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Corredor para trólebus terá ônibus a diesel em SP

segunda-feira, 21 de junho de 2010


Após 24 anos de promessas de governadores tucanos como Mario Covas e José Serra, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) vai finalmente entregar à população o corredor de ônibus Diadema-Brooklin (zona sul de SP) no próximo dia 31 de julho.

Mas as faixas exclusivas, criadas nos anos 80 para serem ocupadas por trólebus, terão apenas ônibus movidos a diesel rodando ao longo de seus 12 km.

Segundo a EMTU, existe um projeto de eletrificação da via, mas não há prazo algum para que saia do papel.
Desconsiderando-se o impacto ambiental, os veículos a diesel são preferenciais por serem mais baratos e mais versáteis, já que não dependem de vias dotadas de uma rede elétrica para rodar.

Já o ônibus elétrico polui 100% menos, segundo afirmam os técnicos do setor.

O problema é que as eventuais panes na rede elétrica costumam travar o trânsito.

O custo ambiental não costuma ser colocado nos cálculos, o que é um erro. A poluição do ar causa um impacto grande no sistema de saúde, afirma Jorge Moraes, presidente da ONG Respira São Paulo e projetista de redes eletrificadas aéreas.

A nova ligação, que começou a ser construída em 1986, é um dos ramais do chamado corredor Metropolitano ABD (que liga Santo André, São Bernardo e Diadema).

O percurso ligará o terminal de Diadema à Estação Morumbi da linha 9 - Esmeralda da CPTM, localizada ao lado do shopping Market Place, na marginal Pinheiros.

Os coletivos vão trafegar pelas pistas da esquerda, próximo ao canteiro central de quatro avenidas, onde estão sendo construídas 20 paradas, segundo o mapa do corredor.

Como acontece após a implantação de corredores de ônibus, haverá impacto no tráfego de veículos, já que uma das pistas será disponibilizada para coletivos metropolitanos e municipais, principalmente em áreas movimentadas como a do shopping Morumbi.

Hoje, já existe um outro braço desse corredor que liga São Mateus, na zona leste, ao Jabaquara, na zona sul, passando por Mauá e pelo ABD. São 33 km e 233 coletivos, dos quais 78 são elétricos.

CAOS ELEITORAL
Não só o esqueleto do corredor faz parte da paisagem há décadas. Em alguns anos eleitorais, uma ou outra mexida é feita na região.

A alteração do trânsito sob o viaduto da Washington Luiz, por exemplo, em 2006, deixou o trânsito caótico na região.

E assim está até hoje.

A EMTU afirma que haverá sincronização semafórica em todos os cruzamentos, o que permitirá maior fluidez, embora algumas conversões possam ser alteradas.

O governador Mario Covas chegou a reinaugurar a obra em 1996. A promessa era que os trólebus estivessem trafegando em dois anos e meio.

O valor total da obra será de R$ 22,9 milhões.

Fonte: 24 horas news
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Estações da Integração Tarifária estão em obras em Rio Grande

A integração tarifária do transporte coletivo da cidade está em preparativos para entrar em funcionamento no dia 17 de julho. Atualmente, a Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito no Rio Grande (SMSTT) realiza as obras nas Estações de Integração e promove audiências públicas para esclarecer a comunidade o novo sistema.
Com a integração tarifária, o usuário do transporte coletivo poderá utilizar mais de um ônibus pagando a mesma tarifa. Para proporcionar a integração entre as linhas, serão construídas estações no bairro Junção, na Praça Tamandaré, no balneário Cassino e no Trevo.
De acordo com o titular da SMSTT, Enoc Guimarães, para preparar o terreno, localizado na Junção, onde será instalada uma das estações, foi realizado o aterro da área, a colocação de saibro e de um sistema de iluminação e ainda a retirada de árvores com autorização, tendo uma contrapartida com o plantio de novas árvores. No local, será construído um abrigo com uma estrutura de ferro de 96 metros quadrados. Esta estação será a maior do novo sistema de integração tarifária.Conforme Guimarães, as estações localizadas no Trevo e na Praça Tamandaré também estão sendo preparadas. Já a estação do balneário Cassino permanecerá temporariamente no mesmo local. Segundo o secretário, o investimento total do novo processo fica entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Fonte: Jornal Agora
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DF: Nenhum ônibus circulou está manhã deixando mais de 1 milhão de passageiros prejudicados


Apesar da garantia do Sindicato dos Rodoviário de colocar 60 % da frota de ônibus para circular nesta segunda-feira (21/6), quando a categoria decidiu começar uma greve geral, nenhum dos 2,4 mil coletivos rodam pelas ruas do Distrito Federal desde o início da manhã.

A informação é do Sindicato das Empresas de Ônibus Coletivo (Setransp), que não vai negociar enquanto o governo do DF não analisar um reajuste de tarifas. Oficiais de Justiça estão nas ruas desde cedo para fiscalizar se a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de que pelo menos 60% da frota circule enquanto os motoristas e cobradores permanecerem em greve é cumprida.

