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Ribeirão Preto: Tarifa do ônibus vai subir para R$ 2,40

domingo, 1 de agosto de 2010


A tarifa simples de transporte público em Ribeirão Preto vai subir de R$ 2,30 para R$ 2,40, amanhã, um aumento de 4,3%. O anúncio foi feito ontem à noite pela Prefeitura. O reajuste é inferior ao solicitado pelas empresas permissionárias do transporte —de R$ 2,50— e ao proposto pela Transerp e aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte Coletivo Urbano —R$ 2,45, na semana passada. Já o valor das tarifas integradas sobe de R$ 2,50 para R$ 2,60.

De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, o reajuste concedido foi inferior a inflação acumulada nos últimos doze meses, quando foi feito o último aumento. "A inflação neste período, segundo o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) foi de 5,18%", informou a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. Ninguém da Prefeitura comentou o reajuste ontem.

O último aumento nas tarifas de transporte, de 4,5%, foi concedido no dia 17 de julho do ano passado. As passagens simples subiram de R$ 2,20 para R$ 2,30.As empresas que fazem o transporte urbano de Ribeirão, que pediram em junho à Prefeitura um reajuste de 9,1% nas tarifas de ônibus, alegaram que o aumento concedido pela Prefeitura não cobre os custos. "Imaginávamos que, pelo menos o valor calculado pela Transerp seria aprovado. Mas, pelo segundo ano consecutivo, o valor das tarifas vai ficar abaixo dos custos que temos. Vamos ter de cortar gastos por conta disso, o que prejudica a qualidade do transporte", disse Luís Gustavo Guimarães Vianna, presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Ribeirão. (Raissa Scheffer)

Fonte: Gazeta de Ribeirão


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Recife: Volta às aulas: CTTU faz ação educativa em colégios


Com o objetivo de garantir a melhor circulação de veículos e a segurança dos pedestres, entre os dias 2 e 13 de agosto, a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará um monitoramento especial em pontos estratégicos da capital pernambucana. A Ação Educativa “Volta às Aulas” estará nas vias das 6h30 às 8h e das 12h às 13h, com 40 agentes de trânsito envolvidos nas atividades.
A fiscalização de trânsito será intensificada no seu entorno de 11 escolas, com o intuito de assegurar a fluidez do tráfego e o respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pais ou responsáveis que forem deixar os alunos nos colégios devem respeitar a sinalização, não obstruindo a via com estacionamento em fila dupla ou parada em local proibido.
Na Zona Sul da Cidade, serão monitoradas as vias próximas aos colégios Santa Maria, Boa Viagem, Atual e Motivo. Já na Zona Norte, a fiscalização atuará nas ruas adjacentes aos colégios Damas, São Luiz e Agnes. A operação ainda será realizada na área central do Recife, especialmente nas imediações dos colégios Neo Planos, Salesiano, Nossa Senhora do Carmo e GGE.
As infrações para estacionamento ou parada irregular são classificadas de leve, média e grave e, a multa varia de R$ 53,20 a R$ 127,69, com pontos de 3 a 5 na Carteira de Habilitação. Os agentes também irão orientar os motoristas sobre a condução correta de crianças nos automóveis com a utilização de cadeirinhas, bebê conforto, acento de elevação e o cinto de segurança. A partir do dia 1º de setembro, haverá fiscalização para o uso obrigatório destes equipamentos nas crianças que estejam sendo transportadas pelos veículos.

