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Tarifa de ônibus Municipal de Votorantim sobe a partir de 3ª feira

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A tarifa municipal praticada pelo transporte coletivo de Votorantim passará a custar R$ 2,10 a partir da próxima terça-feira (26). O valor foi sugerido após estudo realizado pela Comissão Especial para analisar realinhamento do valor do transporte coletivo urbano. Foram tomadas por base a planilha de custeios, que apontaram defasagem no valor cobrado, o que deve garantir o transporte de qualidade. Diante disso foi atendido a reivindicação da empresa permissionária, a Auto Ônibus São João que destacava ainda a questão do índice inflacionário.
Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, devido ao reajuste salarial na data base da categoria, bem como dos insumos apresentados pela empresa, chegou-se ao realinhamento do valor nominal da tarifa do vale transporte e bilhete unitário urbano para R$ 2,50.
Já em relação ao subsídio oferecido pela Prefeitura de Votorantim, foi sugerido que o valor para os usuários do cartão integração, seja de R$ 2,10, sendo assim o governo municipal vai arcar com R$ 0,40 da tarifa real a ser cobrada.
Mensalmente a empresa transporta no município 360 mil passageiros, destes aproximadamente 127 mil são subsidiados pela Prefeitura. Para tanto aqueles que ainda não possuem o cartão integração, basta comparecer ao guichê da empresa, que fica no Terminal Municipal.
De acordo com a legislação municipal, o subsídio não se aplica à tarifa especial para estudantes que já possuem desconto de 50% na tarifa cheia e nem ao passe social, e é concedido somente ao usuário que se utiliza do cartão eletrônico comum, o “cartão inteligente” e não é extensivo ao bilhete unitário.

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Fortaleza: Mudanças nas linhas de ônibus

Nesta quinta-feira (21), as linhas de ônibus que passam pela Av. 13 de maio, no bairro de Fátima, vão mudar de itinerário. Isso por causa de obras do Transfor.
Ao todo são 11  linhas que trafegam entre as ruas Monsenhor Liberato e Martinho Rodrigues. Na linha (088) Antônio Bezerra / Albert Sabin, os ônibus seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e dobram na Av. Dep. Oswaldo Studart.

As linhas:
(011) Circular I
(029) Parangaba / Náutico
(030) Siqueira / Papicu / Via 13 de maio
(033) Circular I (corujão)
(075) Campus do Pici / Unifor
(605) José Walter / BR -116 / Av. I
(606) José Walter / Br 116/ Av. N
(625) Parque Manibura / Borges de Melo
(55) Conj. Alvorada / North Shopping
Nessas linhas acima citados, os ônibus agora seguem seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e retomam a Av. 13 de maio.
Ja na linha (602) Parque Pio  XII / Ana Gonçalves, os novo itinerário segue pela Rua Dep. Oswaldo Studart, Rua Martinho Rodrigues e Av. 13 de maio.

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Ônibus elétricos começam a circular pelas ruas de SP, Curitiba e Rio

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Uma novidade nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Ônibus elétricos começam a circular pelas capitais paulista, fluminense e paranaense. Os veículos com a nova tecnologia, bem menos barulhenta, já são usados na Inglaterra, na Suíça e no Canadá. Os motores elétricos lançam menos gases tóxicos no ambiente.
Em Curitiba, o modelo está sendo testado em uma das linhas mais longas e movimentadas da cidade. Depois, o ônibus será testado em São Paulo e no Rio de Janeiro. O coletivo funciona com dois motores: um a diesel, que é utilizado sempre que o veículo estiver em movimento, e outro motor, elétrico, que funciona nas freadas e arrancadas. O passageiro percebe a diferença entre um motor e outro. Quando acionado, o elétrico parece até que o veículo está desligado.
Segundo o fabricante, como o motor a diesel só é acionado quando o veículo ultrapassar dos 20km/h, a economia pode chegar a 35%. Uma pesquisa mostra que a maior parte dos ônibus convencionais passam a maior parte do tempo parados no trânsito, lançando gases poluentes. Por isso, o uso do motor elétrico nas freadas não é por acaso, já que a emissão de gases poluentes é cerca de 90% menor, porque o motor elétrico não solta fumaça.


