Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Balanço do transporte coletivo de Curitiba em 2010

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Usuários do transporte coletivo de Curitiba ganharam, em 2010, o primeiro ônibus Ligeirão da cidade, dois novos pontos de integração, nova bilhetagem eletrônica, ônibus articulados no Inter 2, e 189 ônibus novos na frota da cidade. A operação do sistema, implantado há mais de 50 anos, passou a ser feita por operadores contratados a partir de licitação pública o que estabeleceu novos patamares de qualidade, conforto e segurança para o usuário.

A Rede Integrada de Transporte atende Curitiba e 13 municípios da Região e registra, por dia 2,4 milhões de passageiros em 350 linhas com 1.915 ônibus. No total, são 81 quilômetros de canaletas, 30 terminais (21 urbanos e nove metropolitanos) e 364 estações tubo. Somados, os ônibus percorrem por dia 500 mil quilômetros em 21 mil viagens.

Ligeirão Boqueirão
O primeiro Linha Direta Expressa entrou em operação em março, reduzindo em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. A intenção é levar o Ligeirão também para os outros eixos de transporte. Para implantar o Ligeirão foi preciso alargar as canaletas da Marechal Floriano Peixoto, ampliando em 50% a capacidade do eixo. Contando os pontos de chegada e saída, o Ligeirão faz cinco paradas, enquanto o Expresso Boqueirão faz 19 paradas. O Eixo Boqueirão, formado pela Marechal Floriano, opera com uma frota de 22 ônibus biarticulados e transporta, por dia útil, 70 mil passageiros em média. Em torno de 20 mil passageiros passaram a usar o Ligeirão que é também opção para quem se desloca neste trajeto pelos Ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico.

Integração temporal
Outra novidade no transporte na cidade, a integração temporal (feita por cartão em locais e período de tempo pré-determinados) foi implantada em março, na estação Santa Quitéria, e em agosto na estação São Pedro, na Linha Verde. É um complemento à integração física, feita em terminais e estações tubo. A integração por cartão permite ao cidadão desembarcar fora da estação e mesmo assim pegar outro ônibus sem pagar nova passagem. No estação Santa Quitéria, a novidade beneficia passageiros da linha Vila Velha/Buriti. E na estação São Pedro beneficia moradores da Vila São Pedro que se deslocam ao Pinheirinho, e passageiros  que estão entre a Linha Verde e a República Argentina e tenham interesse em se deslocar à região central. A Rede Integrada de Transporte atende quase 93% dos passageiros do transporte coletivo da cidade. Além de Curitiba, a RIT atende outros 13 municípios vizinhos, atendendo a 73% da demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana.

Biocombustível
Os resultados da experiência com biocombustível iniciada em agosto de 2009 na Linha Verde levaram a Agência Nacional de Petróleo a autorizar, em 2010, a ampliação do projeto. Os seis ônibus que operam na Linha Verde abastecidos apenas com biocombustível (B100) que, somados, percorriam 15 mil quilômetros por mês, passaram a percorrer 60 mil quilômetros por mês. O volume de biocombustível utilizado na frota passou de 20 mil para 100 mil litros/mês. Os ônibus abastecidos só com biocombustível  apresentaram redução de 65% nos índices de opacidade e de 30% nos índices de emissões de monóxido de carbono.

Menos poluição
As medidas adotadas para redução de emissões  - renovação da frota e análises permanentes – permitem a previsão de que na frota geral do transporte coletivo os índices de poluição sejam reduzidos, até a virada do ano em 5,19 toneladas/ano de material particulado; 86,40 toneladas/ano de óxidos de nitrogênio; 19,04 toneladas/ano de hidrocarbonetos totais; e 86,21 toneladas/ano de monóxido de carbono; o que significa uma redução, em média, de quase 20% nas emissões de fumaça, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Hibribus
Curitiba deu mais uma mostra de inovação no transporte em 2010. Foi a cidade brasileira escolhida para o teste do primeiro ônibus híbrido da Volvo, movido com motor elétrico e a diesel/biodiesel. Os testes com o Hibribus foram feitos durante três semanas em setembro na linha Interbairros II. Os resultados foram significativos: economia de combustível de 54,68% na média km/l. A projeção anual é de redução de 32 toneladas na emissão de monóxido de carbono; 473 kg de óxido de nitrogênio; e 11,2 kg de material particulado.