De acordo com o coordenador da ação, o oficial de Justiça Jayme Batista, foram fiscalizadas as garagens do Gama, de Sobradinho, de Samambaia e de Santa Maria e em pelo menso três delas o que se vê é desrespeito à decisão. Segundo ele, dos 110 veículos que deveriam atender Santa Maria, nenhum sai do terminal.

Segundo informações preliminares das ações no Gama e em Sobradinho, a situação é semelhante nessas cidades. Jayme Batista destaca a impossibilidade de fiscalizar todos os terminais do DF.

“Estamos trabalhando por amostragem, já que temos um efetivo pequeno de oficiais de Justiça para atender as mais de 1,5 mil linhas do DF. Vamos onde os empresários nos indicaram que o descumprimento da medida é mais grave.

Prejuízo
Quem utiliza coletivos precisou utilizar outras alternativas. Muitas pessoas chegaram a desistir dos compromissos e voltaram para casa. O movimento nas estações do Metrô esteve intenso durante todo o horário de pico.

De acordo com a assessoria da Companhia do Metropolitano, todos os trens (19) circularam desde cedo para tentar atender a demanda. Embora os vagões deixassem as estações lotados, nenhuma confusão foi registrada esta manhã. Ainda não há uma estimativa de aumento da procura ao transporte, que leva, em dias normais, cerca de 160 mil pessoas.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), responsável pelo transporte coletivo na região, não autuou nenhum motorista por fazer transporte pirata na manhã desta segunda. Segundo o órgão, 50 motoristas foram abordados nos Eixinhos Sul e Norte, mas em todos os casos os fiscais caracterizaram transporte solidário.

Apesar das alegações do DFTrans, a realidade vista nas paradas de ônibus de algumas cidades do DF foi outra. No Recanto das Emas e em Samambaia, muitos carros de passeio, vans e ônibus escolares passaram nos locais de espera do coletivos anunciando os destinos. A situação é a mesma no Paranoá, em Sobradinho e em Planaltina.

Quem pega ônibus em Taguatinga e Ceilândia não teve muita dificuldade em chegar ao destino. Por conta da grande quantidade de transportes irregulares, as paradas não estavam cheias, como era de se esperar já que nenhum rodoviário está rodando esta manhã.

Fonte: Correio Braziliense
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São Paulo: Entra em operação duplicação de pontos de ônibus para aliviar o tráfego no Corredor Rebouças


Entra em operação neste sábado (19/6) a ampliação das faixas de parada do ponto de ônibus localizado no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. Com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento aos usuários na parada do Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, os coletivos vão parar para embarque e desembarque dos dois lados da plataforma, duplicando a capacidade de atendimento nos dois sentidos da via.

Na situação atual, três ônibus cruzam o semáforo depois de realizar o atendimento na parada. Com o duplicação da área de parada dos ônibus, entre seis e oito veículos conseguirão cruzar a Avenida Faria Lima, diminuindo o tempo de viagem dos cerca de 350 mil usuários que circulam no corredor diariamente.

Cronograma da obra
O volume anormal de chuva que atingiu a cidade entre o fim de 2009 e março deste ano afetou o andamento das obras. Como resultado, as plataformas estão sendo entregues, mas uma segunda etapa da obra ainda está em andamento, contemplando a troca da cobertura do ponto. A estrutura atual, de 30 metros, será substituída por uma de 42 metros, aumentando a capacidade de atendimento aos usuários.

Pavimentação do Corredor Rebouças
Está em andamento na Secretaria Municipal de Transportes uma licitação para execução de obras de requalificação do Corredor Campo Limpo/ Rebouças/Centro. Em quase toda a sua extensão será aplicado piso rígido (concreto) para eliminar as ondulações motivadas pela aceleração e freada dos coletivos nas proximidades das paradas. As obras devem começar no segundo semestre de 2010.
Disposição dos pontos após o desmembramento:
LADO DIREITO
Linhas:
577T/10 Jd. Miriam - Vila Gomes
857P/10 Terminal Campo Limpo - Paraíso
6206/10 Jd. D'Abril - Terminal Bandeira
715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Terminal Campo Limpo - Pr. Ramos de Azevedo
8700/51 Terminal Campo Limpo - Est. da Luz

LADO ESQUERDO
Linhas:

702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
702U/10 Butantã/USP - Term. D. Pedro II
7411/10 Cidade Universitária - Praça da Sé
7454/10 COHAB Educandário - Terminal Princesa Isabel
7458/10 Jd. Boa Vista - Estação da Luz
7458/21 Estação da Luz - Butantã
7545/10 Jd. João XXIII - Pr. Ramos de Azevedo
7545/21CDHU Butantã - Praça Ramos de Azevedo
7598/10 Parque Continental - Anhangabaú
7598/41 Rio Pequeno - Anhangabaú
778R/10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
778R/21 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
7903/10 Jd. João XXIII/Educandário - Pr. Ramos de Azevedo

Fonte: SPTrans
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Mudanças no sistema binário de Maringá começam sem acidentes


A Secretaria dos Transportes (Setran) não registrou, até a manhã desta segunda-feira (21), nenhum acidente nas avenidas São Paulo e Tiradentes nem na Praça Rocha Pombo. O trânsito nesses três pontos passou por alterações entre quarta-feira (16) e domingo (20). Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria informou que avaliará os resultados das mudanças nesta semana, para eventuais adequações.
Segundo a assessoria, os semáforos da Praça Rocha Pombo começaram a funcionar na quarta-feira (16); a terceira faixa da Avenida Tiradentes foi liberada no sábado (19); e duas quadras da Avenida São Paulo, entre as avenidas Tiradentes e XV de Novembro, voltaram a ser duplicadas no domingo (20). Para orientar os motoristas, agentes de trânsito trabalham nesses pontos.

