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Usuários de ônibus reclamam de falta de abrigos na Niterói-Manilha

sábado, 10 de julho de 2010


A concessionária Autopista Fluminense, que administra a BR-101 Norte, entrega nesta sexta-feira a segunda passarela do total de 17 previstas no contrato de concessão. Ela ficará no KM 298, no bairro Aldeia da Prata, em Itaboraí RJ.
A nova passarela terá grades de segurança e acesso a cadeirantes, mas não terá abrigo de passageiros, que, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), deveriam ser incluídos nos projetos de construção de novas passageiras.
A falta de abrigos de passageiros é apontado como o maior problema enfrentado por usuários de ônibus que circulam pela rodovia, que corta Itaboraí e São Gonçalo.
-- Sem os abrigos, os usuários são obrigados a esperar os ônibus no acostamento, sob sol ou chuva, porque não existem sequer baias nas paradas de ônibus -- reclama Waldir Cardoso, da Associação dos Usuários de Ônibus.
Ainda segundo Cardoso, a prefeitura de Niterói decidiu retirar um abrigo que, embora precário, protegia milhares de usuários que embarcam nos ônibus que ligam Niterói ao Rio na Rua Jansen de Mello, em frente ao 12º BPM. O local é movimentado porque é o último ponto antes do acesso à Ponte Rio-Niterói. O abrigo foi retirado pela prefeitura depois que foi inaugurada uma concessionária de automóveis no local.

Fonte: O Globo
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Florianópolis: Portadores de deficiência devem fazer recadastramento no sistema de transporte coletivo


A partir da próxima segunda-feira, os portadores de deficiência que utilizam o cartão de gratuidade do transporte coletivo de Florianópolis precisam fazer o recadastramento no sistema e passar por nova avaliação médica. O comunicado é do Setuf, Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis, em cumprimento ao Decreto Municipal 8116/2010.

A determinação é válida somente para quem utiliza as linhas de Florianópolis. Os cartões atuais têm validade até o dia 4 de novembro de 2010. Após o recadastramento, os usuários receberão um novo cartão eletrônico.As consultas das avaliações médicas iniciam na segunda-feira seguinte, dia 19, e podem ser feitas na Clínica Proteger (Rua Clemente Rôvere, 20, Centro, Florianópolis, próximo ao Instituto Estadual de Educação).

O agendamento pode ser feito pelo telefone: (48) 3028-5803.

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Rio de Janeiro: A Importância da renovação da Concessão da Supervia


É notório que o serviço ferroviário de passageiros precisa melhorar ainda mais, por ser um importante meio de transporte que estrutura o desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Por isso, a transparência nas informações é indispensável para entendermos como funciona a concessão do serviço. Quanto mais esclarecimentos forem feitos sobre esse tema, mais a população poderá apoiar o desenvolvimento desse transporte. É importante lembrar que no período entre 1984 e 1998, a demanda diária foi reduzida de 1.000.000 de passageiros para meros 145 mil. Esta redução de passageiros não se deu pelo preço, mas sim pela péssima qualidade do serviço que era prestado, obrigando os passageiros a optarem por outro meio de transporte, gerando o caos nas ruas e avenidas do Rio.

Com o objetivo de recuperar esse sistema que estava completamente abandonado, foi celebrado em 1998, o contrato de concessão, que estabeleceu compromissos de investimentos da concessionária (SuperVia) e do poder concedente (Estado). Com isso, foi possível uma economia para os cofres do Estado de mais de US$ 1,6 bilhões de dólares, valor correspondente aos subsídios que o Estado deixou de gastar com a operação do sistema no período 1998/2009. E o resultado desses investimentos pode ser comprovado pelo crescimento da quantidade de passageiros transportados e pela melhora significativa do cumprimento da programação de trens, que são fiscalizados de forma permanente pelo poder público, através da agência reguladora. Em 1998, antes da concessão, eram transportados 145 mil passageiros por dia útil, com uma pontualidade inferior a 30%. Hoje, são transportados mais de 510 mil passageiros por dia útil, com uma pontualidade média de 90%, o melhor índice já registrado na história desse sistema.

Com prazo inicial de 25 anos, a concessão pode ser renovada por mais 25. Portanto, restam alguns anos para o final do primeiro período de concessão. Como já vimos, o sistema necessita de investimentos adicionais e significativos para transformá-lo num transporte de excelência. Mais de 70% da frota é de composições antigas e sem ar condicionado, com uma quantidade aquém do desejado em todos os ramais. Importante entender que para melhorar esse cenário é necessário atrair o interesse do capital privado. E para isso, o prazo de concessão deve ser adequado, pois os investimentos em infraestrutura exigem um longo prazo de maturação e retorno. Nesse sentido, é extremamente necessário assegurar a prorrogação do contrato por mais 25 anos, o que já é previsto no contrato atual.

O objetivo da renovação é totalmente voltado para o bem estar social que uma melhoria do transporte ferroviário pode trazer. O aumento do prazo permitirá um aporte de capital expressivo, para fazer frente a investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões, para compra de 120 novos trens, reforma e colocação de ar condicionado em 73 outras composições, adequações na infraestrutura e estações, aquisição de um sistema novo e moderno de sinalização, dentre outras melhorias. Estes investimentos permitirão melhorar a qualidade dos serviços e ampliar a capacidade de transporte do sistema. Com isto, a demanda aumentará permitindo que uma maior parcela da população possa se beneficiar utilizando um transporte muito mais rápido e seguro, com preço compatível.

