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Grande Vitória: Corredor exclusivo de ônibus, da Serra a Vitória, já em 2012

domingo, 7 de novembro de 2010

A partir de 2012, quem anda de ônibus pela Grande Vitória vai ganhar uma faixa exclusiva, sem trânsito e sem perder tempo nos engarrafamentos. Pelo menos, essa é uma das promessas feitas pelo Estado com a implantação dos corredores exclusivos, chamados de BRT (Bus Rapid Transit).

O primeiro trajeto a ser implantado vai ligar as avenidas de grande circulação de Vitória e da Serra, além de integrar parte do sistema municipal de transporte da Capital com o da Região Metropolitana, o Transcol.

A previsão é que as obras na Avenida Talma Rodrigues, na Serra - que liga os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe - fiquem prontas no ano que vem. "Será nossa ?maquete viva?, servindo como um modelo real de funcionamento do BRT", frisa a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.

E, segundo ela, outras vias já estariam adaptadas: ruas onde as obras seriam rápidas e sem grande interferência no trânsito. "A ideia é que, em 2012, já teremos as avenidas Fernando Ferrari e a Reta da Penha, em Vitória, além da BR 101 e da Reta do Aeroporto, na Serra, incluídas nesse percurso de corredor exclusivo", cita a subsecretária.

As negociações entre Estado e municípios estão no começo. Não se sabe, por exemplo, o custo de implantação, nem o prazo das obras. Mas todas as vias terão que aumentar o canteiro central em locais que sejam classificados como pontos de embarque e desembarque, já que, no BRT, os veículos vão trafegar pela pista mais à esquerda, e os passageiros vão entrar e sair pelo centro da via.

"Serão beneficiados veículos que trafegam entre a Serra e Vila Velha e que tenham que passar pela Terceira Ponte. Provavelmente, ônibus de Vitória que passam por essas vias poderão ter os trajetos alterados ou interligados ao BRT, para que um sistema não prejudique o outro", explica Becacici.

Outro trecho que deve ser beneficiado em 2012 com corredor exclusivo é a Avenida Carlos Linbenberg, em Vila Velha, que já está em obras.

Esse é o total de ônibus que circulam hoje pela cidade de Vitória; e todos pertencem ao sistema municipal de transporte. Ao todo,
são 57 linhas.

Pesquisa para definir novas linhas em Vitória
A partir da próxima segunda-feira será realizada uma pesquisa nos ônibus que passam por Vitória para saber, dos passageiros, qual o percurso feito por eles durante o dia: de onde saem e para onde vão. A intenção é descobrir se será necessário criar uma nova rede, ou seja, mudar o trajeto das atuais linhas para adequar o sistema ao BRT.

"O principal, mais que saber onde ficarão os corredores exclusivos, é saber por onde os passageiros se deslocam. É esse estudo que define como os ônibus vão circular, quais pontos serão mais demandados, se precisaremos de novas linhas ou de um número menor, até o preço da tarifa", cita a diretora-presidente da GVBus (sindicato das empresas do Transcol), Simone Chieppe.

A pesquisa, feita durante este mês, nas ruas, por 80 profissionais, vai resultar em um estudo que só será divulgado em março do ano que vem. Mas a previsão é mapear a realidade do sistema de hoje e de como ele deve ficar em 2012 e em 2020.

"Vamos saber velocidade média, tempo de viagem e outros detalhes que vão ser fundamentais na hora de descobrirmos como tudo vai funcionar. Por enquan to, nossa intenção é integrar os ônibus de Vitória ao serviço do Transcol, mas cada um com suas responsabilidades", explica Denise Cadete, diretora-geral da Ceturb-GV.

A Secretaria de Transporte e Infraestrutura (Setran) de Vitória também faz parte do projeto. "O estudo vai apontar o futuro do trânsito na cidade", disse Leo Carlos Cruz, secretário interino de transporte.

