Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Cascavel,81% dos ônibus são adaptados

terça-feira, 29 de junho de 2010


Objetivando a melhoria no transporte coletivo urbano de Cascavel, a partir do dia 1º de julho, nove micro-ônibus serão substituídos por novos veículos denominados micrão.Os novos carros irão transportar os passageiros das linhas dos bairros Lago Azul, Periollo, Floresta via Brasília, Consolata e Melissa, partindo do Terminal Leste. Outros bairros que serão atendidos são o Canadá, Cancelli, Claudete e FAG, esses partindo do terminal Oeste.Outra linha que será atendida pelo ônibus convencional será a Parque Verde via Fortaleza, inclusive nos sábados, domingos e feriados.
O chefe do Departamento de Transporte, Adão Kaliskievicz, explica que com a implantação dos mircrões a capacidade de transporte de passageiros aumentará em 55%. “Os atuais micros levam em torno 44 usuários, contra 70 dos novos veículos que irão substituí-los”, diferencia.
Outra mudança no transporte, segundo Kaliskievicz, será a renovação da frota, com a inclusão de 13 novos veículos convencionais, em substituição aos que tiveram seu tempo de vida útil vencido. Os novos ônibus estão adaptados com elevadores para atender pessoas com deficiência. “Agora, o Município conta com110 ônibus com esse tipo de equipamento. Atualmente, a frota possui 60% de carros com acessibilidade, com os novos veiculo o atendimento passará para 81%”, detalha.
Ainda dentro das adaptações que serão realizadas no transporte coletivo, os moradores do distrito de São João do Oeste terão mais um horário no período da tarde, nas terças, quartas e quintas-feiras, partindo do terminal Leste no horário das 16h.

Fonte: Rádio Coméia
READ MORE - Em Cascavel,81% dos ônibus são adaptados

Belém: Passageiros já podem pagar R$ 1,70


Depois da vitória do Brasil contra o Chile, os belenenses terão outro motivo para comemorar. A redução da passagem de ônibus de R$ 1,85 para R$ 1,70 já está valendo desde hoje. A informação foi confirmada na noite de ontem, durante coletiva, pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setrans-Bel), Mário Martins.
Mesmo sem ter sido notificado oficialmente, o empresário garantiu que todas as empresas adotarão o novo valor. “A Justiça não nos procurou. Recebi um telefonema do presidente da CTBel, que pediu para que houvesse o reajuste”. Martins afirmou que o sindicato irá recorrer da decisão, assim que o órgão for notificado. Ele também disse que todos os 1.700 ônibus que circulam em Belém, já estão tendo os seus validadores trocados.
Martins disse ainda que o prejuízo gerado para as empresas é inestimável. “É um absurdo. Estamos retrocedendo, vamos rodar com uma tarifa desatualizada, de 2008”.
Segundo o superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Alfredo Sarubby, todos os veículos devem cobrar o valor determinado pela Justiça, caso contrário, podem ter o carro apreendido. “A partir das 8h vamos estar com equipes nas ruas parando os ônibus aleatoriamente e fiscalizando”.
Para Sarubby, a prefeitura está cumprindo a liminar, mas o aumento foi concedido a partir de deliberações baseado em uma planilha de custos diferenciada da inflação do ano. “O aumento é baseado em cima do preço do pneu, aumento salarial e ainda tem o fato da prefeitura nunca atender o que o conselho conclui, porque, pelo conselho, o aumento seria de R$ 1,90, mas não foi acatado”.
Com relação à qualidade dos ônibus, um dos motivos que levou o Ministério Público Estadual (MPE) a entrar com ação contra o aumento, o superintendente afirmou que as frotas são mais novas. “Atualmente a idade da frota de ônibus de Belém é de quatro anos, enquanto que quando assumimos era de seis anos”. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Belém afirmou, em nota, que vai recorrer da ação dentro do prazo legal.

READ MORE - Belém: Passageiros já podem pagar R$ 1,70

BH: Vale transporte e bilhete integrado não serão mais vendidos


O Vale-Transporte Integrado e (VTI) e o Bilhete Integrado, usados para integração ônibus metropolitanos/metrô, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deixam de ser vendidos, a partir desta quarta-feira. Cerca de 20 mil pessoas usam diariamente os dois vales em papel. Até 31 de julho, eles serão substituídos gradativamente pelo Cartão Ótimo, que manterá os benefícios da integração.

O Ótimo é aceito nos sistemas de transporte coletivo metropolitano e municipais da Grande BH, com exceção da capital, Betim, Sabará e Nova Lima, que têm suas próprias bilhetagens eletrônicas.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), o objetivo é melhorar as condições de atendimento, garantindo mais agilidade no embarque dos usuários. Os vales-transportes que não forem usados até 31 de julho, poderão ser trocados por créditos eletrônicos no Cartão Ótimo, entre dia 1º e 31 de agosto, nos postos de venda do Sintram.

O Cartão Ótimo custa R$ 5.Os postos de venda do Sintram são na Rua Aquiles Lobo, 504, Floresta; na Rua Tupinambás, 81, Centro; e na Rua Professor Moraes, 216, Funcionários. Também há postos nas 19 estações de metrô. Mais informações no site do cartão Ótimo ou pelo telefone (31) 3516-6000.

