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Rio Grande: DATC receberá dez ônibus de transporte intermunicipal hoje

sexta-feira, 30 de julho de 2010


O prefeito Fábio Branco irá entregar, oficialmente, ao Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC) dez ônibus para a linha Rio Grande/Porto Alegre. A solenidade está marcada para hoje, às 10h, em frente ao prédio da Prefeitura, e deverá contar com a presença de diversas autoridades e convidados.

A medida faz parte da proposta de renovação da frota de veículos de transporte coletivo intermunicipal do departamento. Conforme o superintendente do DATC, Tailor Bastos Moralles, a previsão é de que os coletivos possam estar rodando já nos próximos dias.

O superintendente observou que os carros, apesar de seminovos, estão em excelentes condições de uso. Eles foram adquiridos em Pelotas, no mês passado, e, nas últimas semanas, foram submetidos a processo de adesivagem com as cores e logomarca do DATC e vistoria por parte do Daer.


Fonte: Jornal Agora



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Curitiba: Integração por cartão transporte também nos ônibus da Linha Verde


A partir de 3 de agosto, passageiros da Linha Verde poderão trocar de ônibus e de rota na Estação São Pedro sem pagar nova tarifa. A Urbanização de Curitiba S/A está ampliando o projeto experimental de integração temporal - feita por cartão de transporte, com tempo determinado.
A medida da Urbs beneficia principalmente moradores da Vila São Pedro, que se descolam ao Pinheirinho, e também quem está entre a Linha Verde e a canaleta da República Argentina e queira ir para a região central da cidade de forma mais rápida.
A integração temporária na Estação São Pedro atende reivindicação da comunidade que participou das audiências públicas da Prefeitura.
Os passageiros que estão, por exemplo, em qualquer um dos alimentadores: Vila São Pedro, Gramados e Urano, e queiram ir para o Terminal do Pinheirinho, podem descer na Estação São Pedro, atravessar a pista pela faixa de pedestre e entrar no tubo sentido bairro sem pagar nova passagem. Basta passar o cartão de transporte pelo validador de integração que está instalado nos dois tubos da estação.
A integração temporal nesse ponto agilizará as viagens de bairro para bairro. Antes, os passageiros dos alimentadores tinham de desembarcar no Terminal do Capão Raso, aumentando a distância para a integração com outro ônibus.
A integração temporária também traz vantagens para quem circula entre a Linha Verde e a República Argentina. "É mais uma opção de descolamento para o Centro, e para a quem quer ir para a região da avenida Marechal Floriano sem pagar outra tarifa", explica o gestor de Operação de Transporte, Luiz Filla.
Agora, quem sair do Terminal Capão Raso com cartão de transporte pode entrar na Estação São Pedro sentido centro, com a opção de parar Marechal Floriano. Antes, o passageiro desembarcava na praça Rui Barbosa e pagava outra passagem para trocar linha, ou seguia do Capão Raso, passando pelo Terminal do Hauer antes de chegar na Marechal Floriano.
Essa nova forma de integração começou em março, com a linha Vila Velha/Buriti (unificação das antigas linhas Uniandrade e Buriti), beneficiando passageiros das linhas Vila Velha; Carmela Dutra; Cotolengo; Santa Quitéria; e Água Verde-Buriti, que usam a nova linha Vila Velha Buriti, fazendo a integração temporal na estação Santa Quitéria.
Novo projeto - A implantação do projeto piloto tem como objetivo dar acesso à Rede Integrada de Transporte (RIT) a regiões em que, em função da necessidade de infraestrutura não foi possível viabilizar a integração através de terminais fechados. Os terminais de transporte são uma das principais características do sistema de Curitiba que permite ampla acessibilidade com várias trocas de ônibus pagando apenas uma tarifa.
O novo projeto pretende ampliar a integração que no restante da rede continuará a ser feita em terminais de transporte, mantendo a característica da RIT de indução dos locais de troca de ônibus, facilitando os processos de planejamento e crescimento da cidade, sem a vulnerabilidade do sistema de integração temporal ampla, como ocorre em outras cidades brasileiras.
A Rede Integrada de Transporte atende quase 93% dos passageiros do transporte coletivo da cidade. Além de Curitiba, a RIT atende outros 13 municípios vizinhos, atendendo a 73% da demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana. A Rede é formada por 1.910 ônibus, 30 terminais de transporte e 364 estações tubo, transportando por dia útil, em torno de 2,4 milhões de passageiros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba



