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Greve de ônibus em Planaltina continua na sexta-feira

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


A paralisação relâmpago dos motoristas da Coopatram, que fazem o percurso Planaltina - Vale do Amanhecer - Plano Piloto, vai continuar nesta sexta-feira (27/8). Após reunião na tarde desta quinta-feira (26/8), entre a cooperativa e uma comissão formada pelos funcionários, ficou decidido que os 80 ônibus não sairão da garagem. Entre 20 e 30 mil pessoas são prejudicadas pela paralisação relâmpago.

De acordo com motoristas e cobradores, o motivo da paralisação, desta vez, é o atraso no pagamento dos tíquetes-refeição, cestas básicas e produtividade. Segundo o sindicato da categoria, há também o descumprimento do acordo coletivo, em que foi definido aumento de salário: de R$ 802 para R$ 1293,02 (motorista) e de R$ 540 para R$ 686 (cobrador).

Segundo um dos diretores do Sindicato dos Rodoviários, não houve acordo e a categoria votou pela paralisação. De acordo com ele, às 10h desta sexta haverá uma reunião no Ministério Público do Trabalho entre os funcionários, a cooperativa e um representante do governo. Após o encontro, será realizada uma assembleia para definir o rumo da greve.

Segundo o diretor de Comunicação da Coopatram, Luiz Martins, os pagamentos atrasados serão feitos em 4 de setembro. "A comissão dos empregados e a cúpula do sindicato compartilham com a posição da empresa. Eles confirmaram algumas ações em andamento por parte do governo, mas passar isso para os empregados, cansados e desgastados, não seria apropriado. Pedimos ajuda do sindicato para buscar uma solução junto ao governo", diz.

De acordo com Martins, a paralisação é a unica opção inviável neste momento. "Isso prejudica a empresa, os funcionários e a população. Torcemos para que essa greve acabe. Não podemos ficar parados, sem trabalhar."

Fonte: Correio Braziliense


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Goiânia: Confira os horários dos ônibus


A RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) fornece aos usuários de ônibus da região metropolitana de Goiânia os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.

Informação: Meu Transporte

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Campinas: Venda dos créditos do Bilhete Único será suspensa no sábado, dia 28, nos terminais


Para garantir que a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) realize os serviços de manutenção na rede de comercialização do Bilhete Único, as vendas de crédito do cartão serão suspensas em cinco terminais urbanos e no Poupatempo Centro, no próximo sábado, dia 28 de agosto, das 12 às 18 horas. O atendimento será interrompido nos terminais Central, Ouro Verde, Mercado, Campo Grande e Metropolitano (junto ao Terminal Ramos de Azevedo).

Vale salientar que, neste período de manutenção, os usuários do sistema Intercamp poderão adquirir os créditos na rede credenciada em mais de 250 pontos da cidade como farmácias, lotéricas, mercados, entre outros estabelecimentos, que funcionarão normalmente. A listagem com todos os credenciados está disponível nos sites da Transurc (http://www.transurc.com.br/); e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) – (http://www.emdec.com.br/).

No domingo, dia 29, o posto do Terminal Central voltará a funcionar normalmente; uma vez que é o único que opera neste dia, dentre todos os citados. Já os demais retomam seu expediente normal na segunda, dia 30 de agosto.

Com o fechamento dos pontos de venda no sábado, os usuários do Bilhete Único Vale- Transporte não deverão ter problemas, já que a recarga acontece dentro dos ônibus, durante a passagem pela catraca.

Já os usuários do Bilhete Único Comum terão como alternativa todos os 250 postos da rede credenciada, que funcionarão normalmente. Apenas os estudantes beneficiados pelo Bilhete Único Escolar é que deverão fazer a compra até às 12 horas do sábado; ou, então, buscar o Terminal Central no domingo, dia 29 de agosto, para a aquisição dos créditos.

Fonte: EMDEC


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Grande Recife retoma projeto dos corredores


Um dia depois de ter revelado mudanças no projeto proposto pelo urbanista Jaime Lerner para o sistema viário da Região Metropolitana do Recife, que prevê a implantação dos corredores exclusivos de ônibus, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano voltou atrás e anunciou que a estrutura original do projeto vai ser mantida. A outra boa notícia é que o estado vai assumir a requalificação das paradas da Avenida Conde da Boa Vista, que vão ter o mesmo modelo do Corredor Leste/Oeste com estações fechadas e pagamento antecipado.

O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, revelou ainda que a Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, vai mesmo fazer parte do corredor Norte/Sul e não será mais necessário negociar uma via segregada para os ônibus, uma vez que a licitação da Via Mangue já está em andamento. "Com a obra da Via Mangue, a Domingos Ferreira volta a fazer parte da estrutura original do corredor Norte/Sul nos dois sentidos", disse Peixoto.

Já sobre o trecho do corredor Norte/Sul, que deixariade passar por Jaboatão dos Guararapes, ele explicou que já está sendo negociada com o município uma via para a passagem do corredor de transporte. "O projeto prevê o corredor até a estação de Cajueiro Seco. Estamos negociando com o município uma via para viabilizar o percurso", ressaltou. Mesmo assim, segundo Dilson Peixoto, a Rua Barão de Souza Leão vai continuar sendo uma opção do corredor para fazer uma ligação com o Terminal do Aeroporto. "Por causa do corredor, as paradas da Barão também vão estar no mesmo padrão do piso nivelado e pagamento antecipado", afirmou.

