boa caiu de 28% para 27%. Aumentou de 46% para 51% o total de entrevistados que a considera regular, e diminuiu de 26% para 21% os que avaliam o trabalho da prefeitura como ruim ou péssimo (1% não soube ou preferiu não responder).

Qualidade de vida
O total de moradores de São Paulo insatisfeitos com a capital paulista diminuiu entre 2009 e 2010, mas ainda assim, a maioria dos entrevistados quer deixar a cidade.

Honestidade dos governantes está entre os aspectos que registram maior nível de insatisfação, com nota de 2,7 em uma escala de um a dez, seguido por punição à corrupção e transparência dos gastos e investimentos públicos, ambos com nota 3.

Para a maior parte dos entrevistados (47%), a qualidade de vida em São Paulo melhorou em 2010; 44% avaliaram o ano como estável e, para 9%, a qualidade de vida piorou no último ano.

Na divisão por subprefeituras, a região de Capela do Socorro e Cidade Ademar, ambas na zona sul, é a mais insatisfeita com a qualidade de vida - seus moradores deram a menor nota (4,5) em uma escala de um a dez.
O bairro de Pinheiros, na zona oeste, foi o melhor avaliado, com nota 6,2. Ao todo, 12 regiões foram classificadas dentro do maior grau de satisfação.

Fonte: R7.com
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Em Goiânia, Projeto prevê fiscalização contra mau uso do transporte coletivo

Uso indevido de cartões do transporte coletivo (Sit-PASS), embarque pela porta traseira, desembarque pela porta dianteira, pular ou passar por baixo da catraca. Atitudes como estas serão fiscalizadas por agentes autorizados da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). O projeto é uma iniciativa piloto da RMTC e pretende evitar a prática de ações de má utilização do transporte coletivo. A ação terá início a partir de amanhã, sábado, 22. Até o mês de abril de 2011, fiscais estarão presentes em linhas das três regiões da RMTC (Leste, Oeste e Sul). “A seleção das linhas integrantes desta primeira etapa foi feita com base no resultado da pesquisa sobre o mau uso do transporte coletivo, a qual apontou considerável índice de irregularidades”, explica o diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino.
Após a mensuração dos resultados iniciais, a ideia é que o projeto se torne permanente, de maneira a evitar irregularidades na utilização do serviço. Por ano, segundo pesquisa feita no 1º semestre de 2010 em todas as linhas e terminais da Rede – incluindo o Eixo Anhanguera –, estima-se que ocorram, em média, 9,3 milhões atitudes de mau uso do transporte coletivo. Dentre as principais, estão o uso impróprio dos cartões Sit-PASS e ações dentro dos veículos, como embarque ou desembarque indevidos.
Ainda considerando o mesmo período, ações irregulares causam prejuízos da ordem de mais de R$15 milhões ao setor. O diretor ressalta que a principal consequência é que o montante poderia ser revertido em benefícios aos clientes por meio da melhoria da qualidade do serviço. “Além disso, é necessário buscarmos a divisão equânime dos custos entre todos que utilizam o serviço. O valor não pode ficar somente a cargo de alguns, enquanto outros deixam de contribuir”, completa. 
Como será feito
Os ônibus fiscalizados contarão com a presença de agentes autorizados, identificados com crachá. O trabalho terá foco na orientação ao cliente. No caso de embarque pela porta traseira, será solicitado o reembarque pela porta dianteira. Quanto aos cartões Sit-PASS, caso seja evidenciado sua utilização por outra pessoa que não àquela identificada como proprietária, o mesmo será retido e o cliente orientado a dirigir-se à agência do SETRANSP (Localizada na Rua 4, Edifício Parthenon Center, no Centro) para regularizar sua situação.

Fonte: RMTC
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Prefeitura de Manaus desiste de prêmio de melhor transporte público no país

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Prefeitura de Manaus desistiu de concorrer ao prêmio de melhor transporte coletivo do país. Em outubro do ano passado, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) havia assinado acordo com a Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), onde colocava a capital amazonense entre as candidatas ao Prêmio ANTP de Qualidade 2011. A pesquisa que iria avaliar o sistema deveria ter sido entregue ainda no ano passado, mas sofreu paralisação e deve ser retomada somente em fevereiro.