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Sorocaba: Transporte coletivo terá alterações a partir de 2ª feira


A partir da próxima segunda-feira (02), a Urbes – Trânsito e Transportes informa que vai fazer mudanças com o objetivo de otimizar a frota e, conseqüentemente, beneficiar os usuários do transporte coletivo, em especial, os estudantes que voltam às aulas na semana que vem. As alterações seguem abaixo:
Linha 07 – Industrial / Vila Rica
Retorno das viagens de segunda a sexta-feira de 12h05 partindo do Terminal São Paulo com atendimento a Escola José Gagliardi, Condomínio Saint Claire e Estrada da Serrinha, e 12h20 partindo da Estrada da Serrinha com atendimento ao Condomínio Saint Claire e Escola Flávio Gagliardi.
Linha 12 – Guadalajara
Retorno do atendimento à Faculdade Anhanguera nas viagens de 22h e 22h38 partindo do ponto final de segunda a sexta-feira.
Linha 14 – Santa Rosália
Retorno da viagem de 12h30 partindo da Avenida Pereira da Silva com destino ao Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 15 – Jd. São Paulo / Jd. Capitão
Criação de mais um horário de atendimento ao Hospital Unimed às 22h25 partindo do ponto final de segunda a sexta-feira.
Linha 16 – Angélica / Botucatu
Alteração de itinerário:
Partindo do Terminal Santo Antônio: segue normal até a Av. Santos Dumont, após segue pela Rua Capitão David Joaquim Augusto, Av. Ipanema, voltando ao seu itinerário normal;
Partindo do Ponto Final: segue normal até a Av. Ipanema, após segue pela Rua Nicanor Marques, Av. Santos Dumont, voltando ao seu itinerário normal.
Linha 19 – Progresso
Retorno das viagens de 6h40 e 12h24 partindo do Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 20 – Carol
Retorno da viagem de 22h40 partindo da Escola Jordina do Amaral com destino ao Parque São Bento 2 de segunda a sexta-feira.
Linha 27 – Jd. dos Estados / Jd. São Carlos
Passa a realizar ponto final na Rua Cipriano Tozzi nos seguintes horários de segunda a sexta-feira:
Partindo do Terminal São Paulo: 5h36, 6h32, 7h28, 17h01, 17h57 e 18h53;
Partindo do Ponto Final: 6h11, 7h07, 8h08, 17h36, 18h32 e 19h38.
Linha 29 – Hollingsworth
Retorno dos atendimentos à Escola Flávio Gagliardi nas viagens de 12h e 13h20 partindo do Terminal São Paulo de segunda a sexta-feira.
Linha 30 – Brigadeiro Tobias
Retorno do atendimento à Cidade Universitária nas viagens de 7h11 e 7h47 partindo do Terminal São Paulo de segunda a sexta-feira.
Linha 31 – Cajuru
Criação de mais horários de atendimento ao Residencial Nilton Torres, como segue:
Segunda a sexta-feira:
Partindo do Terminal São Paulo: 5h, 6h22, 7h32, 8h56, 15h36, 20h48, 23h22.
Partindo do Ponto Final: 6h57, 8h18, 9h54, 10h50, 11h54, 13h30, 15h44, 18h44, 19h02, 20h08;
Sábados:
Partindo do Terminal São Paulo: 7h15, 9h25, 10h13, 12h53, 15h03, 17h13, 19h49, 22h51.
Partindo do Ponto Final: 4h05, 9h17, 10h35, 14h29, 15h47, 17h57;
Partindo do Terminal São Paulo: 6h48, 9h38 e 11h54.
Partindo do Ponto Final: 4h15, 9h21.
Linha 34 – Aparecidinha / Terra
Retorno da viagem de 22h10 partindo do SENAI com destino ao Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 37 – Gutierres
Criação de mais um horário de atendimento ao Bairro Caputera na viagem de 16h partindo do ponto final de segunda a sexta-feira.
Linha 40 – Vila Jardini / Jd. América
Retorno da viagem de 16h15 partindo do ponto final com destino ao Terminal Santo Antonio e retorno dos atendimentos ao Colégio Ser de segunda a sexta-feira, como segue;
Partindo do Terminal Santo Antonio - 11h41, 12h35, 18h29 e 22h08,
Partindo do ponto final no Colégio Ser - 12h18, 13h12, 19h06 e 22h48;
Linha 42 – Laranjeiras
