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Salvador: Transporte coletivo é ineficiente, causando crescimento da frota de veículos

sábado, 7 de agosto de 2010


Cerca de 7% ao ano. Essa é, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), a média de crescimento da frota de veículos em Salvador, que, nos últimos anos, cresceu numa velocidade ainda maior. Ainda conforme o órgão, aproximadamente 698 mil automóveis circulam na capital baiana atualmente, diga-se de passagem, em vias que não foram projetadas para essa quantidade de carros. Em 2009, eram pouco mais de 648 mil automóveis. Este ano, apenas entre janeiro e junho, 22.784 veículos foram adicionados à frota da capital.
E qual o resultado disso? Frequentes engarrafamentos que dificultam cada vez mais o ir e vir, estresse, desrespeito às regras de trânsito, aumento do número de acidentes, de atropelamentos e, principalmente, falta de lugar para estacionar. É tanto carro, que, para ganhar um troco a mais, guardadores e flanelinhas reservam vagas com caixotes e cones para seus clientes mais ‘gentis’. Um martírio para milhares de motoristas que ficam quinze, trinta, até uma hora ou mais a procura por uma vaga em diversas localidades da boa terra.

Nas últimas duas décadas, apenas cinco grandes avenidas foram criadas na cidade, o transporte coletivo é ineficiente e projetos de construção do metrô se arrastam, sem sucesso, desde o final do século passado, por isso, movimentar um veículo pelas ruas e avenidas da cidade é uma tarefa difícil, parar e estacionar também, principalmente nos shoppings de Salvador.

Fonte: Tribuna da Bahia


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O trem-bala e prioridades nacionais


Os trens de alta velocidade integram os sistemas públicos de transporte de alguns países, capazes de rodar à velocidade superior aos 200 km por hora. É comum, também, que alcancem entre os 250 km/h e 300 km/h. A marca mundial de rapidez de um comboio convencional com rodas foi definida em 2007 por um TGV francês, ao atingir os 574,8 km/h, superados por um trem protótipo japonês de levitação magnética (maglev), o qual chegou aos 582 km/h.
Esse tipo de veículo opera, atualmente, na Alemanha, China, Coréia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão, Portugal etc. É oportuno salientar que o conceito de trem de "alta velocidade varia de país para país, oscilando entre os 160 km/h aos 300 km/h.
Os denominados caminhos de ferro foram a primeira experiência de transporte de massas, com plena hegemonia até surgir o automóvel no início do século XX, utilizado, obviamente no transporte terrestre.
Após o fim da II Guerra Mundial, o preço barato do petróleo, associado às mudanças tecnológicas dos sucedâneos do automóvel, na aviação e na construção de boas estradas, reduziu a plano secundário o transporte ferroviário de antiga e longa tradição no Brasil.
Os sucessivos governos nacionais construíram extensas rodovias, ligando um país continental como o nosso por razões expostas acima e pela opção de fortalecer a indústria automobilística que nasciam com o presidente Juscelino Kubitschek, prevalecendo até os dias atuais em detrimento do transporte ferroviário.
Recentemente, anunciou-se que o Brasil terá um "trem-bala", em futuro próximo, semelhante aos existentes em outras nações, fazendo a ligação do Rio de Janeiro com São Paulo. Em décadas passadas, funcionou entre ambas as cidades mencionadas um trem noturno convencional, dotado de cabines individuais e para duas pessoas, chamado, em termos leves, de "expresso dos covardes", pois grande parte dos viajantes assim o fazia por temor aos aviões. Não houve êxito na tentativa empreendida, encerrando-se suas atividades há poucos anos.
A questão que levantamos nestas linhas é o custo financeiro estratosférico para a implantação do "trem-bala", estimado em R$ 33 bilhões, bancado, provavelmente, com dinheiro público de difícil retorno à União, pois, ao que tudo parece indicar, a iniciativa privada não participaria do elevado investimento.
E, por fim, indagaríamos se os recursos a serem aplicados nesse moderno veículo não deveriam ser dirigidos para outras prioridades, a exemplo da Transnordestina, da transposição das águas do São Francisco, na conservação, construção e melhoria das rodovias federais e estaduais, só para nos atermos a esses exemplos num país com tantas carências e problemas em outras setores que dependem de soluções governamentais?

Fonte: Folha de Pernambuco


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Rio Claro: Terminal de ônibus ganha novas placas de sinalização


A Prefeitura de Rio Claro concluiu a substituição de 18 placas de orientação para os usuários do terminal de ônibus circular que funciona na antiga Estação Ferroviária, região central do município. O trabalho foi feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “Foram instaladas doze placas referentes aos pontos de parada de cada linha e seis placas da Lei Estadual Antifumo”, explica o diretor de Trânsito Luiz Carlos Luz.

As novas placas foram fabricadas em um material de alumínio composto chamado ACM, para terem maior durabilidade e resistência. As placas antigas eram confeccionadas em PVC e foram completamente destruídas por atos de vandalismos. A pasta também destaca outro trabalho importante que já teve início. A prefeitura está trabalhando na pré-marcação de sinais viários na Avenida Visconde do Rio Claro. Esse trabalho acontece sempre entre as 22 e 5 horas para evitar transtornos e impedimento no tráfego de veículo na Avenida Visconde, uma das mais movimentadas de Rio Claro.

