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Carioca gasta em média uma hora e meia dentro do transporte público

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A velocidade com que as mudanças nas grandes metrópoles ocorrem aumenta em ritmo cada vez mais acelerado. Em 2009, a população carioca contava com 6,186 milhões de moradores, 4,9% acima do número de habitantes de 2001, quando a cidade contabilizava 5,897 milhões de habitantes. Enquanto o número de pessoas subiu quase 5%, a quantidade de veículos que circulam pelo município subiu 33%, alcançando 2,252 milhões - um para cada grupo de 2,75 cariocas.

Os dados da Pesquisa de Percepção 2009 do movimento Rio Como Vamos (RCV), feita pelo Ibope, revelam claramente que falta um plano governamental que controle – ou pelo menos crise mecanismos que regulem – o crescimento da cidade.

Um dos dados que possibilita dizer com propriedade que o Rio necessita de planos que coordenem seu crescimento é justamente o aumento populacional versus o avanço da frota, visivelmente desproporcional.

Esse tipo de cenário faz com que os menos privilegiados enfrentem mais um problema: o tempo médio gasto no trajeto casa-trabalho aumentou para 86,4 minutos, quase uma hora e meia. Quase 5% dos entrevistados alegaram passar mais de duas horas dentro de algum transporte público, majoritariamente, os habitantes que vivem na zona norte da cidade, região com maior defasagem de todos os tipos de transporte onde vivem a população mais carente do Rio.

Transporte versus Olimpíada

Para diminuir esse processo, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - a tempo da Olimpíada de 2016 - o projeto do BRT (corredor expresso de ônibus) e a linha quatro do metrô – que não ficou pronta para os Jogos Panamericanos de 2007 – finalmente ligando a zona sul à Barra da Tijuca, na zona oeste.

Até as Olimpíadas, o Rio será cortado por três BRTs, e um quarto, na Avenida Brasil, ligará o Centro à Zona Oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

O trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido.

O sistema BRT transportará 900 mil pessoas ao dia e tornará as viagens mais rápidas. Hoje, da Penha à Barra se gasta 1h36. Pela TransCarioca, serão 47 minutos.

Fonte: R7.com
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Andar de ônibus vai ficar mais caro em Itajaí

Ainda nesta semana, os usuários do transporte coletivo de Itajaí sentirão a diferença no bolso. A prefeitura fixou, por meio de um decreto, o novo valor das passagens de ônibus interurbano no município.
O preço para a compra do vale transporte na hora passará de R$ 2,35 para R$ 2,80. Já na compra antecipada, no sistema do cartão SIM, a passagem custará R$ 2,45. Hoje o valor cobrado é de R$ 2,25. O transporte no Marujinho também foi reajustado. As passagens antecipadas custarão R$ 2,95 e na hora R$ 3,50.
O decreto foi publicado no Jornal do Município no dia 03 deste mês e entra em vigor a partir desta quarta-feira, dia 10. Os valores creditados no cartão SIM antes do dia 10 de novembro não sofrerão o reajuste da tarifa.

Fonte: ClicRBS
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Grande Recife reativa linha que liga São Lourenço ao TIP

Com o início das obras da Arena da Copa, que está sendo construída em São Lourenço da Mata, e o aumento de usuários que moram ou trabalham no entorno da BR-408 e necessitam de transporte público, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativou a linha 410-São Lourenço/TIP (Capibaribe). A partir de hoje (08/11), três veículos já estão realizando 31 viagens, com um intervalo de 30 minutos entre um ônibus e outro. A linha está operando com a tarifa “A” (R$ 1,85).

Desativada desde dezembro de 2006 por falta de demanda, a linha voltou a operar para facilitar o deslocamento dos moradores e trabalhadores das comunidades do entorno da BR-408. A linha realiza o atendimento entre as comunidades localizadas na BR até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), sem passar pelo centro da cidade.

Para saber mais informações sobre o itinerário da linha, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Fonte: CGRT
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Tarifa de ônibus em Natal deve aumentar

O aumento da tarifa de ônibus voltou à pauta de discussão da Prefeitura de Natal e poderá ser definido nos próximos dias. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, pretende levar a questão à prefeita Micarla de Sousa (PV) amanhã, quando ela deverá retornar as atividades após viagem particular. Fernandes teve uma reunião na sexta passada com o prefeito em exercício, Dickson Nasser (PSB), para tratar do aumento, mas disse que a decisão tomada pelos dois foi de esperar a prefeita retornar para decidir sobre valores e encaminhar o documento que autoriza o reajuste para a publicação no Diário Oficial do Município.

Renato Fernandes lembrou que o aumento está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a relação entre as empresas e o município. "Era para o reajuste ter sido autorizado desde o dia 1º de junho, data que foi definida pelas duas partes no TAC, mas até agora ele vem sendo adiado", justificou.