Alteração de horários de segunda a sexta-feira entre as 16h e 19h30.
Linha 45 – Retiro São João
Retorno do atendimento à escola Bierrembach no horário de 18h15 partindo do Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 52 – Cidade Universitária
Ajuste na oferta de horários de segunda a sábado para atender a demanda de volta as aulas.
Linha 53 – Éden
Alteração no itinerário da linha Partindo do Terminal São Paulo, onde segue normal até a Rua Renato Gatti, após segue pela Rua Eugênio Leite da Cruz, Rua Salvador Leite Marques, Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, voltando ao seu itinerário normal até o ponto final.
Alteração em dois horários de segunda a sexta-feira, como segue:
Partindo do Ponto Final de 7h para 6h55.
Partindo do Terminal São Paulo de 7h45 para 07h40min.
Retorno do horário de partida do Terminal São Paulo às 18h40 (até a Área de Transferência do Éden).
Retorno da viagem de 22h25 partindo da Avenida Independência defronte a UNIP com destino ao Terminal São Paulo.
Retorno da viagem de 23h05 partindo da Avenida Independência defronte a UNIP com destino ao Terminal Santo Antonio.
Linha 55 - Rodrigo
Retorno do horário de 23h03 partindo do Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 56 - Iguatemi
Retorno do horário de 12h10 com atendimento à escola Bierrembach de segunda a sexta-feira.
Linha 59 – Maria Eugênia
Passa a realizar ponto final no Jardim Flamboyant em todas as viagens. Os atendimentos ao Jardim Pacaembu continuam sendo realizados nos mesmos horários.
Linha 61 – Iporanga
Retorno dos horários de 22h35 e 22h40 partindo da Avenida Independência defronte a Unip com destino ao Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 64/3 – Paço Municipal / General Osório
Retorno do horário de 17h10 partindo da Fatec com destino ao Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 67 – Ipanema das Pedras
Retorno do horário de 12h05 partindo do Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Linha 69 - Caguaçu
Retorno do horário de 5h50 partindo do ponto final com destino até a Escola Jordina do Amaral Arruda de segunda a sexta-feira.
Criação dos horários de 19h partindo do Terminal Santo Antônio e 20h partindo do Ponto Final de segunda a sexta-feira.
Linha 73 – Júlio de Mesquita
Alteração de alguns horários de segunda a sexta-feira entre 13h e 20h.
Linha 74 – Caputera
Retorno do horário de 18h40 partindo da Escola de Brigadeiro Tobias com atendimento aos bairros Genebra, Inhaiba e Caputera de segunda a sexta-feira.
Retorno do atendimento a Escola de Brigadeiro Tobias na viagem de 12h05 partindo do ponto final de segunda a sexta-feira.
Linha 77 – Santa Bárbara
Alteração de itinerário:
Partindo do Terminal Santo Antônio: segue normal até a Rua Jackson Gonçalves de Carvalho Gil, após segue pela Rua Hermes Waldemarim, Rua Alexandre Dias Batista, Avenida Américo Figueiredo, realizando o ponto final em frente o número 5.808 (Jardim Tropical);
Partindo do Ponto Final: Inicia na Avenida Américo Figueiredo, nº. 5.808 (Ponto Final), após segue pela Rua Alexandre Dias Batista, Rua Hermes Waldemarim, Rua Jackson Gonçalves de Carvalho Gil, voltando ao seu itinerário normal.
Linha 80 - Ufscar
Ajuste da oferta de horários de segunda a sexta-feira, para atender a demanda de volta as aulas.
Linha 302 – Interbairros II
Ajuste de oferta com alteração de todos os horários de segunda a sexta-feira.
Linha 303 – Interbairros III - Itavuvu / Éden
Retorno do horário de 22h40 partindo da UNIP de segunda a sexta-feira e criação da viagem de 5h aos sábados partindo do ponto final.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


