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Depois dos ônibus, Globo estreia programação no metrô paulistano
sábado, 3 de julho de 2010A Globo irá realizar testes para deixar sua programação ainda mais acessível aos paulistanos. Depois de estrear sua transmissão em algumas linhas de ônibus, agora será a vez de a emissora carioca chegar ao metrô.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os testes serão iniciados no dia 16 de julho, primeiramente, apenas na estação Paraíso. Serão instalados aparelhos de TV em 52 estações de metrô de São Paulo.
Cada estação contará, em média, com 40 aparelhos espalhados entre a entrada, as escadas rolantes e as plataformas de embarque. A programação usada pela Globo no metrô será a mesma veiculada nas linhas de ônibus, na qual apresenta um resumo das principais atrações do dia anterior mesclada com notícias atualizadas.
Fonte: Na Telinha
Postado por Meu Transporte às 17:29 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Sol, chuva e muita humilhação na hora de pegar um ônibus em São Luís
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Os usuários do transporte coletivo em toda a São Luís, enfrentam, diariamente, uma série de transtornos, quando precisam ficar horas nas paradas de ônibus. A maioria dos pontos de paradas de coletivos, espalhadas por toda a cidade, encontra-se em estado de total deterioração.
Sem locais adequados para sentar, quem aguarda o ônibus ainda é obrigado a sentir o sol quente e a chuva, por falta de cobertura nos abrigos.
Em alguns casos, só se percebe que o local é uma parada de ônibus, por conta de alguma placa de sinalização, já que nem mesmo abrigos deteriorados algumas pardas possuem, o que mostra a total falta de responsabilidade da Prefeitura de São Luís para com os usuários do transporte coletivo, que este ano teve um reajuste nas tarifas que chegou a até 23%.
Na tentativa de se proteger do sol, muitas pessoas tentam ficar na sombra dos postes de iluminação pública. “ Entra prefeito, sai prefeito, mas ninguém está se importando com a situação do trabalhador. A situação das pardas de ônibus é antiga e ninguém procura resolver”, desabafou a professora Maria José Alves dos Santos.
A cena se repete nas principais avenidas da capital. A Assessoria de Comunicação da SMTT – Secretária Municipal de Trânsito e Transportes – foi procurada por nossa redação, mas não se pronunciou sobre o assunto. (Por Rafaela Bandeira)
Sem locais adequados para sentar, quem aguarda o ônibus ainda é obrigado a sentir o sol quente e a chuva, por falta de cobertura nos abrigos.
Em alguns casos, só se percebe que o local é uma parada de ônibus, por conta de alguma placa de sinalização, já que nem mesmo abrigos deteriorados algumas pardas possuem, o que mostra a total falta de responsabilidade da Prefeitura de São Luís para com os usuários do transporte coletivo, que este ano teve um reajuste nas tarifas que chegou a até 23%.
Na tentativa de se proteger do sol, muitas pessoas tentam ficar na sombra dos postes de iluminação pública. “ Entra prefeito, sai prefeito, mas ninguém está se importando com a situação do trabalhador. A situação das pardas de ônibus é antiga e ninguém procura resolver”, desabafou a professora Maria José Alves dos Santos.
A cena se repete nas principais avenidas da capital. A Assessoria de Comunicação da SMTT – Secretária Municipal de Trânsito e Transportes – foi procurada por nossa redação, mas não se pronunciou sobre o assunto. (Por Rafaela Bandeira)
Fonte: O Quarto poder
Postado por Meu Transporte às 21:38 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Passagem de ônibus aumenta nesta segunda em Maceió
O trabalhador maceioense sofrerá mais um golpe no orçamento. A partir da próxima segunda-feira, dia 5, entrará em vigor a nova tarifa do transporte coletivo urbano. A passagem passará dos atuais R$ 2,00 para R$ 2,10.
Segundo nota emitida na manhã desta sexta-feira, dia 2, estudos realizados em dezembro de 2009 pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito indicaram uma tarifa técnica no valor R$ 2,15 para os serviços prestados pelas empresas que fazem parte do sistema urbano de transportes do município de Maceió, que deveria ter entrado em vigência em 1º de janeiro de 2010.
O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) determinou, no entanto, que fosse considerado apenas R$ 2,10 e, que o reajuste só fosse implantado no prazo de seis meses. A nova tarifa, no valor de R$ 2,10, estará valendo a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de julho.
Segundo nota emitida na manhã desta sexta-feira, dia 2, estudos realizados em dezembro de 2009 pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito indicaram uma tarifa técnica no valor R$ 2,15 para os serviços prestados pelas empresas que fazem parte do sistema urbano de transportes do município de Maceió, que deveria ter entrado em vigência em 1º de janeiro de 2010.
