Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Goiânia: Presidente da CDTC nega irregularidades na renovação da concessão do Eixo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um inquérito instaurado pelo Ministério Público (MP) vai investigar a prorrogação por mais 20 anos da exploração da linha do Eixo-Anhanguera pelo Metrobus. Segundo o promotor de Justiça Murilo de Moraes Miranda, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do MP, é necessário verificar os motivos da prorrogação e suas condicionantes legais e ainda apurar se o contrato anterior permitia essa prorrogação.

A decisão da renovação foi tomada pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) durante reunião na última semana. Dos seis membros presentes, quatro votaram a favor da prorrogação. O presidente da CDTC, Secretário de Cidades Paulo Gonçalves, assegura que tudo foi feito dentro do que prevê a Legislação.
“Pode ser feita a dispensa de licitação sem problema porque o órgão é o governo do Estado. Não fizemos nada fora da lei. É o que vemos e estamos pregando desde o início. Vamos fazer tudo obedecendo o que é determinado”, disse, em entrevista à repórter Nathália Lima, da RÁDIO 730.
Ainda segundo o presidente, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo tem um prazo de 90 dias para elaborar um novo contrato. “Compete agora esse novo passo e depois submeter de novo à Câmara Deliberativa. Estamos baseando em leis para que isso seja decidido”, acrescentou.
Para ele, não há possibilidade da renovação ser cancelada, pois isso acarretaria vários prejuízos, sobretudo para a população. “O importante é saber que hoje a Metrobus está trabalhando com a perspectiva futura de poder fazer um projeto mais organizado e planejado para novos investimentos. Isso dá tranquilidade para o novo governo poder executar ações”, completou.

Fonte: Rádio 730
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SPTrans altera itinerários de 21 linhas na região do Parque do Ibirapuera

Em razão do evento Árvore de Natal e Fonte Ornamental Multimídia 2010, no período de 11 de dezembro até o dia 6 de janeiro, na região do Parque do Ibirapuera, na Av. Pedro Álvares Cabral, próximo da Praça Escoteiro Aldo Chioratto (sentido Vila Mariana/Pinheiros e Pinheiros/Vila Mariana) entre as Ruas Mal. Maurício Cardoso e Abílio Soares, na zona sul, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 21 linhas de ônibus que circulam na região.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara
Ida – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.
Volta – sem alteração.

Estes serviços não deverão parar na Rua Mal. Maurício Cardoso para embarque/desembarque de passageiros.

5362/41 Pq. Res. Cocaia – Pq. do Ibirapuera (circular)
5370/21 Term. Varginha – Pq. do Ibirapuera( circular)

Sentido Único – normal até a Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Mauricio Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

509M/10 Jd. Miriam – Term. Princesa Isabel
Ida – sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, Acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Ibirapuera, prosseguindo normal.

5317/10 SESC/Orion – Pça. do Correio
5362/10 Pq. Res. Cocaia – Pça. da Sé
5370/10 Term. Varginha – Lgo. São Francisco
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Ibirapuera, prosseguindo normal.

5611/10 Eldorado – Pça. João Mendes
5612/10 Jd. Apurá – Pça. João Mendes
5614/10 Eldorado – Pça. João Mendes
5630/10 Term. Grajaú – Metrô Brás
5630/21 Cidade Dutra – Lgo. São Francisco
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Profº. Ascendino Reis, prosseguindo normal.

5632/10 Jd. Luso – Term. Bandeira
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Ibirapuera, prosseguindo normal.

Estes serviços não deverão parar na Rua Mal. Maurício Cardoso para embarque/desembarque de passageiros.

6455/21 Term. Capelinha – Ibirapuera (circular)
Sentido Único
– normal até a Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Mauricio Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

5300/10 Term. Santo Amaro – Pq. D. Pedro II
5318/10 Chácara Santana – Pça. da Sé
5342/10 Vila Santa Lúcia – Lgo. São Francisco
5391/10 Term. Jd. Ângela – Lgo. São Francisco
609C/10 Jd. Caiçara – Pça. Júlio Prestes
6455/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco
Ida
– sem alteração.
Volta – normal até a Av. 23 de Maio, acesso para Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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BRT vai solucionar problema da Mobilidade urbana em Salvador, diz especialistas

BRT em Bogotá
O  arquiteto e urbanista Francisco Ulisses, chefe do Setor de Planos e Projetos da Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura de Salvador, fala que o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) vai solucionar o problema dos engarrafamentos na cidade, cuja previsão de conclusão é  em 2013. Está incluído em um dos projetos da Copa do Mundo 2014, na qual Salvador será uma das cidades sede.
O urbanista explicou que estão trabalhando na elaboração do projeto RIT , que vem a ser  um sistema de transporte público de massa, formado por veículos sobre rodas, de alta mobilidade, baixo custo, e com possibilidade de integração com outros sistemas e facilidade de adaptação. Tem capacidade de transportar entre 150 e 200 pessoas por viagem. Na fase inicial serão construídos 36 km de vias exclusivas na Avenida Paralela. A segunda etapa atingirá a Avenida ACM, Lucaia, Vasco da Gama, até a Estação da Lapa, no centro da cidade. Neste primeiro momento o sistema utilizará uma frota de 350 veículos.
Já o Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo, como Curitiba e Bogotá, adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô). “Na realidade temos este projeto com vários feixes, a rede integrada que é a restauração do sistema de transporte de Salvador, ou seja uma rede integrada de  trem, de metrô e BRT, três grandes sistemas, e ainda com a restauração dos sistemas existentes. A parte do sistema viário pró-via,  a criação de novas vias e duplicação”, afirmou o arquiteto.
Ele disse ainda que “a via exclusiva para ônibus vai solucionar os pontos de estrangulamento do tráfego no Iguatemi, na Vasco, próximo da antiga Coca-Cola, e no Parque da Cidade, ao mesmo tempo um sistema de alta capacidade vai solucionar os problemas de tráfego crítico na Paralela, pois todos os cruzamentos terão desníveis, através de viadutos ou de túnel”, garantiu. Sobre as medidas que seriam adotadas, na Avenida Paralela, a diretora respondeu que "o que existe é um projeto de implantação da 5ª faixa.”
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Curitiba: Terminal do Cabral reformado e ampliado

