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Prefeitura de Araucária modernizará o sistema de transporte coletivo

sábado, 11 de dezembro de 2010

A Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) apresentou as propostas de mudanças no sistema de transporte de Araucária que serão implementadas a partir do dia 22 de janeiro. No anfiteatro do Paço Municipal, representantes de comunidades assistiram à apresentação do projeto de readequação das linhas de transporte coletivo, que foi desenvolvido por uma equipe de técnicos da CMTC ao longo deste ano com o objetivo de modernizar esse serviço público.

“Desde que a Companhia Municipal de Transporte Coletivo foi criada em 1986, o sistema de transporte coletivo não passava por um processo de planejamento contínuo e consistente como esse que será implementado por essa gestão”, afirmou o diretor operacional da CMTC, José Luiz Desordi Lautert.

O diagnóstico dos estudos realizados apresentou uma série de pontos passíveis de melhorias, com objetivo de proporcionar aos usuários um melhor serviço de transporte público ao conciliar os critérios de agilidade e funcionalidade. As mudanças irão melhorar a distribuição dos horários, otimizar a exploração de linhas troncais e priorizar ônibus nas vias principais.

Haverá readaptação no número de linhas e de itinerários que passarão a atender a demanda existente sem que haja prejuízo para os usuários, pois a proposta é fazer melhor distribuição da frota atual e diminuir o tempo de espera. Um usuário da linha Tupy-Angélica atualmente espera, em média, 40 minutos. O novo sistema prevê um tempo de espera de apenas 25 minutos no horário de pico, representando uma redução de até 38%.

Modernização
Também foi identificado que o município conta atualmente com excesso de linhas em função de várias adequações que foram feitas sem base em estudos técnicos. Ao longo dos anos, solicitações de mudança de itinerário e adequações de horários nem sempre levaram em conta o atendimento a um número expressivo de pessoas, fato que acabou engessando o sistema.

Uma das propostas de modernização para os próximos dois anos é a implantação de dois terminais de ônibus urbanos (nas regiões norte e sul do município) e uma estação de transferência na região central da cidade, o que facilitará o trânsito das pessoas.

“Todas essas medidas visam proporcionar mais mobilidade à população ao mesmo tempo em que promove a otimização de recursos municipais, pois diminuirá o custeio do serviço e possibilitará mais investimentos para o setor”, disse José Luiz.
O prefeito Albanor Zezé Gomes reforçou sobre a importância desse projeto que será implementado, lembrando que não é estático. “Faremos monitoramento constante e adequações sempre baseada em critérios técnicos. Mas desde já podemos visualizar que todas as novas linhas terão diminuição de tempo de espera em relação ao modelo atual”, contou.
Para o esclarecimento sobre as novas linhas e itinerários que entrarão em vigor no mês de janeiro, a CMTC iniciará uma campanha de esclarecimento com a distribuição de mapas ilustrativos à população e fará reuniões nas associações de bairros. Após a implementação desse processo, a CMTC iniciará os estudos de transporte público na área rural.

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DF: Motoristas de ônibus não respeitam locais de parada

A lei é clara e determina que o motorista pare no ponto de ônibus, mas nem sempre é assim. “É muito desagradável, porque corremos o risco de sermos atropelados”, diz uma mulher. “Você dá sinal e ele vai embora, te deixa. Você aperta para descer e ele sai arrancando, você quase cai do ônibus. Já aconteceu comigo várias vezes, inclusive, quando estava grávida”, enumera outra passageira.

No início da Asa Sul as paradas costumam ser antecedidas por semáforos. Quando o sinal fecha, os passageiros desembarcam ali mesmo, o que é proibido. Pior é quando o motorista fica em fila dupla, não entra na baia e deixa os passageiros na pista, bem longe da calçada.

“É muito perigoso, principalmente para quem é gestante ou idoso. Não adianta reclamar, os motoristas brigam quando a gente reclama”, fala uma mulher.

“Quando acontecer um caso desses, o usuário deve pegar a numeração da lateral do ônibus e passar para a fiscalização do DFTrans pelo número 156. Passando, a gente vai tomar as providências, que inclui uma multa que varia de R$ 240 a R$ 1.080”, orienta o gerente de Fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge Brasil.

A irresponsabilidade de um motorista quase causou uma tragédia ontem no Eixinho Sul, na altura da quadra 116. Ele parou num local onde não há proteção. Quando um passageiro desceu, se desequilibrou e despencou de uma altura de três metros.

Terezinha, que vende café na parada de ônibus, viu tudo. “Ele ficou muito atrás da parada, colado no meio-fio. Quando desceu, o rapaz não achou chão e caiu”, lembra. Testemunhas contaram que o motorista e o cobrador chamaram socorro e esperaram os bombeiros chegar.

Francisco Oliveira Costa, de 59 anos, foi levado para o Hospital de Base. Na queda, quebrou duas costelas. Por enquanto, Francisco vai continuar internado em observação, sem previsão de alta.

