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BHTrans apresenta ''Programa Eu Respeito Sempre''

sexta-feira, 4 de junho de 2010


Objetivo é sensibilizar para um comportamento especial com os idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

A BHTRANS apresentou ao Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, na terça-feira, dia 1/6, às 15 horas, no Auditório Juscelino Kubitschek (avenida Afonso Pena, nº 1.212) o programa "Eu Respeito Sempre", durante o lançamento do projeto estruturador "Acessibilidade, uma questão de direito". "O Programa de Educação e Segurança da BHTRANS é permanente e tem como objetivo sensibilizar a todos que tenham um comportamento especial, mais humano e solidário com os idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida", afirmou Ronaro Ferreira, analista de relações comunitárias da BHTRANS, durante a apresentação do Programa.

A partir de 21 de junho, iniciam-se os encontros com grupos de idosos, que atenderão cada regional, e reuniões com entidades para pessoas com deficiência.A parceria entre a BHTRANS, a Coordenadoria de Direitos da pessoa Portadora de Deficiência e a Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa permitiu a criação de uma segunda edição do Programa de Solidariedade e Segurança para Idosos e Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida "Eu Respeito!", que havia sido lançado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro de 2005 e durante a Semana Nacional do Trânsito.

O objetivo principal do Programa é garantir o respeito aos idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no transporte coletivo. Levando-se em consideração que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando e, assim como os idosos, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida estão conquistando, cada vez mais, seus direitos e se deslocando com mais autonomia, isso faz com que essas pessoas mereçam um tratamento mais digno e respeitoso por parte de toda a sociedade.

O Programa Eu Respeito conta com ações educativas para os cidadãos, usuários e operadores do sistema municipal de transporte público por ônibus e suplementar visando uma convivência mais respeitosa e solidária com aqueles que enfrentam limitações e dificuldades de locomoção no dia a dia. Foi desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS e da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Direitos da Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde. Conta também com a parceria do SETRA-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros), do Consórcio Transfácil e do Fórum dos Suplementares.

Fonte: BHTrans
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Sorocaba: Motoristas podem entrar em greve nesta sexta


Neste instante, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região anunciou que haverá uma reunião à meia-noite para discutir um provável acordo e assim evitar a greve no transporte público.
Os trabalhadores do transporte coletivo de Sorocaba e Votorantim haviam decidido nesta quinta-feira (03) à noite iniciar a greve nos transportes, que deveria começar nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira, dia 4.
Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo Eustásia, a categoria esperava ser chamada pelos empresários das cinco empresas que formam o sistema de transporte público das cidades para uma reunião que não aconteceu. Por conta de uma liminar concedida às empresas pelo 15º Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nos horários normais 40% da frota deve estar na rua. No período de maior movimento, ou seja, das 6h às 8h, e das 17h às 19h, 60% dos ônibus devem circular.
As empresas que prestam serviços aos municípios são a STU, Reunidas Paulista, Jundiá Transporte, Empresa de Ônibus Rosa e Auto-Ônibus São João, sendo que esta última atua em Sorocaba e Votorantim. “Parece que os empresários não se entenderam e nem nos chamaram para uma nova discussão. Sabemos que alguns aceitavam nossa proposta como razoável mas eles têm um acordo de que todos devem aceitar”, comentou Eustásia.
A nova proposta, segundo ele, é a contratação gradativa de agentes de bordos. O sindicato deseja que em dez anos pelo menos 50% da frota sorocabana tenha agentes de bordo. “Queremos a contratação mínima de 40 agentes por ano até que seja atingido 400. Hoje temos 120”, explicou. O sindicalista explicou que a proposta apresentada pelos trabalhadores foi elaborada na madrugada de quarta para quinta-feira em reunião feita em Votorantim com a São João e intermediada pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta. “Os empresários da São João ficaram de levar a conversa para as outras empresas”, disse ele.
Caso o pedido fosse atendido, diz Eustásia, as empresas contratadas em caráter emergencial teriam que contratar cinco agentes cada. Já a STU, que tem contrato com Sorocaba até fevereiro próximo, teria de fazer 20 contratações. “O número maior é porque ela opera 50% do transporte urbano da cidade”, afirmou ele.
Votorantim
A paralisação dos trabalhadores do transporte urbano atinge Votorantim pois a São João também atua nesta cidade. O prefeito votorantinense, Pivetta, lembra que metade da frota conta com a figura do agente de bordo. “Estamos acompanhando a questão de perto pois estamos sendo prejudicados. O sindicato reconhece que a questão dos agentes em Votorantim está resolvida mas trata o movimento como um todo e se a São João parar acaba nos atingindo também”, argumentou ele.
Na madrugada de quarta para quinta-feira, o prefeito reuniu-se com o Sindicato dos Rodoviários e com a empresa para tentar intermediar um entendimento entre as partes. “Não queremos nos envolver com a questão em Sorocaba, o que eu quero é resolver aqui. A cidade está sendo arrastada para a greve”, lamenta. A reunião começou às 22h de quarta e seguiu até as 3h de ontem.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
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Greve de ônibus em Fortaleza Confirmada