Questionado se vem recebendo pressão das empresas de transporte público para autorizar logo o aumento, Fernandes disse que a pressão tem sido "no sentido do cumprimento do TAC". Ele negou que o valor da passagem esteja já definido em R$ 2,30, conforme informações de bastidor. "O valor não está fechado, será decidido com a prefeita e faremos o que estiver ao nosso alcance para que haja o menor impacto possível sobre o valor atual", relatou.

Fonte: Diário de Natal
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BNDES vai liberar até US$ 20 bilhões para o trem-bala

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai aportar o máximo de R$ 19,977 bilhões no financiamento do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O valor será atualizado pelo IPCA e limitado a 80% de itens financiáveis pelo banco de fomento ou 60,3% do investimento total, o que for menor.
O custo do financiamento para o trem-bala será de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6% ao ano, mais uma taxa de risco de crédito de 1% ao ano para o consórcio vencedor da licitação. O prazo de pagamento será de 30 anos, com seis meses de carência após a data prevista para o início da operação comercial.
A concessão terá prazo de 40 anos e o consórcio vencedor da licitação será responsável pelo projeto, construção, operação e manutenção do trem-bala, com obrigatoriedade de transferir a tecnologia utilizada. O aporte estimado dos acionistas privados é de cerca de R$ 7 bilhões e a taxa de juros total do financiamento poderá ser reduzida, caso a receita operacional bruta nos primeiros dez anos de operação fique abaixo do previsto nos estudos de viabilidade financeira.

Os consórcios interessados na licitação deverão entregar os envelopes até 29 de novembro e a sessão pública do leilão acontecerá em 16 de dezembro. A assinatura do contrato de concessão deverá acontecer em 11 de maio do ano que vem. O valor máximo da tarifa cobrada pelo TAV será de R$ 199 entre Rio e São Paulo, com o teto de R$ 0,49 por quilômetro, para uma viagem com 1h30 de duração.
Segundo nota divulgada pelo BNDES, as projeções de demanda feitas pelo consórcio Halcrow-Sinergia - contratado para realização de estudo sobre o trem-bala - apontam para 32 milhões de passageiros por ano, com receitas anuais superiores a R$ 2 bilhões. O prazo previsto para implantação é de seis anos.

"Segundo os estudos referenciais realizados pelo governo, o custo médio mundial dos projetos de trem de alta velocidade era de US$ 32,7 milhões por quilômetro. O relevo acidentado da região demanda investimentos maiores do que os realizados em áreas de planície, justificando a estimativa mais elevada", diz a nota divulgada pelo BNDES.

Fonte: O Globo
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Em João Pessoa, STTrans amplia faixa exclusiva para transporte coletivo na Capital

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai implantar, a partir da próxima semana, uma área de faixa exclusiva para o transporte coletivo no Centro da Capital, no trecho do Parque Sólon de Lucena até o Viaduto Damásio Franca. A medida visa dar prioridade ao tráfego de ônibus, na região central da cidade, tornando o serviço mais ágil e confortável ao usuário do sistema. Com a mudança, a STTrans busca diminuir os congestionamentos em horários de pico, a partir do disciplinamento e reordenamento do trânsito.

Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, a intenção é disciplinar o tráfego para melhorar o conflito hoje existente entre o anel interno da lagoa e a Avenida General Osório, onde o volume de veículos que circula pelo trajeto é intenso. A sinalização horizontal foi implantada no último fim de semana e os ônibus já passaram a contar com uma faixa exclusiva para eles. No entanto, apenas com a implantação da sinalização vertical, que ocorrerá esta semana, os veículos de passeio terão que se adequar à mudança, deixando de utilizar a faixa exclusiva.

"Os agentes de trânsito passarão este período orientando os motoristas para a mudança que está ocorrendo, para evitar confusões. Por enquanto não podemos fiscalizar a faixa para que ela seja de fato exclusiva dos ônibus porque falta a sinalização vertical, mas o ideal é que os motoristas também já comecem a se adequar à faixa exclusiva", afirmou o chefe da Divisão de Sistema Viário, Sanderson Cesário.

Trecho exclusivo – Para dar mais fluidez às cinco mil viagens, realizadas pelas 92 linhas que circulam diariamente na Capital, a nova área, será ampliada em aproximadamente três quilômetros, na área central, dando continuidade a partir do Parque Sólon de Lucena, no anel interno, seguindo pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá. Após o Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva prosseguirá pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira, até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. As paradas não sofrerão alterações quanto ao local de embarque e desembarque de passageiros.

Sinalização – A sinalização horizontal (marcação, pintura viária e taxões), implantada no pavimento durante o último fim de semana, delimita o trecho de faixa exclusiva dos ônibus e demais veículos nas vias. Falta apenas a sinalização vertical (placas de regulamentação e advertência), que será instalada esta semana.

Nas primeiras semanas da alteração, a Superintendência vai realizar uma avaliação e se houver necessidade poderá efetuar ajustes. Agentes de Trânsito e fiscais de Transporte estarão percorrendo todo o trecho para monitorar, fiscalizar e orientar os condutores.