Vila Velha quer integrar nova rede de transportes

Vila Velha quer fazer parte da nova rede de transporte coletivo da Grande Vitória, pensada em integrar os serviços municipais ao metropolitano. O primeiro passo da cidade será a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica (cartão em vez de vale transporte), a partir de 2011, nos 118 veículos da frota, responsável em atender as 56 linhas municipais. "Nossas viagens são circulares, passando por vários bairros, em grandes percursos. Isso diminui a necessidade de mais linhas", comenta o secretário de Transportes, Bruno Lorenzutti. A bilhetagem seria do mesmo padrão já usado no Transcol. Segundo ele, a prefeitura não tem intenção de perder linhas. "Queremos um estudo que apontem quais viagens serão de responsabilidade do que, hoje, é o Transcol, e quais seriam da cidade", frisa o secretário.

O que o estudo vai trazer


Bairros.O sistema unificado terá linhas troncais (que ligam cidades e terminais), alimentadoras (dos bairros aos terminais) e interbairros. Esse último modelo aproveitando as linhas já existentes do sistema municipal de Vitória e, com chance de criar mais eixos

Mudanças.
A pesquisa vai identificar a sobreposição de linhas (as que fazem a mesma viagem, ou são parecidas). Isso pode acarretar na redução no número de opções de ônibus; ou exigir novos trajetos, pouco ou nem explorados

Integração.Hoje, os trajetos longos em Vitória são feitos com apenas um ônibus. No BRT, talvez seja necessário que o passageiro pegue mais que um - terá que descer em um ponto e seguir viagem em outro veículo. Mas não será necessário pagar outra passagem

Promoção.Mais para o futuro, serão estudadas formas de aproveitar a bilhetagem eletrônica única entre os sistemas Transcol e municipal para fazer preços promocionais das passagens: poderão ser mais baratas fora do horário de pico, por exemplo, ou calculadas de acordo com o trajeto feito pelo passageiro (se ele descer antes do ponto de integração, sem trocar de ônibus, paga menos; o mesmo se a ligação for curta, entre bairros)

Mapeado.Ainda haverá a oportunidade de saber qual o melhor percurso a ser feito. Como haverá a opção de ir de ônibus interbairros, alimentador ou troncal, o passageiro poderá checar, no site do sistema de transporte, qual o melhor trajeto a seguir: em distância, velocidade e trânsito

Vias exclusivas.Os ônibus troncais, do Transcol, devem permanecer nas linhas principais da cidade. Já os municipais poderão ser realocados apenas para as vias de bairros, com alguns podendo passar pelas avenidas mais movimentadas.

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São José dos Campos é mais uma cidade a proibir o abuso dos celulares rádios nos ônibus

Bem que a lei poderia ser soteropolitana, mas quem propôs foi um vereador de São José dos Campos, em São Paulo. A Câmara Municipal de lá aprovou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (4), um projeto de lei que proíbe música dentro dos coletivos da cidade. O projeto é de autoria do vereador Cristiano Ferreira, e proíbe ouvir música dentro do ônibus no modo alto-falante. Será permitido apenas o uso de aparelhos de som com o uso de fone de ouvido. O projeto será enviado para avaliação do prefeito, que pode sancionar ou não a lei em um prazo de 15 dias. O objetivo da proposta, segundo o autor, é incentivar a leitura dos estudantes nos coletivos. “Serão colocados cartazes nos ônibus, orientando a população, e um disque-denúncia para que os agentes de trânsito possam fazer sua fiscalização. Existe uma pena prevista na lei, que será regulamentada pela Secretaria de Transportes”, diz o vereador.

As Informações são do G1
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No Rio, Bilhete Único municipal tem primeiro dia de funcionamento