Uma avaliação mais completa sobre as mudanças deverá ser divulgada nos próximos dias. A recomendação da secretaria é de que os motoristas dirijam com atenção redobrada nos próximos dias, para que não haja acidentes.

Em breve
O prefeito Silvio Barros citou, em coletiva à imprensa na quarta-feira (16), quais serão as próximas mudanças nos trânsito de Maringá.
Até o fim do ano, a Avenida Brasil deve perder o estacionamento conhecido como espinha de peixe. Também haverá modificações na Avenida Morangueira. “As mudanças na Avenida Morangueira servirão para melhorias no transporte coletivo. Servirão também para subsidiar a licitação do transporte coletivo”, afirmou.
Barros evitou dar detalhes sobre os conceitos de mudanças na via, já que os estudos não estão prontos.

Entenda as mudanças no trânsito de Maringá
- Semaforização da rotatória da Praça Rocha Pombo: Primeira rotatória de Maringá a ganhar o sistema de sinalização. São três semáforos ao todo.
- Implantação da terceira pista na Avenida Tiradentes: a avenida foi uma das mais prejudicadas com o aumento nos engarrafamentos após a implantação do novo sistema. A nova faixa vai da Rua Vaz Caminha até o cruzamento com a Avenida Duque de Caxias e será exclusiva para que quem for fazer conversão à esquerda.
- Retomada da mão dupla em um trecho da Avenida São Paulo: o trecho da Avenida São Paulo, entre o cruzamento com XV de Novembro e a Tiradentes, que ganhou mão única com a implantação do binário, voltou a ser de mão dupla. Os técnicos constataram que uma das faixas estava subutilizada, tendo tráfego de veículo próximo de zero.

Fonte: JM online
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Cuiabá: Projeto da mobilidade urbana estará pronto em dois meses


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano apresenta, em dois meses, o projeto que vai regulamentar o sistema de transporte coletivo em Cuiabá nos próximos anos. As mudanças podem afetar o valor da tarifa, hoje em R$ 2,30. Atualmente, cerca de 270 mil pessoas usam o transporte coletivo na Capital, o que representa cerca de 45% da população.
Segundo o responsável pela equipe que elabora o edital de licitação, Edésio Ribeiro, a reformulação levará em consideração as mudanças propostas pela Agência Estadual de Projetos da Copa (Agecopa), visando a Copa 2014.
Uma delas é a implantação de Bus Rapid Transit (BRT), que é um corredor específico para ônibus, no qual os veículos ficam separados dos carros particulares."Temos que debater as alterações propostas pela Agecopa porque vai influenciar diretamente no sistema. O BRT, por exemplo, vai percorrer da região do Coxipó ao Centro de Cuiabá, e outro do CPA ao aeroporto de Várzea Grande. Queremos, neste projeto, definir todas as regras para o sistema".
A elaboração do novo edital é acompanhada por especialistas na área. O subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Romulo Orrico, destaca que os municípios devem pensar em como utilizar os espaços disponíveis, construindo centrais de integração das linhas, para atender as necessidades dos usuários.
"Hoje as distâncias são maiores e o sistema precisa estar bem desenhado para não gerar mais custos e tempo aos usuários. Precisamos elencar prioridades, a principal delas demarcar as faixas e pistas seletivas para o transporte coletivo, evitando que sejam ocupadas por outros veículos". Situação que é vista diariamente no trânsito de Cuiabá. "Se ocorre um engarrafamento, o ônibus também vai ser prejudicado. Gasta mais tempo, mais combustível e, consequentemente, a tarifa sobe".
A doutora em transporte Yaeko Yamashita também lembrou que qualquer mudança deve ser bem planejada para não gerar ônus aos contribuintes. "O sistema de trânsito direciona o crescimento da cidade. Temos que pensar para onde vai o público, qual a necessidade dele, para não fazer altos investimentos que não terão utilidade".
Outro ponto que, segundo ela, deve ser pensado, é a conservação do patrimônio histórico da cidade. Em Cuiabá, as adequações propostas pela Agecopa preveem investimentos de R$ 900 milhões para a construção de viadutos, trincheiras e alargamento de pistas. Cerca de 60% dos torcedores vão usar o transporte coletivo para ir até a arena de jogos, centros de treinamentos, aeroporto e hotéis.


Fonte: Gazeta

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