A análise teve início em setembro de 2010 por uma empresa do Rio de Janeiro. Cerca de cem pesquisadores fariam o levantamento de dados nos cinco terminais de ônibus da capital. Com os resultados da pesquisa, a Prefeitura pretendia diagnosticar os problemas do transporte coletivo de Manaus.

O SMTU, responsável pela análise, informou que, por decisão do prefeito Amazonino Mendes, a pesquisa foi paralisada em dezembro. O órgão não soube informar o motivo da paralisação do levantamento. A pesquisa deve ser retomada em fevereiro. A divulgação do resultado está prevista para o final de março deste ano. O atraso na entrega da pesquisa impede a participação de Manaus no Prêmio de Qualidade 2011.

Ao oficializar a intenção de concorrer ao prêmio, a Prefeitura se comprometeu a adotar modelos da ANTP. Entre os fatores cobrados pela Agência, estão questões que vão da liderança e análise de estratégias, até a satisfação de usuários, fornecedores e trabalhadores do sistema, como motoristas e cobradores.

De acordo com o SMTU, existe a possibilidade de a Prefeitura tentar concorrer no ano de 2012.

A melhoria do atual sistema de transporte coletivo está prevista na licitação de novas empresas para o transporte coletivo da cidade. Na manhã de ontem (20), representantes de 37 empresas interessadas no certame visitaram os terminais de integração da capital. O novo contrato prevê dez lotes, com no máximo 200 ônibus para cada empresa. O início do processo de licitação, anteriormente previsto para dezembro, foi adiado para o dia 4 de fevereiro.

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Em Foz, definidos novos ajustes no sistema de transporte coletivo

Reunidos na quinta-feira (20), o prefeito Paulo Mac Donald, o vice Chico Brasileiro, o presidente da Câmara, Edilio Dall Agnol e as equipes técnicas do Foztrans e Logitrans definiram novos ajustes no sistema de transporte coletivo. As alterações ocorrem a partir de sexta-feira e sábado nas linhas da região da Vila C, Morumbi, Vila Portes, interbairros, Três Lagoas e Jardim Ipê. 
 
Na Vila C a linha principal do bairro passa a circular no sentido norte e sul a partir de amanha (sexta). Ainda na região da Vila C o ônibus da linha 101 Vila C/Jardim das Flores dará opção para os usuários da Vila C ir direto para a Ponte da Amizade passando pela barreira de Itaipu, Ponte, centro e Jardim das Flores.
 
A partir de sábado a linha Jardim Itaipu/Porto Meira sai do Porto Meira e acessa a avenida Tarquínio Santos, através da Avenida Andradina, vai a Vila São Sebastião e entra na Vila C pela área norte. Esta linha atende a reivindicação da grande Vila C ligando o bairro a Unioeste, região da Vila A, Avenida Paraná, INSS, colégio Barão e terminal.
 
A linha Sohab passa a fazer o itinerário Sohab (Porto Meira) direto para a ponte, passando pela rua Marechal Deodoro (no centro), Avenida Paraná e terminal.
 
A linha Interbairros fará a ligação Vila C/Porto Meira sem a necessidade de trocar de ônibus em Três Lagoas. A linha fará sentindo Norte/Sul na Vila C e terá ponto final no Porto Meira, na Avenida General Meira, no acesso ao Marco das Três Fronteiras.
 
O Morumbi passa a ter viagem direta para a Ponte da Amizade através da linha 211 que sai da Vila Borges (mesmo itinerário da antiga linha 350), porem apenas nos horários de maior movimento (manha e final de tarde). A partir de sábado haverá ajustes também nas linhas 201 A e 201 B do Morumbi. Estas linhas vão seguir do bairro para o centro através da Avenida Republica Argentina.
 