O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) determinou, no entanto, que fosse considerado apenas R$ 2,10 e, que o reajuste só fosse implantado no prazo de seis meses. A nova tarifa, no valor de R$ 2,10, estará valendo a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de julho.
Fonte: Alagoas 24 horas
Postado por Meu Transporte às 21:34 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Prefeitura de São José dos Campos vai revê modelo de estações de ônibus
Depois de receber uma avalanche de críticas, a Prefeitura de São José dos Campos decidiu rever o modelo das estações de conexão (ECOs) do novo sistema de transporte coletivo.
A construção dos terminais de transbordo faz parte do projeto de integração das linhas de ônibus, que permitirá ao usuário andar em mais de um circular pagando apenas uma passagem.
A primeira estação de conexão --de um total de 12 que serão construídas pela prefeitura em toda a cidade-- foi inaugurada no início de maio no Campos de São José (zona leste). Moradores se queixaram do aumento do tempo de viagem, de mudanças nos horários dos ônibus e da falta de estrutura do próprio terminal.
Segundo o secretário de Transportes Anderson Farias Ferreira, as duas próximas ECOs, que serão construídas no Campos dos Alemães (zona sul) e no São Judas Tadeu (sudeste), terão um novo projeto arqui-tetônico que vai garantir maior fluidez aos ônibus."Vamos separar a parte de embarque e desembarque. Essa baldeação no mesmo espaço atrapalha o veículo que está passando pela estação", disse Ferreira.
"De um lado, teremos as linhas alimentadores, que vão do bairro até a ECO, e as linhas-tronco, que vão da ECO para o centro da cidade. Do outro lado, teremos as linhas de passagem, que são as convencionais e seguem do bairro até o centro, sem parar na estação."
Divulgação.
As ECOs foram idealizadas pela prefeitura com a proposta de diminuir os itinerários e otimizar a frota do transporte coletivo.
Elas funcionarão como um ponto de transbordo: os ônibus que chegam ao bairro trazendo moradores do centro param na ECO; no terminal, o usuário espera por outro coletivo e segue até o seu bairro.Com isso, o passageiro pode andar em mais de uma linha pagando apenas uma passagem, dentro de um período de duas horas desde que o pagamento da tarifa seja feito com cartão eletrônico.
O secretário de Transportes disse que reforçará o trabalho de divulgação que vem sendo feito para explicar as mudanças aos usuários."Já fizemos isso no ECO do Campos de São José, mas podemos reforçar ainda mais nos próximos bairros, especialmente sobre a parte do cartão eletrônico", afirmou.
Fonte: O Vale
Postado por Meu Transporte às 21:30 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Seterb adia anúncio sobre reajuste da tarifa do transporte coletivo em Blumenau
O Seterb informou no fim da tarde desta sexta-feira que anunciará somente segunda-feira a decisão em torno de um possível reajuste da tarifa do transporte coletivo. A autarquia alegou que não houve tempo suficiente para analisar a pedido de aumento formulado pelo Consórcio Siga.
O objetivo da prefeitura é levar a público o veredicto até o fim da manhã. O consórcio encaminhou ao Seterb dia 23 de junho o pedido de aumento de 15% alegando prejuízo de R$ 3,1 milhões em função da defasagem da tarifa atual. O valor da passagem vigente é de R$ 2,30 desde fevereiro de 2009.
A tarifa foi reajustada em fevereiro deste ano, mas uma liminar suspendeu os efeitos do decreto municipal. O preço ficou em R$ 2,55 por apenas cinco dias. O reajuste de 10,8% levava em conta, além da defasagem da tarifa, gastos futuros com terminais e aquisição de novos carros. A liminar judicial que derrubou o aumento ainda vigora e o mérito aguada análise. Consórcio Siga pediu aumento de R$ 2,30 para R$ 2,65.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Postado por Meu Transporte às 21:25 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Prefeito do Rio quer ressarcir empresas de ônibus por gratuidades
A prefeitura deverá arcar com os custos das 20 milhões de viagens gratuitas feitas mensalmente por estudantes da rede pública, idosos e portadores de doenças crônicas após a licitação das linhas de ônibus, prevista para agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, que, no entanto, nega que esta seria uma forma de subsidiar o sistema. Também nesta quinta, a Câmara dos Vereadores aprovou a legislação para regulamentar o bilhete único nas linhas municipais, mas com uma emenda que limita o tempo de viagem nos coletivos a duas horas.
A tarifa aprovada foi mantida nos R$ 2,40 propostos pela prefeitura. Mas, ao contrário do que o município chegou a divulgar, o bilhete único só será adotado numa direção. Caso o usuário deseje retornar pela mesma linha de ônibus ao ponto de origem no intervalo das duas horas, terá que pagar por uma nova passagem.
