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Transporte público de Foz permitirá transbordo em qualquer lugar da cidade

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Após uma grande briga na justiça contra as amarras ilegais do município com as empresas de transporte urbano em Foz, que durou aproximadamente dois anos, o consórcio Sorriso, empresa que está administrando o transporte público de Foz do Iguaçu, inicia na quarta-feira (12) uma série de atividades para alertar os usuários sobre as mudanças no sistema, que vai começar a operar na sexta-feira (14).

Colaboradores das empresas pertencentes ao novo certame estarão no terminal de transporte urbano (TTU) entregando materiais explicativos sobre horário dos ônibus e funcionamento do sistema. Porém as rotas só estarão disponíveis no site do cartão eletrônico. Entre as novidades, o bilhete Único está amarrado com a principal delas, o transbordo.

Transbordo – Tratada como a principal mudança pelo consórcio, o Transbordo significa que o usuário pode pegar uma segunda linha em qualquer lugar da cidade, sem a necessidade de ir até o terminal central, utilizando, porém, o cartão de bilhetagem eletrônica.

Os rumores de que o TTU seria fechado não é verdade, para quem não utiliza o sistema Único o terminal de transporte na avenida JK continua integrado, explicou Cátia Fritzen, gestora da empresa Único em Foz do Iguaçu.

Se você é usuário do sistema, vale a pena conferir as novas rotas no site do cartão Único, através do endereço http://www.unicofoz.com.br/

Fonte: ClickFoz
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Passagem de ônibus deve aumentar em Florianópolis

Ainda não tem data para acontecer, mas Florianópolis vai aumentar em até 6% o preço da passagem de ônibus em 2011, o que pode elevar os valores da tarifa para R$ 2,52 no cartão e R$ 3,12 no pagamento em dinheiro. A secretaria de Transportes da Capital promete que o reajuste não vai ultrapassar este percentual, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O percentual de reajuste nem sempre é o mesmo para as duas tarifas. No último, em maio de 2010, a passagem paga no cartão passou de R$ 2,20 para R$ 2,38 (8%). No dinheiro, subiu de R$ 2,80 para R$ 2,95 (5,3%). O aumento veio antes de uma greve dos trabalhadores, mas não impediu o protesto de estudantes e usuários.

O secretário de Transportes, João Batista Nunes, garantiu que o reajuste vai acompanhar o INPC, que geralmente fecha próximo aos 6%. De acordo com ele, o aumento anual é necessário, por causa das despesas no sistema de transporte.

O valor da tarifa é calculado com base em custos variáveis, como combustível, peças e acessórios. Também são levados em conta os gastos fixos, como salário dos trabalhadores, tarifa de utilização dos terminais, desgaste dos ônibus e impostos. 

Fonte: Diário Catarinense
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Faltam Investimentos no transportes de passageiros em Macapá

A ausência de políticas públicas e investimentos no setor de transportes de passageiros em Macapá geram uma baixa qualidade na operação e manutenção de infraestrutura, além de conseqüências danosas, resultado da falta de prioridades por parte do poder público. O setor encontra-se a beira do colapso, com baixa produtividade operacional, principalmente na relação custo – benefício

A falta de uma fiscalização permanente faz com que o transporte clandestino cresça diariamente. As gratuidades viraram uma farra, corre sem controle, fonte de custeio ou regulamentação pelo poder público municipal. Algumas gratuidades sequer estão listadas na Lei Orgânica do Município de Macapá.
É importante ressaltar que as gratuidades devem ser custeadas pelos governos Estaduais e Municipais. Outra preocupação do setor á a falta de ajustes operacionais que nunca foram realizados nesta cidade. Novas linhas deveriam ser criadas, pois surgem vários bairros na periferia da Cidade, onde as famílias precisam de deslocamento para o trabalho, escola e diversão.
A falta de um planejamento estratégico para o transito gera um aumento crescente de engarrafamentos. Mensalmente na cidade, 1.500 veículos novos entram em circulação. Novos corredores de tráfego precisam ser criados, com pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical e maior visibilidade por meio de placas refletivas e pintura adequada.
A sinalização semafórica deve ser mais moderna, pois os que estão nas ruas da cidade estão obsoletos. Outra sugestão é a implantação de paradas seletivas que atendam os deficientes físicos e idosos. Não existe acessibilidade nos corredores de infraestrutura, tampouco estudo da oferta e demanda para minimizar os tempos de viagem, com diminuição de intervalos e uma maior freqüência.
A Casa de Lei deve realizar estudo para aprovar a política de desoneração dos insumos sobre o transporte coletivo, além disso, precisamos de um sistema de transportes interligado, aplicando um conjunto de intervenções que passa por: reorganizar o sistema das linhas operacionais; elaborar um planejamento estratégico viário; delimitar as áreas por regiões; eliminar intervalos excessivos; investir na requalificação profissional e eliminar os tempos lomgos de espera nos pontos de parada.
Essas intervenções precisam de um conjunto de obras estruturais como: corredores exclusivos para o transporte coletivo; novos terminais com coberturas; câmera para monitoramento; canaletas; faixas exclusivas e ciclovias. Como vimos, é preciso investimento público e privado, para que juntos encaminhem as soluções que visam melhorar o trânsito e o sistema de transportes, dando mais conforto aos usuários e segurança aos pedestres, com diminuição do tempo das viagens e reorganização do transporte público da nossa cidade.