quinta-feira, 3 de junho de 2010


Motoristas e cobradores de ônibus decidiram pela greve geral da categoria em assembleia na manhã desta quinta-feira, 3, na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). De acordo com o presidente do sindicato, Domingos Filho, nesta sexta-feira, 4, deve sair um edital informando sobre a paralisação, que deve começar em 72 horas, ou seja, na próxima terça-feira, 8.

Ainda segundo Domingos, a categoria ainda está aberta a nova rodada de negociação. Uma nova assembleia está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, às 16 horas.

O Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região convocou, para as 14 horas desta quinta-feira, novo encontro envolvendo o Sintro e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), entidade representativa dos empresários do setor de transportes. O TRT vai tentar mais uma vez acordo entre as partes.

Os motoristas e cobradores querem 45,7% de reajuste salarial, enquanto empresários oferecem 5,5%.

Fonte: O Povo online
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São Paulo: Ônibus irá levar usuários ao Metrô


A reestruturação do sistema de ônibus e microônibus da cidade de São Paulo, que a Prefeitura prevê implantar ao longo dos próximos dois anos, com novas licitações, vai mudar o destino da maior parte das linhas: em vez de se dirigirem dos bairros para o Centro, elas vão levar os usuários para o sistema de trens urbanos (Metrô e a CPTM). Nas regiões não servidas por sistemas sobre trilhos, as linhas de microônibus deverão levar os usuários de suas áreas de moradia até corredores rumo à área central.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, o novo sistema deverá estar implantado até o fim da atual administração, em 2012. “A idéia básica é que, com as inaugurações de linhas e estações de Metrô e trens em curso na cidade, a espinha dorsal do transporte público será o Metrô”. Moraes diz que a reestruturação tem três objetivos: “Um, integrar com o Metrô; dois, eliminar as sobreposições de linhas; três, eliminar essa diferença entre permissão e concessão”, diz, referindo-se à diferença entre as vans, de cooperativas permissionárias, e os ônibus, de empresas concessionárias.

“Hoje, todos fazem um pouco de tudo”, diz. Com essa mudança na estrutura do sistema, a nova licitação anunciada pela Secretaria de Transportes deverá reduzir uma das distorções mais visíveis do sistema atual, que são os inúmeros veículos vazios correndo em avenidas e corredores de ônibus, aumentando poluição e custos do sistema, desperdiçando combustível e o congestionamento dos corredores. “A falta de terminais impede que os usuários troquem de veículos nos corredores, então você tem ônibus vazios em fila em algumas avenidas”, diz o secretário. A intenção da secretaria é fazer licitações por conjuntos de linhas de forma a que uma mesma empresa ou cooperativa possa cuidar de linhas de microônibus e ônibus, melhorando sua integração. O modelo também pretende reduzir a necessidade de grandes terminais de ônibus no centro, criando unidades de passagem menores.