Está previsto a partir desta sexta-feira atendimento pela linha 403 da Vila Carima passando pela Almirante Barroso até  o terminal. Na região do Jardim Ipê está  sendo estudado um reforço nos horários de pico com o ônibus passando na Avenida Andradina.
 
Em Três Lagoas os alimentadores Sol de Maio, Vila Miranda e Colombelli passam a operar em um mesmo itinerário a partir desta sexta-feira. E a partir de sábado o alimentador da prainha passa a rodar de hora em hora. Também a partir de sábado, no Jardim Itaipu será implantada uma linha ligando o bairro direto para a Ponte da Amizade ate o terminal.
 
Outros ajustes ainda estão sendo estudados, mantendo-se o projeto do novo sistema que funciona com a integração. Entre os estudos de ajustes estão as linhas em que se registrou excesso de lotação. 
 
Fonte: ClicFoz
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Tarifa de ônibus em Natal será reajustada

Demorou, mas vai sair o aumento de tarifa dos transportes coletivos de Natal. O assunto invadiu as redações no final da tarde, varrido pelas ondas do Panorama Político, da Rádio Globo Natal. Segundo as informações, o preço da tarifa ficaria na casa de 2,20. O reajuste foi a causa da queda do então secretário de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, numa manobra até hoje não totalmente esclarecida. O reajuste chegou a ser assinado pelo presidente da Câmara, no exercício do cargo de prefeito, Dickson Nasser, e só não entrou em vigor no início de novembro de 2010 porque a publicação foi suspensa pelo chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra. Ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos, a prefeita Micarla de Sousa exonerou o secretário e suspendeu o reajuste alegando que as empresas de ônibus não haviam cumprido o acordo para melhoria dos serviços.

Fonte: Tribuna do Norte
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Transporte pirata volta às ruas do Distrito Federal

O transporte pirata é ilegal, mas muita gente ignora a proibição. Os passageiros que utilizam os piratas reconhecem os riscos. “Eu acho que é arriscado. Um pouco porque ninguém sabe quem é o motorista, se ele é gente boa ou não, né? O pessoal anda em excesso de velocidade, tem aquele detalhe de você correr risco de vida”, relata a estudante Tatiana Oliveira de Souza.

Além de ser perigoso, o transporte pirata é ilega. Quem é flagrado, leva multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e ainda tem o carro retido. Mas isso não parece intimidar os piratas. De janeiro até outubro do ano passado, 1.152 motoristas foram flagrados fazendo transporte irregular no DF.

De acordo com o Detran, o ponto preferido é a Rodoviária do Plano Piloto, seguido do Eixão e eixinhos, Planaltina, Guará, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. A DFTrans tem apenas 17 fiscais para combater os piratas. O novo diretor, Marco Antônio Campanella, afirma que vai melhorar o transporte público – uma promessa antiga. “Melhorando a qualidade do sistema, certamente essas pessoas que hoje optam por trafegar nesses carros farão a opção pelo ônibus e pelo metrô”, aposta.

Fonte: DFTV
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Empresas interessadas no transporte coletivo visitam terminais em Manaus

Uma equipe técnica da Prefeitura visitou, na manhã desta quinta-feira (20), junto a representantes das 37 empresas interessadas na concorrência pública para exploração do serviço de transporte coletivo da cidade, os terminais de integração, principais corredores viários e itinerários.

A visita permitiu que o grupo observasse a realidade do sistema e identificasse itens como a circulação de linhas troncais, radiais, circulares, e o funcionamento das instalações.

A concorrência envolve empresas de vários locais do país como Paraná e Rio de Janeiro. Entre as principais exigências repassadas pela Prefeitura para a contratação estão aumento, renovação e substituição de frota.

Além das empresas terem que se ajustar para cumprir os prazos, que vencem dentro de 120 dias após a assinatura do contrato e ordem de serviço.
Licitação
No dia 4 de fevereiro, a Prefeitura de Manaus dará início ao processo de seleção das empresas que se apresentarem interessadas em participar da licitação.

Após o encerramento de todo o processo licitatório, a meta é colocar mais de  800 ônibus novos em circulação até o segundo semestre de 2011.