sábado, 6 de novembro de 2010

Neste sábado (6), primeiro dia de funcionamento do Bilhete Único Carioca (BUC), o prefeito Eduardo Paes foi de ônibus a uma reunião com o secretariado para estrear o sistema de integração que permite ao usuário pegar dois ônibus num intervalo de duas horas pelo valor de R$ 2,40.
Ele embarcou no Alto da Boa Vista, na Zona Norte da cidade, e seguiu até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, onde fez a baldeação para o Riocentro, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste, local da reunião.
Acompanhado pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o prefeito virou passageiro propaganda, e percebeu que muita gente ainda tem dúvidas em relação ao uso do Bilhete Único Carioca.
"É um processo. A gente não vai fazer milagre, mas hoje o sistema de transporte do Rio já é diferente", disse o prefeito Eduardo Paes.
"Você não tem mais a relação de papel de padaria, você tem um contrato, tem concessionário, tem poder concedente, tem regra, tem direito, tem dever, tem regra para reajuste, ou seja, é tudo muito transparente, muito claro, ao contrário do que foi a vida inteira no Rio de Janeiro", completou Paes.
Quem utiliza dois ônibus municipais, antes pagava R$ 2,35 em cada passagem, gastando um total de R$ 4,70. Com o Bilhete Único Municipal, o passageiro poderá pegar os mesmos dois ônibus e gastar apenas R$ 2,40, num período de duas horas.
Mas, enquanto quem usa muitos ônibus comemora a chegada do Bilhete Único Carioca, os que utilizam apenas um transporte de ida e outro de volta reclamam do aumento da tarifa de R$ 2,35 para R$ 2,40.
O sistema passaria a valer a partir do dia 30 de outubro, no mesmo fim de semana do segundo turno das eleições presidenciais. Por isso, o prefeito Eduardo Paes adiou a data.

Saiba como se cadastrar
O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca, após seu cadastramento no site do RioCard, vinculando o CPF ao número do cartão. Lá, também é possível conferir a lista dos postos de cadastramento.
Quem já possui o Bilhete Único Intermunicipal e o Vale Transporte RioCard não precisa se cadastrar.

Como comprar
Para efetuar a compra através da Rede de Recarga, o usuário pode colocar o valor de créditos que desejar, entre R$ 4,80 e R$ 300 e o cartão é gravado na hora com o valor pago em dinheiro. O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca 48 horas após o cadastramento.
O cartão pré-carregado é vendido com o valor de R$ 21 e R$ 55 nas agências do Unibanco-Itaú credenciadas e Lojas RioCard, também após o cadastramento.
O cartão também pode ser adquirido pós-carregado, no mesmo site. Após o cadastramento, a entrega é realizada em cinco dias úteis, após confirmação do pagamento dos créditos nas Lojas RioCard, agências do Unibanco-Itaú credenciadas ou em domicílio - neste caso, será cobrada taxa de entrega. A primeira carga deverá ser no valor mínimo de R$ 4,80, com recargas mínimas no mesmo valor.

Passageiros de ônibus intermunicipais pagam R$ 4,40
O Bilhete Único estadual já existe desde fevereiro e beneficia quem precisa pegar duas conduções para chegar ao local de destino. Quem já possui o cartão paga o valor máximo de R$ 4,40 por duas passagens a serem utilizadas num prazo de duas horas e meia em transporte público intermunicipal.

Fonte: G1.com.br
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São Paulo aumenta frota de ônibus no domingo para realização do Enem

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ocorre em todo o Brasil neste domingo, 7, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, em São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), preparou uma operação especial no transporte público da cidade para atender a demanda de estudantes que farão a prova.


A SPTrans aumentará em 20% a frota de ônibus municipais neste domingo, deixando a circulação semelhante à dos sábados, com 70% do total de veículos em operação. Normalmente, nos domingos apenas 50% da frota circula pela cidade.
Além do Enem, a capital também será palco do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, para o qual a SPTrans também armou esquema especial, tanto no sábado quanto no domingo. De acordo com a pasta, ao todo, serão 1.400 agentes para operar e monitorar o trânsito, além de orientar os motoristas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também recomenda aos que prestarão o exame para ficar atento às alterações de tráfego e de itinerário de ônibus nas proximidades do Autódromo de Interlagos. Confira as mudanças aqui.

Fonte: Estadão
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São José dos Campos: Linhas de ônibus têm reforço no fim de semana para provas do Enem

Para facilitar o transporte dos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no neste fim de semana (dias 6 e 7), a Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar diversas linhas de ônibus da cidade.

Na região sul, vão receber carros extras as seguintes linhas: 302 (Putim), 307 (Morumbi), 308 (Bosque), 310 (Residencial União), 316 (Torrão de Ouro), 322 (Capuava), 323 (Campo dos Alemães).

As linhas da região leste que terão mais ônibus serão a 204 (Novo Horizonte), 206 (Santa Inês), 215 (Tesouro-Aquarius), 231 (Tesouro-Vila Dirce), 232 (Novo Horizonte direto), 244 (Jardim São José).