Alimentadores e troncos

O novo modelo completará o projeto planejado pela administração Marta Suplicy (2001-2004), mas nunca inteiramente implantado, que previa que o usuário fosse de pequenos veículos (“alimentadores”) de sua casa até as avenidas e corredores (“troncos”), onde pegaria ônibus maiores em vias rápidas. O sistema enfrentou reações das empresas, que ganham por passageiro transportado (e então, queriam linhas mais longas, para atrair mais gente ao longo do trajeto) e de passageiros (que não gostam de mudar de veículos, para não perder assento e pelo desconforto das trocas). Essa resistência deixa de existir quando a troca é por Metrô ou trens, mais rápidos que ônibus.

Terminal Campo Limpo diminuiu linhas para o Centro

Em alguns bairros, ônibus e microônibus já tiveram suas linhas reestruturadas. Esse é o caso do Campo Limpo, na Zona Sul. Com o terminal que leva o nome do bairro, inaugurado no fim de outubro de 2009, 29 linhas de ônibus deixaram de ir dos bairros direto para o Centro, passando pelas avenidas Francisco Morato, Rebouças, Consolação, Paulista e Nove de Julho.

Agora, com a mudança, esses passageiros utilizam 18 linhas dos bairros até o Terminal Campo Limpo. Lá, descem e embarcam em outro veículo, fazem a transferência para uma das nove linhas chamadas estruturais, que dão continuidade à viagem entre o terminal e locais como Centro, Pinheiros, Clínicas, estações Paraíso e Santa Cruz do Metrô, Aclimação, Praça da Bandeira e Santo Amaro.

As linhas com ponto final ou inicial no Terminal Campo Limpo transportam 270 mil passageiros por dia, sendo que 60 mil passam pelo terminal. A necessidade de transferência provoca reclamações dos passageiros. Segundo a SPTrans, a transferência de passageiros em terminais é necessária para evitar que todas as 1.300 linhas da cidade sigam para o Centro. Segundo a empresa, isso provocaria acúmulo de ônibus, com “sérios” reflexos no trânsito, na velocidade dos coletivos, e no tempo de duração das viagens nos corredores.

O sistema de redes com linhas que levam passageiros dos bairros aos terminais, corredores de ônibus e às estações do Metrô, é cada vez mais adotado, para reduzir os ônibus na região central. No mesmo modelo do Terminal do Campo Limpo, foram criados desde 2005 os terminais Sapopemba/Teotônio, São Miguel, Sacomã e Mercado.

A SPTrans informa que o tempo de desembarque e embarque nos terminais é compensado pela maior “velocidade dos ônibus nos corredores”. Outro exemplo é o da Av. Rebouças. Com a previsão da inauguração integral da Linha 4-Amarela do Metrô (Vila Sônia-Luz) em 2012, a Prefeitura quer diminuir os cerca de 300 ônibus que circulam por hora, diariamente, no Corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro. A ideia é dimensionar a demanda de passageiros com o metrô e novos terminais que serão inaugurados em três estações: Vila Sônia, Pinheiros e Butantã.

Oito consórcios em São Paulo

De acordo com o site da SPTrans, o “sistema municipal de transporte é composto por uma rede integrada, criada pela Secretaria Municipal de Transportes, em conjunto com a SPTrans, em 2003. Essa rede permite um deslocamento mais rápido e a racionalização do uso dos meios de transporte na cidade”.

Esse sistema é composto por dois subsistemas: o sistema estrutural, no qual “linhas operadas por veículos de médio e grande porte (articulados, biarticulados e comuns), são destinadas a atender altas demandas e integrar diversas regiões às áreas centrais da cidade".

É a espinha dorsal do transporte coletivo. E o subsistema local, que "alimenta a malha estrutural e atende aos deslocamentos internos nos subcentros com linhas operadas por ônibus comuns e veículos de menor porte, como micro e mini ônibus.