Fonte: Blog Supervia
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Teatro no ônibus: Incentivo à cordialidade no transporte coletivo em São José dos Campos

sexta-feira, 9 de julho de 2010


Um projeto educativo em São José dos Campos leva informações e orientações ao usuários do sistema de transporte coletivo na cidade. Por meio de uma peça teatral de 10 minutos, um grupo de atores incentiva o respeito e a cordialidade para a boa convivência dentro do ônibus.

Na peça, denominada “Zé Cansado”, os atores contam a história do passageiro mal-educado que ocupa os lugares reservados. De modo engraçado e descontraído, a peça mostra que gestantes, idosos e pessoas com deficiência têm sempre preferência nos coletivos. No final da encenação o usuário aprende a lição, muda o comportamento e é aplaudido por todos.

O projeto teve início em setembro de 2009, na Semana Municipal de Trânsito. Nesta segunda temporada, as apresentações vão até o dia 20 tendo como ponto de partida o Terminal Urbano Central (Rodoviária Velha) e vão ser realizadas em várias linhas que partem do local durante todo o dia. As próximas ações estão previstas para o final do mês no Terminal Intermunicipal (Rodoviária Nova) entre os dias 28 e 31 deste mês.

Fonte: VNews
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São Paulo: Piraporinha terá ônibus elétrico neste ano


Corredor Piraporinha-Jabaquara está recebendo eletrificação para rodar mais de 270 veículos.

A linha de transporte coletivo entre os terminais Piraporinha, em Diadema, e Jabaquara, em São Paulo, passa a funcionar no final do ano com veículos elétricos, os trólebus. O corredor Piraporinha – Jabaquara do Corredor ABD está recebendo a rede elétrica que alimenta os trólebus. Mais de R$ 20 milhões estão sendo gastos pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no trecho por onde circula mais de 270 ônibus, sendo 58 trólebus.

A tarifa não deve alterar com a mudança e a empresa não pretende colocar mais veículos na linha. Ainda no começo do segundo semestre deste ano, a EMTU pretende entregar o Corredor Diadema São Paulo, que liga a cidade do ABCD à Estação de metrô no Morumbi. A tarifa que o usuário deve pagar ao embarcar em um ponto de Diadema, por exemplo, é de R$ 2,65.

Na estação Morumbi, haverá integração com uma linha 9-Esmeralda da CPTM. Futuramente, outra interligação será estendida: quando concluída, a estação Campo Belo vai permitir o acesso integrado com o Metrô (linha 5 Lilás). O usuário que precisar acessar a linha de trem pode pagar uma taxa de R$ 5 ao embarcar nos ônibus do corredor, terá economia de R$ 0,30.

Fonte: Macro PT
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Cuiabá vê implantação do BRT como solução para o trânsito


Cuiabá, que convive com a angústia da crise no transporte coletivo e individual e sem os recursos compatíveis para os investimentos necessários à modernização do seu esgotado sistema viário, vislumbra agora a oportunidade de resolver, senão todos, grande parte dos problemas referentes à mobilidade urbana, que serão legados da Copa 2014. Das modalidades estudadas nacionalmente, optou-se pelo BRT – bus rapid transit (ônibus rápido no trânsito).
O novo modelo compreenderá a área urbana da cidade, que será cortada por corredores exclusivos para ônibus, numa forma de “Y”. O sistema percorrerá dois eixos: da avenida do CPA até o aeroporto Marechal Rondon, passando pela avenida da FEB (Várzea Grande), e do Centro à região do Coxipó, passando pela avenida Fernando Corrêa.
As intervenções no sistema viário requerem menos tempo que em outros sistemas, como o VLT. As obras, que devem começar no próximo ano, devem consumir ¼ de tempo de implantação do metrô e 50% do VLT, por exemplo. E os investimentos para a implementação do BRT são bem menores do que outros sistemas, o quilômetro do VLT, por exemplo, custa hoje R$ 40,4 milhões , enquanto que o BRT custará aos cofres públicos R$ 11,1 milhões, por quilômetro. Outra vantagem, é o preço da tarifa, que deverá ser mais ou menos equivalente ao valor atualmente praticado no sistema convencional, isso se a integração for somente entre o sistema municipal de Cuiabá e Várzea Grande. “Esse sistema é o que apresenta uma relação custo/benefício mais apropriada para a realidade sócio-econômica da nossa capital e requer menor intervenção no sistema viário, gerando benefícios a população”, afirma o secretário de trânsito e transporte Urbano de Cuiabá, Edivá Pereira Alves.

Rapidez:
Como nesse sistema não há concorrência com o transporte individual e de cargas, as viagens são mais rápidas, devido ao não compartilhamento da via com outras modalidades, novos usuários serão atraídos pelas vantagens do sistema em relação ao tempo de viagem entre a origem/destino, que será menor em relação as viagens do veículo individual, sem considerar também a economia com combustível, estacionamento, etc. Com aumento da velocidade operacional, as viagens serão mais rápidas, possibilitando ao usuário condições de otimizar sua programação diária. Além disso, o sistema tronco alimentado, permite a integração dos usuários de Cuiabá e das cidades da região metropolitana.

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