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Em Pelotas, Rodoviários deflagram greve de ônibus

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Após a quinta tentativa de acordo salarial, os trabalhadores rodoviários de Pelotas rejeitaram as propostas da classe patronal e aprovaram por unanimidade a greve da categoria. A partir da meia noite desta terça-feira (14), os ônibus permaneceram nas garagens e mais de mil trabalhadores permanecem na busca de 9% de reajuste no salário, vale refeição também no 13 salário, plano de saúde, dentre outras reivindicações.

O que significa prejuízo para a comunidade pelotense é avaliado como sinônimo de união entre a classe sindical pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Eder Blank. Segundo ele, a greve reflete-se na demora dos empresários na busca de soluções. “Foi o único caminho que encontramos e continuaremos abertos a negociações”, disse. Após o término da assembleia, os trabalhadores dividiram-se e direcionaram-se às garagens das empresas Turf, Conquistadora e Santa Maria. Foram montados piquetes para impedir o deslocamentos dos veículos.

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SPTrans informa criação de nova linha na Zona Sul

A SPTrans informa que a partir do dia 14.12 (terça-feira), começará a circular a nova linha 7004/31 Jd. Jacira - Estação Santo Amaro/Term. Guido Caloi. Essa linha operará nos dias úteis, entre as 04h30 e as 08h30.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:
7004/31 Jd. Jacira - Estação Santo Amaro / Term. Guido Caloi
Ida:
Terminal Rodoviário do Jacira, Estrada Abias da Silva, Estrada Comodoro, Rua Santos Dumont, Rua Monteiro Lobato, Rodovia José Simões Louro Júnior (SP-214), Estrada de Embu-Guaçú, Estrada do M' Boi Mirim, Av. Guarapiranga, Acesso, Av. Guido Caloi, acesso, Estação Santo Amaro/Av. Guido Caloi.
Volta: Estação Santo Amaro/Av. Guido, acesso, Av. Guido Caloi, retorno, Av. Guido Caloi, Av. Guarapiranga, Estrada do M'Boi Mirim, Estrada do Embu-Guaçu, Rodovia José Simões Louro Júnior (SP-214), Rua Monteiro Lobato, Rua Santos Dumont, Estrada Comodoro, Estrada Abias da Silva, Terminal Rodoviário do Jacira.

Fonte: SPTrans
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Transporte coletivo de Maringá perdeu um milhão de passageiros em cinco anos

O transporte coletivo está perdendo demanda em Maringá. Foi o que revelou estudo apresentado na tarde desta segunda-feira (13) durante audiência pública sobre o serviço. Segundo a empresa de consultoria Logitrans, a projeção é de que sejam atendidos 33 milhões de passageiros até o final deste ano, cerca de um milhão a menos do que em 2005.
Segundo o diretor de operações da Logitrans, Antônio Carlos Marchezetti, o número de passageiros está diminuindo enquanto a quilometragem rodada pelos ônibus aumenta. “Isso quer dizer que a cidade está crescendo e o transporte coletivo perdendo demanda”, afirmou para o site da prefeitura.
Para melhorar o serviço, a prefeitura de Maringá está recolhendo sugestões para um novo modelo a ser adotado no município. Parte das sugestões foi apresentada durante a audiência desta segunda, no Auditório Hélio

Moreira. Outras informações foram obtidas pela pesquisa realizada com 16.922 usuários do transporte coletivo. Vamos avaliar tudo o que foi proposto durante a audiência pública e também pelo site. Tudo o que for viável será incluído na licitação”, explicou o gerente de transporte coletivo do município Mauro Menegazzo.

Entre as reivindicações apresentadas estão as do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Maringá (Sinttromar), que quer participar do processo sobre a licitação do transporte coletivo. Uma dos pedidos é garantir, independente de quem vencerá a licitação, o emprego dos funcionários que atualmente trabalham para a TCCC. “Seja qual forem os vencedores, deverá ser respeitado o acordo coletivo vigente”, afirmou o presidente do sindicato, Ronaldo José da Silva.

Principal reclamação dos passageiros
A maior reclamação dos passageiros é o tempo de espera, que pode ultrapassar 30 minutos. “Percebemos que as viagens são longas e as linhas podem ser melhores distribuídas, inclusive muitos itinerários não precisam passar pelo terminal urbano. Por isso, uma das propostas no estudo básico é buscar alternativas que evitem o transbordo no terminal, redesenhando as linhas já que atualmente algumas estão muito cheias e outras quase desaparecendo”, explicou Marchezetti.

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Alagoas será o primeiro estado a ter VLT", diz superintendente da CBTU

A primeira composição, com três carros, do Veículo Leve sobre Trilhos foi apresentada à sociedade alagoana na tarde desta segunda-feira (13). Os carros vieram do Ceará, onde fica a única indústria nacional que fabrica esse modelo de veículo. O evento contou com a participação do ministro das Cidades, Márcio Fortes e com o superintendente nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães.