"Ainda segundo a SPTrans, "para facilitar a organização das linhas, a cidade foi loteada em oito áreas, cada qual operada por um consórcio e uma cooperativa". A primeira área é a Zona Noroeste, que é composta pelo Consórcio Bandeirante de Transporte . A Zona Norte vem em seguida com o Consórcio Sambaíba Transportes Urbanos Ltda. Na Zona Nordeste, região da Cidade Tiradentes, está o Consórcio Plus. No local que é denominado como Zona Leste fica o Consórcio Leste 4. A Zona Sudeste é composta pelo Consórcio Via Sul Transportes Urbanos Ltda. Na Zona Sul, que é a maior delas, está o Consórcio Unisul. Na área em que fica a Zona Sudoeste está o Consórcio Sete. E na Zona Oeste fica o Consórcio Sudoeste de Transporte.

Fonte: Diário de São Paulo
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Porto Alegre: Motoristas de ônibus protestam contra violência


O protesto de motoristas e cobradores contra assaltos a ônibus e lotações na zona Leste da Capital terminou na noite desta quarta-feira sem maiores tumultos. Quarenta veículos das linhas Cefer 1, T-4, T-8 e T-10 percorreram em comboio o corredor de ônibus das avenidas Antônio de Carvalho e Bento Gonçalves até a Igreja São Jorge.

Em seguida, os rodoviários encerraram a manifestação, já que a Brigada Militar se comprometeu a fazer buscas, nesta quinta-feira, a suspeitos pelos roubos a coletivos na avenida Antônio de Carvalho, na zona Leste de Porto Alegre. Para não paralisar ainda mais o tráfego, os veículos em funcionamento trabalharam na pista normal (de carros) da avenida Bento Gonçalves, o que ocasionou ainda mais lentidão.

O protesto deixou congestionadas as avenidas Cristiano Fischer, Protásio Alves (sentido Bairro-Centro, entre a Antônio de Carvalho e a Venâncio Aires) e Osvaldo Aranha. A manifestação começou por volta das 17h, quando os motoristas utilizaram cerca de 20 ônibus para bloquear uma pista da avenida Antônio de Carvalho, na altura da rua Juvenal Cruz, sentido Protásio Alves-Ipiranga, o que causou um grande congestionamento no local. Até então, o protesto, iniciado às 14h, se concentrava na rua Juvenal Cruz.

Na zona Norte, um segundo grupo bloqueou a rua Dom Diogo de Souza, de onde sai a linha T4. Também participaram da ação durante o dia, motoristas e cobradores das linhas de ônibus Cefer 1, da Unibus, e T-4, da Carris, além de condutores do lotação Ipiranga-PUC.

Fonte: Correio do Povo
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Manaus: Descumprimento de acordo ameaça nova paralisação dos rodoviários


O Sindicato dos Rodoviários enviou ontem (2) um ofício ao prefeito Amazonino Mendes declarando que é possível uma nova paralisação do sistema de transporte coletivo urbano. O documento afirma que os trabalhadores foram avisados pela Transmanaus que o reajuste salarial acordado durante o período de paralisação ainda não será cumprido no salário que será pago até o dia 5.

A notificação formal do descumprimento do acordo teria partido de um representante do Consórcio Transmanaus. Pelas negociações feitas na última paralisação nos meses de abril e maio, o salário de motoristas, cobradores e outros profissionais do sistema de transporte seria reajustado em 4%, sendo 2% no mês de maio e 2% em junho. Segundo a categoria, caso haja nova greve, a paralisação será por tempo indeterminado, até o pagamento do reajuste. O ofício dos rodoviários foi enviado para uma comissão de especialistas do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), para análise técnica e jurídica.

Greve

Uma primeira greve paralisou parcialmente o transporte coletivo em Manaus nos dias 30 de abril a 4 de maio. A categoria dos rodoviários pedia então um reajuste salarial de 10%. Durante a ação, foram retiradas de circulação cerca de 60% dos veículos, deixando cerca de 500 mil usuários sem ônibus.

Fonte: Portalamazonia
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