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Curitiba terá 1.ª ciclofaixa em 2011


Pela primeira vez Curitiba vai re­­ceber uma ciclofaixa, espaço ex­­clusivo para bicicletas, separado por tachões e que fica ao lado da via usada por carros. O projeto será implantado na Avenida Marechal Floriano Peixoto – entre o Ter­­mi­­nal do Carmo e a Linha Verde (antiga BR-116) – e deve ter cerca de seis quilômetros de extensão. A ci­­clofaixa ficará entre os carros e a ca­­naleta do ônibus expresso, com 1,5 metro de largura, e vai ser instalada nos dois sentidos. “A intenção é de que num lado andem os ciclistas na direção Centro e, no outro, os que vão ao bairro”, afirma a gestora de mobilidade urbana Olga Mara Prestes, da Urba­­nização de Curitiba (Urbs).
Ontem, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curi­­tiba (Ippuc), foi assinado o convênio para dar início às licitações. O projeto das ciclofaixas faz parte do Plano Diretor Cicloviário de Curi­­ti­­ba, juntamente com o Sistema In­­tegrado de Mobilidade e é financiado com recursos do Banco Mundial e do Global Environment Facility (GEF) e coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O valor de todo o projeto é de US$ 2,1 milhões para a capital paranaense. Além da ciclofaixa, Curitiba vai usar o dinheiro para estudos e revitalização das ciclovias já existentes e ainda vai aplicar em um estudo de vulnerabilidade climática.

Antes das obras para a ciclofaixa, porém, o Ippuc anunciou que começará a revitalização da Mare­­chal nesse trecho, com a melhoria da pista de carros e das calçadas. No mês que vem deve ser aberta a licitação para essas obras, que serão bancadas com recursos municipais. O prazo previsto para o término da revitalização é o primeiro semestre do ano que vem, só depois disso as ciclofaixas serão instaladas. “É um projeto piloto e se der certo poderá ser ampliado para outros pontos ao lado de outras canaletas”, afirma Olga.
O projeto de instalação da ciclofaixa prevê ainda uma segunda etapa: quando a primeira for en­­tregue, o Ippuc pretende ampliar o espaço exclusivo aos ciclistas do Terminal do Carmo até o Parque Iguaçu (no limite com a cidade de São José dos Pinhais), totalizando oito quilômetros de extensão – ainda sem previsão de data para co­­meçar. Neste trecho, por en­­quanto, os ciclistas terão de usar as calçadas ou a canaleta dos ônibus – como muitos já usam por falta de opção. “A intenção é terminar de interligar alguns pontos que não se comunicam, dos 100 quilômetros de vias cicláveis já existentes, revitalizar esta malha viária e ampliá-la para 300 km. Apostamos neste modal de transporte para o futuro. O veículo privado não é o mais adequado para as grandes cidades, pois traz prejuí­­zos também ao meio ambiente”, diz o presidente do Ippuc, Clever Almeida.
Atualmente, cerca de 5% das pessoas usam diariamente a bicicleta de casa ao trabalho e vice-versa. Quem usar a ciclofaixa (de­­pois de pronta) sentido Centro de Curitiba terá de usar a ciclovia compartilhada da Rua Aluizio Finzetto, passando depois pelas ruas João Negrão, Conselheiro Lau­­rindo e, por fim, Mariano Torres pa­­ra chegar ao Centro. “Vamos re­­vitalizar este caminho, melhorar as sinalizações existentes. Isso é pri­­oritário. Depois vamos começar também uma campanha de conscientização de respeito no trânsito, entre pedestres, ciclistas e motoristas. Cada um vai ter de respeitar o espaço do outro”, diz Almeida.
À parte deste projeto, foi lançado nesta semana o edital de licitação do projeto de revitalização e ciclovia para a Visconde de Guara­­puava. Mas ainda não há prazos para o início das intervenções.