As obras receberam investimento de R$ 4,3 milhões e foram executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A iniciativa fez parte de um acordo firmado entre a Comec e a Urbanização de Curitiba (Urbs), que opera o transporte coletivo integrado na Grande Curitiba.
Os trabalhos constam no Programa de Integração do Transporte (PIT) da Região Metropolitana e contemplaram desde a reforma na cobertura até a implantação de uma nova plataforma.
Até então, o terminal contava com uma área de 1.573 m² e com a ampliação recebeu mais 1.247 m², totalizando 2.950 m². Foram ampliadas as quatro estações tubo existentes e a foi construída de mais uma para atender ao novo padrão dos ônibus articulados.
As obras ainda incluíram a ampliação da passagem subterrânea para que os usuários acessem às plataformas de embarque e desembarque, reforma e construção de sanitários, rampas de acessibilidade, reformas dos pontos comerciais, uniformização das plataformas metálicas elevadas, colocação de placas de concreto para os pontos de paradas dos ligeirinhos, além instalações elétricas, paisagismo, iluminação, sinalização semafórica e nova comunicação visual (sinalização horizontal e vertical).

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São Paulo: Metrô e CPTM vão operar na madrugada de 1º de janeiro

As principais linhas do sistema metro-ferroviário irão funcionar ininterruptamente durante os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro em São Paulo. Confira os horários.

Metrô
As linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda), vão operar ininterruptamente na madrugada do Réveillon. Suas estações estarão abertas para embarque e desembarque até às 2h da manhã do dia 1° de janeiro.
Na Linha 2- Verde, após esse horário, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação ficarão abertas para embarque e desembarque, enquanto as demais funcionarão somente para desembarque. A Estação Trianon-Masp fechará às 19h do dia 31 de dezembro e reabrirá às 4h40 do dia 1º de janeiro.
A frota de trens será reforçada e haverá aumento do efetivo de agentes de segurança e de empregados nas estações. A orientação da empresa é que os usuários adquiram antecipadamente seu bilhete tanto na ida quanto na volta.
A Linha 1- Azul contará com uma frota de 9 trens e intervalo de 8 minutos; Linha 2- Verde, 8 trens e 6 minutos; e a Linha 3- Vermelha, 9 trens e 8 minutos. A quantidade de trens poderá ser ampliada e o intervalo entre trens reduzido de acordo com a demanda. A Linha 5- Lilás funcionará em seu horário habitual, das 4h40 até a meia-noite.

CPTM
As linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º de janeiro, com intervalos de 15 minutos entre as composições.
Todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º de janeiro. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o Metrô: Brás, Luz e Barra Funda. As demais continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada.

Fonte: Terra
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Assento preferencial não é respeitado no Metrô de SP

Usuários do Metrô de São Paulo reclamam da falta de respeito dos passageiros que não cedem lugar a deficientes, idosos e mulheres grávidas. Uma lei federal garante o direito dessas pessoas ao uso do assento preferencial, mas nem sempre isso acontece.
A aposentada Bruna Valente, de 84 anos, afirmou que já passou por situação semelhante. “Pedi para duas moças se elas podiam ceder o lugar para mim, e elas fingiram que não estavam ouvindo”, contou. A idosa insistiu e pediu novamente: “Faz o favor e dá o lugar para mim?” Outros usuários repreenderam as jovens e Bruna finalmente conseguiu sentar-se.
Em algumas ocasiões, a falta de respeito termina em briga. O telespectador Jonatan Santiago registrou imagens pelo celular de uma discussão ocorrida em um trem lotado na Linha 3-Vermelha. Uma jovem que estava em um assento preferencial não quis se levantar para dar lugar a uma idosa. Uma passageira se irritou e começou a discutir.
O bate-boca se transformou em agressão e a mulher tirou a jovem à força do lugar. Após trocarem tapas, as duas foram separadas e uma idosa pôde sentar-se.

Grávida e deficiente
Não são apenas as idosas que passam por situações desagradáveis no transporte público. Amanda está grávida e, apesar da barriga inconfundível, nem sempre consegue lugar no Metrô. “É muito complicado. O pessoal empurra. Essa semana levei um empurrão que as pessoas tomaram minhas dores.”
João Batista, que é deficiente físico, prefere ficar em pé, de muletas, na porta do vagão. “É para não ter amolação para ninguém. Se eu for pedir, às vezes as pessoas querem brigar com a gente.”
De acordo com o Metrô, apesar dos relatos, o clima nos vagões é de respeito mútuo. “É rara [a falta de respeito]. O comportamento mais comum é que ajudem um ao outro”, afirmou o chefe de segurança do Metrô, Rubens Menezes.
Ele disse que, em casos como os citados acima, os usuários devem avisar os seguranças que ficam nas plataformas. São eles que têm a autoridade para retirar o usuário que desrespeita a lei. Em caso de insistência, o infrator pode ser retirado do sistema.

Fonte: G1.com.br
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