Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Fortaleza: VLT da linha oeste terá teste ainda neste ano

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Uma das soluções de mobilidade urbana para Fortaleza, prevista para a Copa de 2014, o terminal Parangaba-Mucuripe já terá um dos seus Veículos Leves sobre Trilho (VLTs) testado ainda neste ano na Linha Oeste, que liga o Centro da Capital à cidade de Caucaia.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) adquiriu seis VLTs- Móbile 4 formados por quatro carros, dos quais o primeiro VLT já se encontra na Estação João Felipe. O segundo deve chegar ainda hoje no mesmo local.

Os trens são fabricados pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O transporte dos veículos é feito de carreta, uma vez que as condições da malha ferroviária do Interior cearense poderia danificar os equipamentos totalmente novos.

De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o segundo VLT que chega hoje a Fortaleza já está pronto para ser testado, enquanto o primeiro ainda passa por montagem final. Os VLTs são movidos a óleo diesel, como nos trens convencionais, mas como o nome já diz, são bem menos pesados que os convencionais. Os veículos que transportarão passageiros na rota Parangaba-Mucuripe terão capacidade para 766 pessoas e chegarão a uma velocidade máxima de 70km por hora.

Licitação em 2011
Com um orçamento de R$ 170 milhões, o terminal tem expectativa de ser licitado no primeiro trimestre do ano que vem.

A partir da ordem de serviço liberada para a empresa vencedora do certame, a expectativa da direção do Metrô é de que, em um prazo de 18 meses, a obra seja executada. (GN)

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Recife: TCE questiona custo da via Mangue em audiência

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais uma vez os custos para a realização das obras da Via Mangue, na Zona Sul do Recife, foram questionados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Novamente, dúvidas sobre a execução do projeto foram o alvo da discussão em audiência pública realizada na manhã de ontem na Câmara de Vereadores do Recife. Durante a reunião, o TCE solicitou mais detalhes à Prefeitura do Recife no que diz respeito ao projeto técnico. Avaliado em R$ 430 milhões, o projeto criará a primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60 quilômetros por hora, sem sinais ou cruzamentos. No entanto, o tribunal afirma que existem R$ 159 milhões a serem justificados.

A Via Mangue começou a ser executada em 2006 com a construção do túnel do Pina sob a Avenida Herculando Bandeira, correspondente à 1ª etapa, e deveria ser concluída em julho de 2013. Por conta do relançamento da licitação para a contrução da via, que teve um novo edital publicado na edição do Diário Oficial do sábado passado, a obra deve terminar somente em setembro, nove meses antes da Copa do Mundo Fifa 2014.

Os questionamentos foram feitos pelo inspetor de obras do TCE, Airton Guedes, que também disse que a prefeitura deveria apresentar outras alternativas de traçado para a Via Mangue.

O secretário de Planejamento, Amir Schvartz, ressaltou que a via irá solucionar o trânsito na Zona Sul e trará benefícios socioeconômicos e ambientais. O secretário disse que a obra permitirá a preservação extensa de área de mangue e a construção de moradias.
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São José dos Campos: Zona sul ganha reforço no corredor de ônibus

A Prefeitura de São José dos Campos aumenta a partir desta quarta-feira (22) a oferta de horários e itinerários do transporte coletivo para quem mora na região sul do município. A intenção é reforçar um dos principais corredores de ônibus da cidade com uma linha integrada, que permite ao usuário pagar apenas uma só passagem no deslocamento para qualquer outra região da cidade. A medida favorece uma população de cerca de 80 mil pessoas.
O corredor sul será reforçado com mais seis novos veículos da empresa Expresso Maringá. Esses veículos farão nos dias úteis 56 novos horários no sentido bairro e 77 horários no sentido centro. A saída do centro será no Terminal Urbano Central (TUC - Rodoviária Velha), e no bairro será na Rua Maria de Lourdes M. Assis, no Campo dos Alemães.

Aos sábados, serão 35 partidas no sentido bairro e 45 no sentido centro; no domingo, 21 no sentido centro e 29 no sentido bairro. A nova linha terá a seguinte identificação no painel frontal dos carros: 330 - Corredor Sul 1 (Campos dos Alemães/TUC).

Os veículos são zero quilômetro, têm 15 metros de comprimento e capacidade para 100 passageiros. Um dos principais diferenciais destes ônibus é o piso rebaixado, que melhora a acessibilidade dos usuários porque fica colocado praticamente ao nível da calçada. Outra característica é o conforto para quem viaja, pois os carros são equipados com câmbio automático.

