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BRT prevê espera de um minuto nas estações em Manaus

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A espera dos usuários do transporte coletivo de Manaus nos pontos de ônibus será reduzida para um minuto após a implantação do Sistema de Transporte Público Bus Rapid Transit (BTR). A estimativa foi anunciada na manhã de hoje (01) pela empresa VTech Engenharia, contratada para fazer os estudos preliminares da implantação do sistema.

A obra está orçada em R$ 230 milhões e deve ser concluída em 24 meses a partir do início dos trabalhos. A audiência pública foi realizada pela Prefeitura de Manaus para discutir o projeto do sistema e apresentar os eixos de circulação do transporte na cidade.

De acordo com o diretor da VTech, Airton Mergulhão, a redução no tempo de espera dos usuários para 1 a 3 minutos é possível com base na estimativa de 80 veículos em circulação nas ruas. Caso o sistema opere com esse número, Mergulhão prevê o fim das longas filas nos pontos de ônibus. “O BRT é mais interessante que o monotrilho para a cidade de Manaus”, disse.

Valor da Tarifa
Segundo ele, o valor da tarifa do BRT ficará entre R$ 2,20 e R$ 2,25. A tarifa também foi confirmada pela Prefeitura de Manaus que pretende tornar o BRT a solução definitiva para o transporte coletivo da cidade. Para o arquiteto urbanístico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Claudemir Andrade, o valor será mantido e não deve onerar o sistema.

Funcionamento

Os veículos que atuarão no sistema são do tipo articulado e bi-articulado. Segundo Mergulhão, os ônibus podem ser movidos a gás e eletricidade. O trajeto do BRT terá 19 quilômetros de extensão e o total de 20 estações e três terminais. A distância entre cada terminal de integração será de 800 metros.

O traçado inicial do anel viário interligará as zonas Norte, Leste Sul e parte da zona Centro Oeste e Centro da cidade. Entre os pontos de integração destacam-se a estação Grande São José Operário, estação Acariquara e Clube do Trabalhador, estação Grande Circular/ São José Operário, além do terminal da Manaus Moderna.

O sistema  vai funcionar 19 horas por dia e terá velocidade média de 25 quilômetros por hora. Cada veículo terá capacidade máxima de 270 passageiros. O sistema terá corredores exclusivos para melhorar a rapidez do trajeto dos ônibus.

Fonte: Portalamazônia
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Projeto prevê proibição de música alta nos ônibus de João Pessoa

Tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto de lei do vereador Welando Guedes (PPS) que dispõe sobre o uso de aparelhos sonoros no transporte coletivo da Capital.

De acordo com o projeto, ficará proibido aos usuários dos transportes coletivos da cidade ouvir músicas e similares através de aparelhos sonoros no “modo autofalante”. Os usuários só poderão utilizar fones de ouvidos, cabendo à Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) sinalizar adequadamente o interior dos ônibus.

“Tem se tornado frequente por parte de alguns usuários de transportes coletivos de João Pessoa ouvir música através de aparelhos sonoros, principalmente celulares no “modo auto falante”. Esse comportamento tem incomodado e atrapalhado as outras pessoas presentes no mesmo espaço, violando a individualidade. Com esse projeto, objetivamos provocar o respeito e a consciência entre os munícipes e a garantia de um ambiente sem poluição nos transportes urbanos da nossa Capital”, justificou o vereador.
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Maringá terá nova linha de ônibus a partir de novembro

A partir do dia 1º de novembro, Maringá passa a contar com uma nova linha de transporte coletivo com destino ao Shopping Catuaí.
De acordo com a Secretaria de Transportes, a linha 462, denominada Catuaí, fará a ligação entre o terminal e o shopping diariamente das 7h30 às 21 horas, com paradas a cada 25 minutos.
A proposta de uma linha de ônibus específica para o local partiu dos dirigentes do shopping que fizeram uma pesquisa de demanda com funcionários e consumidores. A solicitação foi acatada pela Transporte Coletivo Cidade Canção, que poderá ajustar os horários conforme a necessidade.
A nova linha fará os seguintes trajetos:
Sentido Terminal: Catuaí: Terminal; Av. Tamandaré; Rua Fernão Dias, Av. Cidade de Leiria, praça José Bonifácio, Av. Brasil, Praça 7 de Setembro, Av. Brasil, Av. Paranavaí, Rua Verde, Av. Harry Prochet, Rua externa Shopping Catuaí, Shopping Catuaí.
No sentido Catuaí: Terminal: Shopping Catuaí; Rua externa Shopping Catuaí; Av. Colombo; Av. Paraná; Av. Prudente de Moraes, Av. Tamandaré; Terminal.