Em próxima etapa, o departamento de trânsito fará a pintura de indicação de "Pare" nos cruzamentos. Os técnicos do setor alertam, entretanto, que esses dispositivos colocados nas vias públicas apenas garantem fluidez de tráfego e segurança quando motoristas e pedestres respeitam a sinalização, as leis e a vida das demais pessoas que trafegam pelas ruas, avenidas e calçadas.




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Empresas do Rio alegam que consórcios de São Paulo não cumpriram exigências do edital

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Representantes de três dos quatro consórcios que reúnem empresas de ônibus do Rio na licitação organizada pela prefeitura para concessão do transporte público decidiram questionar a participação dos paulistas no processo. A Comissão de Licitação da secretaria municipal de Transportes recebeu recursos contra os consórcios Via Sul-Metropolitana (liderada pela Via Sul) e SP Rio (liderada pela Vila Galvão). Os concorrentes cariocas pedem a desclassificação dos paulistas alegando que elas enviaram a documentação incompleta, deixando assim, de atender exigências que estavam previstas no edital.
Os consórcios do Rio alegam que os adversários na disputa pelo direito de implantar o bilhete único até o fim do ano (tarifa de R$ 2,40) deveriam ter entregado as propostas técnicas (que detalham como implantarão e vão operar as futuras linhas) em três vias, e não apenas em uma, cabendo assim, segundo eles, a desclassificação. Outro detalhe apontado pelos cariocas é que as empresas paulistas deixaram de informar por quanto tempo valem as propostas entregues à prefeitura. Apenas o Consórcio Transoeste liderado pela Pégaso, que concorre sozinha na exploração das linhas da Zona Oeste (Lote 5), não apresentou qualquer recurso.

Fonte: O Globo


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SPTrans alterará itinerários de ônibus na Zona Norte


Para melhor atender os moradores do Parque Edu Chaves, Zona Norte da Capital, a SPTrans informa que três linhas de ônibus que atendem à região terão os seus itinerários alterados a partir de sábado, 7 de agosto. Com a medida, os usuários não serão prejudicados.

Linhas e itinerários:

175P/10 Edu Chaves – Ana Rosa

Ida: normal até Av. João Simão de Castro, Av. do Poeta, Rua Antonio Borges, Av. Edu Chaves, prosseguindo normal.Volta: normal até Av. Edu Chaves, Rua Antonio Borges, Av. do Poeta, Av. João Simão de Castro, prosseguindo normal.

178C/10 Pq. Edú Chaves - Lapa

Ida: Rua Rei Alberto, prosseguindo normal até à Pça. Cte. Eduardo de Oliveira, Av. Roland Garros, Av. Edu Chaves, prosseguindo normal.Volta: normal até Av. Edu Chaves, Av. Roland Garros, Pça. Cte. Eduardo de Oliveira, Rua Capitão Runbens, Rua Capitão Busse, Rua Prof. Mamede Freire, Rua Rei Alberto.

1767/10 Edu Chaves – Metrô Tucuruvi

Ida: Pça. Com. Eduardo de Oliveira, Rua Liliental, Rua Itamonte, Av. Edu Chaves, prosseguindo normal.Volta: normal até Av. Edu Chaves, Rua Itamonte, Rua Liliental e Pça. Com. Eduardo de Oliveira.

  • SPTrans altera também itinerário de linha na zona Leste
    A SPTrans informa que a partir do dia 07/08/2010 a linha 4031/10 Pq. Santa Madalena - Central Plaza Shopping terá parte de seu itinerário alterado. Os usuários do ponto de parada localizado na Av. Dr. Francisco de Mesquita, esquina com a Rua Pindamonhangaba poderão se deslocar até as ruas Maparis, Barão Aníbal Pepi e Madre Assunta, onde serão instalados pontos de parada.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.


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Fortaleza: Motoristas de ônibus voltam a fazer paralisação surpresa


Uma manhã que parecia tranquila terminou como mais um bloqueio de terminal. Ontem, motoristas, cobradores e fiscais fecharam, por duas horas, o do Papicu, com a liderança da categoria promovendo paralisações surpresas no sistema de ônibus urbanos. À tarde e noite, no entanto, o movimento foi tranquilo. Mesmo assim, passageiros estavam apreensivos com receio de novas paradas.

Até o meio-dia de ontem, o único terminal parado era o do Papicu, que registra uma movimentação de 281 mil passageiros por dia e conta com uma frota de 495 ônibus, divididos por 44 linhas. A suspensão do funcionamento teve a duração de três horas e 20 minutos.

No entanto, as ações de protesto da categoria se fizeram sentir em outros pontos da cidade. No cruzamento da Avenida Dom Luis com a Rua Frei Mansueto, houve abordagem de pessoas vinculadas ao movimento paredista, que impediram a passagem dos ônibus e obrigaram os passageiros a desembarcarem na via pública.