Fonte: Folha de Pernambuco


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São Paulo: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, nesta segunda-feira, a Operação Volta às Aulas


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, na segunda-feira (2/8), a Operação Volta às Aulas - 2º Semestre nas proximidades de 129 escolas particulares e públicas, entre municipais e estaduais.
O objetivo dessa operação é dar continuidade às ações educativas e operacionais adotadas no 1º semestre, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.
A operação, que conta com 252 operadores de tráfego da CET e funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres.
Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos com esta ação, que visa, ainda, diminuir o impacto no trânsito com o fim das férias, gerado pelo acréscimo médio de 20% no número de viagens realizadas na cidade, por meio de ajustes semafóricos e intensificação de fiscalização de estacionamentos irregulares.
O projeto conta com quatro atividades distintas para serem aplicadas nas 129 escolas contempladas na Operação Volta às Aulas, levando em conta o impacto que essas unidades geram no trânsito:
Operação Contínua (11 escolas) - aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da Cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estarão operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


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Governador de SP diz que trem-bala é 'caso típico de fantasia'


O governador de São Paulo, Alberto Goldman, criticou na manhã desta sexta-feira (30) o projeto do trem de alta velocidade que deve ligar o estado de São Paulo ao Rio de Janeiro. Ele disse que “esse é um caso típico de fantasia”. Goldman fez as declarações no lançamento do corredor de ônibus Diadema-São Paulo, em Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista.
“Se fosse investimento privado, iríamos aplaudir, mas com o dinheiro público, uma ligação para 50 mil pessoas, não dá para aceitar. Não queremos fantasias, queremos que coisas concretas aconteçam aqui”, completou o governador de São Paulo. Ele disse que o corredor de ônibus inaugurado nesta sexta-feira, cuja construção custou R$ 24 milhões, vai beneficiar 85 mil pessoas ao dia.

O edital para a construção do trem-bala foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes no dia 13 de julho. As empresas interessadas no projeto terão até o dia 29 de novembro para entregar a documentação. O leilão será realizado no dia 16 de dezembro. O investimento estimado é de estimados em R$ 33,1 bilhões – a concessionária poderá pleitear financiamento com recursos públicos, respeitado o limite máximo de 60,3% do total.
“O governo federal, do Orçamento da União, não põe um tostão em todo o sistema de transporte coletivo em São Paulo. Do BNDES, sim, mas é emprestado. Vamos pagar”, afirmou Goldman ainda durante a inauguração. Ele ainda fez menção às eleições deste ano, sem citar nomes. “Tem candidato por aí que diz que vai fazer investimento no transporte, mas nunca pegou trem, ônibus ou metrô. Deve estar voando nas nuvens”, afirmou.

Fonte: G1.com


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São Paulo: CET promete sinalizar novo corredor de ônibus até domingo

sábado, 31 de julho de 2010


O corredor de ônibus Diadema-São Paulo entrou em operação na manhã deste sábado (31). A obra durou 24 anos. O objetivo é acelerar, facilitar a viagem de quem vive em uma cidade e trabalha em outra. Nesta manhã, a reportagem do SPTV constatou que ainda faltava sinalização, mas a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promete terminar os trabalhos até este domingo (1º).
A reportagem do SPTV percorreu nesta manhã toda a extensão dos 12 km do corredor, entre o Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, e o Terminal Diadema, no ABC. O trajeto foi rápido, cerca de 30 minutos, já que se trata de um sábado - dia de pouco trânsito.
A linha 376 (Terminal Diadema-Berrini) estava com poucos passageiros. Funcionários da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) estavam espalhados pela via, para monitorar o funcionamento do corredor no primeiro dia.

Ainda há problemas na sinalização. No cruzamento com a Avenida Washington Luís não há faixa para limitar o corredor. Já na Avenida Cupecê, carros e principalmente motos não respeitavam a faixa exclusiva dos ônibus. Pedestres foram flagrados atravessando em local proibido e pulando a tela do canteiro central. A divisória de metal, novinha, já está amassada.
A sinalização é de responsabilidade da CET, que prometeu terminar os trabalhos até este domingo. Em relação aos flagrantes de carros e motos no corredor, fica o alerta: trafegar na faixa exclusiva de ônibus dá multa. Na capital, a fiscalização é por conta da CET. Como os flagrantes foram na área de Diadema, a reportagem tentou entrar em contato com o departamento de trânsito da cidade, mas ninguém atendeu os telefonemas.
Segundo José Jacques Yazbeck, superintendente de engenharia da EMTU, as divisórias podem ser reforçadas ou até mesmo trocadas após avaliação junto com a CET.