Fonte: Corrêa Neto
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Em Guarulhos, Sistema orienta passageiros sobre novos itinerários de ônibus e micro-ônibus

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Para auxiliar a população a se locomover pela cidade por meio do sistema de transporte coletivo municipal, a Secretaria de Transportes e Trânsito dispõe de um sistema de orientação eletrônica em que constam os números e nomes das antigas e das atuais linhas municipais.
Basta acessar o endereço específico do Bilhete Único de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico) e clicar no item “Entenda as mudanças na sua linha de ônibus”.
Dessa forma, o passageiro poderá, ao selecionar a antiga linha que era utilizada, descobrir a melhor forma de se deslocar pelo município. O sistema traz um mapa e os itinerários dos ônibus e micro-ônibus municipais.
Além disso, quem preferir pode também ligar para o telefone 2475-6996. Há ainda as equipes formadas por cerca de 300 agentes da Secretaria, espalhadas por diversas regiões da cidade, que estão à disposição para orientar a população sobre os trajetos dos veículos da frota municipal.

INTEGRAÇÃO POR DUAS HORAS – Com o início da operação de integração do sistema de transporte municipal no último sábado (8), as pessoas podem utilizar mais de um ônibus ou micro-ônibus para se deslocar por toda a cidade no intervalo de até duas horas, pagando apenas o valor de uma única passagem (R$ 2,90).
Com isso, a população pode usar quantas conduções forem necessárias em suas viagens, o que resulta em economia de tempo e de dinheiro. A integração é válida pelo período de duas horas, contada a partir do momento em que se passar o cartão pelo aparelho de leitura eletrônica do primeiro veículo. Além disso, o embarque na frota municipal pode ser realizado em qualquer ponto da cidade (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos).
Informações sobre o Bilhete Único de Guarulhos, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico.

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Grande Vitória não terá metrô de superfície

BRT é a grande aposta em Vitória
Nesta quarta-feira (12), o secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado, Fábio Damasceno, descartou a possibilidade de implantação do metrô de superfície, na Grande Vitória. Segundo Damasceno, por ter a estrutura igual a utilizada pelo Bus Rapid Transit (BRT), o metrô não é viável.

Segundo Damasceno, a mobilidade urbana faz parte dos eixos estratégicos do governo. O secretário ressaltou que o modelo dos corredores exclusivos para ônibus se encaixa no perfil da Região Metropolitana. O sistema será implantado por meio de trechos. Assim,  em trechos onde a velocidade hoje é de aproximadamente 12km/h, será possível alcançar até 25 km/h. A estimativa é de que o tempo do passageiro dentro do coletivo diminuiria em 50%. 

O Estado vai buscar parceira com o Governo Federal para custear o projeto. Os trechos contemplados seriam de Serra a Vila Velha e de Serra a Campo Grande, passando pelo eixo principal que é Vitória.

O retorno do aquaviário, está sendo estudado e reavaliado, bem como as ciclovias, que seriam implantadas com ligação aos terminais. O governo também estudará projetos a médio e longo prazos como "alargamento da Terceira Ponte", túnel entre Vitória e Vila Velha, uma possível ponte entre Vitória e Cariacica, e a implantação e integração de aeroportos regionais do Estado.
 
Fonte: ES Hoje
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Campinas: Preço da passagem de ônibus vai a R$ 2,85 no domingo

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (12) que a tarifa do transporte coletivo terá um reajuste de 9,62% a partir de domingo (16). O valor salta de R$ 2,60 para R$ 2,85. O passe escolar passa de R$ 1,06 para R$ 1,14.O valor das linhas Circular-Centro (5.01 e 5.02), passam de R$ 1,70 para R$ 1,90, para o pagamento com o Bilhete Único, e de R$ 2,60 para R$ 2,85 para o pagamento com dinheiro.
Para justificar o reajuste, a Secretaria de Transportes ressaltou o aumento do preço dos veículos, pneus e os salários de motoristas e cobradores. A variação dos custos do serviço, no período de janeiro a dezembro de 2010, foi de 8,39%.  Ainda segundo a secretaria, a tarifa foi reajustada em 26,67% nos últimos quatro anos. Neste mesmo período, o Índice Geral de Preços (IGPM-FGV) chegou a 29,86%.   
Em Campinas, 650 mil usuários utilizam o transporte público diariamente. Os consumidores que quiserem antecipar a compra dos créditos no valor de R$ 2,60 podem fazer até sábado (15). Os créditos poderão ser usados pelo prazo de um ano.
Os usuários terão mais 30 minutos no tempo de integração (usar mais de um ônibus com o mesmo bilhete) com o Bilhete Único. Nos dias úteis e sábados, a integração passará de uma hora para uma hora e trint minutos. Aos domingos e feriados, o tempo continua em duas horas. 

Fonte: EPTV
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