Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

BH: Estudantes protestam pelo meio passe livre

quinta-feira, 26 de agosto de 2010


Centenas de alunos de escolas da capital fazem uma manifestação na manhã desta quinta-feira no Centro de Belo Horizonte. O grupo de estudantes reivindica o meio passe nos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a secretária-geral da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH, Jéssica Santos Pereira, o projeto de lei da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o meio passe abrange menos de 25% dos estudantes. “Segundo o texto da prefeitura, só têm direito ao meio passe os estudantes do Ensino Médio que tenham algum benefício como Bolsa Família ou Bolsa Escola e que morem a pelo menos 2 mil metros de distância da escola.”

Ainda de acordo com a secretária-geral, o projeto já está na Câmara dos Vereadores há um mês e ainda não foi votado. “Queremos propor uma emenda ao projeto para que os universitários, alunos de pré-vestibular e demais estudantes também sejam contemplados”, diz.

Segundo a Polícia Militar, a manifestação é pacífica. Os estudantes que estavam concentrados na Praça Sete no início da manhã seguiram para a porta Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena. Os alunos vão formar uma comissão que será recebida por um representante da prefeitura. A PM foi encaminhada ao local para acompanhar a manifestação.



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Prefeitura anuncia novas linhas de transporte executivo em Manaus


Vinte e sete linhas do sistema executivo de transporte de passageiros passam a circular, a partir desta quinta-feira (26), com itinerários determinados pela Prefeitura de Manaus. As novas regras foram anunciadas pelo Instituto Municipal de Transito e Transporte Urbano (IMTT) e seguem a orientação do prefeito Amazonino Mendes em mais uma etapa do Choque de Ordem, com o objetivo de organizar o sistema de transporte coletivo na capital.

Cento e oitenta microônibus legalizados tiveram acesso aos itinerários autorizados porque atenderam às normas estabelecidas pela Prefeitura. O documento com as definições de rotas, horários de circulação e regras de padronização do veículo foi entregue pelo IMTT nesta quarta-feira (25), para representantes de 22 cooperativas que atuam no setor.

Os veículos legalizados exibem o selo azul de ‘vistoriado’ no pára-brisa dianteiro, possuem capacidade variando de 26 até 36 e não pertencem às empresas de fretamento. O presidente do IMTT, Marcos Cavalcante, esclareceu ainda que as empresas de fretamento que mantiverem microônibus no sistema executivo terão as concessões canceladas e os veículos apreendidos.

Cerca de 70 veículos não atenderam as regras do poder público e estão proibidos de circular nas rotas determinadas pela Prefeitura. Eles passam a integrar a frota do sistema convencional de passageiros para reforçar a oferta de ônibus para a população. O vínculo dos microônibus com as empresas de transporte coletivo será coordenado e acompanhado pelo IMTT. De acordo com as novas determinações da Prefeitura, os microônibus contratados por empresas deverão ser identificados com o mesmo padrão da firma que os contratou.

Fiscalização

Após a entrega do documento com os novos itinerários, os operadores do sistema executivo foram comunicados que a fiscalização vai ser rigorosa para observar o cumprimento das normas. “Faremos blitz constantes para que o sistema opere cada vez mais organizado”, avisou Marcos Cavalcante. Ele ressaltou ainda que o número de microônibus autorizados a circular não foi reduzido, pois os executivos retirados passarão a integrar a frota dos ônibus urbanos.

LINHAS DETERMINADAS PELA PREFEITURA PARA OS EXECUTIVOS:

807 CIDADE NOVA/NÚCLEO XV
831 OSVALDO FROTA
810 JD. PETROPÓLIS
812 SAO SEBASTIÃO/PETROPÓLIS
813 CAMPOS SALES
824 LÍRIO DO VALE/ALVORADA
825 BAIRRO DA PAZ
850 AMAZONINO MENDES
842 BOAS NOVAS
822 TERRA NOVA
826 CARLOS BRAGA/NOVO ISRAEL
816 COLINA DO ALEIXO/V-8
819 GALILÉIA
821 INTER-HOSPITAL 01
823 INTER-HOSPITAL 02
844 NOVA CIDADE/NEPAL
845 STA. ETELVINA
800 NOVA FLORESTA 01
801 NOVA FLORESTA 02
817 COLINA DO ALEIXO/ALEIXO
818 NOVO ALEIXO
841 CIDADE NOVA II/N.S.P. SOCORRO
832 CANARANAS
805 CIDADE NOVA I
827 ALFREDO NASCIMENTO
803 HILÉIA/SANTOS. DUMONT
820 REDENÇÃO/FRANCESES/CENTRO

Fonte: D24am


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Rio de Janeiro: Vistoria reprova 100% dos ônibus na Zona Oeste

Ontem, dia em que empresários cariocas comemoraram vitória em mais uma etapa da licitação das linhas de ônibus municipais, 100% dos coletivos vistoriados pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes, numa ação na Zona Oeste, foram reprovados.