Fonte: DFTV
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Lula dá início à Ferrovia Oeste-Leste na Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que seu governo "ensinou ao País que é possível trabalhar com dois objetivos ao mesmo tempo". Lula participou da cerimônia de assinatura das ordens de serviço dos quatro lotes do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no Centro de Convenções de Ilhéus, litoral sul da Bahia. "O Brasil não sabia crescer sem inflação, não sabia exportar e fortalecer o mercado interno, parecia que uma coisa era inimiga da outra", disse. "O Brasil ora decidia que queria fazer ferrovia, ora decidia que queria fazer rodovia. Nunca se pensou que era mais interessante a gente ter a ferrovia, a rodovia e a hidrovia, um sistema de transporte intermodal, como o que estamos fazendo."
O primeiro trecho da ferrovia tem 537 quilômetros e vai ligar Ilhéus a Caetité (BA), beneficiando diretamente a indústria de extração de minério de ferro instalada no município. O investimento previsto é de R$ 2,4 bilhões e a obra deve empregar 10 mil pessoas e ser concluída em dezembro de 2012.
O segundo trecho, que vai ligar Caetité a Barreiras (BA) e permitir o escoamento da produção da fronteira agrícola do extremo oeste baiano, tem conclusão prevista para um ano depois. Após essa fase, o terceiro trecho irá ligar Barreiras a Figueirópolis (TO), onde ocorrerá a integração com a Ferrovia Norte-Sul.
O escoamento da produção será feito pelo Porto Sul, que será construído em Ilhéus. "Ainda falta o porto, que está sendo discutido, mas penso que, se tudo der certo, lá pelo mês de março a companheira Dilma (Rousseff) estará aqui para fazer o mesmo gesto que estou fazendo hoje, anunciando o começo da construção do porto", disse Lula.


Fonte: Estadão
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Rio de Janeiro: Linhas de ônibus do Centro terão itinerário temporariamente alterado

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) solicitou mudanças no itinerário de 88 linhas de ônibus que trafegam pelo túnel João Ricardo, no Centro do Rio, em direção à Central do Brasil. A partir da próxima segunda-feira até dia 30 de dezembro, entre 22h às 4h, os veículos que trafegam na região serão desviados por conta de interdições para a realização das obras.
Os ônibus procedentes da Rua da América que param no Terminal deverão seguir pela Rua Senador Pompeu, Terminal Américo Fontenelle, Rua Bento Ribeiro (invertida), Rua Senador Pompeu, Rua Camerino, Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).
Já a frota que vem da Rua da América, com ponto final na lateral da Central do Brasil, deve seguir pela Rua Senador Pompeu, Rua Camerino, Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).
Os veículos oriundos da Praça da República com parada na Praça Cristiano Otoni deverão seguir em direção à Av. Marechal Floriano, parar nos fundos da Praça Duque de Caxias, Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá), enquanto os que seguem em direção ao Túnel João Ricardo seguirão para a Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).
Por fim, os ônibus procedentes da Rua Visconde de Inhaúma deverão seguir pela Av. Marechal Floriano, Rua Visconde da Gávea, Av. Pres. Vargas, Av. Mal. Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).

Fonte: O Globo
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Tire dúvidas sobre como usar o Bilhete Único Carioca

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bilhete Único Carioca (BUC) foi implantado no dia 6 de novembro, mas muitos passageiros ainda têm dúvidas sobre o sistema de integração municipal.
O bilhete permite que o usuário possa utilizar dois ônibus no município do Rio de Janeiro, num intervalo de duas horas, pagando R$ 2,40. O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca, após seu cadastramento no site do RioCard, vinculando o CPF ao número do cartão.
Lá, também é possível conferir a lista dos postos de cadastramento. Quem já possui o Bilhete Único Intermunicipal e o Vale Transporte RioCard não precisa se cadastrar. A expectativa é de que 1,8 milhão de cariocas utilize o BUC.
O diretor de marketing da Riocard, Edmundo Fornasari, responde as principais dúvidas dos usuários:

Como será o cadastramento dos cartões fornecidos pelas empresas? As empresas têm direito de deduzir o valor creditado nos cartões dos funcionários que utilizam duas passagens?
"Nós temos hoje mais de 73 mil empresas que trabalham conosco. Todas elas foram informadas sobre as vantagens do cadastramento do funcionário com nome e CPF para que ele tenha direito à utilização da tarifa do Bilhete Único, quer seja municipal, quer seja intermunicipal. Caso o funcionário tenha algum problema deve procurar a área de RH da empresa para que seja regularizada a situação junto ao Riocard"

Qual a validade dos créditos inseridos no Bilhete Único?
"A validade é de um ano dos créditos".