Ônibus novos
Neste ano, 189 ônibus foram substituídos - uma renovação de quase 10% da frota operante, o que contribui com o meio ambiente, porque os novos ônibus têm motores menos poluentes. A idade média da frota atualmente está em 4,6 anos.

Inter 2
Os quase 80 mil passageiros desta que é uma das linhas mais conhecidas da cidade foram beneficiados  com aumento da oferta de lugares em 20%. É que 40 dos 70 ônibus da frota do Inter 2 passaram a ser articulados. Neste a Urbs concluiu a reforma das 28 estações do Inter 2, ampliadas em 50%, com mais uma porta, agilizando o processo de embarque e desembarque. O Inter 2 passa em 12 bairros e percorre, a cada viagem, 38 quilômetros.

Facilidade no cartão
Desde agosto, quem usa cartão transporte já não precisa procurar por pontos onde estejam instalados carregadores de crédito. Agora, a carga é automática, feita no próprio validador que libera a catraca do ônibus, estação ou terminal. Mais rápido, mais fácil e mais seguro, o processo só exige que o usuário faça a conversão do cartão. O processo de dura menos de um minuto e, até o dia 20 pode ser feito no equipamento de conversão instalado desde setembro em todos os terminais. Depois deste período a conversão será feita, até 20 de janeiro em dez pontos da cidade. A conversão também é feita na sede da Urbs na Rodoviária.

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Ribeirão Preto: A partir do dia 1º de janeiro de 201, só serão aceitos os cartôes eletrônicos

Os bilhetes magnéticos serão aceitos para pagamento de passagem nos ônibus urbanos de Ribeirão Preto somente até sexta-feira (31). Após essa data, os bilhetes remanescentes serão convertidos em créditos eletrônicos equivalentes para inserção no cartão de transporte do usuário. A troca deve ser feita na Central de Vendas da Transurb, localizada na Rua São Sebastião, 1020.
De acordo com o diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte público de Ribeirão Preto, William Latuf, é pequeno o número de usuários de ônibus que ainda utiliza os bilhetes magnéticos.
A Transerp iniciou em 20 de dezembro, a última etapa da troca de cartões de transporte coletivo, denominado “Nosso”. Estão sendo trocados cartões da categoria Cidadão no Posto de Atendimento da Transurb da Rua General Osório, nº 1.067, mediante apresentação do cartão anterior, conhecido por CIT.
Com o novo cartão em mãos o usuário pode, por meio do “Portal Cidadão” na internet, emitir um boleto para pagamento dos créditos de viagem sem a necessidade de deslocar-se até um posto de recarga. Após 48 horas, os créditos estarão disponibilizados nos validadores dos ônibus e, desta forma, o cartão será automaticamente recarregado no momento em que utilizar o transporte. O Portal Cidadão pode ser acessado pelo site da Transerp ou pelo da Transurb. Mais informações sobre a conversão dos bilhetes magnéticos pelos telefones 3605-3300, da Transurb, e 118, da Transerp.
Fonte: EPTV
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Recife: Usuários de ônibus contarão com linhas extras no Réveillon

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife irão contar com linhas adicionais durante o Revéillon. O Grande Recife Consórcio de Transporte irá reforçar o serviço de 47 linhas, que receberão 219 viagens extras entre a sexta-feira (31) e o sábado (1º). 

Entre linhas de bacurau, 41 serão reforçadas, o que representa um acréscimo de 127% na programação normal. Segundo o Grande Recife Consórcio, os intervalos das linhas que geralmente variam entre uma e duas horas, passarão a ter um intervalo mínimo de 12 minutos e máximo de 1h30, de acordo com a demanda apresentada.