Fonte: O Globo
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São Paulo testa ônibus que polui até 90% menos do que veículo com motor a diesel comum

Foi apresentado nesta terça-feira um protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro nas ruas de São Paulo. O sistema pode diminuir as emissões de poluentes de 80% a 90% em relação a motores a diesel comuns e reduz o consumo de combustível em até 35%.
O ônibus tem dois motores, um elétrico e um a diesel. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Ele também gera energia durante as freagens. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.
Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado e não há emissões de poluentes. Estudos da Volvo --fabricante do protótipo-- dizem que o tempo que o veículo fica parado pode chegar a metade do tempo total de operação do ônibus.
O novo ônibus ficará em testes em São Paulo por 15 dias a partir de domingo (24), na linha Cidade Universitária-Aclimação. Neste período, seu desempenho será comparado com o de quatro ônibus comuns que fazem o mesmo trajeto. Depois o ônibus segue para Rio de Janeiro e volta para São Paulo para um teste mais longo em março de 2011. Só então a prefeitura decide se vai comprar os veículos.
No evento de apresentação do ônibus, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou convênio com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para o projeto Transporte Sustentável e Qualidade de Ar, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos meios de transportes.

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São Paulo: Metrô assina contrato de prolongamento da linha Lilás

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) assinou nesta manhã os contratos de construção do prolongamento da Linha 5-Lilás, que vai do Capão Redondo até o Largo 13, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Adolfo Pinheiro, no trecho entre o Largo 13 de Maio e a Rua Conde de Itu, a partir das 7 horas de domingo. A interdição deve durar 60 dias.
A CET informou que os veículos que seguem pela avenida, no sentido centro, serão desviados para a pista no sentido bairro. Já para os motoristas que seguem no sentido bairro, a opção é a Rua Doutor Antonio Bento e a Avenida Mário Lopes Leão.

Segundo o Metrô, os novos contratos vão possibilitar as construções de novas estações e estender a Linha da Estação Adolfo Pinheiro, já em construção, para a Chácara Klabin. Neste percurso, a linha terá duas integrações, com outras duas estações do metrô, a Santa Cruz, da Linha Azul, e Chácara Klabin, da Linha Verde. Os obras devem estar prontas em 2014, segundo o Metrô.

Fonte: Estadão
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Greve dos funcionários do metrô de Brasília prejudica 500 mil passageiros

A greve do metrô de Brasília prejudicou pelo menos 500 mil passageiros nesta terça-feira. Essa é a segunda vez no ano que os funcionários do metrô entram em greve. No começo do dia, seis trens circularam; às 8h, mais dois entraram em operação. Apenas 30% dos condutores de trens trabalham nesta quarta. Os metroviários querem aumento do efetivo, redução da carga horária dos pilotos de 40 para 30 horas semanais e um plano de carreira. O coordenador do comando de greve, Anderson Oliveira, disse que após três rodadas de negociação nesta quarta, não houve acordo.
Em Samambaia, a espera por um trem chegou a uma hora. Passageiros reclamam do empurra-empurra e da demora. Na estação da Praça do Relógio,em Taguatinga, os seguranças avisavam os passageiros sobre a greve dos metroviários. Na bilheteria, cartazes informavam que o tempo de espera chegava a 40 minutos. Normalmente, no início da manhã, o intervalo entre os trens é de dez minutos. Em Samambaia, o cartaz avisava que a espera era ainda maior, chegando a uma hora ou mais.
Além da espera maior, os trens passavam lotados.
- Aqui não está cabendo mais ninguém. O povo veio se machucando porque eles não respeitam, empurram mesmo. Eu machuquei minha mão tentando entrar - conta uma passageira.
De repente, um homem tenta impedir o fechamento das portas do trem para ver se mais alguém consegue entrar. Com elas abertas, o trem não pode partir.
Preocupadas com o atraso, as pessoas reclamam.
- É o caos. Nós temos as vias principais da cidade em obras e o principal meio de transporte em massa em greve. Fica difícil chegar no trabalho - diz um homem.
Na Ceilândia, muita gente optou pelo ônibus, o que deixou as paradas cheias. O DFTrans colocou 240 carros extras para circular em Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Samambaia e Guará.
A direção do metrô prometeu que até o dia 25, todos os aprovados em concurso com nome em cadastro de reserva para os cargos de agente de estação e de piloto serão convocados. Disse também que, a partir de primeiro de novembro, em caráter experimental, pretende limitar a jornada de pilotos a 30 horas semanais, sem redução de salário.

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