Segundo Elionaldo, Alagoas será o primeiro Estado do Brasil a rodar com o transporte com padrão definitivo do VLT. “O VLT será implantado em outras cidades do Brasil, como Fortaleza e Recife. Maceió é a primeira cidade a receber o VLT em seu formato final”, disse o superintendente da CBTU.

Márcio Fortes disse que, apesar de muitos não acreditarem na realização do projeto, o VLT chegou a Maceió. Para o Ministro, esse é o início da modernização de Alagoas. “Este e um veículo moderno, o primeiro do Brasil a funcionar com padrões europeus. Ele veio para dar melhor qualidade de vida aos maceioenses no que se refere a transporte urbano”, afirmou Márcio Fortes.

Segundo o Ministro, obras de recuperação serão feitas nas estações. A malha ferroviária já está pronta. Com as chuvas e alagamentos alguns trechos foram danificados, mas já estão consertados. A circulação do VLT não será imediata, pois existem algumas obras que deverão ser realizadas ao longo do percurso, como a construção da estação que ficará na feira do Passarinho. Os veículos substituirão os trens antigos da CBTU de Maceió. Ele fará a rota Maceió a Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo.

O custo da passagem será menor do que a dos ônibus. A princípio, ainda será R$0,50. Com o passar do tempo, haverá um aumento gradativo, mas não chegará ao preço da passagem de ônibus. “O custo ficará de 75% a 80% do valor da passagem de ônibus, não mais do que isso” prometeu o Superintendente da CBTU.

Esses foram os primeiros carros, o restante chegará até dezembro de 2011. “A cada 60 dias chegará um novo carro à Maceió. Até dezembro de 2011, todos já estarão aqui”, afirmou Elionaldo.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, disse que aguarda a confirmação do Presidente Lula para a inauguração do VLT. “Estou esperando uma resposta da Casa Civil. Assim que o presidente Lula marcar a data, estaremos divulgando”, disse Teotônio.

Segundo a assessoria da CBTU, o percurso o VLT vai ser ampliado fazendo a rota Rio Largo para o Maceió Shopping (antigo Iguatemi). Com isso, a população alagoana poderá se locomover de forma mais segura e rápida.

Fonte: GazetaWeb
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Em Recife, Ônibus se veste de ''Trenó'' para o Natal


Até o começo de janeiro os usuários da Itamaracá Transportes contarão com uma viagem diferente. Mais uma vez, o Trenó Bus - veículo do modelo articulado decorado com motivos natalinos – circulará animando e oferecendo um ambiente mais agradável e divertido aos clientes.

O carro opera nas linhas PE- 15/Prefeitura (915), PE-15/ Afogados (914), Igarassu / BR 101 (946) e Paulista/Rua do Sol (979) e além de toda a carroceria adesivada, conta com decoração interna e sonorização especial com músicas da época. E o motorista e cobrador também estarão vestidos a caráter. Esse é o 5º ano, consecutivo, que o veículo vai às ruas.
Cronograma:

07 à 12/12 : Linha 946 - Igarassu / BR 101
13 à 19/12 : Linha 914 - PE-15/ Afogados
20 à 26/12 : Linha 979 - Paulista/Rua do Sol
27/12 à 02/01: Linha 915 - PE- 15/Prefeitura

Fonte: Itamaracá Transportes
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Aparelho ajuda deficientes visuais a andar de ônibus na cidade de Jaú, interior de SP

Em Jaú, interior de São Paulo, 60 deficientes visuais receberam um aparelho com o qual conseguem orientação para andar de ônibus, sem depender de ajuda. O dispositivo se assemelha a um rádio.
Com o novo acessório, os contemplados ganharam independência. Na cidade, todos os veículos que operam no transporte coletivo foram equipados com um aparelho para facilitar o acesso do deficiente visual.
O equipamento funciona como um aparelho de radiocomunicador. O deficiente fica com o transmissor e programa o ônibus que vai pegar. Os veículos rodam com receptores que captam o sinal enviado pelo aparelho.
Thiago de Souza, músico e deficiente visual, precisa do transporte público para se locomover. Por causa disso, sempre precisou de alguém para se deslocar do terminal para outro ponto. “Muitas vezes você acha uma pessoa para te ajudar, mas se chegar o ônibus dela, você fica”, conta ele. Agora, ele tem autonomia.
O ônibus emite um sinal para o deficiente que precisa dele assim que chega ao terminal. O aviso só para assim que a pessoa entra no coletivo. O nome da linha também é falado no aparelho.

Fonte: G1.com.br
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