Já as outras seis linhas convencionais que terão a programação modificada somarão 20 viagens a mais que nos sábados comuns, o que também deverá reduzir o tempo de espera. Para outras informações sobre a operação especial, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 081 0158.

Linhas Reforçadas - Bacuraus

036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Res.Boa Viagem (Bacurau)
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
073 - Candeias (Bacurau)
131 - UR-02 (Bacurau)
145 - Alto Dois Carneiros (Bacurau)
146 - UR-11 (Bacurau)
154 - Jordão (Bacurau)
172 - Conjunto Marcos Freire (Bacurau)
184 - Cabo (Bacurau)
233 - Cavaleiro (Bacurau)
254 - Jaboatão (Bacurau)
258 - Moreno (Bacurau)
322 - Jardim São Paulo (Bacurau)
333 - Totó (Bacurau)
352 - Curado Ii (Bacurau)
362 - Curado Iv (Bacurau)
426 - Torrões (Bacurau)
427 - Monsenhor Fabrício (Bacurau)
435 - Cdu Várzea (Bacurau)
457 - São Lourenço (Bacurau)
462 - Lot. Santos Cosme E Damião (Bacurau)
515 - Nova Descoberta (Bacurau)
515 - Nova Descoberta (Bacurau)
523 - Dois Irmãos/ Rui Barbosa (Bacurau)
533 - Casa Amarela (Bacurau)
613 - Morro da Conceição (Bacurau)
626 - Brejo (Bacurau)
643 - Córrego Do Jenipapo (Bacurau)
715 - Alto Sta. Terezinha (Bacurau)
744 - Dois Unidos (Bacurau)
745 - Alto José Bonifácio (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
846 - Aguas Compridas (Bacurau)
927 - Ouro Preto (Bacurau)
928 - Maranguape Ii (Bacurau)
936 - Mirueira (Bacurau)
956 - Igarassu (Bacurau)
957 - Caetés (Bacurau)
975 - Amparo (Bacurau)
985 - Rio Doce (Bacurau)
995 - Pau Amarelo (Bacurau)

» Linhas Reforçadas - Convencionais

032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
033 - Aeroporto
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
061 - Piedade
062 - Jardim Piedade
071 - Candeias

Fonte: JC Online
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Metrô DF amplia horário de funcionamento durante réveillon e posse de Dilma

O Metrô-DF ampliará o horário de funcionamento para atender os usuários nessa sexta-feira (31/12), réveillon, e sábado (1/1), dia da posse da presidente eleita Dilma Rouseff.

Na sexta (31/12), o metrô funcionará das 6h às 2h do dia 1º de janeiro. O embarque será normal em todas as estações até as 23h30. A partir desse horário, até as 2h, os passageiros só poderão embarcar na estações Central e Galeria, mas com desembarque em todas as outras plataformas.

Já no sábado, o metrô funcionará das 8h às 23h30. As tarifas serão normais, com o valor de R$ 3, de segunda a sàbado e R$ 2 nos domingos e feriados.  

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Metrô Rio suspende vendas de integração Barra e Jacarepaguá Expresso

O Metrô Rio suspendeu nesta quarta-feira (29) a venda dos bilhetes de integração Metrô-Barra Expresso e Metrô-Jacareapaguá Expresso. A concessionária informou que desde o início do dia, os consórcios responsáveis pelas empresas de ônibus prestadoras do serviço não aceitaram os tíquetes de integração entre os transportes.
Segundo o Metrô Rio, a decisão de suspender o acordo foi das empresas de ônibus. A dois dias do réveillon, o Metrô alega que foi surpreendido e prejudicado com a suspensão. A concessionária recorreu à Secretaria municipal de Transportes.