Fonte: Gazeta do Povo


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São Paulo: Trecho do Corredor Metropolitano ABD sai após 20 anos de espera

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Aguardado pela população do Grande ABC há cerca duas décadas, o prolongamento do Corredor Metropolitano ABD, ligando Diadema ao Morumbi, na Capital, deverá entrar em funcionamento a partir de sábado. A expectativa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) é atender cerca de 15 mil usuários por dia no trecho.
O corredor integra o sistema conhecido popularmente apenas como linha do trólebus, que conecta as zona Sul e Leste de São Paulo - Jabaquara e São Mateus - passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.
Os trabalhos para adequação do corredor exclusivo para a passagem de ônibus, orçados em R$ 22,9 milhões, foram retomados pelo governo do Estado em dezembro.
A faixa tem 12 quilômetros de extensão e se prolonga do Terminal Diadema da EMTU, no Centro, até a linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O corredor terá 18 pontos de paradas e cinco estações de transferência, o que permitirá aos usuários a migração para outras linhas. A expectativa do governo do Estado é de que futuramente haverá também possibilidade de conexão com a linha 5-Lilás, do Metrô.
Atualmente, o trajeto entre Diadema e o Morumbi é realizado por ônibus que não têm o privilégio da faixa exclusiva, fazendo com que o tempo da viagem se prolongue por conta do trânsito carregado da região.
OBRAS - Entre outras intervenções, para permitir o funcionamento do corredor, foi necessário recapear o pavimento asfáltico, fazer a pintura das faixas e instalar placas de sinalização.
Ontem, na divisa de Diadema com São Paulo, homens trabalhavam na montagem dos pontos de ônibus, que terão rampas de acesso.
A conclusão das intervenções do corredor é ensaiada desde a década de 1980. Neste período, inúmeras datas para inauguração do trecho foram apresentadas, mas não foram cumpridas.
Problemas na licitação, a necessidade de revisar o traçado e a falta de verbas para o término das construções estão entre as justificativas que atrasaram a continuidade do projeto.

Fonte: Diário do Grande ABC


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Curitiba: Novo Ligeirinho será implementado no Tatuquara


Usuários do transporte coletivo que residem na região do Tatuquara, na zona sul de Curitiba, poderão contar com uma nova linha-direta. Nas próximas semanas, técnicos da Urbanização de Curitiba S/A deverão iniciar um estudo para a implementação de um Ligeirinho, com uma estação-tubo como ponto final dentro do bairro. A nova linha sugerida por representantes de moradores da região poderia reduzir o tempo de viagem entre o Tatuquara e o centro da capital.

Na última semana, durante uma audiência pública realizada no bairro, os moradores entregaram ao prefeito Luciano Ducci um documento, com mais de 6 mil assinaturas, solicitando a implantação do ligeirinho e de um terminal de ônibus na região.

Segundo a presidente da Associação de Amigos e Moradores da Vila Palmeiras II, Maria do Rocio Antoniaconi, a população do bairro cresceu muito nos últimos três anos e o número de ônibus e linhas já não atende mais a demanda de passageiros.
Maria do Rocio ressalta que pelo menos sete loteamentos foram criados no período. “Há alguns anos os loteamentos praticamente não existiam. Somente no Moradias Monteiro Lobato, foram entregues, através de programas habitacionais, mais de 500 novas moradias”, diz.

O motorista de ônibus, Rogério Campos, que recolheu as assinaturas dos moradores para reivindicar o Ligeirinho, revela que há tempos a população pede uma linha-direta no Tatuquara.
Ele conta que hoje, para ir do Tatuquara ao centro da cidade, os usuários levam cerca de uma hora e 15 minutos. Isso porque é preciso ir até o terminal do Pinheirinho para fazer a conexão com outras linhas. “Um Ligeirinho que fosse direto do bairro para o centro faria o percurso em no máximo 45 minutos”, complementa.