A linha 129 (Santana), na região norte, será reforçada com um veículo. No total, serão 22 ônibus extras em toda a cidade.

A operação será supervisionada pela Prefeitura, que poderá fazer alterações na programação, conforme a demanda.
 
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Curitiba: Urbs tem operação especial para atender candidatos do ENEM

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A vai fazer uma operação especial de trânsito e transporte neste fim de semana para atender os cerca de 100 mil candidatos previstos para as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 20 locais.
Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) estarão em vias de acesso e nas proximidades dos locais de prova, e semáforos de ruas e avenidas do entorno terão o tempo reprogramado de acordo com a previsão de fluxo de veículos.
No caso do transporte coletivo haverá reforço em linhas que têm os locais de prova no trajeto. A orientação para quem vai fazer a prova do ENEM, de carro particular ou de ônibus, é para que saia de casa mais cedo, com tranquilidade, evitando transtornos. Motoristas devem observar e obedecer a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito o que inclui locais de proibição de parada e de permissão para embarque e desembarque. 
Confira as linhas de ônibus especiais deste fim de semana

Fonte: URBS
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Transalvador fará operação especial para ENEM 2010

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador – Transalvador fará operação especial para trânsito e transporte, em função da realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2010, a ser realizado neste final de semana, nos dias 06 e 07de novembro, a partir das 13h.

TRÂNSITO – No setor de trânsito, entre motos e carros, estarão à disposição da operação no sábado (dia 6), 50 veículos, com apoio de 96 agentes. No domingo (dia 07), serão 52 veículos, com 96 agentes de trânsito, divididos entre sete áreas de atuação.
1 -) Centro – Barra – Graça – Av. Centenário – Vale do Canela – Av. Centenário – Barris – Ondina – Rio Vermelho – Nordeste.
2 -) Comércio  Garibaldi -  Vasco da Gama – Ogunjá – Dique  – Bonocô -  Brotas – Luis Anselmo -  Sete Portas – Túnel A. Simas.
3 -) Amaralina (Largo das Baianas) – Itaigara – Pituba – Costa Azul – Armação – Pituaçu – Sereia – Dorival Caymin.
4 -) Juracy Magalhães – ACM – Iguatemi – Paralela – Rótula Aeroporto.
5 -) Baixa de Quintas – Barbalho – Lapinha – Liberdade – Pirajá – Calçada – Roma – Ribeira -   todos os bairros à esquerda da BR-324.
6 -) Barros Reis – Rótula Abacaxi – Cabula – Tancredo Neves – Sussuarana – Sete de Abril -Castelo Branco – Águas Claras – Valéria- todos os bairros à direita da BR-324
7 -) Suburbana – São Thomé de Paripe – Tubarão.

TRANSPORTE – As linhas abaixo deverão operar com frota máxima de dias úteis das 10h às 17h. Todos os veículos adaptados com elevadores entrarão em operação em suas linhas a partir das 10h até as 18h.

Fonte: Bahia Press
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Governo do Dist. Federal apresenta 32 projetos para mobilidade urbana ao Ministério das Cidades

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta sexta-feira (5/11), 32 projetos que devem propiciar o aumento da mobilidade urbana, da acessibilidade e do transporte coletivo ao Ministério das Cidades. As propostam somam R$ 4 bilhões, dos quais 95% deverão ser financiados. O governo local entra com os 5% restantes, a título de contrapartida.

De acordo com a subsecretaria de Captação de Recursos da Secretaria de Fazenda do DF, em paralelo à apresentação das 32 cartas-consulta, o GDF está solicitando a renegociação do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), de formas a garantir que o governo possa captar os recursos disponíveis no programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

Entre as propostas apresentadas estão a complementação de recursos para o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que, por meio de ônibus articulados em faixas exclusivas, vai integrar a linha do metrô às cidades do Gama e Santa Maria; a expansão da Linha 1 do Metrô até o final da Asa Norte; o túnel sob o centro de Taguatinga, que vai ligar a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) a avenida Elmo Serejo e a revitalização de corredores de transporte coletivo, tais como as avenidas Hélio Prates, Comercial e Sandu, em Taguatinga.
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