Fonte: G1.com.br


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Motoristas de ônibus em Curitiba acumulam funções, correm para cumprir horários e têm parte do salário comprometida pelas infrações de trânsito


Houve um tempo em que a obrigação de um motorista de ônibus em Curitiba se resumia a conduzir passageiros. Hoje essa é só mais uma das suas múltiplas funções. Ele agora também tem de fazer a cobrança da passagem, precisa evitar depredações dos ônibus e das estações-tubo, deve ter coragem para conter invasões de usuários que não pagam tarifa e ser um ás ao volante para cumprir um horário que vem desde a época em que a frota era a metade da atual. Não pode sair do ponto antes do tempo nem chegar atrasado, não pode usar boné de marca ou fone de ouvido, nem ler jornal em serviço. Sempre há um fiscal de olho. E multa para tudo.
Em média oito motoristas de ônibus têm sido multados todos os dias em Curitiba pelos fiscais da Urbs, empresa que administra o transporte coletivo na cidade. Foram 1.237 multas entre janeiro e maio deste ano, média de 247 por mês, 8 por dia. A maioria, segundo a Urbs, por “direção inadequada”, como furar sinal, não respeitar faixa de pedestre ou fazer curvas em alta velocidade. Na comparação com anos anteriores, houve uma pe­que­na redução. Em 2007 foram 4.395 infrações, média de 366 por mês. No ano passado foram 5.439, ou 453 por mês. A infração mais comum, de acordo com a Urbs, foi sair do ponto antes do horário.

Atraso e superlotação

“Como o motorista vai sair adiantado se nem consegue chegar no horário?”, questiona o diretor admi­­nistrativo do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindi­moc), Valdecir Boleti. Atraso e superlotação são as principais causas de reclamações dos usuários. Em 2009, três em cada quatro li­-nhas da Rede Integrada de Trans­porte (RIT) tiveram problemas para cumprir o horário e geraram queixas. Os penalizados não são apenas os usuários, que perdem tempo, mas sobretudo os mo­to­ristas, que perdem parte do salário. A Urbs notifica as empresas, que repassam a multa para a frente.
“A gente recebe reclamações de motorista multado porque atrasou dois minutos”, diz Boleti. O problema, segundo ele, estaria na tabela de horários criada pela Urbs em 1994. Na época, a frota de Curi­tiba era metade da atual, havia menos semáforos, menos lombadas e menos passageiros, lembra a vice-presidente do Sindimoc, Ana Ilíbia Grenn. A Urbs informou que mexe nos horários de acordo com a necessidade relatada pelas empresas e sugestões dos motoristas. Se fosse a mesma tabela desde 1994, argumenta, o sistema não funcionaria. O Sindimoc, contudo, diz que a base de horários é a mesma. “Nós é que vivemos o problema todos os dias”, diz Ana Ilíbia.
Quando fica retido em algum congestionamento, o motorista precisa recuperar o tempo. Como a multa é certa se chegar atrasado, ele decide arriscar pisando no acelerador ou passando algum sinal vermelho na esperança de não ser flagrado. “Aí o risco passa a ser de todo mundo”, alerta Boleti. Se ele não fizer isso, pondera o sindicalista, os atrasos vão se somando e as multas comprometem o salário. “Ninguém chega atrasado porque quer. Não basta o motorista se qualificar, é preciso dar condições a ele para trabalhar bem.”
O salário inicial de um motorista é de R$ 1.238 e de um cobrador, R$ 780. A única diferença entre um iniciante e um veterano está no anuênio de 2%. Curitiba e região metropolitana têm 6,5 mil motoristas e 4,5 mil cobradores. Parte desses profissionais já desempenha a função de motorista e cobrador, no caso dos micro-ônibus. Ganham para isso um adicional de 10%.


Fonte: Gazeta do Povo

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