Campos acredita que a implementação de um terminal no bairro poderia desafogar o terminal do Pinheirinho e possibilitar uma redistribuição das 13 linhas alimentadoras que atendem o Tatuquara. “O terminal também beneficiaria os passageiros da Região Metropolitana, que também precisam passar pelo Pinheirinho para ir a outras localidades”.O gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs, Luiz Filla, comenta que o prefeito entende que o bairro merece uma nova linha-direta e determinou que técnicos estudassem o itinerário da nova linha.
Segundo ele, não há prazo para a elaboração do projeto já que é preciso planejar alterações na estrutura viária do bairro, com a pavimentação definitiva e espaço físico para a estação-tubo.
“Somente após a implantação da linha-direta será avaliada a possibilidade da implementação de um terminal de ônibus na região. É preciso considerar que existem outras implicações, como o metrô que está previsto para a região sul”, diz.

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Grande Vitória: Frota municipal é monitorada por tecnologia GPS


Os ônibus do sistema de transporte coletivo municipal de Vitória são monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global).
Com esse sistema é possível observar em tempo real a posição e a localização dos ônibus no mapa da cidade, a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.
É possível, também, verificar se as empresas estão cumprindo o quadro de horários estabelecido e se está havendo algum desvio de itinerário.
Implantado em 2009, esse sistema de monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. O monitoramento melhora a qualidade do transporte coletivo e traz benefícios para o usuário.
A partir do momento em que as informações do monitoramento chegam de forma mais rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo.

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População sofre com transporte em Americana-SP


A queda de braço entre a Prefeitura de Americana e as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano dá sinais de que ainda vai se arrastar por muito tempo. Um lado reivindica aumento no valor da passagem, o outro cobra a instalação de cobertura nos pontos de ônibus e os passageiros, o lado que realmente importa nessa disputa, ficam a ver navios, esperando, como sempre, melhorias no transporte coletivo. E está difícil de acontecerem.
Não é de agora que as 30 mil pessoas que dependem diariamente de ônibus em Americana aguardam que alguma coisa finalmente seja feita em prol do transporte coletivo urbano do município. E não é à toa. Basta dar uma volta de ônibus pela cidade para perceber que o sistema é carente de benfeitorias. Mudanças foram anunciadas ao longo dos últimos anos, mas não saíram do papel.
A expectativa de que a alteração no contrato - de permissão para concessão - ocorrida há três anos fosse ser revertida em melhorias não se concretizou. E por um motivo aparentemente simples: segundo a Prefeitura, as empresas não cumprem o contrato. Ora, mas contrato não é para ser cumprido? É, mas em Americana nem com queda de braço entre os dois lados isso vem ocorrendo.
A cobertura nos pontos de ônibus é apenas um exemplo. Desde o início do ano passado, a Prefeitura negocia, sem sucesso, a implantação dos abrigos nos pontos de embarque. A instalação do sistema integrado de transporte - com apenas uma passagem o usuário pode usar mais de um ônibus no trajeto do seu destino - é outro benefício para os passageiros assegurado em contrato. Ele deveria estar funcionando há dois anos, mas o atraso na sua implantação só faz crescer com estimativas e previsões de prazo que nunca se concretizam.
Se as concessionárias não cumprem o que prometeram, ao invés de travar luta de braço a Prefeitura de Americana deveria recorrer a caminhos legais para garantir o direito dos usuários do transporte coletivo a um serviço de qualidade. Afinal, por quanto tempo mais os americanenses que dependem de ônibus terão de tomar chuva e sol em pontos desprotegidos? Por quanto tempo terão que esperar para ter ônibus novos e confortáveis que justifiquem o preço cobrado pela tarifa?
Infelizmente, tais perguntas seguem sem resposta, provando que a briga entre Prefeitura e concessionárias é, acima de tudo, um desrespeito aos passageiros.

Fonte: O Liberal
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