O bloqueio do terminal aconteceu, num primeiro momento, nas vias de acesso, onde foi posicionado um carro com serviço de som. Por volta do meio-dia, lideranças do movimento se pronunciaram nos microfones, informando sobre a "intransigência em resolver diversas cláusulas pendentes nas reivindicações trabalhistas".

Enquanto isso, a Guarda Municipal e até uma viatura Polícia Militaram acompanhavam as manobras dos sindicalistas, sem que reagissem para garantir a livre circulação dos ônibus. Ainda pela manhã, o gerente da área da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) Jackson Carvalho disse que não havia como se prevenir de manobras de protestos, como as que fecharam por mais de duas horas o terminal do Papicu.

"São ações que acontecem a qualquer momento, a exemplo do que se sucedeu na noite de ontem (quarta-feira) e hoje (ontem)´, disse. Ele informou que os incidentes ocorridos na quarta-feira passada causaram uma queda na demanda nos terminais, sendo que os mais sentidos ocorreram nos de Parangaba, Antônio Bezerra e Papicu.

O administrador do Terminal de Messejana, Carlos Alberto Silva, disse que o fechamento do Papicu não afetou a movimentação naquele equipamento, que verifica uma média diária de 165 mil passageiros, divididos em 36 linhas.Situação parecida também se verificava na parte da manhã no terminal da Parangaba. O administrador Vilamar Brito dos Santos disse que estavam mantidos em 100% a circulação das 53 linhas, que atendem diariamente 260 mil passageiros. Já, no Terminal do Antônio Bezerra o movimento não foi interrompido. Pessoas nas filas, fiscais de prancheta nas mãos checando os horários da partida e saída de veículos e aquele sufoco rotineiro para conseguir entrar nos transportes coletivos.

Mesmo com o cenário favorável, a tensão nos rostos dos passageiros era visível, pois o risco de paralisação era provável. Muito temiam paralisações de surpresa em todos os terminais de integração. O terminal, pela manhã, contava com um reforço de 12 Guardas Municipais de plantão. A frota de ônibus, de acordo com o gerente operacional dos terminais do Conjunto Ceará e Antônio Bezerra, Américo Pimentel, estava normal e nenhum veículo foi danificado devido aos impasses da noite anterior. "Todos os 373 carros de costume estão rodando. Não houve depredação", garantiu o gerente operacional.

Fonte: Diário do Nordeste


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Permissionários de Jaboatão paralisaram atividades nesta quinta


Os usuários de micro-ônibus de Jaboatão do Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ficaram sem o serviço, parte da tarde desta quinta. Os profissionais paralisaram o transporte de passageiros durante uma audiência do Ministério Público, em que foram discutido o uso do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) pelos permissionários.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Profissionais do Transporte Público de Passageiros do Município de Jaboatão dos Guararapes (Cootrape) Alex Sandro da Silva, uma audiência para debater o uso do VEM pelos permissionários já foi realizada no mês passado. A categoria quer saber por que a bilhetagem eletrônica ainda não está disponível na cidade.
Os permissionários e a população querem o sistema nos veículos. Não sabemos por que o VEM não está disponível para Jaboatão”, diz Silva. Além dos permissionários e representantes da categoria, líderes comunitários e usuários são esperados no protesto em frente ao Ministério Público, ao lado da prefeitura da cidade.

Fonte: Pernambuco.com


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BH: Biblioteca da Estação Central do Metrô completa um ano


O trem corre pelos trilhos, enquanto os olhos do leitor deslizam suavemente pelas linhas cheias de histórias, emoções e sensibilidade. Há um ano a cena se repete na movimentada Estação Central do Metrô de Belo Horizonte, por onde circulam diariamente cerca de 20 mil pessoas. Desconfiada, a auxiliar de serviços gerais Iris Mariana, de 47 anos, se encantou com o colorido dos livros dispostos nas estantes, paixão que veio da infância. Ela descobriu que poderia ter acesso a cada um deles gratuitamente e se tornou uma das 1,5 mil sócias da biblioteca Estação Leitura, criada pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), e que comemora o primeiro aniversário na capital com um acervo de 2,5 mil títulos.

Em um ano de operação, a biblioteca já contabiliza quase 10 mil empréstimos gratuitos à população. Para comemorar a data, uma série de atividades foi preparada para presentear durante o mês de agosto todos aqueles que apreciam a leitura e a cultura de um modo geral. A programação começa nesta quarta-feira às 16 horas quando a Estação Central recebe a contadora de histórias Josiane Félix, que vai cantar e contar a herança cultural do Vale do Jequitinhonha, incluindo cantigas e lendas da região.

Cada sócio tem direito de ficar até 10 dias com o livro. O prazo pode ser prorrogado. Quem não cumprir a regra pode ter suspenso o direito de pegar livros. "Geralmente as pessoas não atrasam, já que o livro que está lendo pode servir para outro", comentou Fabiana. A Estação Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro gratuito, apresentando identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência atual (original e cópia). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores recebem cartão de identificação com foto e podem retirar as obras por até dez dias.

Fonte: Uai - Minas


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