O Bilhete Único é valido para trens, metrôs e barcas?
"O Bilhete Único Carioca é válido para integrações ônibus-ônibus, em ônibus convencional sem ar-condicionado. A discussão da integração com trem, barcas e metrô está sendo feita ainda e isso deve acontecer em algum momento"

Futuramente, o Bilhete Único Carioca será válido também para trem?
"A prefeitura está discutindo isso tanto com trem quanto com metrô e que futuramente isso estará implantado"

O reajuste de R$ 2,35 para R$ 2,40 dos ônibus do Rio afeta quem utiliza o Bilhete Único Estadual? Vai faltar crédito no fim do mês para pagar a passagem?
"Muito pelo contrário. Na verdade quando a gente diz que a tarifa foi reajustada, nós estamos saindo de uma tarifa de R$ 2,35 para uma tarifa de R$ 1,20, porque o passageiro vai poder pegar dois ônibus. Então, a própria empresa em que ele trabalha vai ter vantagem no final do mês".

A empresa em que trabalho não comprou o Bilhete Único Carioca. Posso eu mesmo comprar?
"Pode. O ideal é que a firma utilizasse o Vale-Transporte tradicional, que é o instrumento legal do empregador para o empregado. Essa é uma discussão que ele deve com a sua empresa. Mas caso ele não tenha, ele pode adquirir o Bilhete Único Carioca através do site ou de um dos postos espalhados pela cidade".

O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste, não tem ônibus para o Centro do Rio no valor de R$ 2,40, só de R$ 4,70 e de R$ 7. Como vai funcionar o Bilhete Único nesses ônibus?
"A partir do dia 6 de novembro, a tarifa do Bilhete Único Carioca é R$ 2,40. Então, se o passageiro fizer o cartão Bilhete Único Carioca, se ele tiver o Bilhete Único Intermunicipal, ou se já tiver o Bilhete do Riocard, esse problema ele não vai ter mais. Ele tem que estar cadastrado, fazer o bilhete e vai ter a tarifa, que isso faz parte da regulamentação. Mas o ônibus tem que ser convencional e sem ar-condicionado".

Aposentados que já têm o cartão de gratuidade Riocard precisam efetuar a troca pelo Bilhete Único Carioca?
"Não precisam efetuar troca nenhuma. Todo mundo que têm o cartão da gratuidade está apto a entrar no ônibus e fazer a viagem normalmente como faz todos os dias"

O Bilhete Único Estadual vale como Bilhete Único Municipal?
"Com certeza".

Qualquer pessoa pode adquirir o Bilhete Único Carioca?
"Todas as pessoas podem se cadastrar usando o seu CPF e colocando suas informações. Portanto, têm direito a utilizar esse bilhete".

Como comprar
Para efetuar a compra através da Rede de Recarga, o usuário pode colocar o valor de créditos que desejar, entre R$ 4,80 e R$ 300 e o cartão é gravado na hora com o valor pago em dinheiro. O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca 48 horas após o cadastramento.
O cartão pré-carregado é vendido com o valor de R$ 21 e R$ 55 nas agências do Unibanco-Itaú credenciadas e Lojas RioCard, também após o cadastramento.
O cartão também pode ser adquirido pós-carregado, no mesmo site. Após o cadastramento, a entrega é realizada em cinco dias úteis, após confirmação do pagamento dos créditos nas Lojas RioCard, agências do Unibanco-Itaú credenciadas ou em domicílio - neste caso, será cobrada taxa de entrega. A primeira carga deverá ser no valor mínimo de R$ 4,80, com recargas mínimas no mesmo valor.

Passageiros de ônibus intermunicipais pagam R$ 4,40
O Bilhete Único estadual já existe desde fevereiro e beneficia quem precisa pegar duas conduções para chegar ao local de destino. Quem já possui o cartão paga o valor máximo de R$ 4,40 por duas passagens a serem utilizadas num prazo de duas horas e meia em transporte público intermunicipal.


Fonte: G1.com.br
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Fortaleza: Motoristas de ônibus voltam a fazer protestos

Motoristas voltaram a fazer protestos nesta quinta-feira (09) nos terminais de ônibus de Fortaleza. Eles querem uma definição sobre o aumento dos salários, que deve ser retroativo ao mês de maio.
O processo foi tumultuado depois que um segundo sindicato foi apresentado para representar os empregados.
O novo sindicato é o Sintrofor, que não compareceu na quinta-feira (09) a uma audiência convocada pelo ministério público do trabalho justamente para resolver a questão.
O Sintro apresentou um documento de 2009 para contestar o argumento do Sindiônibus de que só teria tomado conhecimento da existência do Sintrofor esta semana. 
O superintendente regional do trabalho diz que o argumento do Sindiônibus tem base legal mas admite que ficou surpreso.
Durante a reunião, foi elaborado um resumo com os argumentos dos sindicatos e a posição da procuradoria regional do trabalho sobre o impasse.
O duimento será enviado ao Tribunal Regional do Trabalho que julgará o caso. Resta saber se a decisão sairá antes do recesso do judiciário que começa daqui a 10 dias.
Até o julgamento do dissídio coletivo, o Sintro continua fazendo paralisações nos terminais de ônibus.
Na manhã desta quinta-feira (09), invadiram o Terminal do Siqueira e impediram que os ônibus deixassem o terminal. Só no fim da mannhã os ônibus voltaram a circular normalmente.

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