Os painéis frontal, traseiro e lateral em LED (Diodo Emissor de Luz) na cor branca também facilitam a visualização pelos passageiros. Cinco ventiladores no teto possibilitam uma melhor circulação de ar. A suspensão diferenciada desses carros permite que o motorista rebaixe o piso facilitando o transporte das pessoas com mobilidade reduzida.
 
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Usuários do metrô do Recife estão temerosos com o seu funcionamento

Usuários do metrô do Recife estão temerosos com o seu funcionamento, pois o que esta acontecendo é a falta de regularidade nos intervalos de um metrô para o outro causando superlotação nos vagões, para se ter uma idéia, para entrar dentro de um dos vagões na hora do pico é preciso empurrar ou ser empurrado, é realmente assustador o numero de pessoas dentro dos vagões, são mais de 10 pessoas por metro quadrado tendo que se espremerem um nos outros numa total falta de respeito com a vida humana, o Metro de Recife vem perdendo sua fama de transporte regular, confortável e seguro, principalmente nas horas de pico, é preciso repensar o que fazer para evitar danos ainda maiores, pois do jeito que está não dá pra continuar.
Menos de um dia após paralisação do metrô por duas horas em decorrência de um problema com um trem, entre as Estações Centrais e Joanna Bezerra, uma pane no freio de uma composição, na tarde de ontem, revoltou os usuários. Relatos dos passageiros apontam que o serviço ficou parado durante uma hora. Muitos desistiram e resolveram pegar ônibus. A parada da integração da Estação Joanna Bezerra ficou lotada. Passageiros reclamaram da falta de informação.
A assessoria contestou a informação repassada por passageiros de que o atraso chegou à uma hora. Conforme o Metrorec, o sistema não chegou a parar e as viagens retornaram à normalidade após 30 minutos. O trem com problema foi substituído.

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Metrô de Salvador tem 60 dias para apresentar modelo de gestão ao Prefeito

O Grupo de Trabalho para assuntos relacionados ao Metrô de Salvador tem 60 dias para apresentar ao prefeito João Henrique o modelo de operacionalização do sistema de transporte de massa da capital baiana. O GT, que tem como coordenador o vice-prefeito Edvaldo Brito, é formado por representantes das Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), além das companhias de Transporte de Salvador (CTS), Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), e Ministério das Cidades. “Atuamos incessantemente e, por isso, atribuímos a esta nossa ação a escolha para coordenar esse grupo que, apesar do curto prazo, vai apresentar propostas para o modelo de funcionamento do metrô e ver desafogado o sistema viário de Salvador”, garantiu Brito. O grupo realizará estudos sobre política tarifária, modelo de gestão, parcerias com o setor privado e orçamento para a operacionalização do metrô e também dos trens urbanos.


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Metrô-DF terá horário de funcionamento diferente devido a festas de fim de ano

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) preparou horários especiais de funcionamento para facilitar o deslocamento da população durante o período de festas de fim de ano. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a primeira alteração aconteceu no domingo (19/12), quando o metrô funcionou das 7h às 23h30.

As próximas mudanças estão programadas para esta sexta-feira (24/12), na véspera de Natal. Os vagões vão operar das 6h às 20h. No entanto, é preciso ficar atento porque no sábado (25/12) o metrô não vai funcionar.

De domingo (26/12) a quinta-feira (30/12) o metrô atende aos passageiros no horário normal: domingos e feriados das 7h às 19h e de segunda a sábado das 6h às 23h30, com intervalo entre os trens.

O horário volta a ficar especial na sexta-feira (31/12). O órgão informa que as estações vão funcionar das 6h até as 2h de sábado (1º/1), mas com algumas ressalvas. O embarque e o desembarque ocorerá até às 23h30. Das 23h30 até às 2h haverá embarque somente nas estações Central (Rodoviária) e Galeria, com desembarque em todas as estações. Por conta da mudança, no sábado o metrô só volta a operar às 8h, e segue em funcionamento até às 19h.

Confira o funcionamento
24/12 - 6h às 20h
25/12 - Não haverá operação
31/12 - 6h às 2h de sábado (1º/1). Embarques e desembarques em todas as estações até 23h30, apenas embarque de 23h30 às 2h nas estações Central (Rodoviária) e Galeria, com desembarque em todas as estações.
1º/1 - 8h às 19h
 
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