Ainda no corredor Norte/Sul, o presidente do Grande Recife justificou a estratégia de não usar estações de embarque no padrão do Transporte Rápido por ônibus (TRO) ao longo da PE-15, entre Igarassu e Paulista. Segundo ele, uma pesquisa revelou que o fluxo nas paradas não se justificaria. "Vamos ter estações nos terminais e veículos expressos que não vão parar ao longo da pista. As linhas alimentadoras com ônibus comuns vão atender a essas paradas", afirmou. Ouvido pelo Diario, o arquiteto Carlos Ceneviva, do escritório de Jaime Lerner, explicou que essa não seria a melhor a estratégia. "É uma opção usar a linha expressa, mas não vejo como a mellhor forma de aproveitar a estrutura de um corredor exclusivo e com ônibus adaptados", afirmou.

Segundo o arquiteto, o que garante a frequência dos intervalos e a velocidade dos coletivos, além das pistas exclusivas, são as estações de embarque com piso no mesmo nível, a exemplo do metrô, e pagamento antecipado. A licitação para as obras dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e ainda a requalificação da Avenida Norte, que estava prevista para o mês de junho, deve ocorrer ainda neste semestre. "Não posso afirmar a data exata, mas pretendemos licitar essas três obras ainda em 2010", disse Dilson Peixoto.



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Metrô Rio fecha mais um acesso da estação Botafogo para obras


O acesso São Clemente/Humaitá da estação Botafogo do metrô ficará fechado por 30 dias a partir desta sexta-feira para obras de modernização da estação. Durante este período, os passageiros que fazem a integração com a linha Metrô Na Superfície Botafogo/Gávea devem utilizar a saída São Clemente/Praia. Promotores orientarão os passageiros e um operador de trânsito ficará no local para facilitar a travessia dos clientes na Rua Nelson Mandela. Já o acesso Muniz Barreto (Botafogo Praia Shopping), que foi fechado no dia 27 de julho, será reaberto a partir 6 de setembro. No dia 13, está previsto o término das obras da saída Voluntários da Pátria.

Para chegar à estação, os passageiros poderão usar outros três acessos: São Clemente/Praia, Mena Barreto e Nelson Mandela.

A concessionária está investindo R$ 4,9 milhões na modernização em Botafogo, que prevê a revitalização total das áreas comuns e bilheterias da estação. A expectativa é que as obras estejam concluídas até o fim do ano.

Fonte: O Globo


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Em Curitiba,600 passageiros usam diariamente integração temporal

quinta-feira, 26 de agosto de 2010


A integração temporal por cartão-transporte está beneficiando cerca de 600 pessoas por dia nas duas estações onde a Urbs - Urbanização de Curitiba S/A implantou o sistema: estação Santa Quitéria e Vila São Pedro, na Linha Verde. Com a integração temporal, os passageiros podem trocar de ônibus ou de rota sem pagar nova tarifa.

A comerciante Débora Rocha aprovou a ideia. Agora, quando ela se descola para o Portão, usa a linha Vila Velha/Buriti, desce e embarca na estação Santa Quitéria. "É uma maravilha. Antes, eu pegava a Linha Vila Izabel, que demorava mais e ainda pagava duas tarifas. Agora, ficou mais rápido e econômico", diz Débora.

A proposta da integração temporal é buscar alternativa para 8% dos passageiros da Rede Integrada Urbana que ainda não têm acesso à integração. A Área de Operação do Transporte Coletivo começou a mapear as regiões da cidade, principalmente pontos sem linhas integradas.

A primeira integração foi implantada na Santa Quitéria, no fim de março. Para os passageiros que estiverem na linha Vila Velha/Buriti no sentido da estação tubo, a validação do cartão transporte para acesso à estação sem pagar nova tarifa é automática. Depois de passar o cartão pelo validador normal, que fica dentro do ônibus, o passageiro terá uma hora para entrar na estação sem pagar outra tarifa.

Quem estiver no sentido contrário, da estação para o ônibus, precisará passar o cartão em um validador exclusivo que ficará dentro da estação, tendo também uma hora para embarcar no ônibus sem pagar outra tarifa.

Em agosto, o mesmo sistema foi ampliado para a Linha Verde, na estação Vila São Pedro, beneficiando principalmente moradores da Vila São Pedro, que se descolam ao Pinheirinho, e também para quem está entre a Linha Verde e a canaleta da República Argentina e tenham interesse em ir para a região central da cidade de forma mais rápida.

Os passageiros que estão, por exemplo, em qualquer um dos alimentadores: Vila São Pedro, Gramados e Urano, e queiram ir para o Terminal do Pinheirinho, podem descer na estação São Pedro, atravessar a pista pela faixa de pedestre e entrar no tubo sentido bairro sem pagar nova passagem, passando o cartão de transporte pelo validador de integração que está instalado nos dois tubos da estação.

A integração temporal nesse ponto agilizará as viagens de bairro para bairro. Antes, os passageiros dos alimentadores tinham de desembarcam no Terminal do Capão Raso, aumentando a distância para a integração com outro ônibus.

Linha Verde - A integração temporária também traz vantagens para quem circula entre a Linha Verde e a República Argentina. "É mais uma opção de descolamento para o Centro, e para a quem quer ir para a região da avenida Marechal Floriano sem pagar outra tarifa", explica o gestor de Operação de Transporte, Luiz Filla.

Agora, quem sair do Terminal Capão Raso com cartão de transporte pode entrar na estação São Pedro sentido centro, com a opção de parar Marechal Floriano. Antes, o passageiro desembarcava na praça Rui Barbosa e pagava outra passagem para trocar linha, ou seguia do Capão Raso, passando pelo Terminal do Hauer antes de chegar na Marechal Floriano.

Fonte: URBS


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