Na reunião da comissão de concorrência pública, ontem de manhã, os seis concorrentes — dois deles paulistas — apresentaram o valor de R$ 2,40 para a tarifa, conforme previsto no edital. Assim, como os quatro consórcios do Rio haviam obtido maiores notas nas propostas técnicas, só perderão a disputa se apresentarem falhas no quesito ‘habilitações jurídicas’, já em análise pela prefeitura. “Ficamos animados com os resultados obtidos. Ainda falta uma etapa, mas acreditamos que a vitória está perto”, admitiu, em nota, a Rio Ônibus.

Os vencedores da licitação poderão explorar o serviço nos próximos 20 anos, quando deverão lucrar aproximadamente R$ 15,9 bilhões. Deste valor, estão previstos investimentos de R$ 1,8 bilhão no serviço, como a instalação de GPS e câmeras em todos os coletivos. O resultado final da licitação deve ser divulgado em setembro.

Enquanto a vitória parece próxima para os empresários cariocas, a população segue sofrendo com o atual estado de conservação dos coletivos. Ontem, 12 veículos das empresas Zona Oeste, Ocidental e Campo Grande foram retirados de circulação em operação municipal no Terminal Rodoviário de Campo Grande.

Bancos rasgados, extintores de incêndio vencidos, falta de sinalização e documentação defasada foram as principais irregularidades constatadas. Os veículos só poderão voltar a circular após passar por nova vistoria da prefeitura. Desde março, 831 ônibus foram fiscalizados pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes, que aplicou 421 penalidades.

Fonte: O Dia online


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São Paulo: SPTrans altera ponto final de ônibus na Zona Leste

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


A SPTrans informa que a partir de sábado, 4 de setembro, a linha 3768/10 Vila Yolanda – Metrô Itaquera, que antes operava com seu ponto final na Rua André Régio, passará a atender na Travessa Cachoeira de Paulo Afonso, situada no Loteamento Jd. Pérola I, na Cidade Tiradentes, Zona Leste, no qual não era servido de nenhum serviço de transporte público na região. Ressaltamos que os usuários habituais do antigo ponto continuarão sendo atendidos na Rua Inácio Monteiro, que fica a 100 metros da antiga parada.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

3768/10 Vila Yolanda – Metrô Itaquera

Ida: Travessa Cachoeira de Paulo Afonso, Rua Giorgio Montara, Rua Eugênia Brandão, Rua Tulipa, Rua Jaime Ovale, Rua Inácio Monteiro, Rua Ilha Mexicana, Estr. Manoel de Oliveira Ramos, Rua Coutinho Melo (Estr. do Paiol), Rua Inácio Monteiro, Estr. Iguatemi, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Estr. Iguatemi, Rua Inácio Monteiro, Rua Coutinho Melo (Estr. do Paiol), Estr. Manoel de Oliveira Ramos, Rua Ilha Mexicana, Rua Inácio Monteiro, Rua Jaime Ovale, Rua Sílvio Túlio Cardoso, Rua Inácio Monteiro, Travessa Cachoeira de Paulo Afonso.

Fonte: SPTrans


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Recife: Corredores de ônibus fogem do projeto