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Aumento da tarifa do transporte coletivo em Rio Branco será em Novembro

Durante uma manifestação de centrais sindicais em frente ao Terminal Urbano, em Rio Branco, na manhã de ontem (19), o sindicalista Marcelo Jucá, representante da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras o Brasil (CTB), revelou que há uma previsão de reajuste na tarifa de ônibus cobrada em Rio Branco.

O sindicalista não soube informar para quanto pode ser reajustada a tarifa que atualmente está no valor de R$ 1,90.

A informação sobre o possível reajuste foi repassada por Marcelo Jucá quando ele e outros líderes sindicais participavam de um ato em defesa da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Acre (Sinttpac), que foi demitida após uma greve que aconteceu entre maio e junho deste ano.

“Nós queremos uma solução para esse problema. Se for o caso, a prefeitura deverá abrir nova licitação para que venha uma empresa que respeite o usuário e o trabalhador. Nós não aceitamos essa justificativa da reposição salarial atrelada ao aumento da passagem”, afirmou o sindicalista.

No momento da manifestação, 30 sindicalistas deram as mãos e bloquearam as quatro plataformas do Terminal Urbano por aproximadamente 20 minutos. Os líderes sindicais fizeram discursos afirmando que a frota de ônibus existente é composta por veículos em péssimo estado e que os novos ônibus assemelham-se a micro-ônibus.

“Os empresários não se preocupam com os usuários que pagam para ter um serviço de qualidade. Eles trocaram os ônibus velhos por outros ônibus que são bem menores e que fazem com que o usuário ande como se fossem sardinhas, imprensados”, disse um dos representantes da CTB que estava no local.

Fonte: A Gazeta
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Vereadores exigem cobradores nos ônibus do transporte coletivo de Chapecó

O vereador Itamar Agnholetto disse na Câmara ontem (20) que as empresas do transporte coletivo de Chapecó devem ser cobradas nos itens que devem observar pela concessão do transporte público. Ontem a Vereadora Luciane Carminatti solicitou informações sobre obrigações das concessionários para prestar esse serviço, há poucos dias renovados por mais 20 anos. Problema dos cobradores foi novamente levantado.
Alegação para a falta de cobradores é não cumprimento de algumas exigências, como por exemplo, o ensino, o que tem dificultado conseguir esse tipo de trabalhador. Informação recebida por vereadores é que as empresas não estariam cumprindo com a presença de dois trabalhadores dentro dos ônibus. Luiz Antônio Agne disse que a legislação vem sendo cumprida porque não tem notado a falta dos cobradores.
Itamar Agnholetto disse que os vereadores tem obrigação de ser parceiro do Prefeito José Caramori que tem cobrado o que exige o contrato de concessão. Segundo ele as empresas estão abusando dos motoristas que são obrigados a trabalhar por dois, o que tem originado atrasos de cinco a 15 minutos em algumas linhas. Além disso o consumo a mais de Diesel é pago pelos motoristas, descontado do adicional que recebem pelo trabalho extra que fazem. Sérgio Badalotti destacou que o município tem cobrado bastante das empresas, pensamento compartilhado pelo líder de governo Ivaldo Pizzinatto.

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Primeiro trecho do metrô de Salvador fica pronto este mês