A Rio Ônibus informou, por meio de nota, que as integrações com o metrô nas linhas Barra Expresso via Ipanema/Gen. Osório e Jacarepaguá Expresso via Nova América/DelCastilho funcionam normalmente. No entanto, o pagamento só pode ser feito em dinheiro ou com os cartões eletrônicos da RioCard e do Bilhete Único intermunicipal.
Já a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou, através de sua assessoria de imprensa, que já solicitou esclarecimentos ao consórcio das empresas de ônibus que operam as referidas linhas de integração pela não aceitação do cartão do Metrô.

Passageiros ressarcidos
O Metrô Rio informou ainda que os passageiros prejudicados pela suspensão do serviço foram ressarcidos com R$ 3. Segundo a empresa, o valor da tarifa de integração das duas linhas - Jacarepaguá e Barra - é R$ 3,80. Quando o passageiro valida o cartão pré-pago do Metrô Rio para embarcar na estação, é descontado o valor da tarifa normal R$ 2,80, e ao passar o cartão no validador dos ônibus é debitada apenas a diferença na viagem integrada. Sem a integração, as duas tarifas são cobradas à parte.

Fonte: G1.com
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São Paulo: Reajuste da tarifa de ônibus pode incentivar o uso do metrô, dizem especialistas

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) autorizou ontem o aumento da passagem dos ônibus de R$ 2,70 para R$ 3 --alta de 11,11%-- a partir de 5 de janeiro. Com isso, a diferença entre as tarifas entre ônibus e metrô aumentará, provocando um incentivo ao uso do metrô, segundo especialistas.
O metrô já é, desde o início de 2009, mais barato que o ônibus. Na ocasião, Kassab autorizou o aumento dos ônibus de R$ 2,30 para R$ 2,70 --o sistema sobre trilhos, por sua vez, subiu para R$ 2,65.
O novo reajuste da tarifa do sistema sobre trilhos deve sair em fevereiro, mas a Folha apurou que o grupo de transição do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) já definiu que o bilhete não chegará a R$ 3. Ou seja, a defasagem das tarifas de ônibus e metrô, hoje em R$ 0,05, pode até subir.
Além disso, a nova tarifa dos ônibus será a mais cara do país entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Até novembro, o posto era dividido com Osasco, que reajustou a sua tarifa no início deste mês para R$ 2,90. A tarifa integrada (ônibus + metrô/trem) passa de R$ 4,07 para R$ 4,29.
A prefeitura diz que o reajuste é baseado na projeção de despesas no sistema para o ano. Cerca de 2.000 dos quase 15 mil carros da frota serão substituídos. Apesar desse gasto extra, o preço do litro do diesel se manteve em R$ 2 e os salários de motoristas e cobradores aumentou 6,5%.
Desde julho de 1994, a passagem de ônibus já subiu 500%, ante inflação de 231%.
Mesmo com o aumento de 11,11% nas tarifas, a gestão Kassab aumentará os subsídios às empresas de ônibus. Neste ano, as empresas receberam R$ 600 milhões. Para o ano que vem, o Orçamento prevê R$ 743 milhões.
O vereador Milton Leite (DEM), relator do Orçamento, disse o valor de subsídio para 2011 foi um pedido do secretário-adjunto de Transportes, Pedro Machado.
"A prefeitura mandou R$ 600 milhões, mas o Pedro Luiz pediu para aumentar. Com esse valor, ele disse que a tarifa podia ser de R$ 3. Se fosse ver pelo custo do sistema, a tarifa teria de ser de R$ 3,20 ou R$ 3,30", afirmou.
O vereador Antonio Donato (PT) classificou o reajuste de "assustador". "Acho que eles querem fazer caixa até a eleição à custa do bolso do trabalhador. Acho que não vai ter outro reajuste neste governo", disse o petista.
Ele quer pedir uma auditoria nas planilhas de custo do sistema para verificar se o cálculo da tarifa está correto.
A União Estadual dos Estudantes de SP também atacou o aumento e planeja um protesto em janeiro. "Os ônibus são superlotados, sem conforto, atrasam bastante. Comparado ao benefício que oferece, o reajuste é inaceitável", diz Carlos Eduardo Siqueira, 26, presidente da entidade.

Fonte: Folha.com
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