A proposta original previa que o prazo de duas horas entre as viagens poderia ser ampliado por decisão do poder público. Se a prefeitura desejar aumentar esse tempo, terá que apresentar um novo projeto de lei. As regras municipais são diferentes da legislação estadual que disciplina as gratuidades nas linhas intermunicipais. O bilhete do estado, que começou com um intervalo de duas horas, passou a valer por duas horas e meia nesta quinta-feira.
Apesar da alteração ao texto, o prefeito considerou que a aprovação do projeto foi uma vitória para a cidade. A lei, explicou, viabilizará o projeto de reordenamento do transporte público no Rio, prometido na campanha.
Paes explicou que, no cálculo da tarifa do bilhete único de R$ 2,40, não foram incluídas as gratuidades. Por isso, o pagamento dessas viagens deverá ser negociado entre a prefeitura e as futuras empresas que vão operar o sistema.
- A questão das gratuidades está em estudo. Se fossem incluídas na tarifa, criaríamos uma espécie de pedágio para o usuário que não se beneficia da gratuidade. O preço da passagem seria maior. Mas isso é diferente de subsidiar as empresas para todos os usuários, como acontece em São Paulo - disse Paes.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), que propôs sem sucesso uma emenda prevendo que o valor de R$ 2,40 da tarifa incluísse as gratuidades, tem uma outra avaliação:
- Se o dinheiro para pagar as gratuidades sairá do Tesouro, isso é subsídio.
O líder do governo, Adilson Pires (PT), disse que o governo teve que ceder para permitir a aprovação das regras do bilhete único. Segundo ele, vários colegas lembraram que, ao contrário do governo do estado, a prefeitura não subsidia as viagens. Dos 32 vereadores que analisaram a emenda que limitava o tempo de viagem a duas horas, apenas três votaram contra: Paulo Pinheiro (PPS), Clarissa Garotinho (PR) e Andrea.
- A emenda engessou o bilhete único. Sempre que se discute ônibus nesta Casa, forças sobrenaturais parecem agir - ironizou Pinheiro.
A previsão é que o bilhete único seja implantado até o fim de dezembro com as linhas licitadas. Nesta quinta-feira, a Rio Ônibus informou que as empresas ainda estudam se vão participar da licitação.
A tarifa aprovada foi mantida nos R$ 2,40 propostos pela prefeitura. Mas, ao contrário do que o município chegou a divulgar, o bilhete único só será adotado numa direção. Caso o usuário deseje retornar pela mesma linha de ônibus ao ponto de origem no intervalo das duas horas, terá que pagar por uma nova passagem.
A proposta original previa que o prazo de duas horas entre as viagens poderia ser ampliado por decisão do poder público. Se a prefeitura desejar aumentar esse tempo, terá que apresentar um novo projeto de lei. As regras municipais são diferentes da legislação estadual que disciplina as gratuidades nas linhas intermunicipais. O bilhete do estado, que começou com um intervalo de duas horas, passou a valer por duas horas e meia nesta quinta-feira.
Apesar da alteração ao texto, o prefeito considerou que a aprovação do projeto foi uma vitória para a cidade. A lei, explicou, viabilizará o projeto de reordenamento do transporte público no Rio, prometido na campanha.
Paes explicou que, no cálculo da tarifa do bilhete único de R$ 2,40, não foram incluídas as gratuidades. Por isso, o pagamento dessas viagens deverá ser negociado entre a prefeitura e as futuras empresas que vão operar o sistema.
- A questão das gratuidades está em estudo. Se fossem incluídas na tarifa, criaríamos uma espécie de pedágio para o usuário que não se beneficia da gratuidade. O preço da passagem seria maior. Mas isso é diferente de subsidiar as empresas para todos os usuários, como acontece em São Paulo - disse Paes.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), que propôs sem sucesso uma emenda prevendo que o valor de R$ 2,40 da tarifa incluísse as gratuidades, tem uma outra avaliação:
- Se o dinheiro para pagar as gratuidades sairá do Tesouro, isso é subsídio.
O líder do governo, Adilson Pires (PT), disse que o governo teve que ceder para permitir a aprovação das regras do bilhete único. Segundo ele, vários colegas lembraram que, ao contrário do governo do estado, a prefeitura não subsidia as viagens. Dos 32 vereadores que analisaram a emenda que limitava o tempo de viagem a duas horas, apenas três votaram contra: Paulo Pinheiro (PPS), Clarissa Garotinho (PR) e Andrea.
- A emenda engessou o bilhete único. Sempre que se discute ônibus nesta Casa, forças sobrenaturais parecem agir - ironizou Pinheiro.
A previsão é que o bilhete único seja implantado até o fim de dezembro com as linhas licitadas. Nesta quinta-feira, a Rio Ônibus informou que as empresas ainda estudam se vão participar da licitação.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 09:41 0 comentários
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