O projeto da licitação recomenda que a concessão do novo sistema de transporte convencional se constituirá de dez lotes de linhas, sendo a operação de cada lote, rota, local, trecho e horário, definidos por determinação do poder concedente.
Vida útil
De acordo com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, o total de ônibus que circula na cidade é 1,3 mil, dos quais 30% têm idade média para sair de circulação e outros 30% são considerados novos, com fabricação a partir de 2008. Os 40% restantes são de idade intermediária, ou seja, entre dois e sete anos de fabricação.

Executivos
Segundo o superintendente, a partir do exercício da nova licitação para o transporte regular, o transporte executivo também deve sofrer modificações e não vai mais atuar em grande escala.

Marcos Cavalcante informou que este transporte deverá oferecer serviço diferenciado, com tarifa em torno de 50% mais cara, com a circulação em áreas periféricas impedidas e com a frota máxima de 50 a 100 veículos – com características mais sofisticadas como as de um ônibus de viagem.

“Dessa forma sim, será transporte executivo realmente”, analisou.

Novos terminais
Ainda durante as visitas aos terminais de integração, Cavalcante mencionou a elaboração de um estudo para a criação e desativação de pontos de integração na cidade. Os terminais da Constantino Nery (T1) e da Cachoeirinha (T2) são estudados para desativação por conta da concentração de tráfego nos locais.

O estudo traz um projeto de instalação de novos terminais nas zonas Norte (na confluência dos bairros Santa Etelvina e Novo Israel), Sul (Raiz e Manaus Moderna) e Oeste (ainda sem local divulgado). A previsão para conclusão do estudo é de 60 dias.

Fonte: A Critica
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Postagem do Leitor: STS de Porto Alegre investe em novas tecnologias de transporte de passageiros

Na terça-feira 11 de janeiro, após ficar mais de 20 minutos esperando um ônibus da linha 195 TV, no final da linha no Bairro Menino Deus, Morro Santa Teresa, o dito chegou.
De acordo com a tabela disponível, inutilmente na internet, deveria haver os horários 18h55min, 19h06min e 19h18min.

O carro que chegou (1142) partiu do final da linha no morro às 18h11min, ou seja, num horário totalmente em desconformidade com a tabela publicada.

Seguimos viagem aos trancos e barrancos, pois depois que um imbecil qualquer resolveu que as pessoas deveriam entrar pela porta da frente dos coletivos, pervertendo as regras da física, ainda por cima DESCENDO o Morro Santa Teresa que possui cota de 148 metros OSL a 80 km por hora, é extremamente difícil manter o equilíbrio dentro destes TRAMBOLHOS em “MNRV” (“movimento não retilíneo variável”) inclusive sentados.

Ao chegar ao final da linha no centro da capital gaúcha (Porto Alegre), me deparo com uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas pela STS.

O TELETRANSPORTE.

Finalmente a humanidade poderá contar com este avanço da ciência, pois o STS - Sistema Transportador Sul, que carrega pessoas de um lado para o outro em Porto Alegre, investindo em novas tecnologias de transporte acaba de superar o físico inglês Samuel Braunstein, da Universidade de York na Inglaterra, inventando o TELETRANSPORTE DE PASSAGEIROS, cujo protótipo está alojado no veículo tele transportador de número 1122 e cuja MATERIALIZAÇÃO pude eu testemunhar ao chegar ao centro de Porto Alegre às 18h35min da tarde de ontem, 11 de janeiro de 2011. Enquanto o “nosso” carro 1142 levou pelo menos 30 minutos para chegar ao centro, carregando em seu interior uma massa elevada de pessoas que estavam amontoadas nas paradas e que não puderam participar de tão maravilhoso experimento, o carro 1122 já estava misteriosamente estacionado, materializado, tele transportado exatamente a nossa frente.

Parabéns ao STS, por mais esta moderna tecnologia que será muito bem recebida e utilizada na copa de 2014.

Luiz Colossi - Porto Alegre/ Guaíba - RS

Envie sua notícia para meutransporte@hotmail.com
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