A eficiência dos corredores exclusivos de ônibus que vão ligar Igarassu a Jaboatão dos Guararapes pelo Norte/Sul e a Avenida Conde da Boa Vista a Camaragibe pelo Leste/Oeste está em risco. O modelo idealizado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que implantou o sistema de Curitiba, não será exatamente como ele planejou. O projeto sofrerá alterações que podem comprometer a velocidade dos coletivos e a segurança dos usuários. Um dos pré-requisitos para o bom funcionamento do modelo do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), além das pistas exclusivas, são as estações de embarque e desembarque no mesmo nível do piso dos ônibus e com pagamento antecipado. É o que se previa. Mas não vai ser bem assim. Não em todo o percurso dos dois corredores.
Entre as mudanças previstas no projeto está o trajeto. O Norte/Sul, por exemplo, encolheu. Não ligará mais Igarassu a Jaboatão dos Guararapes. O fim da linha será a Barão de Souza de Leão. O desvio é um ajuste improvisado uma vez que Jaboatão não está inserida no consórcio de transporte metropolitano. Depois da Domingos Ferreira, os ônibus seguirão pela Barão de Souza de Leão até o Terminal Integrado do Aeroporto. Na Domingos Ferreira, o corredor também sofrerá adaptações. O padrão das estações não poderá ser adotado na via até que o projeto da Via Mangue seja implantado.
"Estamos propondo segregar uma via em um sentido para os ônibus. Mas ainda falta ainda a liberação da Prefeitura do Recife", explicou a coordenadora de planejamento do Grande Recife, Ivana Wanderley. Mas não é só isso. As estações de embarque previstas no projeto de Jaime Lerner, ao longo do corredor, sofrerão mudanças de acordo com os trechos. No Norte/Sul, as estações só vão começar depois do Terminal Pelópidas da Silveira, em Paulista. "De Igarassu a Paulista, os embarques pelo TRO serão feitos nos terminais integrados de Igarassu, Abreu e Lima e Paulista. As outras paradas ao longo da pista vão continuar nomais para as linhas comuns", explicou Ivana Wanderley.
Asparadas "normais" existente hoje no trecho da PE -15 são quase um atentado. Não apenas pelas condições de abrigo, mas também de acesso. Na maioria não há semáforos para a travessia e os motoristas não respeitam a faixa de pedestre. O corredor central é tomado de vegetação por onde o pedestre é obrigado a caminhar até alcançar a parada. "Essas paradas não terão o padrão das estações de embarque, mas serão melhoradas, inclusive com acessibilidade", garantiu a coordenadora do planejamento.
No Leste/Oeste, que inicia na Avenida Conde da Boa Vista, ao contrário do que chegou a anunciar o presidente do Grande Recife, Dílson Peixoto, não haverá adaptação nas condições das paradas a exemplo das estações fechadas com pagamento antecipado. A nova proposta é iniciar a implantação a partir do Derby. "A Avenida Conde da Boa Vista já foi feita pelo município, está pronta. E a tendência, com a implantação do restante dos terminais integrados, é que o número de ônibus no centro reduza, desafogando as paradas", acredita IvanaWanderley.
A implantação há dois anos do corredor exclusivo de ônibus da Avenida Conde da Boa Vista foi uma das obras viárias mais polêmicas na cidade. Uma das maiores críticas dos usuários é quanto a pouca eficiência das paradas de ônibus. "São muito ruins. Tem cadeira. Mas quem senta é capaz de perder o ônibus. Ando sempre de transporte coletivo e inda não vi nada de bom nessa reforma", criticou a técnica em enfermagem Ivanise Oliveira, 63 anos.



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Grande Vitória: Frota do Transcol está 100% monitorada por câmeras


Todos os 1.550 ônibus do Sistema Transcol passaram a ser monitorados por câmeras de segurança a partir desta terça-feira (24). Enquanto estiverem circulando pela Grande Vitória, a movimentação no interior dos coletivos será filmada por um moderno circuito avaliado, no total, em mais de R$4 milhões.

Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano (GV-BUS), Elias Baltazar, os investimentos na frota vinham sendo feitos gradativamente desde fevereiro. Do início do ano até este mês de agosto, uma média de 13 ônibus eram equipados por dia pelas empresas de transporte público.

Baltazar esclareceu que ao final da última viagem, as imagens captadas durante todo o dia serão coletadas e levadas à central de videomonitoramento do Transcol. Posteriormente, também serão disponibilizadas às companhias que integram o sistema.

“Existe uma central em um local estratégico que controla toda a leitura dessas imagens coletada. Então elas serão remetidas pra essa central e depois pras cada uma das empresas”.

O controle das imagens que forem captadas nos ônibus será feito por uma equipe de aproximadamente 88 funcionários, entre colaboradores e encarregados. Caso algum delito seja flagrado, o respectivo material ainda pode ser enviado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) para que auxilie nos trabalhos de investigação policial.

“Consideramos que o videomonitoramento será uma importante ferramenta, um pra questão da segurança. Vai estar tudo gravado e algum tipo de ocorrência que precisar ir pra Sesp vamos, por exemplo, será encaminhada. E dois para que as próprias empresas tomem providências.

O custo mensal do monitoramento, conforme prevê o GV-BUS, deve ser de aproximadamente R$150 mil. O sindicato esclarece que a manutenção do sistema não deve ser repassado à população com aumento das tarifas.



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