Fonte: Uai Notícias
READ MORE - BH: Vale transporte e bilhete integrado não serão mais vendidos

Ônibus BRT é considerado melhor solução para transporte coletivo em Cuiabá


Nesta terça-feira (29) o secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Edivá Pereira Alves, apresentou o projeto do BRT – bus rapid transit (ônibus rápido no trânsito) durante a reunião do secretariado.

Segundo Edivá, Cuiabá, que convive com a angústia da crise no transporte coletivo e individual e sem os recursos compatíveis para os investimentos necessários à modernização do seu esgotado sistema viário, tem agora a oportunidade de resolver, senão todos, grande parte dos problemas referentes à mobilidade urbana. Este pode ser um legado da Copa 2014. Das modalidades estudadas nacionalmente, optou-se pelo BRT.

De acordo com o projeto, o novo modelo compreenderá a área urbana da cidade, que será cortada por corredores exclusivos para ônibus, num desenho em forma de “Y”. O sistema percorrerá dois eixos: da avenida do CPA até o aeroporto Marechal Rondon, passando pela avenida da FEB (Várzea Grande), e do Centro à região do Coxipó, passando pela avenida Fernando Corrêa. As intervenções no sistema viário requerem menos tempo que em outros sistemas, como o VLT. As obras, que devem começar no próximo ano, devem consumir ¼ de tempo de implantação do metrô e 50% do VLT (Veículo Leve sobre Trilho), por exemplo.

E os investimentos para a implementação do BRT são bem menores do que outros sistemas; o quilômetro do VLT, por exemplo, custa hoje R$ 40,4 milhões , enquanto que o BRT custará aos cofres públicos R$ 11,1 milhões por quilômetro.

Ele se referiu ao preço da tarifa como outra vantagem desse sistema, que deverá ser mais ou menos equivalente ao valor atualmente praticado no sistema convencional, isso se a integração for somente entre o sistema municipal de Cuiabá e Várzea Grande. “Esse sistema é o que apresenta uma relação custo/benefício mais apropriada para a realidade sócio-econômica da nossa capital e requer menor intervenção no sistema viário, gerando benefícios a população”, afirma o secretário.

Fonte: ReporterNews
READ MORE - Ônibus BRT é considerado melhor solução para transporte coletivo em Cuiabá

Tranporte coletivo de Sorocaba terá mudanças a partir de 1º de julho


Nesta quinta-feira, dia 1º de julho, a Urbes – Trânsito e Transportes fará algumas mudanças com o objetivo de otimizar a frota e, conseqüentemente, beneficiar os usuários do transporte coletivo. Seguem abaixo as alterações:
Linha 12 – Guadalajara: Extinção do atendimento à Faculdade Anhanguera no horário de partida do ponto final, de 23h09, de segunda à sexta-feira.
Linha 33 – Mato Dentro – Alteração de horários de segunda a sexta-feira.
Partindo do Terminal São Paulo: 5h30, 6h03 (Presídio e bairro do Cristal), 7h40, 9h30 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 10h, 12h10 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 13h (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 14h35, 16h (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 16h45, 19h, 19h40, (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 21h, 22hn e 23h15 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal).
Partindo do ponto final - 5h10 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 6h30, 7h30 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 9h, 11h, 11h30 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 13h25, 14h30 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 15h35, 17h40 (Estrada Santa Rita e bairro do Cristal), 18h30, 20h, 20h50 (bairro do Cristal) e 22h15.
Linha 48 – Aparecidinha / Castelinho – Alteração no atendimento à avenida Jerome Case com a criação de mais um horário partindo do ponto final, às 15h18, e extinção do horário de 18h33, partindo do ponto final.
Linha 49 – Astúrias / Av. São Paulo – Alteração do horário com atendimento à Vila São João, de 22h05 para 22h10, de segunda a sexta-feira.
A gerência de planejamento do transporte coletivo recomenda aos usuários que tiverem dúvidas para entrar em contato pelos telefones 118 e 3331-5000 ou consultar o site http://www.urbes.com.br/.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
READ MORE - Tranporte coletivo de Sorocaba terá mudanças a partir de 1º de julho

Maringá: Estudantes poderão cadastrar mais linhas no Passe Livre


A Câmara de Maringá aprovou nesta terça-feira (29) o projeto de lei que garante ao beneficiário do Passe Livre do Estudante o cadastramento de quatro linhas de ônibus para o deslocamento diário para a instituição escolar, duas a mais do que é concedido atualmente. O plano de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) foi aprovado em primeira discussão por unanimidade (14 votos).
Pelo projeto, os estudantes terão direito a duas linhas que deverão trafegar do bairro onde o estudante reside até o Terminal do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros e as outras duas linhas do terminal até a instituição escolar.

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é aumentar as opções para o usuário, sem ampliar os custos. “Isso vai dar maior tranquilidade para o estudante, além de fazer fluir o sistema de transporte, evitando ônibus muito lotados”, explicou Henrique. Ele acredita que o projeto possa entrar em vigor logo no início do segundo semestre deste ano. O projeto ainda será votado em mais duas discussões (para a possível inclusão de emendas) antes de seguir para a sanção do prefeito.
A reportagem tentou contato com o secretário dos Transportes, Walter Guerlles e com o gerente do transporte público da Secretaria dos Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, mas eles não foram encontrados para comentar o projeto.

READ MORE - Maringá: Estudantes poderão cadastrar mais linhas no Passe Livre

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960