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Até o final do mês já estará pronta a eletrificação da segunda linha do Metrô de Salvador, já que a primeira das duas existentes já foi concluída que é o trecho do lado direito, no sentido Lapa – Acesso Norte. A informação foi prestada pelo secretário municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) Euvaldo Jorge, que evita marcar datas para a inauguração. As linhas poderão ser usadas nos dois sentidos, quando o metrô estiver funcionando.
De acordo ainda com o secretário, com as linhas energizadas, os testes dos trens podem começar. A previsão é de que estes testes durem  no mínimo seis meses e meio, ou seja, andar de metrô mesmo só a partir de abril de 2011. “Estamos fazendo um esforço tremendo para o metrô funcionar o mais rápido possível. O prefeito quer inaugurar o metrô e entregar à população”, garante Jorge.
Os quatro trens do metrô serão movidos a energia elétrica,  produzida por uma subestação instalada na Avenida Bonocô. Cada um possui seis vagões e só podem ser testados corretamente sob a tensão de três mil volts em corrente direta. Primeiro serão conferidos sistemas como a abertura das portas, iluminação e ar-condicionado, por exemplo.
Só depois os trens serão testados em movimento, primeiro sem passageiros (a direção é controlada por computador) e depois em testes com pessoas. Nos testes sem passageiros são colocados pesos artificiais para simular a lotação do trem.
O secretário da Setin  explicou que  antes de ser iniciado os testes, cada um dos 24 vagões passará por uma “reabilitação”, para detectar se o tempo em que ficaram parados, durante um ano e nove meses num armazém no CIA, causou algum dano aos equipamentos. A inspeção prévia ao início dos testes foi uma exigência das empresas fabricante e fornecedora dos trens, a coreana Rotem e a japonesa Mitsui.
Custos operacionais avaliados
Em relação aos custos operacionais do metrô, o presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Herbert Mota, afirma que os estudos  ainda não estão concluídos e tem sido alvo de constantes reavalições; tendo em vista o grande número de variáveis ainda a serem consolidadas e discutidas com os diversos integrantes do processo operacional(Setin, CTS, Cptm, Vicoufer dentre outros) e que estes dados estarão mais evidenciados a partir de jan/fev de 2011.
Questionado sobre como deveria ser o valor da tarifa para cobrir totalmente os custos de operação, Mota adiantou que nos sistemas de transporte em qualquer lugar do mundo a tarifa não é vista apenas como o resultado de uma simples conta aritmética, também não é um mero cálculo econômico da relação custo/nº de passageiro, como alguém menos informado possa imaginar, a tarifa é fruto de estudos complexos; em que são levados em conta diversos fatores e principalmente precisa ser observada do ponto de vista social, levando-se sempre em conta o interesse da população.
Para o presidente da CTS, o gestor deverá, sempre com o foco maior no interesse público; observar o conjunto dos modais de transporte de uma cidade, e de forma equilibrada e eficiente; visando à mobilidade, o conforto e a melhor economicidade;  utilizar-se dos recursos técnicos disponíveis para construir uma modelagem  matemática que permita a integração intermodal, garantindo ao usuário um valor de bilhete justo compatível com o viés de integração.
Com o metrô não deverá acontecer algo muito diferente disso ou seja o preço do bilhete deverá ficar próximo ao do BRT e ônibus; modais estes que deverão ser integrados.
Mota adianta ainda estudos preliminares relacionados com a quantidade estimada de  passageiros transportados por dia pelo metrô indicam que  poderá transportar com folga e conforto todos os passageiros definidos para o carregamento originalmente previsto; num primeiro momento apenas com a integração com ônibus no Acesso Norte e posteriormente todo o carregamento dos BRT‘s com integração no Acesso Norte e Retiro.
“Em números redondos, considerando um padrão de conforto metade do máximo permitido pelas normas internacionais para sistemas metropolitanos de transporte sobre trilhos; a oferta de lugares previstos para o primeiro momento será de 10.000/15.000 passageiros/hora/pico; considerando uma jornada de 10 horas diárias teríamos uma oferta de lugares de algo como 100.000/150.000 passageiros/dia; o tempo de viagem previsto para o trecho Acesso Norte/Lapa é de 12 minutos e o intervalo entre trens está previsto em 6 minutos; considerando a utilização de quatro composições com quatro vagões cada.
O sistema poderá ampliar a oferta se necessário, no entanto o que os estudos indicam é que só será necessário à medida que forem sendo implantadas as estações do Tramo 2 (Retiro, Jauá, Pirajá) o que irá permitindo novos carregamentos integrados com o sistema de ônibus e BRT”, explicou
Ele informou ainda que o estudo sobre o replanilhamento dos preços do metrô está em andamento com sua conclusão prevista conforme Plano de Trabalho para março de 2011.

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