A STTrans irá comunicar às empresas concessionárias sobre essas mudanças para que os motoristas de ônibus sejam informados e respeitem as faixas exclusivas. "Além de diminuir os transtornos dos congestionamentos, a criação das faixas viabilizará a redução do tempo de viagem dos ônibus, atraindo a população para o uso desse transporte, gerando diminuição da quantidade de veículos nas ruas da cidade", comentou o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo.

Fonte: PB Agora
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Rio de Janeiro: Hoje (segunda-feira) é primeiro dia útil para uso do Bilhete Único

Nesta segunda-feira, o primeiro dia útil de funcionamento dos quatro consórcios que operam as 735 linhas municipais do Rio, será também a prova de fogo para o Bilhete Único Carioca, que entrou em vigor no sábado. Com o cartão, é possível o passageiro pegar dois ônibus sem ar condicionado, pagando apenas R$ 2,40. O benefício pode representar economia de R$ 1.152 ao ano para quem usa transporte coletivo. Ontem, um terço das linhas não colocou o número mínimo de ônibus nas ruas.

O usuário tem que ficar atento ao tempo limite para o uso do cartão. O intervalo entre o primeiro e o segundo embarques tem que ser de até duas horas. Portadores do Bilhete Único Intermunicipal e do RioCard vale-transporte podem usufruir do benefício também. Esses cartões já estão adaptados para o Bilhete Único municipal.

Quem ainda não tem o Bilhete Único Carioca ainda pode pedir o seu. Para isso, basta fazer o requerimento pela Internet, e cadastrar o CPF em www.riobilheteunico.com.br. O cartão pode ser retirado nas agências do Itaú ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7. Nesse caso, é preciso esperar 48h para usá-lo. A maneira mais rápida de garantir o seu é ir a um dos oito postos espalhados na cidade. Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na Central do Brasil, na Avenida Monsenhor Félix 512, Irajá, e na Praça Armando Cruz, em Madureira.

Sem ônibus suficiente em circulação

No segundo dia de fiscalização após a entrada em vigor das novas regras para o sistema de ônibus do Rio, mais problemas. Fiscais da Secretaria Municipal de Transporte constataram que em 45 linhas — quase um terço das 143 fiscalizadas — não havia o número mínimo de ônibus nas ruas.

Nos trajetos 2015 (Castelo-Leblon), 2017 (Rodoviária-Leblon) e 2019 (Central-São Conrado) o problema foi pior: não havia sequer um coletivo circulando. Esse trajetos são de responsabilidade do consórcio Intersul. Os fiscais, no entanto, só o advertiram.

Até agora, porém, a Prefeitura do Rio não colocou sequer um funcionário para fiscalizar o cumprimento do Código Disciplinar de Transporte, que prevê multas para motoristas que liberem a entrada de camelôs, não parem para idosos e falem ao celular, entre outros casos.

Confira o endereço dos oito postos:
       
CENTRO
R. da Ajuda 5,de segunda à sexta, 8h às 17h30. Central do Brasil, de segunda à sexta, 8h às 18h.
       
ZONA SUL
Rua Dona Mariana 48, Botafogo, de segunda à sexta, das 9h às 16h.
       
ZONA OESTE
Terminal Alvorada, Barra da Tijuca, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Shopping Bangu: de segunda à sexta, mesmo horário e sábado, de 9h às 13h. R. Fernanda 155, Santa Cruz. Segunda à sexta, de 8h às 17h.
       
ZONA NORTE
Av. Monsenhor Félix 512, Irajá. Praça Armando Cruz, Madureira. Segunda à sexta, 8h às 18h.

Fonte: O Dia Online
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São Paulo: Jacu-Pêssego pode ter corredor de ônibus com sistema BRT

Entre os planos da futura equipe do governador eleito Geraldo Alckmin está a construção de um corredor exclusivo de ônibus na avenida Jacu-Pêssego, via localizada na zona Leste. A ideia é fazer um corredor que siga o sistema denominado Bus Rapid Transit (BRT).
Em tal modelo, o passageiro paga a passagem antes de embarcar em plataformas elevadas e faz quantas baldeações quiser. É um sistema que ficou famoso em cidades como Curitiba (PR) e na capital da Colômbia, Bogotá.

O projeto do BRT tem por objetivo aproveitar os 13,6 km da Nova Jacu-Pêssego, cuja ampliação foi entregue à população no mês passado. O novo trecho foi construído como via expressa – são três pistas de asfalto novo e sem semáforos. Mesmo assim, não foi descartada a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou mesmo um monotrilho para cortar a região. Segundo integrantes da equipe do futuro governador, as obras na Jacu-Pêssego devem ficar prontas no fim da gestão Alckmin, em meados de 2014, ano da Copa.

Fonte: CadernoSP
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